Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 30 de abril de 2013

Artigo: “Surfista de maremoto”, por Olavo Furtado

Sempre invejei os surfistas. Quando eu era menor me lembro de estar no calçadão da praia e ao ser apresentado a um típico surfista, perguntei o que ele achava de fazer surf. Fui rispidamente corrigido, como se minha escolha verbal tivesse ofendido Poseidon. Na realidade surf não se faz, se pratica. Descobri, então, que surf era um esporte como todos os outros e que deveria ter uma deferência específica. Não se pratica capoeira, mas sim se joga capoeira.
No mundo corporativo também é assim. Não estou falando de alcunhas ou apostos que nos fazem sair do pacote como se fossemos a única bolacha do mundo diante de uma legião de famintos! Estou dizendo que no mundo corporativo também surfamos e precisamos saber as regras.
É chover no molhado dizer que o mundo está cada vez mais complexo. Política, econômica, tecnológica, socialmente este mundão está virado em todos os sentidos. Há uma sensação de mudança na raiz, mudança que ninguém sabe direito o que é ou para onde vai. Na família, na relação entre as pessoas, no sexo, no trabalho, nas empresas, no meio ambiente, no pãozinho da padaria.
Nas empresas e no mercado de trabalho é a mesma coisa. Estamos em um período de grandes dúvidas sem grandes respostas. Algumas verdades ditas ontem não aguentam alguns minutos nesta panela em ebulição. Algumas teses simplesmente viram espuma e, com elas, seus irremediáveis gurus. Sempre digo aos executivos que me procuram que tenho pânico de ser referência. Já escrevi que ser referência hoje pode ser propaganda enganosa. Quando me procuram, seja pessoa jurídica ou física, com a famosa pergunta “qual o caminho para o sucesso?” não tenho como dizer: não sei, volte depois. As pessoas querem respostas, os jornalistas e as empresas também. E se você estudou muito ou tem larga experiência de mercado ou ambas tem quase como obrigação não apenas responder, mas dar a resposta absolutamente certa. Mas o mundo infelizmente não é um programa de auditório. Hoje, o mundo é um tsunami.
Depois da tragédia asiática, difícil alguém não saber o que é um maremoto. Fico imaginando o epicentro de um terremoto no mar. As ondas devem ser gigantescas, caóticas, indo para lá e para cá como chicotes enlouquecidos, estalando e batendo entre si. A fúria da natureza no seu sentido mais avassalador. Pois bem, imagine-se com um calção de banho e uma prancha atada ao seu tornozelo e tendo que pegar ondas neste cenário. Como proceder? Primeiro, seu foco não pode ser entender a lógica das ondas. Não há o que entender, não há marola que vai se tornar uma onda previsível. Lembre-se no maremoto, o caos é a lógica. Mas, novamente a pergunta: o que fazer? A resposta é muito simples. Concentre-se em duas coisas: manter a prancha inteira e com você em cima.
O mercado de trabalho e o mundo corporativo estão tão caóticos e imprevisíveis que fica praticamente impossível fazer projeções sem uma margem de erro considerável. Qual deve ser o foco? Se você é um executivo ou um profissional sua prancha é seu currículo, o que você pendura em cima dele é importantíssimo para manter a prancha rígida e inquebrável diante de um mar raivoso. O mesmo vale para as empresas. Agora não adianta uma super prancha se você não consegue parar em cima. O manter-se equilibrado é a capacidade que você e as empresas têm, com ou sem excelentes qualificações técnicas, de ser sensível às mudanças, de compreender o aqui e agora e agir de acordo com isso, de ter a dúvida e ir atrás da resposta mesmo que ela mude no segundo seguinte. Equilibrar-se hoje é muito mais uma variável intangível do que técnica. Portanto, a resposta é muito simples meu caro executivo ou empreendedor. Não tente compreender as ondas. Foco na prancha e no equilíbrio da decisão. Um maremoto não dura para sempre. 

Indaiatuba Sustentável

Divulgação
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba apresentou hoje o projeto Indaiatuba Sustentável. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Mann+Hummel Brasil, a programação do Indaiatuba Sustentável acontece de 7 de maio a 28 de junho, com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda a programação será gratuita.
De acordo com o prefeito Reinaldo Nogueira, a iniciativa está alinhada com a política de desenvolvimento sustentável do município. “Nossa cidade foi considerada a melhor do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa de desenvolvimento municipal realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Mesmo assim, entendemos que o desenvolvimento de uma cidade sustentável deve ser contínuo e, sempre que possível, aprimorado. Nesse sentido, o Indaiatuba Sustentável torna-se um instrumento de grande valor para a busca desse objetivo”, disse o prefeito.
Para Érica Ruesch, Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da Mann+Hummel Brasil, O termo sustentabilidade, apesar de muito utilizado nos últimos anos, ainda é pouco compreendido. Mais do que proteger o meio ambiente, ser sustentável significa também promover inclusão e desenvolvimento social e crescimento econômico. O grande desafio, contudo, é manter o foco e o equilíbrio entre os três pilares: planeta, pessoas e lucro – seja em casa, na empresa ou na cidade. As parcerias são importantes e a abertura para o diálogo permitirá que diferentes pontos de vista sejam compartilhados e a ideia da sustentabilidade, amadurecida.
Promovendo a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade, sua programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos. Para a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, “O Indaiatuba Sustentável é uma oportunidade que a cidade tem de promover atividades educadoras que permitam o entendimento da população sobre o seu papel enquanto protagonista para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida”.
Confira a programação completa clicando aqui. Para outras informações, www.indaiatubasustentavel.com.br.

