Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

14ª Septemberfest será dia 15 de setembro no bairro Friburgo

Indaiatuba supera os 220 mil habitantes, segundo IBGE

Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI
Indaiatuba atingiu 222042 habitantes em 1º de julho, conforme estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta semana. O número representa aumento de 37,6% nos últimos 10 anos e é o quinto maior crescimento percentual da Região Metropolitana de Campinas.
Em 2003, o município tinha 161252 habitantes e, em 1993, eram 108544. Entre 93 e 2003, o crescimento fechou em 48,5%. Isso representa uma desaceleração na década atual, quando o aumento foi 10,9% menor.
O mesmo ocorreu na RMC como um todo. Em 1993, a população era de 1966260 e, em 2003, 2483594 – aumento de 26,3%. Agora em 2013, o número chegou a 3006096, ou acréscimo de 21%. O número é 5,3% menor que o da década anterior. Analisados separadamente os 19 municípios da região, não há um padrão de crescimento.

Brasil
Nos últimos 40 anos, a população brasileira dobrou e o país alcançou em 1º de julho, conforme o IBGE, 201032714 habitantes. Segundo o instituto, ao contrário do crescimento rápido do passado, a tendência agora é de aumento em ritmo mais lento, até que em 2043 ela começará a diminuir.
O recorde de população em 2042 será de 228,350 milhões e, em 2060, a população cairá para 218,173 milhões. Em 18 anos ocorrerá uma redução de 10,1 milhões de habitantes.

Mega Brechó Beneficente da Volacc

Teatrólogo Benê Silva assume gerência do Teatro Brasil Kirin

Divulgação
O teatrólogo Benê Silva é o novo gerente do Teatro Brasil Kirin, no Shopping Center Iguatemi Campinas. Com 40 anos de experiência no setor, o profissional assume a função com o desafio de manter o posto de referência já assumido pela casa em pouco mais de cinco meses de operação.
"Você vai ao teatro  quando sabe que ele é sinônimo de bons espetáculos, de qualidade, de conforto e segurança. Somem-se a isso todas as características do Teatro Brasil Kirin e sua privilegiada localização. Há marcas que você confia. E o Iguatemi  estabeleceu essa relação de confiança com o público. Assim, atender bem o artista, colocando à sua disposição o melhor equipamento e  qualidade técnica e, ao público de teatro, que mais que cliente, é quem dá sentido à existência das artes cênicas,  é nossa obrigação. Estamos numa ótima casa. Agora vamos trabalhar para melhorá-la ainda mais”. Afirma.
Simplesmente um homem de teatro, como gosta de ser chamado, Benê Silva já enfrentou grandes desafios na vida profissional. Trabalhou como ator, diretor, autor de peças e também na criação, implantação e administração de importantes teatros da região. Em Santa Bárbara D’Oeste, por exemplo, participou da concepção e implantação do Teatro Manoel Lyra e foi seu diretor por cinco anos, de 1996 a 2001. Já sua relação com a cidade de Paulínia é mais antiga. Começou em 1993, quando foi chamado para iniciar o trabalho de fomentar o cenário cultural e a arte na cidade. Esse trabalho culminou na implantação do Theatro Municipal de Paulínia e do polo de cinema. Foi ainda diretor do Departamento de Teatro da cidade, de 2006 até o ano passado, cuidando não apenas das instalações, mas também de cursos, preparando e profissionalizando atores e técnicos, entre outras ações voltadas à arte.

Possessed

Neste verão norte-americano, meu amigo Robert Black, baixista do Bang on a Can All-Stars, embarca em uma jornada multimedia pelo sudoeste dos Estados Unidos para gravar seu mais ambicioso projeto solo até hoje: Possessed.
Possessed é um dueto ambiental de locação específica, associando a beleza física e acústica do Moab, um habitat natural de Utah, com a evocativa improvisação de Robert no contrabaixo. Robert e sua equipe de câmeras, engenheiro de áudio, fotógrafo e artista visual criarão um lançamento multimedia de ponta na Cantaloupe Music, consistindo em três partes: um som DVD de alta definição capturando a colaboração improvisatória de Robert com o deslumbrante ambiente natural de Moab, um CD estéreo apresentando tanto a música do DVD quanto material exclusivo adicional e Possuído: O Jardim do Diabo, um livro virtual apresentando a fotografia e arte originais de Elliott Fredouelle. 
Saiba mais: www.bangonacan.org.

Enjoy abre loja no Galleria

Divulgação
A Enjoy, marca carioca de roupas e acessórios femininos, chega ao Galleria Shopping hoje, dia 30. Há 17 anos no mercado, a marca abre sua segunda loja em Campinas. A nova unidade ficará no primeiro piso do shopping.
Os 66 metros da loja foram decorados e preparados para criar um ambiente acolhedor, que proporciona uma experiência de compra única com um atendimento de excelência e afetividade.  “A missão da Enjoy é vestir a mulher contemporânea, provando que é possível ser atual sem abrir mão da liberdade de seus movimentos, com o conforto nas modelagens e estampas exclusivas. E a nossa chegada ao Galleria é exatamente para atender esse público potencial de mulheres que se vestem bem, gostam de cores e de conforto”, conta Silvana Bastos, uma das sócias da unidade, que é franqueada.
Fundada pelo casal Julio e Rose Dahis, a Enjoy nasceu no Rio de Janeiro em 1996 com a proposta de trazer uma moda feminina, confortável e moderna. Hoje, conta com pontos de venda em todas as regiões do país e mais de 200 pontos de multimarcas. A marca chegou à capital paulista em setembro de 2008 e está em pleno processo de expansão.
Em 2011, a Enjoy completou 15 anos e ganhou um novo logotipo e um símbolo: o trevo, representando a alegria, casualidade, leveza e bem-estar.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Campanha recolhe mais de 8 mil embalagens de agrotóxicos de propriedades rurais

