Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Inscrições abertas para oficinas do Agosto das Artes

Arquivo Adriana Panzini - SCS/PMI
Oito das nove oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal da Cultura dentro do projeto Agosto das Artes ainda possuem vagas. As inscrições podem ser efetivadas nos polos onde serão ministradas as aulas, conforme a programação abaixo. A Oficina de Fotografia Básica, ministrada por Renato Dutra, já está com vagas esgotadas. Mais informações pelo telefone (19) 3825-2056.

Pop ArtKênia D’Angelo – quinta-feira (dias 8,15, 22 e 29), das 19h às 21h – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
Pop art (ou arte pop) é um movimento  artístico surgido na década de 50, na Inglaterra, mas que alcançou sua maturidade na década de 60, em Nova York. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 – 1990). A pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX; desta maneira, pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Sombreamento e proporçãoBruno Corazza – segunda-feira (5,12,19 e 26), das 19h às 21h – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
A oficina abordará os alicerces do desenho acadêmico artístico a partir do básico de como aprender a esboçar usando as proporções de forma simplificada, bem como formas eficazes de sombreamento, mostrando ao aluno que muitas das técnicas de sombreamento podem ser usadas em diversas situações.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina Inventor de sonhos: brinquedos e brincadeiras – Natasha Faria – sábado (17,24 e 31), das 14h às 17h – Local: Novo Centro Cultural.
Uma prova que se pode educar com arte e se divertir aprendendo, esta oficina consiste na confecção de brinquedos populares presentes a cultura infantil, muitas vezes esquecidos devido às dificuldades de acesso aos bens culturais oriundos dos mestres das tradições populares.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Cerâmica – Beth Righi – terça-feira (6,13,20 e 27), das 19h às 22h – Local: Novo Centro Cultural.
Tendo placas de cerâmicas como matéria prima, o participante poderá vivenciar os processos de preparação da argila, aplicação de recortes, carimbos e desenhos, até a entrega das peças queimadas e finalização e acabamentos.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Confecção de adereços e elementos cênicos em espuma – Paulo Praxedes – sábado (10,17, 24 e 31), das 9h às 12h – Local: Novo Centro Cultural.
Visando o conhecimento da técnica para a confecção de adereços e material cênico em espuma, o participante vivenciará processos de colagem, corte, moldagem, pintura e acabamento dos trabalhos com a espuma.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina de documentário – Marcos Otero – de 17/08 a 08/10 (sábado), das 14h às 17h – Local: Novo Centro Cultural – Vagas: 20 (acima de 18 anos).
A oficina Como fazer um documentário abordará os conceitos fundamentais dessa tarefa. Os alunos, desde o início da aula, já estarão praticando a produção aprendendo e trabalhando desde o principio a ideia do tema, pesquisa, roteiro, técnicas diversas de formas de linguagem, processo de filmagem e pós-produção. Serão 6 aulas práticas e 2 dias de filmagens para compor um vídeo de 10 minutos de duração – Início: 17 de agosto / Término: 8 de outubro.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original + doação de 1 pacote de fralda geriátrica. 

Oficina de práticas em produção audiovisual – Roberto Limberger – sábados (3/8 a 30/11) das 14h às 17h (gravação: 10/11 – domingo – 9h às 18h) – Público: interessados a partir de 16 anos – 30 vagas – Local: Centro Cultural Wanderley Peres.
 Passando por todas as etapas da produção audiovisual, a atividade propõe a criação de um roteiro e a gravação de um curta-metragem. Com referências conceituais e práticas, serão realizados o planejamento para a gravação, criação de cenários, figurinos, direção geral, de arte e de fotografia, desenvolvimento da trilha sonora e, finalmente, a edição e finalização do filme. Os participantes são orientados a levar câmera fotográfica.
Roberto Limberger é mestre pela Unicamp e atua como arte-educador e coordenador de projetos culturais e oficinas na área de audiovisual, como o Curta Jovem (via ProAC em 2009 e Petrobras em 2010) e Audiovisual para Jovens (ProAC 2012). Roteirizou uma série para o projeto M3, parceria entre o MEC e a Unicamp.
Inscrição: Prencher ficha no Centro Cultural Wanderley Peres.

Gerenciamento de Projetos: Produção, Administração e Prestação de Contas – Reginaldo Menegazzo – de 12 de agosto a 4 de setembro (2ª e 4ª), das 18h30 a 21h30 – Local: Centro cultural Wanderley Peres.
A oficina realizará análises teóricas e práticas de gerenciamento de projetos culturais, abordando as etapas de desenvolvimento, sua produção, administração e prestação de contas, de modo a contribuir com argumentos necessários à execução de projetos. No final, está prevista a elaboração de um plano de gerenciamento de projetos criado pelos participantes.
Reginaldo Menegazzo é graduado em História pela PUC Campinas e pesquisador em Administração Pública, Cidades e Cultura. Atuou como administrador, idealizador e realizador de diversos projetos culturais de teatro, dança, artes visuais, música, e cinema. Atualmente está na sua segunda graduação (Ciências Contábeis) e é diretor de empresa voltada à formatação e produção de projetos culturais e educacionais.
Inscrição: RG e comprovante de endereço original +doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Sala VIP de Viracopos terá quitutes da Confeitaria Romana

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A Confeitaria Romana, considerada pelos campineiros a melhor padaria de Campinas nos últimos 8 anos,  agora é também a fornecedora oficial de lanches, doces e salgados na primeira Sala VIP Internacional do Aeroporto de Viracopos.