Atleta de Indaiatuba vence campeã mundial de luta de braço

A atleta de luta de braço de Indaiatuba Gabriela Vasconcelos, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, venceu por 5 a 0 a revanche contra a campeã mundial sueca Sarah Backman durante o evento Arnold Classic, realizado no último final de semana no Rio de Janeiro. O duelo foi transmitido ao vivo pelo programa Globo Esporte, da TV Globo, que exibirá também matéria especial no próximo domingo. O município levou ainda o 1º lugar na luta de braço categoria 110kg com Wagner Bortolato e venceu no supino (levantamento de peso na horizontal), com o 1º lugar de Evânio Rodrigues, que fez a marca de 250kg pesando 72kg, melhor coeficiente da competição. O secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti, ex-atleta e campeão de luta de braço, foi convidado a organizar as provas de força e a atleta e treinadora de supino Cristina Toledo participou da arbitragem nas disputas da modalidade.
“Fiz um treinamento muito forte nos últimos seis meses visando justamente a revanche e agora estou vingada”, disse a atleta indaiatubana Gabriela Vasconcelos que, em outubro do ano passado, em Madri, perdeu o primeiro desafio para Sarah por 5 a 1. “Nunca tinha competido com tanta torcida, com várias pessoas gritando meu nome. Espero que esta conquista abra muitas portas para mim e para o nosso esporte”, diz ela, que não descarta um terceiro embate no futuro contra a atleta sueca para colocar à prova o atual empate.

Supino se prepara para Campeonato Brasileiro

Depois dos bons resultados no Arnold Classic, a equipe de supino de Indaiatuba se prepara agora para o Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 4 e 5 de maio e é seletivo para o Campeonato Sul-americano, em novembro, no Uruguai. O município será representado por nove atletas: Samuel Silva, Evânio Rodrigues, Reinaldo Carvalho, Leandro Donizete, Robinson Almeida, Kléberson Bernardinetti, José Leme Camargo, Michele Munhol e Cristina Toledo. 

“Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, com Beth Goulart, no Teatro Iguatemi Campinas

Visto por mais de 700 mil pessoas e com apresentações em 70 cidades, o espetáculo Simplesmente Eu, Clarice Lispector, com a atriz Beth Goulart, chega a Campinas para temporada de dois finais de semana no Teatro Iguatemi Campinas. A estreia será na sexta (3 de maio), às 21 horas e as apresentações seguem nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de maio. A programação cultural do teatro tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.
Beth Goulart, que também assina adaptação e direção, ganhou quatro prêmios de melhor atriz com o espetáculo: Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil este último premiou o monólogo também como melhor espetáculo. O espetáculo foi indicado ainda ao Prêmio Shell 2009 de melhor iluminação (criada por Maneco Quinderé) e melhor produção pelo Prêmio APTR.
O espetáculo mostra a trajetória da escritora Clarice Lispector em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições. Uma autora e seus personagens dialogando sobre a vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento. O texto é extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências de Clarice e trechos dos livros: Perto do Coração Selvagem, Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres e os contos Amor e Perdoando Deus.
Joana, uma mulher inquieta e criativa foi a primeira personagem de Clarice Lispector que Beth Goulart conheceu. No auge da adolescência, ao ler Perto do Coração Selvagem, romance de estreia da autora, sua identificação foi inevitável. "Eu achava que não era compreendida. O que fazer com isso tudo dentro de mim, com esse processo criativo? Só Clarice me entendia", confessa Beth. Depois de Joana, que representa o impulso criativo selvagem, vieram outras mulheres na escrita de Clarice. Entre elas está Ana, do conto Amor, que leva uma vida simples, dedicada ao marido e aos filhos e tem a rotina quebrada ao se impressionar com a magia do Jardim Botânico. Ela representa a fase em que Clarice se dedicou totalmente ao marido e aos filhos.
Lóri, da obra Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres é uma professora primária que mora sozinha e se prepara para descobrir o amor. Há ainda outra mulher sem nome, que, no conto Perdoando Deus, se deixa mergulhar na liberdade enquanto passeia por Copacabana, representando a ironia, a inteligência e o humor na obra de Clarice. Essas quatro mulheres, que para Beth "representam algumas facetas da própria Clarice", foram escolhidas para apresentar ao público a obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Em Simplesmente eu, Clarice Lispector, a atriz interpreta, além da escritora e suas personagens, fragmentos que reconhece em si mesma.
Sobre a motivação para fazer a peça, Beth afirma: “O que me levou a fazer Clarice Lispector no teatro foi o mistério do espelho, a identificação que sinto por ela, além da vontade de trazer mais luz sobre esta mulher que revolucionou a literatura brasileira, redimensionou a linguagem falando do indizível com a delicadeza da música, usando a escrita como uma revelação, buscando o som do silêncio ou fotografar o perfume.” Para o monólogo, Beth passou dois anos mergulhada em longa pesquisa.