Divulgação
A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, o Sindicato Rural de Indaiatuba e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo realizaram quarta-feira (dia 28) uma campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em propriedades rurais do município. Foram recolhidas mais de 8 mil embalagens.
A campanha, que faz parte das atividades relacionadas ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto, será realizada anualmente, com o objetivo de eliminar vetores de contaminação e eliminar produtos obsoletos na área rural. As embalagens, que são um vetor de contaminação na área rural, são encaminhadas a um Centro de Recolhimento localizado no município de Valinhos, de onde terão a destinação correta.
Conforme informou a Secretaria de Urbanismo, os produtores rurais de Indaiatuba foram informados com antecedência sobre a campanha e também sobre o local escolhido para a coleta – um sítio localizado no bairro Videiras. Os técnicos da Adiesp fizeram a documentação de recolhimento e ficou responsável pelo transporte das embalagens até o Centro de Recolhimento.
A quantidade de embalagens arrecadadas mostra que houve grande adesão dos produtores rurais, que entenderam a importância ambiental e encontraram na campanha uma forma de fazer a destinação correta das embalagens. O produtor ainda encontra dificuldade em devolver as embalagens vazias nas revendas mesmo com a Lei da Logística Reversa.
A campanha teve ainda o apoio da Defesa Agropecuária, da CATI (Coordenaria de Assistência Técnica Rural) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Programação 30 de agosto a 5 de setembro Topázio Cinemas Indaiatuba


SAAE monitora fauna da área da represa do rio Capivari-Mirim

Sergio Squilanti - DCS/SAAE
A Atol Consultoria Ambiental, contratada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), deu início no último dia 17 ao Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre na área de 1,3 milhão de m² onde será construída a Barragem do Rio Capivari-Mirim, no Bairro Mirim.
Serão realizadas nove campanhas de monitoramento, sendo quatro trimestralmente no primeiro ano de construção da obra, uma campanha seis meses após a supressão da vegetação e mais quatro campanhas, trimestralmente, no primeiro ano de operação do empreendimento. O objetivo do monitoramento é verificar a condição da fauna local e o quanto a obra irá impactar na população faunística. A empresa também será a responsável pelo manejo e salvamento dos animais durante a supressão da vegetação, visando à diminuição dos impactos ambientais.
De acordo com coordenador Arthur S. Tahara, da Atol Consultoria Ambiental, na primeira campanha, realizada de 17 a 23 de agosto, foram encontrados ouriço, morcego, coelho, gambá, cuíca, sapos, lagartos e vários tipos de aves, como canário do campo e papagaios. O relatório completo será entregue ao SAAE em breve.
Para captura e monitoramento dos animais, foram utilizados três pontos de amostragem, com diversos tipos de armadilhas:
  • Fotográfica, com sensor de movimento e infravermelho;
  • Pitfalls, que são recipientes enterrados no solo intercalados com cercas guias destinadas, principalmente, para animais que habitam o solo, como anfíbios e répteis;
  • Armadilhas do tipo tomahawk e caixa sherman, para captura de pequenos mamíferos, instaladas no solo e nas árvores;
  • Redes de neblina aberta para captura de aves e morcegos.
Após a captura, é realizada biometria dos animais capturados, para medir peso e comprimento, verificar o sexo, identificar a espécie e fazer a marcação antes da soltura.
Nos mamíferos, são colocados brincos de identificação; nos anfíbios, implantes fluorescentes de elastômero. Os répteis recebem microchips e as aves e morcegos, uma anilha.
“O trabalho de monitoramento, manejo e salvamento das espécies é muito importante para diminuir o impacto ambiental durante a construção da barragem”, enfatiza o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar.
A mesma preocupação foi tomada em relação à preservação da ictiofauna (peixes) do Rio Capivari-Mirim, que será represado A barragem contará com um canal para transposição dos peixes.
Neste caso da ictiofauna, outras seis campanhas serão realizadas durante todo o período de execução da obra, que deverá estar concluída em dois anos.
Os técnicos da Atol constataram a existência de uma grande diversidade de peixes no Rio Capivari Mirim. Cerca de 550 peixes foram capturados e soltos durante o levantamento, sendo os de maior ocorrência lambari, tambiú, ximboré, piava, piaba, peixe cachorro, peixe cadela, traíra, saguiru, mato grosso, tuvira, itui, cascudo, lebiste, cará, coridora e mandi chorão.

Lar São Francisco atinge metas com Almoço de Quarta

Janete Rodrigues e Marquinhos Roma deram um toque a mais de alegria no almoço de ontem no Lar São Francisco (Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis): compartilharam com os comensais sua felicidade por terem atingido sua meta nas quatro primeiras semanas de realização do almoço, apresentando orgulhosos o cheque simbólico no valor de R$5.056,00 - lucro da Afasfa com o projeto no período.