Próxima reunião do Fórum Permanente de Cultura de Salto será no dia 4

O Fórum Permanente de Cultura de Salto - FPC convidando para a próxima reunião, que acontecerá neste domingo, 4 de agosto, às 9h30, no Espaço Cultural Barros Jr. (Rua Dr. Barros Jr. 397, no centro da cidade).
Uma das premissas do fórum é facilitar a consolidação das políticas públicas da cultura e contribuir na organização desses segmentos para que, quando for aprovada a legislação que criará o Conselho Municipal de Políticas Culturais, cada um deles possa influir na indicação desses representantes. Os segmentos são Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Artes Cênicas; Dança; Música; Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual; Livros, Leitura e Literatura e Artesanato.
A pauta da reunião será o papel do Fórum Permanente de Cultura de Salto a partir dessa data, as metas e o cronograma das ações a serem implantadas, a criação de grupos específicos de trabalho por segmento cultural e periodicidade de suas reuniões ordinárias.

Programação completa Indaiatuba Sports Business


A  Indaiatuba Sports Business acontece nos dias 10 e 11 de agosto, a partir das 10h, no Pavilhão da Viber, localizado na rua Almirante Tamandaré 675, Cidade Nova, Indaiatuba. O acesso ao evento estará vinculado a doação de um brinquedo em bom estado, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol) Indaiatuba. Para aquisição de espaços ou outras informações existe o telefone (19) 3017-6884 e ainda a fan page do Facebook.

Happy Wine de quinta-feira na BrancoTinto

Lançamento de livro: "Síndrome da Cinderela" na La Fée

Aline Grilo convidando para o lançamento de seu livro Síndrome da Cinderela, dia 4 de agosto às 17h na La Fée Cafeteria.

Fazenda Pau Preto é tema de exposição virtual do Pró-Memória

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A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba já disponibilizou a sexta exposição virtual em sua fan page no Facebook e em seu site. O tema escolhido foi a Fazenda Pau Preto.

Histórico
A antiga sede da Fazenda Pau Preto foi construída no início do século 20, entre 1810 e 1820, através da técnica da taipa – tanto a de pilão como a de mão – utilizando mão de obra escrava. Para levantar paredes de taipa de pilão, era necessário o uso de formas móveis com peças encaixáveis que se moviam de acordo com a necessidade de elevar ou estender as paredes.
No interior da forma feita de tábuas era depositada uma massa composta majoritariamente por uma mistura de terra e água. Após o depósito da massa era necessário pilar, ou seja, compactá-la com intensas batidas através do uso de uma ferramenta de madeira. A forma era desmontada após a massa estar seca e montada e assim a parede ia se constituindo. As paredes de taipa de mão eram feitas de madeira bruta, amarradas com cipó, numa estrutura que levava o nome de “gaiola”. Depois de estarem prontas, os espaços vazios da estrutura eram preenchidos com a massa de terra e água, mas, desta vez, com o uso das mãos. Em outras paredes foi identificado o uso de pedras, além de tijolos, que foram usados num segundo momento, quando o prédio sofreu alterações para adaptar-se às várias gerações da família Bicudo, que ali residiu desde 1885 até a década de 1980.
Por volta de 1885, o proprietário da Fazenda Pau Preto agregou a suas terras a chácara onde havia sido construído o Casarão e o transformou em sede da propriedade e, logo após, construiu ao lado do Casarão um prédio de tijolos para abrigar uma máquina a vapor para beneficiar café, sendo por muito tempo a única na cidade. Assim, este prédio, que possui traços da arquitetura industrial inglesa, é denominado Tulha.
A arquitetura do Casarão e da Tulha são portadoras de informações da economia brasileira em dois períodos: no período em que o Brasil foi colônia de Portugal, na qual o Casarão foi construído com o incentivo português à produção açucareira, voltada ao mercado predominantemente europeu e a Tulha, fruto da economia cafeeira do início da industrialização no Brasil. Neste período, houve na região a introdução de linhas férreas dinamizando a escoação da produção até o Atlântico.
Na década de 1980, a Fazenda Pau Preto, já recortada por ruas e outras construções, tornou-se alvo do mercado imobiliário, o que ocasionou a destruição parcial da Tulha. Neste momento, surgiu um movimento para sua preservação e para impedir a sua total demolição. Desse modo, em 1983 o Casarão foi declarado de utilidade pública, para nele ser instalado um museu. Após esta data, o prédio sofreu algumas intervenções e passou a abrigar a Secretaria Municipal de Cultura.
Assim, o mesmo movimento originário para impedir a demolição do Casarão deu origem a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, que se tornou responsável pela preservação do imóvel e, em 2007, o Casarão Pau Preto deixou de abrigar a Secretaria da Cultura e passou a ser sede administrativa da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, abrigando o Museu, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, o auditório Tulha e um espaço aberto (o bosque) com árvores centenárias remanescentes da antiga fazenda.

Feijoada dos Amigos do Boldrini

Max Planck amplia campus no Jardim Leonor

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A partir deste segundo semestre, todos os cursos da Faculdade Max Planck passam a se concentrar em apenas um campus, o da Avenida 9 de Dezembro, desativando assim o campus onde ainda funcionavam o curso de Direito e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Para isso, além do prédio inaugurado em fevereiro, mais um prédio está em fase de finalização. O campus também ganhou um Espaço de Convivência, com uma área coberta de 1,6 mil metros quadrados que abrigará uma lanchonete e um quiosque, o que facilitará o atendimento dos alunos nos horário de maior demanda. “Queríamos um espaço que proporcionasse conforto aos nossos estudantes, já que muitos alunos vêm direto do trabalho para a faculdade”, lembra o diretor de unidade, Pedro Stávale Junior.
Outra novidade é o espaço físico do Cejusc – uma parceria com o Juizado Especial Cível –, que foi construído ao lado do prédio central da instituição. Com a mudança, o Cejusc ganha uma estrutura maior, com duas salas de audiência, o que deve aumentar o atendimento mensal de 120 para aproximadamente 300 casos. O espaço também abrigará o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) onde são realizadas audiências e atividades simuladas.
A Central do Aluno (CA) ganhou mais espaço e funcionará ao lado da atual secretaria e oferecerá atendimentos individuais. Outra mudanças será no acesso à faculdade para os veículos que, a partir deste segundo semestre, passa a ser somente pela portaria da Rua Eurico Primo Venturini, já o acesso para pedestres se mantém pela Avenida 9 de Dezembro.
Os laboratórios de Engenharia ganharam mais espaço e novos equipamentos. Com isso passam a funcionar no prédio novo, que também receberá as turmas dos cursos de Engenharia de Produção e de Controle e Automação e a fábrica de fraldas. Outro laboratório, que está em fase final de obras, é o de Gastronomia, que será entregue antes do início das aulas, e funcionará ao lado do laboratório de Nutrição. O Hospital Escola do curso de Medicina Veterinária está em fase de finalização e deve entrar em funcionamento já no primeiro semestre do próximo ano.
Além dos 18 cursos já ministrados pela Faculdade Max Planck, outros quatro novos cursos iniciarão em 2014: Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração Hospitalar e Fisioterapia.