Direção e parceiros
“Optei na direção por uma linha de sutilezas e sugestões. Ao invés de estar maquiada como Clarice, escolhi uma máscara neutra para poder me transformar nos outros personagens e voltar para ela. Os personagens nascem pela energia de cada um, de dentro para fora e não ao contrário, assim como o figurino com pequenos detalhes que se somam a uma base também neutra. O cenário se utiliza do vazio essencial com os elementos mais concretos demarcando as áreas de ação da autora deixando o vazio para seus personagens. O tom de Clarice é mais narrativo, como uma conversa com o público e seus personagens são mais ousados na linguagem corporal e na dramaticidade e humor. A música ajuda na fluidez do espetáculo tornando tudo um movimento contínuo que se estende do início ao fim. A luz é fundamental para delinear os espaços e criar a magia das dimensões”
, explica Beth Goulart.
Ela ainda escolheu parceiros de peso para a criação do espetáculo. A supervisão de direção é do mestre Amir Haddad que irá questionar as escolhas da atriz e diretora para atingir melhor o público e compartilhar a alegria do ato teatral. A trilha foi criada por Beth e especialmente composta por Alfredo Sertã inspirada em Eric Satie, ArvoPart, Debussy e LaloSchifrin.
A iluminação é de Maneco Quinderé. A direção de movimento de Márcia Rubin é fundamental para a sutileza das transmutações e a precisão de gestos. A caracterização foi feita de forma cuidadosa. "O espetáculo todo é como se fosse uma grande folha em branco a ser escrita por esses personagens, pelos movimentos, pelas ações, pelos sentimentos, pela luz”.
A peça estreou em julho de 2009, em Brasília e já foi apresentada nos Festivais de Curitiba, Belo Horizonte, Guaramiranga (CE) e Juiz de Fora (MG), além de fazer temporadas no Rio, em São Paulo, Florianopólis, Fortaleza e diversas outras cidades brasileiras.
Um dos maiores objetivos de Simplesmente eu, Clarice Lispector é fomentar a leitura. Por isso, após cada apresentação, Beth Goulart realiza o sorteio de dois livros.

Clarice Lispector
Um dos maiores nomes da literatura nacional, Clarice Lispector era ucraniana naturalizada brasileira. Chegou ao Brasil em 1920 e faleceu em 1977. Teve uma vida marcada por intensa produção literária e, além de escritora, foi jornalista. Seus textos foram adaptados para cinema e teatro. Entre suas obras mais famosas estão A hora da Estrela, Perto do Coração Selvagem e Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, além de contos e correspondências.

Ficha técnica:
Texto: Clarice Lispector
Adaptação, interpretação e direção: Beth Goulart
Supervisão: Amir Haddad
Diretora de Produção: Pierina Morais
Produção Executiva: Manoela Bendia Reis Carvalho
Diretor de Cena: André Boneco / Guaraci Ribeiro
Operador de som e vídeo: Paulo Mendes
Operadora de luz / iluminação: Diana Cruz
Camareira: Eliane Silva

Serviço:
Teatro Iguatemi Campinas
Endereço
: Av. Iguatemi 777, Vila Brandina, Campinas – 3º piso
Datas: 3,4,5 e 10,11,12 de maio
Horários: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Valor dos ingressos: sexta - R$50 e R$25 (meia); sábado e domingo - R$60 e R$30 (meia)
Venda de ingressos: pelo Ingresso.com (www.ingresso.com.br) ou na bilheteria do teatro de terça-feira a sábado das 13h às 21h e domingos das 12h às 20h
Informações e programação: www.teatroiguatemicampinas.com.br
Telefone: (19) 3294-3166
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos.

Alunos da Max Planck visitam a Brasil Kirin

Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Max Planck realizaram na quinta-feira (dia 26 de abril) uma visita à unidade fabril da Brasil Kirin (antiga Schincariol), em Itu.
Durante a visita, coordenada pela professora Ana Paula Donofrio, os alunos fizeram um tour guiado e conheceram a história da Brasil Kirin, desde a criação da marca da holding que adquiriu e assumiu o controle acionário do Grupo Schincariol e de seus principais produtos, entre eles a Itubaina, bebida mais antiga da companhia. O roteiro passou pelo laboratório central, estação de tratamento de água e de detritos industriais, xaroparia, linha de envase em pet, latas e vidros, matéria-prima e a cervejaria (adega e filtro). A atividade teve como principal objetivo permitir aos alunos o encontro com o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampla. “A realização deste tipo de atividade é de extrema relevância para os alunos da graduação, já que permite observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela”, lembra a professora.
A Brasil Kirin é uma empresa que atua no segmento de cerveja com foco nas categorias mainstream, que engloba as marcas com maior participação de mercado e Premium. As marcas Baden Baden e Eisenbahn são líderes no segmento Premium, enquanto a Nova Schin e a Devassa estão entre as cinco maiores marcas mainstream do País.