Oncologista do Sírio Libanês e do Instituto do Câncer realiza palestra no Instituto Radium

Divulgação
A convite da direção do Instituto Radium, o oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês Túlio Pfiffer ministrará a palestra Escolha do tratamento em primeira linha para câncer colorretal metastático, na quarta-feira, 4 de setembro, das 19h às 20h, no prédio da instituição, localizado na Avenida Heitor Penteado 1780, no Taquaral, em Campinas. A discussão científica, em torno do tema Prática e Evidências, faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Instituto Radium com o objetivo de proporcionar reciclagem profissional para a sua equipe médica e integrá-la de modo a reforçar a importância do atendimento multidisciplinar ao paciente. Após a palestra, os profissionais participantes serão convidados para um jantar no bistrô Lagundri, no bairro Cambuí. 

Bolha de Sabão promove bazar no sábado

A ONG Bolha de Sabão realiza no sábado, dia 31, um Bazar da Pechincha Extraordinário. O bazar extra começa às 8h e segue até às 12h com novidades. A Bolha terá roupas e calçados a R$1 e roupas de cama, mesa e banho por R$10. Os visitantes ainda encontrarão malas de viagem e óculos escuros a preços populares.
O bazar acontecerá na Rua João Batista Nunes Beccari 33 (Antiga Rua 7), no Jardim Morada do Sol.

2ª Feira Cães para Adoção - Adote um amigo para sempre

O abrigo Cães para Adoção foi idealizado e é mantido por um empresário da região que, sendo um grande admirador da raça canina e sentindo-se indignado com o abandono e maus tratos a que alguns animais são submetidos, decidiu unir as pessoas de bem e animais carentes com o intuito de fortalecer, através destes relacionamentos, laços de amor incondicional, fidelidade e companheirismo.
O projeto consiste no resgate, tratamento (castração, vacinas, exames, vermifugação, etc.) e encaminhamento para adoção de cães de pequeno, médio e grande porte.
O canil está localizado em Indaiatuba e os animais são acomodados em baias com bebedouro automático, ventilador, área coberta e descoberta. Os animais são atendidos por veterinários da região em caráter de parceria privada, além de receberem banhos semanais e passeios diários.
Os interessados em adoção podem conhecer melhor o projeto através do site www.caesparaadocao.com.br ou na página oficial no Facebook Cães para Adoção.
Em razão do sucesso da primeira feira, o abrigo realiza a 2ª edição no sábado, dia 31 de agosto, das 9h às 12h. O local será novamente a Praça Rui Barbosa, que foi escolhida em função do espaço arborizado, bancos para descanso dos visitantes, acesso à Internet, estacionamento e banheiros públicos, além de ser próxima ao Centro.
As pessoas interessadas escolhem o cãozinho que querem adotar, preenchem uma ficha e os responsáveis pelo abrigo fazem uma triagem, uma visita e, em seguida, a liberação do cão adotado. Todo esse procedimento é necessário para que seja observado que a família que recebe esse cãozinho tenha realmente possibilidades de acolher e dar muito amor, sem risco de rejeição ou devolução.  

Animação da Turma do Gabi é selecionada para o 8º AnimaSerra

Uma animação da Turma do Gabi, do Estúdio Moacir Torres, de Indaiatuba, foi selecionada para o AnimaSerra 2013, que será promovido no SESC e Senac Teresópolis entre os dias 23 e 28 de setembro. O festival, que tem entrada franca, é realizado sem fins lucrativos e oferece programação variada, com oficinas, palestras, mostras e exibições com o melhor dos desenhos animados, histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos.

Lançamento do site da UPAR no Manchester Music

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sinfônica de Campinas faz concertos gratuitos em Campinas e Campos do Jordão

Divulgação
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz dois concertos gratuitos neste final de semana. Na sexta-feira, 30 de agosto, vai à Câmara Municipal de Campinas para apresentar, a partir das 20h, peças de Carlos Gomes, Alexandre Levy e Igor Stravinsky. No dia seguinte, no mesmo horário, estará presente no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, para exibição especial de inverno ao lado do pianista Alessandro Santoro, filho do maestro que dá nome ao local.
O programa é o mesmo da noite anterior, mas com adição da obra o Concerto nº3 para piano e orquestra, de autoria do homenageado da noite. “Papai nos deixou um enorme acervo ligado à música clássica erudita. Como músico e filho, é um grande privilégio tocar mais uma vez a obra dele, especialmente no espaço que leva o seu nome”, celebrou Santoro.
O espetáculo marca o lançamento da Série Claudio Santoro que, anualmente, realizará apresentações em homenagem à vida e obra do maestro. Compositor e multiinstrumentista, é considerado um dos maiores nomes da música clássica brasileira, com reconhecimento internacional. O concerto será o primeiro de uma nova programação que está sendo elaborada para o Auditório, sob a gestão do governo do Estado de São Paulo.