Indaiatuba no ‘The bike sharing world map’ com projeto Ecobike

A bicicleta como meio de transporte é uma tendência urbana mundial que, além de facilitar a locomoção nas cidades, promove o bem-estar físico e social e incentiva o transporte sustentável. O Projeto Ecobike de Indaiatuba foi incluído no The Bike Sharing World Map (Mapa do Mundo de Compartilhamento de Bicicletas). O mapa, desenvolvido pela MetroBike, está disponível no Google Maps e é referência de sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo. O mapa global mostra as cidades que possuem serviço de aluguel ou empréstimo de bicicletas públicas em operação, aquelas que possuem projeto de implementação e, ainda, as cidades que já tiveram o serviço por algum período e que atualmente estão fora de operação. A atualização do serviço é feita pela MetroBike, com sugestões dos ciclistas.
A Prefeitura de Indaiatuba comemorou um ano de funcionamento do Projeto Ecobike dia 17 de julho, com o registro de 25527 empréstimos de bicicletas e 10299 cadastros de usuários. Os números se referem às três estações instaladas na cidade – duas no Parque Ecológico, uma em frente à Prefeitura, outra em frente à sede da Guarda Municipal e a terceira na praça D. Pedro II. Deve ser inaugurada em agosto a quarta estação, na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato.
Como diferencial, o projeto indaiatubano disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET. A novidade é que já está em fase de testes uma bicicleta com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e está em estudo a aquisição de algumas bicicletas duplas para disponibilizar para a população cadastrada.
Os usuários do Projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas, os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Quintal Brasileiro no Teatro SESI Amoreiras Campinas

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O Teatro do SESI Campinas apresenta, no dia 2 de agosto, sexta, às 15h, o espetáculo Vibrações, do quinteto de cordas Quintal Brasileiro. Formado por violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o conjunto leva ao público um repertório erudito, composto em sua maioria de música instrumental brasileira.
 Criado em 2002, o quinteto busca aliar a espontaneidade e o prazer de tocar da música popular ao rigor técnico e à virtuosidade da música erudita. A natureza do trabalho está implícita no nome Quintal, que remete à ideia de um espaço prazeroso para experiências musicais criativas. No repertório, o público pode esperar peças de Heitor Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Edmundo Villani-Côrtes, Béla Bártok e Radamés Gnattali.
Ao longo de dez anos, o quinteto de cordas já dividiu o palco do Auditório Ibirapuera com o multi-instrumentista Egberto Gismonti e participou de espetáculos no Museu da Casa Brasileira e no SESI-SP. Em sua trajetória, acumulou prêmios e honrarias, tendo sido selecionado por vários programas de incentivo – ProAC, do Estado de São Paulo e Caixa Cultural.

Ficha Técnica
Violino: Luiz Amato e Esdras Rodrigues
Viola: Emerson de Biaggi
Violoncelo: Adriana Holtz
Contrabaixo: Ney Vasconcelos

Repertório
Hino Nacional Brasileiro (Francisco M. Silva) − arranjo: Luca Raeli
Baião para cordas (Ney Vasconcelos)
Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth) − arranjo: Luiz Amato
Valsa para quarteto & Choro (Radamés Gnattali)
M 153 (Béla Bártok) − arranjo: Luiz Amato
Someday My Prince Will Come (Frank Churchill) − arranjo: Luiz Amato
Música noturna e aurora: Passanoite (André Mehmari)
Choro Patético (Edmundo Villani-Côrtes)
Vibrações (Jacob do Bandolim) − arranjo: Mário Záccaro
Nítido e Obscuro (Guinga)
Embolada, da Bachianas Brasileiras nº 1 (Heitor Villa-Lobos) − transcrição: Luiz Amato

Serviço
SESI Música Erudita – Quintal Brasileiro
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Data e horário: 2 de agosto, sexta, às 15h
Duração: 60 minutos
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Gênero: música erudita
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Galleria Fun ensina crianças a fazer arte com recicláveis

O projeto Galleria Fun, do Galleria Shopping, em Campinas, terá uma programação recheada de diversão em todos os domingos de agosto. Serão oficinas realizadas pelo grupo Criante e que ensinam a garotada a fazer objetos de arte utilizando materiais simples e a criatividade. Para comemorar o Dia do Folclore (22/08), no dia 25 haverá uma atividade especial sobre as lendas brasileiras. O projeto é realizado em parceria com a Livraria da Vila.
Criado no início de 2011 para proporcionar entretenimento de qualidade para as famílias, o projeto Galleria Fun acontece ao longo de todo o ano e traz atividades como peças de teatro, oficinas, contações de histórias, apresentações de dança, mágica e música para grupos de crianças. As atrações, gratuitas, são realizadas das 13h às 20h, nas praças de eventos do shopping, aos domingos e feriados. Confira as atrações de agosto:

Dia 07/08 - Oficina: Painel com pontilhismo
Sinopse: As crianças farão um painel colorido usando bolinhas feitas de papel crepom, imitando a técnica de pintura chamada pontilhismo.

Dia 11/08 - Oficina: Meu habitat
Sinopse: Nesta oficina, as crianças irão criar uma maquete representando o seu habitat e de outras criaturas.