Programação da semana - Manchester Music

O Manchester Music fica na Rua Humaitá 700. Para mais informações, www.manchestermusic.com.br

Colégio Max Planck desenvolve projeto de alimentação com alunos do Fundamental 1

Os alunos dos 2º anos A e B do Ensino Fundamental 1 do Colégio Max Planck participaram, durante o mês de abril, do Projeto Boa Alimentação, que teve como proposta promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde. O projeto foi desenvolvido pelas professoras Cibele de Moraes Lima Caliral e Haide Janice Butzhe Peiter, que trabalharam a informação de forma lúdica e educativa.
Além da realização de diversas atividades com foco no tema entre elas, cozinha experimental, bate papo e leitura de textos sobre alimentação, atividades em folha avulsa, pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e desenho livre, os alunos ainda assistiram a uma palestra ministrada por três alunas do 5º semestre do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck (Maria Aparecida da Silva, Juliana Aparecida Martins e Luciana Bueno Rosa), sob a supervisão da coordenadora do curso e nutricionista Bianca Sant’Anna Pires.
A proposta, segundo a professora Cibele de Moraes Lima Caliral, foi usar destes recursos para identificar as semelhanças e diferenças na alimentação dos alunos e levá-los a adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, ensinando-os a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade, entre outros.

Dia das Mães na BrancoTinto

Bailaor Pol Vaquero no Brasil com o Café Tablao

João Thiago
O bailaor Pol Vaquero, que já percorreu diversos países europeus como membro das mais importantes companhias de flamenco da Espanha, retorna ao Brasil no mês de maio para diversas atividades em conjunto com a Cia. Café Tablao, de Campinas, liderada pela bailaora Karina Maganha.
Considerado um dos nomes de maior destaque no cenário do flamenco, Pol veio ao Brasil pela primeira vez em 2006, para apresentações e cursos nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A parceria com o Café Tablao se fortaleceu e, em 2009, Pol Vaquero assumiu a Cia. Profissional do Café Tablao como sua Companhia de Dança Flamenca no Brasil.
“Esta é uma experiência verdadeira de intercâmbio cultural”, explica Karina Maganha, diretora artística do espaço Cultural Café Tablao. “Graças à difusão do flamenco no Brasil, hoje é muito comum recebermos estrelas internacionais, mas, com o Pol Vaquero, estamos desenvolvendo um trabalho frequente e contínuo, o que é um diferencial”.

Workshop em Campinas
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a dança flamenca de Pol Vaquero, ele irá ministrar cursos abertos a todo o público. As aulas acontecem de 7 a 9 de maio para turmas iniciantes e de 10 a 13 de maio para turmas de nível intermediário e avançado. O workshop tem um investimento de R$240,00 e acontecerá no Espaço Cultural Café Tablao.

Cine Tablao
O sábado (11 de maio) está reservado para mais uma sessão do projeto Cine Tablao, no Almanaque Café, em Campinas, às 17h. O evento é dedicado a apresentações de vídeos e filmes diversificados, que têm a cultura flamenca como tema central, sempre com a presença de um mediador para debatê-los e comentá-los.
Nesta nova edição, Pol Vaquero é o convidado especial e será o mediador, apresentando vídeos importantes de sua carreira. Alunos que participarem do workshop têm entrada franca. Para os demais participantes, o ingresso é de R$15,00. O Almanaque Café fica na Av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Apresentação Especial – Teatro Amil
No dia 15 de maio irá acontecer uma apresentação especial do bailaor no Teatro Amil, em Campinas. Pol Vaquero, Karina Maganha, a Cia. Café Tablao e músicos convidados vão mostrar em um grandioso espetáculo um pouco sobre os sete anos de trabalho do Café Tablao com o bailaor espanhol, que retorna aos palcos dos teatros campineiros após dois anos de shows em pequenos tablados. Os ingressos custam R$50,00 (antecipados até o dia 14/05) e R$80,00 (na hora).

Sobre o Espaço Cultural Café Tablao:
O Espaço Cultural Café Tablao é um projeto bem sucedido de investigação e difusão das culturas flamenca e espanhola, mantendo viva a tradição do flamenco. Além da oferta de aulas e da promoção de eventos no próprio espaço reunindo música, dança, gastronomia e história, o Café Tablao conta com uma equipe de bailarinos profissionais e músicos profissionais que se destacam no cenário nacional. Com direção artística de Karina Maganha, bailaora especializada na dança flamenca há mais de 20 anos, a Companhia Profissional do Café Tablao acumula um currículo extenso, com apresentações em várias regiões do país, muitas vezes com a participação de convidados internacionais. O Espaço Cultural Tablao está localizado na Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado 1063, em Campinas. Mais informações sobre o Café Tablao e a passagem do bailaor espanhol Pol Vaquero pelo país podem ser obtidas através do telefone (19) 3294-1650.