Peças 
Após o sucesso da ópera Il Guarany, no Teatro alla Scala de Milão em 1870, Carlos Gomes decidiu que não gostaria de ser admirado apenas pelo seu exotismo. Assim sendo, em sua segunda ópera na Itália, Fosca (1873), trabalha com um enredo ao gosto italiano, que se passa na região de Veneza, onde piratas, liderados pelo irmão de Fosca, sequestram o nobre Paolo. Fosca se apaixona por ele e o drama se desenvolve até a protagonista perder a razão.
Já Alexandre Levy teve uma relação especial com Campinas: era filho de Henrique Luiz Levy, clarinetista amador e vendedor de joias que passou um bom tempo hospedado na casa de Carlos Gomes. Foi ele quem incentivou Carlos Gomes a tentar a sorte no Rio de Janeiro. Alexandre começou sua carreira de pianista aos oito anos e foi apontado por um crítico como “Mozart redivivo”. Ainda jovem, começou a compor e entre 1880 e 1882 conseguiu editar algumas obras para piano na Europa. É desta época a Fantasia para dois pianos baseada em temas da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes. 
O balé O Pássaro de fogo – Suíte 1919 estreou na Ópera de Paris em 1910 e foi o primeiro dos três que Stravinsky escreveu para os “Balés Russos” dirigidos pelo empresário Serguei Diaghlev. Esta companhia, sediada na capital francesa no período anterior à Primeira Guerra Mundial, revolucionou o conceito de dança e tinha entre suas estrelas o lendário Vaslav Nijinski. O enredo é baseado em um antigo conto de fadas russo sobre forças humanas (representadas pelo Príncipe Ivan e diversas princesas) e sobrenaturais (o Pássaro de Fogo e o demônio Kashchei, descrito como um ogro esverdeado).

Alessandro Santoro
Nascido no Rio de Janeiro, estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde ele recebeu o título de Master of Fine Arts em 1991. Em 1992, após turnê pela então União Soviética, gravou o Concerto para piano e orquestra nº1 de Claudio Santoro, com a Orquestra Filarmônica de Samara, Rússia.  
Terminou, no ano 2000, seu mestrado em cravo. É regularmente convidado como professor de cravo e baixo contínuo no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, assim como no Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Foi professor das duas edições da Semana de Musica Antiga da UFMG. Gravou 11 CDs e um DVD com a Orquestra Barroca do Festival de Juiz de Fora. É responsável pelo acervo e edição das composições de Claudio Santoro assim como a manutenção e atualização do site www.claudiosantoro.art.br, que hospeda informações sobre a vida e a obra do compositor. Atualmente é professor de cravo e baixo contínuo na Emesp em São Paulo.

Serviço
Concerto da OSMC na Câmara Municipal de Campinas
Data: 30 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Gênero: Música Clássica Erudita
Indicação etária: Livre
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Mange 66, bairro Ponte Preta
Ingresso: Gratuito
Informações: (19) 3705-8047

Programa:
Carlos Gomes: Abertura Ópera 'Fosca'
Alexandre Levy: Suíte Brasileira
Igor Stravinsky: O Pássaro de Fogo
  
Serviço
Lançamento da Série “Claudio Santoro” com a Sinfônica de Campinas
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: 20h
Gênero: Música Clássica Erudita
Indicação etária: Livre
Local: Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Dr. Luís Arrobas Martins 1880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP
Ingresso: Gratuito
Informações: (12) 3662-6000

Programa: 
Carlos Gomes: Abertura Ópera 'Fosca'
Cláudio Santoro: Concerto N° 3 para piano e orquestra (com Alessandro Santoro, Piano)
Alexandre Levy: Suíte Brasileira
Igor Stravinsky: O Pássaro de Fogo.

Expoflora começa dia 30 com tendência de flores e plantas em verde e amarelo

Humberto de Castro/Expoflora
A Expoflora começa na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, e dá as boas vindas à primavera mostrando as tendências de flores e plantas ornamentais nas cores verde e amarelo, uma aposta dos produtores de Holambra no paisagismo e decoração para a Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil no próximo ano. O foco são os hotéis, as empresas, os restaurantes, as residências e até os estádios.
Nessa linha do verde e amarelo estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente. O trevo de quatro folhas, cultivado em grandes canteiros para atrair muita sorte, também traz as cores da bandeira brasileira e, por isso, volta com tudo nos vasos e jardins fortalecendo a torcida pela seleção.
Mas, como Holambra abriga os antigos imigrantes e seus dependentes, o time do Carrossel Holandês também será prestigiado no paisagismo e na decoração: as flores na cor laranja, que representa a realeza holandesa, está presente nas tarantas, nos hibiscos, nas callas, nos lírios e nos ranúnculos.
Entre os lançamentos e novidades dessa edição estão a rosa Blueberry, a calla preta e o sunpatiens (espécie de impatiens cultivado ao Sol). Apresenta, também, as novas flores de nomes estranhos, como a simpática barleria, a preguiçosa dormideira, a aveludada celósia, as floridas tarantas e as exóticas e encantadoras orquídeas oncidium. Não faltam novas e lindas variedades de anêmonas, ranúnculos, hibiscus, lírios e alstroemerias.
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil). O evento não se caracteriza como feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 300 produtores.
Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje uma cidade que, apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 45% das vendas do setor. Os produtores aproveitam a exposição para lançar novas variedades e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor. O evento será realizado no período de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. Informações pelo telefone (19) 3802-1421. São esperados cerca de 300 mil visitantes. O evento tem como patrocinadores a Ypê, Banco do Brasil e Cervejaria Kremer e o apoio da Ultragaz e da Prefeitura Municipal de Holambra.