Dia 18/08 - Oficina: Animação girante
Sinopse: As crianças aprenderão a fazer uma animação diferente com seus desenhos a partir de papel e barbante.

Dia 25/08 - Oficina: Lendas do Folclore
Sinopse: Em homenagem ao dia do folclore, 22 de agosto, as crianças confeccionarão fantoches representando as lendas folclóricas brasileiras como Boitatá, Saci e Iara.

Serviço
Galleria Fun
Quando: todos os domingos e feriados
Horário: das 13h às 20h
Onde: Praças de eventos do Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)
Telefone: (19) 3766-5300
Entrada gratuita
www.galleria.com.br.

Abertas inscrições para o 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

O objetivo do prêmio Todos@web é conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na web mais inclusiva. “Quando falamos em acessibilidade, não nos referimos somente às pessoas com deficiências, mas também a quem tenha uma limitação temporária qualquer. Tente usar o mouse ou o celular para navegar pela web, simulando a sua mão mais hábil ocupada ou imobilizada, por exemplo. O site que essa pessoa deseja acessar também precisa contemplar estas questões“, avalia Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do W3C Brasil. A defesa da acessibilidade na Web é uma das premissas básicas do W3C, que visa garantir uma Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável.
Reinaldo ressalta ainda que, hoje, grande parte dos sites não segue os padrões de acessibilidade. “Obviamente, as pessoas com deficiências permanentes são as maiores beneficiadas na padronização de websites acessíveis. No entanto, é importante sensibilizar o desenvolvedor web para ele compreender que todos nós podemos ter alguma deficiência em determinada medida: alguns usam óculos, outros não lidam bem com telas sensíveis ao toque, etc. Não pensar nessas questões é dificultar o acesso à informação de uma grande parcela da população, já que o censo do IBGE de 2010 mostra que quase 25% da população brasileira declarou ter algum tipo de deficiência”, afirma.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos residente no Brasil com situação regular e que possua projetos digitais voltados para a acessibilidade na web pode se inscrever para o prêmio. As inscrições gratuitas no Todos@web podem ser efetuadas até o dia 30 de setembro de 2013, através do site http://premio.w3c.br/inscricoes/.
O W3C desenvolve padrões de acessibilidade há mais de 10 anos, com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo. Essas diretrizes técnicas devem ser aplicadas aos sites para que cada vez mais as barreiras de acesso sejam reduzidas. Desta forma, o W3C defende o uso de padrões internacionais livres e abertos para a web que facilitam o acesso à informação por pessoas com deficiência.
O prêmio Todos@web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em http://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil sem fins lucrativos que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br.

Indaiatuba sobe 66 posições no IDH dos municípios

Eliandro Figueira - SCS/PMI
Indaiatuba sobe da 142ª para a 76ª posição no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do país, conforme Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 divulgado segunda-feira (29) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O estudo, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, foi feito com base nos dados do censo demográfico de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Comparado ao Atlas de 2003, baseado no censo de 2000, o município subiu 66 posições no ranking nacional, que é liderado por São Caetano do Sul. Em 2000, o IDHM da cidade era 0,704, passando para 0,788 em 2010.
Conforme o levantamento, o IDH de Indaiatuba cresceu 45,66% nas últimas duas décadas. No Estado de São Paulo, Indaiatuba ocupa a 40ª posição no ranking e tem o 8º melhor Índice de Desenvolvimento Humano da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Esta é a terceira vez que o Pnud realiza o levantamento sobre o nível de desenvolvimento humano nos municípios do país. As outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 (censo 1991) e 2003 (censo 2000). Neste ano, o Pnud mudou os critérios para aferição do índice e também atualizou os dados das duas pesquisas anteriores com base nos novos critérios.
O IDH dos municípios vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. Municípios com IDH entre 0,800 a 1 apresentam muito alto desenvolvimento humano; entre 0,700 a 0,799, alto desenvolvimento humano; de 0,600 a 0,699, médio desenvolvimento humano; de 0,500 a 0,599, baixo desenvolvimento humano e, de 0 a 0,499, municípios com muito baixo desenvolvimento humano. Pela classificação do Pnud, Indaiatuba apresenta alto desenvolvimento humano.
São analisados mais de 180 indicadores socioeconômicos do censo e o estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável (longevidade), ter acesso ao conhecimento (educação) e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas (renda).
Pelo estudo, em Indaiatuba a esperança de vida ao nascer aumentou 5,4 anos nas últimas duas décadas, passando de 69,8 anos em 1991 para 73,2 anos em 2000 e para 75,2 anos em 2010. Em 2010, a média do Estado da esperança de vida ao nascer é de 75,7 anos e, para o país, de 73,9 anos.
Referente à educação, em 2010, 71,92% dos alunos entre 6 e 14 anos do município estavam cursando ensino fundamental regular na série correta para a idade. Em 2000 eram 70,81% e, em 1991, 42,88%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 50,03% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso. Em 2000 eram 39,51% e, em 1991, 7,69%. Entre os alunos de 18 a 24 anos, 18,21% estavam cursando o ensino superior em 2010, 8,43% em 2000 e 4,35% em 1991.
Já a renda per capita média de Indaiatuba cresceu 76,65% nas últimas duas décadas, passando de R$621,73 em 1991, para R$886,76 em 2000 e R$1.098,31 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 42,63% no primeiro período e 23,86% no segundo. Outro dado interessante apresentado foi que, entre 2000 e 2010, o percentual da população economicamente ativa passou de 69,37%, em 2000, para 73,14%, em 2010. A taxa de desocupação passou de 13,15%, em 2000, para 5,71% em 2010.