Undernited hoje na Zoff

O evento Undernited acontece hoje (dia 30), véspera de feriado, a partir das 22h, na Zoff Club (Av. Presidente Vargas 731, Vila Vitória), com o objetivo de reunir os amantes da música eletrônica underground. A festa marca a estreia da Chromophobia, empresa com foco no eletrônico alternativo formada pelos DJ’s Fe Patcho, Noize Tech e Mauricio F., que será responsável pela discotecagem no backstage. A atração principal do evento é o DJ e produtor Gabe, conhecido mundialmente por conta do seu projeto de psytrance Wrecked Machines, que o incluiu entre os 55 tops do mundo.
A música eletrônica underground engloba as vertentes de house music, deep house e Techno e se difere dos demais segmentos do estilo por reunir algumas características peculiares, como a programação simples e harmônica da bateria, a ênfase na percussão, as transições sutis, a predominância de notas menores e sustenidas nos instrumentos e o uso frequente de efeitos como reverb e delay.
O DJ e produtor Gabriel Serrasqueiro, também conhecido como Gabe, é o brasileiro mais renomado do gênero mundialmente e se apresentou em diversos países como Japão, a Alemanha, a África do Sul, Israel, Portugal e o México.
Os ingressos variam entre R$30 e R$80 e podem ser adquiridos no local. 

Galleria Fun ensina crianças a confeccionar brinquedos e homenageia as mães

O projeto Galleria Fun, do Galleria Shopping, terá uma programação especial todos os domingos de maio e nos feriados do dia 1º e de Corpus Christi. Serão oficinas que ensinam as crianças a confeccionarem brinquedos utilizando materiais simples e a criatividade, além da confecção de um presente especial para as mães, em comemoração ao dia delas. O projeto tem neste mês a editora Zastras como apoiadora.
Criado no início de 2011 para proporcionar entretenimento de qualidade para as famílias, o projeto Galleria Fun acontece ao longo de todo o ano e traz atividades como peças de teatro, oficinas, contações de histórias, apresentações de dança, mágica e música para grupos de crianças. As atrações, gratuitas, são realizadas das 13h às 20h, nas praças de eventos. Confira as atrações de maio:

01/05 (quarta-feira/feriado) - Oficina No Fundo do Mar
Sinopse: A oficina explora as espécies que vivem no fundo do mar, criando peixes e baleias a partir de bexigas e papel.

05/05 - Oficina Dinossauros – Aprendendo a desenhar
Sinopse: Oficina de dedoches de papel a partir de desenhos de várias espécies de dinossauros.

12/05 - Oficina Chapeuzinho Vermelho - Uma Aventura Borbulhante – Especial Dia das Mães
Sinopse: As crianças farão cestinhas com doces, inspiradas na história da Chapeuzinho Vermelho, para presentear as mamães.

19/05 - Oficina Animais de Estimação: aprendendo a desenhar
Sinopse: As crianças vão criar narizes de animais para serem usados como disfarces, tendo como matéria-prima caixinhas de ovos.

26/05 - Oficina Dinossauros em tamanho real
Sinopse: As crianças irão desenhar um dinossauro e depois recortar o papel para transformar o desenho em um quebra-cabeças.

30/05 (quinta-feira/feriado) - Oficina O Meu é Maior que o Seu!
Sinopse: As crianças vão criar luvas de monstro a partir de sacos de papel, inspirados na monstrinha Didi e no monstro Monstrengo.

31/05 (sexta-feira/feriado) - Oficina O Grande Livro dos Monstros, Goblins, Dragões e Gigantes
Sinopse: As crianças vão criar máscaras gigantes de papel inspirados nas criaturas da mitologia mundial.

Serviço
Galleria Fun
Quando: todos os domingos de maio e feriados do dia 1º e Corpus Christi
Horário: das 13h às 20h
Onde: Praças de eventos do Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas)
Informações: (19) 3207-1333 - www.galleria.com.br
Entrada gratuita.

Alexandre Borges apresenta Poema Bar no SESI Campinas

Gal Oppido
Sucesso de público em 2012 durante sua primeira turnê no Estado de São Paulo, o espetáculo Poema Bar chega ao Teatro do SESI Campinas nesta semana. Serão quatro apresentações, de quarta a domingo, nos dias 1º, 2, 3 e 4 de maio, às 20h, com entrada gratuita.
Estrelada por Alexandre Borges, a montagem já encenada em Portugal, Alemanha e no Rio de Janeiro, integra as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e presta uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013.
O recital Poema Bar consolida a intenção do ator Alexandre Borges e do pianista português João Vasco de unir as obras dos poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. Os dois artistas ganharam a companhia das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinicius e da portuguesa Sofia Vitória.
A leitura dramatizada dos poemas de Vinicius e Pessoa é realizada por Alexandre Borges e tem fundo musical do pianista João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória. “É um prazer imenso propagar a poesia e a literatura por meio da música. Este projeto é uma grande alegria”, declara Alexandre Borges.