Exposições
O carro-chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais traz, em 2013, o tema Flores, contos e lendas, resgatando as tradições e o folclore do Brasil e da Holanda. Os sete anos em situações cotidianas, dezenas de bruxas, Chapeuzinho vermelho na singela casa da vovó, João e Maria, Rapunzel e Cinderela são os personagens usados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, para mostrar as tendências das decorações florais e as espécies e variedades de flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra.
Já na Mostra de paisagismo e jardinagem, o desafio dos profissionais na edição de 2013 foi destacar em seus projetos o uso da água, integrando o design, o conforto e a praticidade à sustentabilidade, como o uso racional ou o reuso desse recurso natural. O resultado pode ser visto nos 25 ambientes, criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área. A Mostra é organizada pela engenheira agrônoma Ana Rita Gimenes e pelo empresário Ralph Gerardus Dekker, da Floral Design Brasil. O uso de terrários e o reaproveitamento de materiais são tendência nesse segmento.
Entre as atrações fixas da mostra estão a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30). Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, o objetivo é atrair o público para a apoteose do evento. Só que, na Expoflora, em vez de fogos de artifício, o espetáculo é feito na forma de uma chuva que, em vez de molhar, encanta a todos os que dela participam por ser feita com as pétalas de aproximadamente 150 quilos de rosas. São necessárias 18 mil rosas, aproximadamente, por dia, para a produção desse espetáculo. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados.
Já o Passeio Turístico mostra aspectos da história e a arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de um campo de flores. A novidade este ano é que os visitantes serão levados a um dos campos que serviu de cenário para o personagem Bento, interpretado pelo ator Marco Pigossi, nas gravações da novela Sangue Bom, exibida pela TV Globo. O city tour é uma das atrações durante o evento, com saídas de hora em hora.

32ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Informações: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br.

Começa dia 29 a venda do 2º lote de ingressos para o show de Ney Matogrosso em Campinas

Divulgação
Nesta quinta-feira (dia 29) começam as vendas do 2º lote de ingressos para o único show de Ney Matogrosso em Campinas, marcado para dia 7 de setembro no Ginásio Coliseu (anexo ao Colégio Liceu Salesiano). O novo espetáculo do cantor, Atento aos Sinais, marca os 40 anos de sua carreira artística. Os ingressos do 2º lote custam R$100 (inteira) e R$50 (meia) na arquibancada; R$220 (inteira) e R$110 (meia) no Setor Central; R$280 (inteira) e R$140 (meia) no Setor Premium. Os ingressos estão à venda pelo site www.ingressorapido.com.br, na bilheteria do Teatro Liceu (sem cobrança de taxa de conveniência) e em mais três pontos de venda em Campinas.
O show vai ocorrer impreterivelmente às 21h. Os portões serão abertos às 19h e não será permitida a entrada do público após o início da apresentação.
A realização do espetáculo em Campinas é da BR Produtora.

Atento aos Sinais
O show tem roupagem pop, com a interpretação singular de Ney Matogrosso para compositores novos e consagrados, como Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Criolo e Vitor Ramil, entre outros. Mesclando canções clássicas e contemporâneas em uma criteriosa seleção, o repertório inclui músicas como Vida Louca (Lobão), Roendo as Unhas (Paulinho da Viola), Fico Louco (Itamar Assumpção) e Oração (Dani Black), música que inspirou o título da turnê. 

O novo show tem figurino exuberante e cenário moderno. Com direção musical de Sacha Amback, Atento aos Sinais conta com cenário criado por Luis Stein e Milton Cunha. Ocimar Versolato (parceiro de Ney desde 1994) assina mais uma vez o figurino junto Milton Cunha e Marta Reis. No palco, Ney Matogrosso está acompanhado de Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Almeida e Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone).
Artista referencial da cultura brasileira, Ney Matogrosso tem mais de 30 discos gravados e se impôs como intérprete de palco por excelência, graças a sua interpretação marcante, capacidade de reinvenção e voz única. Ney é um artista inclassificável (título de um dos seus trabalhos recentes), que mantém durante seus 40 anos de carreira a versatilidade como principal característica. Depois da turnê, ele irá se preparar para gravar um novo álbum, que também será patrocinado pelo Natura Musical.
Todos os shows da turnê serão neutros em carbono, ou seja, o carbono emitido em cada espetáculo será compensado, anulando o impacto no meio ambiente.
O número do Call Center é 4003-1212.

Almoço no Lar tem hoje sua sexta edição

A Associação Filantrópica e Assistencial "São Francisco de Assis" promove hoje a sexta edição de seus Almoços no Lar. Além do cardápio invariavelmente caprichado, a edição de hoje contará com Leticia Nicolielo cantando para acompanhar o almoço e a prestação de contas do primeiro mês de funcionamento (e sucesso, graças) do projeto.

Workshop: "Assessoria de imprensa para artistas e eventos"

Quinta Charmosa nos cinemas Topázio de Indaiatuba


Leticia Nicolielo faz show no Campinas Shopping

Divulgação
Leticia Nicolielo se apresenta nesta quinta-feira (dia 29) das 18h30 às 22h no projeto Música na Praça do Campinas Shopping.
Com 15 anos de carreira, a cantora encanta o público com belas interpretações e repertório que abrange diferentes ritmos da música popular brasileira. A atração é gratuita.