Brasil
De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, o Brasil quase dobrou o seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal nas últimas duas décadas, passando de 0,493, em 1991, para 0,727, em 2010 – o que significou um crescimento de 47,8% no IDHM.
Em 1991, 85,5% das cidades brasileiras tinham IDHM considerado muito baixo. Já em 2010, esse percentual passou para 0,6% dos municípios. O índice de municípios com IDHM considerado alto e médio chegou a 74% em 2010, enquanto em 1991 não havia nenhuma cidade brasileira com IDHM considerado alto e 0,8% apresentavam índice médio.
Na comparação entre unidades da Federação, o IDHM é liderado pelo Distrito Federal, com 0,824. Em seguida, vêm São Paulo (0,783) e Santa Catarina (0,774). Os Estados com o desempenho mais fraco são Alagoas (0,631) e Maranhão (0,639).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - PMI.

Polo Shopping Indaiatuba homenageia pais e filhos

O Polo Shopping Indaiatuba comemora mais um Dia dos Pais com atrações que vão garantir a diversão entre pais e filhos. Em parceria com a loja Brinquedolândia, as crianças poderão brincar em várias atrações oferecidas pelo shopping junto com o seu herói da vida real: o pai.
Entre as atividades estão brinquedos infláveis gigantes, pista de corrida com carrinhos de controle remoto, tablets e laptops infantis, bonecos da Galinha Pintadinha, Ben 10, Furby, jogos como Monopoly e Imagem & Ação, dardos e baralho. As crianças também poderão soltar a criatividade nas montagens com o Parque da Lego e curtir a Van do Scooby Doo. Outra atração é a Cabine de Fotos, onde as crianças poderão se fantasiar e fazer vários clicks divertidos. 
As atividades são gratuitas e ocorrem de 3 a 11 de agosto na Praça de Eventos e funcionam de segunda a sábado, a partir de 14h.

I Encontro Vetnil de Residentes em Medicina Veterinária acontece em Itu

Entre os dias 12 e 14 de agosto, Itu será o centro das atenções do segmento veterinário. A cidade – que fica a 90km da capital – foi escolhida para sediar o I Encontro Vetnil de Residentes em Medicina Veterinária. Primeiro destinado a este público no Brasil, o evento foi criado pelo laboratório para auxiliar no preparo daqueles que finalizaram a graduação e estão ingressando no mercado de trabalho. O objetivo é alinhar os futuros profissionais com as práticas e exigências que irão encontrar no mercado.
O encontro receberá profissionais de todas as regiões do Brasil. A expectativa é que cerca de 400 médicos veterinários residentes estejam presentes para acompanhar as mais de 40 palestras, ministradas pelos principais nomes do segmento. “Escolhemos Itu para abrigar este evento porque a cidade está próxima ao Aeroporto de Viracopos e tem fácil acesso às principais rodovias do país”, comenta Leandro Foglia, diretor comercial da Vetnil. Os participantes também serão estimulados a conhecer as atrações turísticas da cidade através de guias informativos elaborados exclusivamente para o evento, o que deve fomentar a economia local no período.
Um dos cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários, a Vetnil está em contato com profissionais do segmento no Brasil e no exterior e nesta prática diária notou que havia uma lacuna entre a expectativa daqueles que estão ingressando no mercado e o dia a dia da profissão. “Por isso criamos este evento, vamos falar sobre as áreas clínicas, cirúrgicas e especialidades e também vamos abordar temas que estão ligados à atuação dos residentes como profissionais. Apresentações sobre a inserção no mercado, empreendedorismo e cases de sucesso de ex-residentes fazem parte da programação”, pontua.
O I Encontro Vetnil de Residentes em Medicina Veterinária será realizado no Itu Plaza Hotel. O evento conta com o apoio de grandes entidades como Sebrae, MEC, SPMV, CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), CRMV/SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), Anclivepa Brasil e SP (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) e Abraveq (Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos). As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 2 de agosto. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do hotsite do evento:
www.vetnil.com.br/encontroderesidentes2013/Inscricao.html.

Pré-venda de ingressos para NBA na HSBC Arena começa na terça-feira

Os aficionados pelo basquete podem começar a torcer os dedos: o Brasil receberá o primeiro jogo da NBA no dia 12 de outubro (sábado) e o local escolhido foi a HSBC Arena, no Rio de Janeiro. A pré-venda dos ingressos para o jogo entre Chicago Bulls e Washington Wizards começa na próxima terça-feira, dia 6 de agosto, às 23h30.
A meia-entrada não estará disponível na pré-venda. Será oferecido desconto de 10% para clientes do banco HSBC na compra de até quatro ingressos inteiros. A bilheteria da HSBC Arena vai funcionar de segunda a sábado das 10h às 18h. Os ingressos também podem ser comprados pelo site da Loja NBA. Os camarotes serão vendidos através de uma equipe de vendas da IMX, produtora do evento, através do e-mail hospitalidade@imx.com.br. A venda dos ingressos para o público em geral tem início na quinta-feira, 8 de agosto, às 23h30. Informações: (21) 3035 5200, www.lojanba.com ou o Call Center (11) 3028-5347.