Sobre Poema Bar
Alexandre Borges e João Vasco desenvolveram o projeto Poema Bar movidos pela paixão literária que ambos nutrem por Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. O espetáculo estreou em julho de 2011, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa e posteriormente esteve em cartaz no teatro Bühne der Kulturen, em Colônia, na Alemanha.
O público brasileiro conheceu Poema Bar em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes no Rio de Janeiro. Em novembro de 2012, Poema Bar estreou no Estado de São Paulo nos teatros do SESI nas cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Itapetininga e São Paulo. 
A montagem propõe uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Ficha Técnica
Direção artística e recitante: Alexandre Borges
Pianista e idealizador: João Vasco
Cantoras: Mariana de Moraes e Sofia Vitória
Trilha sonora: Alexandre Borges e João Vasco
Cenografia: Rogério Marcondes
Desenho de luz: Domingos Quintiliano
Produção executiva: Fábio Amaral
Produção: Candice Frederico

Serviço:
Espetáculo Poema Bar
Local: Teatro SESI Amoreiras Campinas Av. das Amoreiras 450, Parque Itália
Datas e horários: 1º, 2, 3 e 4 de maio (quarta, quinta, sexta e sábado), às 20h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 55 minutos
Gênero: recital
Modalidade: adulto
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: (19) 3772-4184 / 4183 / 4168
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Gustavo Mendes apresenta “Mais que Dilmais” em Salto

Gustavo Mendes chega ao interior do Estado de São Paulo com seu show de humor Mais que Dilmais, em apresentação única no dia 17 de maio (sexta) às 21 horas, na Sala Palma de Ouro, em Salto.

Sinopse:
Um show completo, sem exageros. É assim que pode ser definido o monólogo de humor Mais que Dilmais, do comediante mineiro Gustavo Mendes, 23 anos, a mais recente revelação do humor brasileiro, contratado pela TV Globo para fazer parte do elenco do novo Casseta & Planeta, onde imita a presidente Dilma.
Em Mais que Dilmais, Mendes reúne no palco uma compilação dos seus melhores textos, piadas, performances musicais ousadas, como ver Maria Bethânia cantando funk e Alcione, Roberto Carlos e Ana Carolina em situações engraçadas. Mas o principal momento é a imitação que o ator faz da presidenta Dilma Rousseff, personagem que lhe rendeu fama nacional – mais de 12 milhões de visualizações no YouTube – e o levou para a TV Globo, no programa Casseta & Planeta Vai Fundo. A imitação recebeu elogios do escritor Luis Fernando Veríssimo, do humorista Cláudio Manoel “Casseta” em entrevista ao Globo News em Pauta e da própria presidente Dilma Rousseff.
As apresentações de Mais que Dilmais são acompanhadas pelo músico mineiro Julio Fonseca, que, com o teclado, dá o tom, efeitos e ainda mais vida ao monólogo de humor.

Sobre Gustavo Mendes:
Natural da pequena Guarani (MG), da qual tem muito orgulho, o humorista, de 23 anos, sempre quis ser artista. Quando criança, Gustavo imitou Michael Jackson, fez teatro na escola e até formou dupla sertaneja com o irmão, mas não demorou para descobrir seu verdadeiro dom: fazer pessoas rirem. Foi quando, aos 10 anos de idade, ingressou no grupo Teatro de Câmara, onde se apresentou em alguns espetáculos.
Em 2005, Gustavo Mendes começou a deslanchar. Nesse ano, já morando em Juiz de Fora (MG), foi o comediante vencedor do Show de Talentos da TV Alterosa (SBT Minas). Em 2006, ele lançou o Gerações, primeiro show de humor solo e começou a fazer teatro com o grupo Artes Mineiras. Três anos depois, Gustavo lançou o show Tarja Preta.
Ainda em 2009, mais uma conquista importante: Gustavo Mendes se destacou no 6º Festival de Piadas, promovido pelo Show do Tom, da TV Record, o que lhe deu grande visibilidade na mídia e o levou a integrar o elenco do humorístico por dois anos.
Em 2012, depois de um convite do “casseta” Cláudio Manoel, passou a integrar o elenco do Casseta & Planeta Vai Fundo, que era exibido às sextas-feiras, depois do Globo Repórter.
Além do Casseta & Planeta, o ator interpretou o colunista social Eloy di Marco, na novela Cheias de Charme.
Agora, em 2013, recebeu um convite, indicado por Manoel Martins e abraçado por Maurício Sherman, para compor o elenco do Zorra Total, que vai ao ar todos os sábados, logo após a novela das nove.

Na Internet
Entre os vídeos que fazem mais sucesso na Internet, destacam-se as imitações de Dilma Rousseff feitas pelo humorista Gustavo Mendes. Em uma delas, com quase 500 mil visualizações, a presidente da República briga com o então ministro Antônio Palocci, acusado de multiplicar em 20 vezes o patrimônio. Em outra, vista mais de 400 mil vezes, a chefe do Executivo cobra a queda da inflação do ministro Guido Mantega. Juntos, todos os vídeos com a imitação da presidente Dilma somam mais de 12 milhões de visualizações no YouTube. Os “pronunciamentos” têm dado tanto o que falar que até a própria Dilma teve a chance de assistir e rir. Detalhe: foi o ministro Mantega quem mostrou o vídeo. “Quando ouvi o ‘engole o choro’, fiquei numa saia justa: não sabia se ficava séria ou se caía na gargalhada. Não resisti”, contou a presidente ao jornalista Jorge Moreno, de O Globo.

Serviço:
Data: 17 de maio – Sexta
Horário: 21h
Local: Sala Palma de Ouro – R. Prudente de Moraes 580 – Salto
Informações: (11) 4602-8693www.teatrogt.com.br
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos

Vendas:
Bilheteria do Teatro - (11) 4602-8693 (de terça a domingo das 14 às 20h)

Valores:
Inteira: R$60,00
Meia-Entrada: R$30,00
Bônus: R$30,00.