Sábado é dia de doação de sangue na FIEC

Juliana Wolf
A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizará no sábado, dia 31, das 9h às 12h, a campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro).
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp.
Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior, fumar horas antes, etc.
Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.  Ter entre 16 (dos 16 até os 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; não estar em jejum e
evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
A FIEC mantém parceria com a empresa Corpus e faculdades Max Planck, que contribuem com os lanches e sucos oferecidos aos doadores, o desjejum ou após a doação. Há também cadastramento de candidatos para doação de medula óssea.
Confira as próximas datas: 28/09 - 26/10 - 30/11 e 21/12.

Projeto “É Dia de Faz de Conta” ensina a fazer brinquedos com recicláveis

Divulgação
Valorizar o meio ambiente e se divertir à vontade é o objetivo das oficinas de setembro do projeto É Dia de Faz de Conta, uma realização do Shopping Iguatemi Campinas em parceria com a Livraria Cultura. Com o tema Recicle, o planeta agradece!, as oficinas serão comandadas pela Companhia Brinque e Lobinho e têm por objetivo permitir que as crianças criem, se divirtam e aprendam, estimulando o desenvolvimento e o pensamento criativo e da valorização dos materiais de uso cotidiano, como embalagens de garrafas pet. 
A interação entre os participantes, principalmente pais e filhos, tanto na confecção dos brinquedos quanto depois, nas brincadeiras, é outro ponto essencial do projeto. As atividades, para crianças a partir de três anos de idade, acontecem aos sábados e domingos, sempre às 14h30, no saguão em frente ao auditório da livraria. Para participar, é preciso retirar ingresso no dia da apresentação, a partir das 12h, no Balcão de Informações, localizado no primeiro piso do shopping (sujeito a lotação).      

Dia 07/09 (sábado e feriado da Independência do Brasil)
Atividade: Oficina de Fantoche
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: As crianças vão criar um fantoche, utilizando caixa de leite longa vida, fita adesiva, caixa de ovos e revistas, entre outros materiais.

Dia 08/09 (domingo)
Atividade: Oficina de Vai-e-Vem
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: O objetivo é fazer o tradicional “Vai-e-Vem”, a partir de garrafas pet, barbante e outros materiais para decoração do brinquedo.

Dia 14/09 (sábado)
Atividade: Oficina de Binóculos
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: Nessa oficina, as crianças farão um binóculo com rolos de papelão, papel celofane, elástico e recortes.

Dia 15/09 (domingo)
Atividade: Oficina de Ioiô
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: Para construir esse brinquedo milenar, as crianças vão usar garrafas pet e lastex, além de outros materiais para decoração do próprio ioiô.

Dia 21/09 (sábado)
Atividade: Oficina de Monster PET
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: O objetivo é criar um monstrinho feito com garrafa pet, lã, papelão e outros materiais reutilizáveis.

22/09 (domingo)
Atividade: Oficina de Máscara de Pizza
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: As crianças vão criar uma máscara decorativa, feita com embalagem de pizza, tampas de garrafa pet e recortes de EVA, entre outros materiais reutilizáveis.

28/09 (sábado)
Atividade: Oficina de Bilboquê
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: Para fazer esse brinquedo antiquíssimo, as crianças vão usar garrafas pet e lastex. A decoração do bilboquê também será feita com materiais reutilizáveis.

29/09 (domingo)
Atividade: Oficina de telefone de copos plásticos
Indicação: a partir de 3 anos
Sinopse: O tradicional brinquedo será construído com copos plásticos de iogurte, barbante e outros materiais reutilizáveis para decoração. 

Projeto Galleria Fun terá programação especial em setembro

Divulgação
O projeto Galleria Fun, do Galleria Shopping (www.galleria.com.br), terá uma programação recheada de diversão em todos os domingos de setembro e no sábado, dia 7, feriado comemorativo à Independência do Brasil. As atividades serão comandadas pelo grupo Criante com a proposta de desenvolver brincadeiras baseadas em livros infantis, estimulando a criatividade e, ao mesmo tempo, incentivando a leitura. O projeto é realizado pelo Galleria Shopping em parceria com a Livraria da Vila e, em setembro, terá o apoio da Editora SM.
Criado no início de 2011 para proporcionar entretenimento de qualidade para as famílias, o projeto Galleria Fun acontece ao longo de todo o ano e traz atividades como peças de teatro, oficinas, contações de histórias, apresentações de dança, mágica e música para grupos de crianças. As atrações, gratuitas, são realizadas das 13h às 20h, nas praças
 de eventos do shopping. Confira as atrações de setembro:

Dia 01/09 (domingo)
Oficina: A Lua
Sinopse: Esta oficina irá convidar as crianças a alinhavar um painel com o tema do livro A Lua.
Sobre o livro A Lua: Como a Lua foi parar na boca do peixe, no rabo do gato, nos cabelos de Nara, na barba do rei? Olhe bem, preste atenção: inquieta, ela está por toda parte, camuflada nos lugares mais improváveis. Onde será que a Lua inventou de se esconder agora? Uma brincadeira divertida de relacionar formas por meio de poesia e ilustrações.