Indaiatuba Sports Business divulga programação

A primeira Indaiatuba Sports Business, que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto no Pavilhão da Viber, em Indaiatuba, definiu esta semana sua programação de atividades. Durante os dois dias de evento, cerca de 25 expositores dos segmentos de saúde, bem-estar e moda, entre outros estarão na feira apresentando produtos e serviços através de aulas abertas e desfiles com preparação das modelos ao vivo, entre outras atividades.
Na programação, aulas abertas de spinning, jump, pilates com gymstik e com bola, kangoo jump, axé e zumba fitness, além de apresentações de jazz, dança de salão, melhor idade, muay thai, MMA, jiu jitsu, acrobacias na cama elástica, hapkido, jogo de capoeira, apresentação de um grupo folclórico masculino e dança tribal do Estúdio Sarah Savda, desfile de moda e preparação ao vivo de cabelo e maquiagem. “A feira é um multinegócio, pois compreende vendas e compras de produtos, serviços, lazer e entretenimento voltados para quem pratica alguma atividade física ou simplesmente quer fazer algo diferente num final de semana”, lembra a CKO da SBC e idealizadora da feira, Eliane Rocha.
Além dos expositores, a feira ainda contará com o espaço Sebrae Móvel, que estará presente no sábado (dia 10), das 9h30 às 16h, orientando os profissionais do segmento esportivo que pretendem abrir sue próprio negócio e o Conselho Regional de Educação Física (CREF), que oferecerá diversos serviços como registro de pessoas físicas e jurídicas, 2ª via da Cédula de Identidade Profissional, inscrição no CREF4/SP, solicitação de afastamento, desligamento e transferência, acordos de pendências financeiras e informações estágio, palestras, fiscalização, entre outros.
Entre os expositores já confirmados estão Indaiatuba Clube, Movement - equipamentos fitness, Body'n Tech Suplementos, Herbalife, Tênis Clube Indaiatuba, Lider Fitness, SMS Digital, Colégio e Faculdade Max Planck, Lojas Vitorello, Magali Claudino (psicóloga), Renato Furlan (personal), Criar Filmes, Giovanna Martins - Assessoria Esportiva, Verona, Casting, Nishi Hair, 2 & 2 Espaço de Dança, Game Club, Secretaria Municipal de Esportes, Almeida Viagens, PMS e Gaadin.
Ocupando um espaço de quatro mil metros quadrados, com estandes de 9 a 160 metros quadrados, a feira contará com expositores que estejam relacionados ao universo do esporte e qualidade de vida e durante os dois dias de evento, além de conferir as novidades apresentadas por eles, os visitantes ainda contarão com oficinas de fitness, apresentações de roda de capoeira e de grupos de dança, desfile de moda e de lutas em um espaço montado para a apresentação de lutas e artes marciais. A 1ª Indaiatuba Sports Business conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
A Indaiatuba Sports Business acontece nos dias 10 e 11 de agosto, a partir das 10h, no Pavilhão da Viber, localizado na rua Almirante Tamandaré 675, Cidade Nova, Indaiatuba. O acesso ao evento estará vinculado a doação de um brinquedo em bom estado, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol) Indaiatuba. Para aquisição de espaços ou outras informações existe o telefone (19) 3017-6884 e ainda a fan page do Facebook.

Pró-Memória abre inscrições para oficina de desenho com Moacir Torres

Acontecem de 5 a 9 de agosto as inscrições para a Oficina de Desenho gratuita direcionada para crianças e jovens de 9 a 13 anos da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. As aulas acontecem às terças e quintas, em dois horários: das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h horas. A oficina é ministrada pelo cartunista e professor Moacir Torres. As inscrições só poderão ser feitas pelo fone 3875-8383 ou pelo e-mail atendimento@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. O início das aulas está previsto para o dia 13 de agosto.

"Wrong" estreia dia 2 no Reserva Cultural

terça-feira, 30 de julho de 2013

Curso de Kundalini Ioga no Ecomercado Avis rara

No dia 8 de agosto, das 11h30 às 13h, acontece no Espaço Spiralis do Ecomercado Avis rara, em Campinas, a primeira aula experimental do curso de Kundalini Ioga. À frente do evento está a espanhola Rosa Maria Bouzas Escolano, instrutora de Kundalini Ioga há mais de dez anos. A participação nessa primeira aula é gratuita, porém é necessário inscrever-se antecipadamente através do e-mail spiralis@avisrara.com.br.
A Kundalini Ioga, também chamada Ioga da Consciência, é uma ciência milenar de práticas dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo, aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica, estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos e propõe ainda um profundo mergulho na meditação.
Rosa Maria Bouzas Escolano nasceu em Barcelona (Espanha) e é formada em Ataraxia, Massagem Atlante, Arquétipos de cura, Maestria em Reiki, Aromaterapia e instrutora de Kundalini Yoga, titulada pela 3HO Intenational e a KRY. Começou a praticar Kundalini Yoga há mais de 10 anos e no Brasil fez da prática uma profissão.
Para praticar não é necessário conhecimento prévio. É indicado o uso de roupas leves e pede-se que os participantes levem uma canga. A aula acontece no Ecomercado Avis rara, na rua Rei Salomão 295, no distrito de Sousas, em Campinas. Informações sobre o evento estão disponíveis no site www.avisrara.com.br.

Serviço
Aula aberta de Kundalini Ioga no Ecomercado Avis rara em Campinas
Dia e horário: 08/08 das 11h30 às 13h
Entrada gratuita
Informações pelo telefone: (19) 3258-9924 / 3258-8241 ou pelo e-mail spiralis@avisrara.com.br
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Colônia Helvetia promove 37ª Festa da Tradição este fim de semana

APAE Indaiatuba obtém certificação ISO 9001/2008

Fotos: Tiago Carvalho - Frame Fotografia.
Em março de 2012 a APAE Indaiatuba iniciou o processo para implantação da certificação ISO 9001/2008, com a consultoria voluntária de Reinaldo Morelli, experiente consultor que atua na Progest Assessoria Empresarial. No último dia 24 de julho, foi realizada a auditoria final do processo, tendo sido a APAE recomendada para a certificação pelo auditor Roberto C. Iokoi, da ABS Group Services do Brasil Ltda., que também prestou trabalho voluntário.
Com a certificação, a APAE passará a dizer de forma ainda mais clara o que faz, como faz e quais os resultados esperados de cada processo ou atividade, o que facilitará o treinamento dos colaboradores e a execução correta das atividades, proporcionando satisfação aos atendidos e um bom padrão de qualidade. O certificado tem prazo de três anos, sendo monitorado anualmente para assegurar que as normas estão sendo cumpridas, podendo ser renovado através de uma nova auditoria. 
Na última foto, o consultor Reinaldo Morelli, o auditor Roberto Iokoi e o presidente da APAE Indaiatuba, Gentil Pacioni Jr.