Editora EMT lança revista em quadrinhos 'Papo Amarelo'

Está previsto para o mês de junho o lançamento da revista em quadrinhos do Papo Amarelo. Diante do sucesso que o herói ecológico vem fazendo na mídia, a EMT Editora resolveu lançar a revista de aventuras ambientada na Amazônia.
Moacir Torres é o criador do personagem e o desenhista Marcos Gratão foi quem fez o roteiro e os desenhos da edição de lançamento. A publicação tem 20 páginas em preto e branco com capa colorida e será vendida por R$3,00. Criado na década de 1990 pelo cartunista Moacir Torres (Turma do Gabi), o herói Papo Amarelo foi publicado no fanzine Rancho da época. Em 2000 o herói foi classificado em 1º lugar no concurso de criação de personagem realizado pelo Anima Heróis e Estúdio Dínamo (RS). Depois disso o personagem foi desenhado por dezenas de artistas brasileiros e está no blog www.papo-amarelo.blogspot.com. Mais informações: estudioemt@gmail.com.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maison La Poltrona será inaugurada dia 7 em Campinas

Sempre querida, Nádia Guimarães manda convite para a inauguração da Maison La Poltrona, no próximo dia 7 de maio das 16h às 22h, na Av. José Bonifácio 2495, no Jardim das Paineiras, em Campinas.

Indaiatuba City Guide

Josette Leprevost
Aconteceu no último sábado no Helvetia Polo Country Club o lançamento da primeira edição do Indaiatuba City Guide. Uma publicação do grupo Superguia, o Indaiatuba City Guide se destaca não apenas pela qualidade da encadernação e pela distribuição —além daqueles destinados aos patrocinadores, aeroportos, hotéis e outros pontos de interesse também receberão exemplares—, mas principalmente pelo conteúdo. Diferentemente das muitas publicações que prometem "O melhor de...", esta finalmente fugiu à regra, pois possui em seu interior indicações realmente de alto nível. Parabéns.
Na foto, as sócias Renata Pereira e Gislaine Brossi, do grupo Superguia.

Flautista piracicabano vence 12ª edição do Prêmio Nabor Pires Camargo

Eliandro Figueira - ACS/PMI
O flautista Leandro Cândido de Oliveira de Piracicaba conquistou os jurados se classificando como o primeiro colocado do 12º Prêmio Nabor Pires Camargo, realizado pela Fundação Pró-Memória. A audição pública aconteceu quinta e sexta-feira (dias 25 e 26) no Instituto Deco20 e contou com a presença de autoridades e apreciadores do clássico chorinho brasileiro.
O músico demonstrou muito talento na flauta transversal tocando A galope, de Altamiro Carrilho e Moema, do compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, na companhia de Jussan Cuxnei, no clarone, Marcus Godóy, no violão e Lucas Silva, no pandeiro. Oliveira estudou música em projetos sociais de sua cidade natal e posteriormente no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Venceu por dois anos consecutivos (2009 e 2010) o Concurso Nacional de Jovens Flautistas e vem atuando em variadas vertentes da música instrumental no Brasil.
O segundo colocado foi o bandolinista curitibano Daniel Migliavacca, que, na companhia de Glauco Sölter mostrou destreza tocando O vôo da mosca, de Jacob do Bandolim e Venenoso, de Nabor Pires Camargo. Também no bandolim, Tiago Augusto Silva dos Santos, natural de Ribeirão Preto, ficou na terceira colocação. Com os músicos acompanhantes Valdecir Belíssimo (violão de 7 cordas) e Marcos Paulo (violão), tocou Feia, de Jacob do Bandolin e Chorando as Mágoas, do patrono do prêmio. O cavaquinista Pablo Dias, de Belo Horizonte e o bandolinista Wellington Guimarães Gama, de Uberlândia, ficaram com a quarta e quinta colocação, respectivamente. A premiação da 12ª edição do Prêmio Nabor Pires Camargo foi a seguinte: R$8 mil para o primeiro colocado; R$6 mil para o segundo; R$5 mil para o terceiro, R$4 mil para o quarto e R$2 mil para o quinto colocado.
O show de encerramento ficou por conta do pianista Hercules Gomes, vencedor da última edição do prêmio, que aproveitou a oportunidade para relatar que a conquista da primeira colocação no 11º Prêmio Nabor Pires Camargo o impulsionou a iniciar novos projetos para sua carreira.  Natural de Vitória, Gomes lançará ainda este ano seu primeiro disco solo, intitulado Pianismo.
Na foto, o vencedor  Leandro Cândido de Oliveira com o jurado Mario Albanesi e o presidente da Fundação Pró-Memória, Antonio Reginaldo Geiss.

17º Bazar das Mães da Volacc

"Ninguém é de Ninguém" na Sala Palma de Ouro

O espetáculo será apresentado na Sala Palma de Ouro, que fica na R. Prudente de Moraes 580, Centro, Salto, no dia 16 de maio (quinta-feira), às 20h30min. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro ou pela Internet, através do site  www.supercult.com.br (a bilheteria do teatro só aceita dinheiro, enquanto o site aceita cartão de débito e crédito). Os ingressos custam R$50 (inteira); R$35 (promocional antecipado até a véspera - doando um caixinha de leite integral) e R$25 (meia-entrada, conforme Lei). Informações pelo site www.supercult.com.br e pelo telefone (11) 4602-8693.