Dia 07/09 (sábado)
Oficina: Amiga Galinha
Sinopse: No dia da Independência do Brasil, as crianças farão uma cuíca, instrumento da música popular brasileira que também pode imitar o som da protagonista do livro Amiga Galinha.
Sobre o livro Amiga Galinha: Sair da rotina, desbravar novas paisagens, mudar de caminho e de destino é algo irresistível, ainda mais na companhia de amigos. Assim é que um cachorro, um porco e uma galinha decidem um dia se arriscar além dos limites do cercado onde vivem. O cão bota pilha na aventura, o porco acha tudo bonito e a galinha se apavora. Mas não é que o medo, em certos momentos, pode ser muito bem vindo?

Dia 08/09 (domingo)
Oficina: Sabores da América
Sinopse: Cada criança irá personalizar um livrinho de receitas. A atividade é baseada no livro que dá nome à oficina.
Sobre o livro Sabores da América: Milho, batata, feijão, abacate, abóbora, tomate, pimenta, amendoim, chocolate, papaia e batata-doce são alguns dos alimentos que até o século XV só eram consumidos na América. Não à toa, os colonizadores europeus encantaram-se com as frutas exóticas, os grãos altamente nutritivos, as sementes, os tubérculos e vegetais de grande versatilidade na cozinha. Neste livro ilustrado, a culinária é porta de entrada para um retrato amplo da história, cultura, curiosidades e costumes dos maias, astecas, incas e outros povos ameríndios. Inclui receitas acessíveis às crianças.

Dia 15/09 (domingo)
Oficina: Mayla e Selou
Sinopse: As crianças vão criar uma régua de crescimento para poder colocar na parede de casa e acompanhar o seu desenvolvimento.
Sobre o livro Selou e Mayla: Duas crianças vizinhas, duas formas de fantasiar a realidade, de dar novas cores e formas ao cotidiano por meio de brincadeiras. Enquanto Selou imagina-se galopando na savana no lombo de seu cavalinho de pau ou brincando de assustar crocodilos na banheira, Mayla diverte-se com a ideia de crescer logo para dar voltas no carrossel do Central Park ou nadar nas nascentes do rio Nilo. Partindo das mesmas atividades diárias – acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias –, as duas meninas inventam universos bem distintos, demonstrando que a imaginação, além de pessoal, não tem limites para se desenvolver.

Dia 22/09 (domingo)
Oficina: Asas de Dragão
Sinopse: As crianças irão construir uma marionete de dragão inspirado no dragão chinês.
Sobre o livro Asas de Dragão: Um livro sensível sobre solidão e desejo. Enquanto um dragão mora na montanha, outro vive na caverna. Estão sós, distantes, não se conhecem. Um dia resolvem abrir as asas e voar em liberdade. Em meio a paisagens desconhecidas, como montanhas nevadas e grandes edifícios da cidade, surge uma surpresa arrebatadora.

Dia 29/09 (domingo)
Oficina: Quem tem medo de Virgínia
Sinopse: Com base no protagonista do livro, as crianças farão lobinhos em formato de chaveiro.
Sobre o livro Quem tem medo de Virginia: Um dia Virginia acorda indócil como um lobo: grunhe, rosna, uiva. Assim, esquisita e triste, passa o dia na cama. Sua irmã Vanessa tenta animá-la, mas nada parece fazer efeito, a não ser as maravilhas de um mundo inventado que juntas vão habitar. Narrativa levemente inspirada na relação da escritora Virginia Woolf com sua irmã pintora, Vanessa Bell.

Atualização Vacinal segue até sexta-feira nas unidades de saúde

Arquivo SCS-PMI.
A Campanha Nacional de Atualização do Esquema Vacinal continua até sexta-feira (dia 30). Os pais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência obrigatoriamente com a carteira de vacinação para que seja feita a verificação das doses faltantes (exceto UBS 04 e 07 e Mini-Hospital). O objetivo do Ministério da Saúde é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos, 11meses e 29 dias).
Até o meio-dia de segunda-feira (26), 3414 crianças haviam comparecido as unidades de saúde, sendo que 823 estavam com o esquema vacinal atrasado. No total, foram aplicadas 1369 doses, tendo em vista que há crianças com mais de uma vacina em atraso. O maior número de imunização na campanha está sendo a tríplice viral.  A Tríplice Viral é uma vacina capaz de proteger o ser humano de três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. Sua aplicação se dá em uma dose única, geralmente aos 12 meses de idade, além de um reforço entre os quatro e seis anos. Após sua aplicação, não é incomum ocorrer febre baixa e coriza. 
Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação, para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. Para maior adesão à vacinação das crianças é importante promover, durante a campanha, ações de divulgação e mobilização social dos pais e responsáveis. 

Indaiatuba sedia Meeting Hip Hop School Festival no Ciaei

Arquivo SCS-PMI.
Indaiatuba sedia mais uma vez, de 6 a 8 de setembro, o Meeting Hip Hop School Festival, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. A programação inclui workshops, batalhas de hip hop, breaking e house, além de mostra competitiva aberta ao público de solo, duo, trio, júnior, sênior e avançado na sexta e sábado a partir das 19h30 com ingressos a R$20,00. Haverá premiação de R$1.500,00 para a maior nota do festival e troféus para o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, Melhor Dançarino e Grupo Destaque. O evento deve reunir dançarinos de todo o Brasil. Informações: (19) 3722-7626 e no site www.meetinghiphop.com.brConfira os pré-selecionados para participar das competições no site da Prefeitura.

Giovannetti prorroga buffet de feijoada

Divulgação
Os fãs da feijoada do Giovannetti Cambuí (Rua Pe. Vieira 1277, em Campinas), que entra em cena nos almoços de sábado durante todo o inverno, podem comemorar: a direção da casa prorrogou o período em que o prato permanecerá no cardápio para 21 de setembro. Tradicionalmente, o buffet de feijoada encerra temporada no último sábado de agosto, data que coincide anualmente com a FeiGIOada Solidária. A iguaria é servida com os itens separados, como manda o figurino e custa R$52,50 por pessoa, inclusos também os buffets de saladas, pratos quentes, massas, comida japonesa e sobremesas (para quem gosta de saborear uma feijoada o ano todo, vale lembrar que no Giovannetti Rosário ela é servida nos almoços de quartas e sábados, em sistema de prato feito, ao preço de R$32,90).

Congesa promove reunião de repasse do Maroc

Divulgação
A Congesa recebeu os proprietários do Maroc no dia 17 de agosto para a Reunião de Repasse, realizada no Vitória Hotel, em Indaiatuba. O evento é uma ação de relacionamento da empresa com seus clientes e visa sanar dúvidas sobre o processo de financiamento bancário e fornecer outras informações sobre o empreendimento, com entrega prevista para novembro deste ano. Buscando tornar esta etapa mais simples e ágil, o encontro reuniu os proprietários do Maroc, as equipes dos departamentos jurídico, financeiro e pós-venda da Congesa, além de representantes do Banco Bradesco e da assessoria de financiamento Antecipe. O diretor financeiro da Congesa, Álvaro Maschietto Maionchi, ressaltou a importância da preparação para o processo de financiamento e recebimento do imóvel.
A equipe de pós-venda apresentou o cronograma das etapas que serão cumpridas até a vistoria das unidades, a entrega das chaves e a assembleia de instalação do condomínio. Em seguida, a representante do Bradesco, Arlete Postal Coelho, explicou como funciona o repasse, exibindo prazos e limites sobre a contratação de financiamento bancário. Durante as apresentações, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas.

Um local para construir histórias
Para o cliente Rogério do Carmo Toledo, a localização do Maroc remete às suas lembranças de infância. “Onde está sendo construído o Maroc, antigamente era um campinho de futebol e eu passei boa parte da minha infância e juventude ali, brincando com os meus amigos. Agora tenho a oportunidade de ver meu filho crescer neste mesmo lugar”, afirma.
Para a Congesa, conhecer histórias como estas é um orgulho. "Isso nos motiva a inovar cada vez mais e oferecer as melhores opções de empreendimentos para que nossos clientes possam realizar seus sonhos de vida", declara o diretor Álvaro Maionchi.

Atletas de Indaiatuba no Mundial de Luta de Braço

Indaiatuba será representada por seis atletas no 35º Campeonato Mundial de Luta de Braço, agendado para 1 a 7 de setembro na cidade de Gdynia, na Polônia. O campeonato já está confirmado com 1180 atletas de 59 países. A equipe de Indaiatuba será composta por Wagner Bortolato (categoria acima de 110kg), Giuseppe Panzetti (categoria Sub 21), Vitor Munhol (categoria 110kg), Gabriela Vasconcelos (categoria 70kg), Tatiane Faria (categoria 60kg) e Ana Carolina Tolocka (65kg). Os atletas viajarão com recursos provenientes do Programa Bolsa Atleta Federal, oferecido pelo Ministério do Esporte. 

Lançamento de livro: "Bichos e não bichos da Alcobaça e de qualquer lugar"

Especialista faz prospecção para reforma do Casarão Pau Preto

Divulgação
O professor de História da Arte da Unicamp Marcos Tognon esteve na terça-feira (dia 27) no Casarão Pau Preto fazendo o plano de prospecção muraria do prédio histórico. Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a segunda fase da obra consiste em avaliar as condições específicas do prédio para traçar a melhor estratégia de restauração e recuperação do Casarão. “Essa fase é muito importante, pois o Casarão não é uma edificação convencional, procedimentos diferenciados terão de ser aplicados na obra, já que o Casarão é constituído de técnicas diversas de construção e em cada uma delas deve ser usada uma metodologia distinta para manter a originalidade do prédio histórico”, lembra Gustavo.   
Marcos Tognon possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto (1988), mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Storia Della Critica D'arte - Scuola Normale Superiore Di Pisa (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Restauro dos Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Histórico-Artístico, Crítica de Arquitetura, História das Técnicas construtivas históricas e Inovação Tecnológica do Restauro Arquitetônico. É coordenador do IPR (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da Unicamp e conselheiro do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), mandato 2006-2008.
As empresas Exsa Desenvolvimento Urbano e Congesa Engenharia e Construções serão parceiras na reforma e restauração do conjunto histórico do Casarão Pau Preto. A obra, que incluirá a readequação do trânsito em frente ao prédio, terá um custo estimado de R$ 500 mil.

Serviço - A partir de quinta feira (29), a administração e a Superintendência da Fundação Pró-Memória passarão a dar expediente no Arquivo Municipal, Rua Jácomo Nazário 1046, Cidade Nova I, telefones 3834-6633 ou 3894-5654.