Centro de Reabilitação faz 1179 castrações de cães e gatos no semestre

Arquivo Eliandro Figueira – SCS/PMI
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses divulgou na última semana um balanço de suas atividades no primeiro semestre deste ano: o órgão recolheu 281 animais, entre cães e gatos, doou outros 249 e realizou 1179 cirurgias de castração. O serviço completou quatro anos de funcionamento este ano.
Nos três primeiros meses do ano, foram feitas 165 adoções de cães e gatos adultos e filhotes, recolhidos 51 animais e castrados 476. O volume de castrações foi bem maior no segundo semestre, com 703 cirurgias, sendo a maioria cadelas e gatas. No total de castrações do semestre, o centro atendeu 544 gatas, 218 gatos, 243 cadelas e 174 cães.
No período de 15 de abril a 10 de maio, o Centro de Reabilitação realizou castrações apenas de fêmea, para atender à solicitação dos protetores de animais, que justificaram que a demanda era maior que a de machos.
O Centro foi inaugurado em abril de 2009, com o objetivo de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares.
O programa de castrações gratuitas de cães e gatos, em parceria com as associações de proteção a animais, foi implantado em agosto do mesmo ano. As entidades parceiras neste trabalho são a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (UPAR) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (GAPA). Os procedimentos são realizados por uma médica veterinária e, para ter acesso ao serviço, as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações. Cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia.
No ano passado o Centro passou por reformas e foi ampliado. O prédio ganhou baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse e construção de um espaço para recreação e banho de sol (voltado aos filhotes). Novas reformas também estão previstas para este ano. Para mais informações, o telefone é (19) 3936-2782.

Kika Baldasseirine fez show domingo no Jaraguá

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O projeto Menu Musical do Shopping Jaraguá Indaiatuba encerrou a programação do mês de julho ao som de música popular brasileira, na voz de Kika Baldesseirine. Ela se apresentou no último domingo, dia 28, na praça de alimentação.
Com mais de dez anos de carreira, Kika ganhou o primeiro lugar no Festival de MPB de Indaiatuba de 2004. Há seis anos integra o grupo Mulheres em Acordes, juntamente com Mônica Domingues, Sara Bonfim e Sonia di Morais. “Eu costumo dizer que quem me vê cantando está diante de uma pessoa absolutamente feliz. Naquele momento, eu não tenho problemas, meu mundo é a música e a mensagem que estou passando”, afirma Kika.
O Shopping Jaraguá Indaiatuba recebe cantores regionais todos os domingos, em apresentações gratuitas, das 12h30 às 15h30.

Terça Insana 2013 dia 2 em Salto

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A Teatro GT traz para Salto o espetáculo Terça Insana 2013 em apresentação única no dia 2 de agosto (sexta) às 21 horas, na Sala Palma de Ouro.
Terça Insana 2013 está em cartaz na cidade de São Paulo desde o início do ano. As apresentações acontecem todas as terças e sextas-feiras no palco do Teatro Itália. Nos finais de semana, o espetáculo pega a estrada e percorre o país fazendo apresentações em cidades de diversas regiões. 
Terça Insana 2013 é meio show – o espetáculo é uma espécie de cabaret de variedades encabeçado pela atriz e diretora Grace Gianoukas.  O roteiro se modifica a cada apresentação, pois Grace recebe diferentes convidados, que podem ser novos talentos ou atores que participaram do elenco ou de shows da Terça Insana.  Toda semana, Grace convida ao palco artistas talentosos para juntos interpretarem clássicos e inéditos do projeto.

Ficha Técnica:
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 14 anos

Serviço:
Data: 2 de agosto
Horário: Sexta – 21h
Sala Palma de Ouro – R. Prudente de Moraes 580 – Salto, SP
Informações: (11) 4602-8693– www.teatrogt.com.br
Vendas: Bilheteria do Teatro - (11) 4602-8693 (de terça a domingo das 14 às 20h)
Site: www.bilheteriarapida.com.br.

“Vozes da Cidade” mostra produção musical campineira

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Pelo terceiro ano consecutivo, o Teatro do SESI Campinas traz a produção musical local para o palco, com o projeto Vozes da Cidade. O projeto foi criado em 2011 e visa destacar a música como um dos vários elementos que constituem a identidade de uma cidade e colocar o público em contato com a produção musical contemporânea de Campinas. Contemplando os gêneros de música jazz, MPB e música regional, a 3ª edição estreia com o Martina Marana Quinteto, na próxima sexta-feira (dia 2), seguida do balanço de Ilcéi Mirian, no dia 3; já em 4 de agosto, domingo, Carol Ladeira encerra com apresentação do seu show Quitanda – Martina e Ilcéi sobem ao palco do teatro do SESI Campinas a partir das 20h e a apresentação de Carol será às 19h. Todas as apresentações serão gratuitas e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro do SESI.  Com trabalhos reconhecidos pelo público e pela crítica, os artistas constroem uma trajetória marcante na produção musical atual. 

Martina Marana Quinteto – Nice Work Billie!Um tributo a Billie Holiday (sexta-feira, dia 2 de agosto, às 20h)
Martina Marana Quinteto traz um tributo a um dos grandes nomes do jazz, Billie Holiday. O nome do show vem de uma interpretação de Billie da música Nice work if you can get it, de Gershwin (versão de 1955), que, segundo Martina Marana, sintetiza a liberdade e a independência de Holiday ao cantar. “É como se ela flutuasse sobre a rítmica, sem perder a pulsação”, aponta.
A cantora foi criada sob uma vida desregrada e sem limites – não teve pais presentes durante a infância, não tinha um lar fixo, não teve muito estudo – e a personalidade que desenvolvera nestas condições foi levada à música: em cada canção pode-se notar um pouco de sua trajetória de vida e de seus sentimentos. A maneira como viveu é a maneira como cantou. E isso a tornou uma vocalista autêntica, cativando o público norte-americano e tornando-se uma estrela respeitada e admirada desde meados da década de 30 até os dias de hoje. O repertório abrange alguns sucessos gravados por Billie Holiday, como Blue Moon e Speak Low, bem como algumas canções menos conhecidas e outras de suma importância na carreira da cantora, como Strange Fruit.