Ficha Técnica
Da obra de: Zibia Gasparetto
Texto e Direção: Sergio Lelys
Elenco: Sergio Lelys, Beto Nasci, Viviane Salles, Giovanni Grecco, Nildá Araujo e Gerardo Franco
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos.

SOS Sociedade Solidária no The Royal

Carlão do vôlei estará no Circuito Esportivo 1º de Maio

Divulgação
O atleta de voleibol Carlão estará presente no Circuito Esportivo 1º de Maio, evento que vai trazer ao público provas esportivas de ciclismo, bicicross e skate para agitar o feriado do Dia do Trabalhador nesta quarta, no Parque Ecológico (em frente à Prefeitura). O eterno capitão da Geração de Ouro do Brasil distribuirá camisetas autografadas e estará à disposição para tirar fotos com os visitantes. Carlão é Embaixador do Esporte, projeto do Banco do Brasil que agrega personalidades do esporte em atividades em prol da sociedade e estimula a participação dos embaixadores em eventos esportivos. Marcelo Negrão e Virna Dias são outros embaixadores do programa que também já participaram de eventos em Indaiatuba.
Acreano de Rio Branco, Antônio Carlos Aguiar Gouveia, o Carlão, começou no vôlei aos 17 anos, bem mais tarde que a maioria dos atletas, mas superou as dificuldades e em apenas três anos já estava na seleção principal. Liderou a equipe brasileira por dez anos seguidos (de 1989 a 1999), conquistando 12 títulos. Em um deles, na final da Superliga de 1994, sofreu uma fratura no pé, mas continuou jogando. É até hoje o segundo jogador com maior número de jogos pela seleção. Foi eleito três vezes o melhor jogador do Brasil e duas vezes melhor jogador do mundo (1992/1995).
O Circuito 1º de Maio é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo e oferece ao público a partir das 8h a opção de conferir três provas esportivas de relevância nacional de forma simultânea: a 75ª Prova Ciclística 1º de Maio (com largada em frente à Prefeitura Municipal), a 9ª edição do Campeonato Regional de Skateboard (na Pista de Skate) e a 4ª Copa Indaiatuba de Bicicross (na Pista de Bicicross). A iniciativa terá o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, com a alocação de duas ambulâncias de plantão e do Departamento de Trânsito, que interditará a Marginal do Parque Ecológico nos dois sentidos da Prefeitura até a rua Fábio Bicudo das 6h às 16h no dia 1º. Os visitantes poderão ainda contar com pontos de alimentação próximos aos locais das provas. O Circuito 1º de Maio tem patrocínio da Ironage e da Urgh!, com apoio da Aeria (Associação de Esportes Radicais de Indaiatuba). Informações: (19) 3825-6270.

Imagem da semana

"O fantástico da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante um grande momento."
Autor desconhecido.

Bem vinda, A Real!

Tenho o prazer de receber como patrocinadora do blog a Panificadora A Real. Primeiro, porque é muito bom quando alguém acredita no trabalho da gente e, principalmente, porque sou fã d'A Real desde seus primórdios, quando ainda era estabelecida na Rua 24 de Maio. Pude acompanhar de perto o crescimento merecido do empreendimento, tudo graças ao trabalho incansável de Luiz Carlos e Raquel Scachetti Leopoldino e à qualidade incomparável de seus produtos. Parabéns pelo conjunto da obra, sejam bem vindos e sucesso, cada vez mais!

Martha Friedlander no Polo Arqdec

Divulgação
Queridinha das angels da Victoria’s Secret, como Isabelli Fontana, a expert em maquiagem Martha Friedlander ministra palestra no dia 2 de maio às 19h30, na sede do Polo Arqdec Interior, em Campinas, exclusivamente para os associados da entidade. Radicada há 25 anos nos Estados Unidos, Martha passa temporada em terras brasileiras e, na ocasião, orientará os lojistas e seus respectivos gerentes e vendedoras sobre a maquiagem ideal para uma boa apresentação e, por conseguinte, para melhor representar o estabelecimento no qual trabalha.
A palestra terá caráter beneficente, sendo necessário aos interessados levar um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado ao Centro Corsini, entidade escolhida para ser beneficiada pelas ações do Polo Solidário em 2013. Durante a apresentação, Martha fará demonstrações em três pessoas da plateia, com biótipos diferentes, para expor na prática todas as técnicas para cada situação. A orientação servirá de dica e ao mesmo tempo de alerta para os exageros que comprometem a imagem do colaborador e da empresa. A máxima menos é mais nunca esteve tão em alta, já que tudo está conectado à imagem e usá-la de maneira inteligente é conquistar a credibilidade do público. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone (19) 3255-4992, com Danielle. O endereço do Polo Arqdec Interior é Rua Odila Maia Rocha Brito 169, na Nova Campinas.
Clique aqui para saber mais sobre Martha Friedlander.