Ilcéi Mirian - Elis Regina: A Doce Pimenta (sábado, dia 3 de agosto, às 20h)
Este show cultural de Ilcéi Mirian conta desde a adolescência e o amadurecimento precoce de uma das maiores cantoras do país até seus sonhos não realizados e a imortalidade de sua voz e personalidade, com 25 grandes sucessos deste ícone da música brasileira.
Ilcéi é interprete, cavaquinista e pesquisadora da MPB – com destaque para o samba – e aproveita de sua formação em História para realizar espetáculos culturais, nos quais conta e canta a história do Brasil e de diversos artistas brasileiros. A cantora já recebeu diversos prêmios por difundir a cultura brasileira, tais como o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares“ (Câmara Municipal de Campinas), a Medalha “Carlos Gomes“ (Câmara Municipal de Campinas), a Medalha "Força da Raça" (Grupo de Ação Social de Campinas), o Troféu "Sorriso" (Rádio Valinhos FM) e o Diploma de Mérito de "Valorização e Difusão do Samba" (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), entre outros.

Carol Ladeira – Quitanda (domingo, dia 4 de agosto, às 19h)
Quitanda é um “tabuleiro de canções”, uma narrativa que conta de maneira poética traços das influências da música dos negros na cultura brasileira, em especial na música produzida no interior de São Paulo. No repertorio, há canções de Zé Modesto, parcerias de Chico Saraiva e Makely Ká, de Kiko Dinucci e Lincoln Antonio e dos campineiros João Mendes, Duda Larson e Eduardo Klébis e músicas de domínio público, jongo e samba-lenço, aprendido com o grupo campineiro Urucungos, Puítas e Quijengues. No show, a sonoridade e os arranjos do CD são transpostos para o violão de Marcelo Falleiros, o bandolim e violão de sete cordas de Gustavo Medeiros, a sanfona de Edu Guimarães e a percussão de Chico Santana. O espetáculo equilibra com delicadeza canções contemporâneas, intimistas e influenciadas por ritmos populares brasileiros. O diálogo com o público é feito de maneira fluida e clara.

Serviço:
SESI Amoreiras Campinas – Avenida Amoreiras 450 – Parque Itália
Data e horário: 2 e 3 de agosto às 19h, 4 de agosto  às 19h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Visita a obra da Congesa

A Congesa convidando (clientes e imprensa) para visitar as obras de seu empreendimento Maroc, na Voluntário João dos Santos 52, que já estão na fase final. Será no próximo sábado, das 9 às 13h.

“Cada Um é Um” no Teatro Brasil Kirin

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A peça Cada Um é Um, da Cia No Mundo da Lua, faz apresentações neste sábado (dia 3) e domingo (4), com sessões às 16h, na programação infantil do Teatro Brasil Kirin.

Cada Um é Um
Tudo começa com a entrada de três atores-músicos que chegam num cortejo musical acompanhados de uma pequena e curiosa sanfona, pandeiro e manjirá (instrumento de percussão de origem indiana) convidando a todos para o início do espetáculo. Aos poucos os personagens se descobrem verdadeiros artistas e passam a executar seus pequenos truques e dotes artísticos até descobrirem que existe entre eles uma pequena diferença, causando assim um certo estranhamento. Por conta disso, decidem iniciar um jogo em que dois divertidos bonecos vivenciam uma situação em que a estranheza do que conhecemos por nomes diferentes pode nos levar a uma grande confusão e um interessante personagem chamado Dudu enfrenta grandes adversidades por causa de sua “diferença”. O espetáculo termina com música, festa e a descoberta de que o respeito às diferenças pode nos trazer experiências maravilhosas.

Serviço:
Teatro Brasil Kirin - Shopping Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi 777, Vila Brandina – 3º piso – Campinas
Datas: 3 e 4 de agosto
Horários: sempre às 16 horas
Valor dos ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia). Crianças até 2 anos incompletos não pagam
Venda de ingressos: pelo Ingresso.com (
www.ingresso.com.br) ou diretamente na bilheteria do teatro, das 13h às 21h
Informações e programação:
 www.teatrobrasilkirin.com.br
Classificação
: livre.

Programação do Teatro Brasil Kirin
Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento, monólogo com Marco Nanini
Quando: 09, 10, 16 e 17 de agosto
SinopseNo palco, um homem apresenta um organograma – tão complexo quanto irônico – sobre as possibilidades de sucesso e fracasso na angustiante missão de pedir um aumento no salário. Com dezenas de êxitos na televisão, no cinema e no teatro, Marco Nanini e Guel Arraes (diretor) celebram 25 anos de parceria com este monólogo a partir do texto do francês Georges Perec (1936-1982), levado pela primeira vez aos palcos nacionais. O escritor é conhecido por exercícios linguísticos de alto virtuosismo e também pelo mais fino humor francês, privilegiando a observação e a ironia. Em uma espécie de palestra de autoajuda – ou, como melhor define o diretor, anti-ajuda – o protagonista apresenta um intrincado manual combinatório de probabilidades para a hora em que vai procurar o seu chefe e pedir o esperado aumento. No decorrer das muitas tentativas, o texto sublinha o ridículo da situação e, ao retratar os meandros de uma grande empresa, ironiza a vida moderna e o mundo corporativo.

Horários: às 21h
Ingressos: sexta - R$60 (inteira) e R$30 (meia); sábado - R$70 (inteira) e R$35 (meia).

Oscar Filho em Putz Grill
Quando: aos sábados, até 10 de agosto
SinopseOscar Filho, humorista e apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes, apresenta seu espetáculo solo “Putz Grill”, eleito o melhor show de stand up comedy pelo 10° prêmio jovem brasileiro. Vida pessoal e fatos do cotidiano fazem parte do repertório, porém com o sarcástico ponto de vista de Oscar Filho, que acaba colocando em prática toda sua experiência de ator e complementa os textos com encenações e caretas impagáveis, garantindo gargalhadas da plateia.Horário: 19 horas
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia).