Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta charmosa nos cinemas Topázio de Indaiatuba

Votos de feliz Páscoa

Agradeço os votos de feliz Páscoa recebidos da querida amiga Mara Barnabé Prado, da Criare Móveis Planejados, da Eventi Organização de Eventos, do amigo Valgério Gianotto, de Criseide Chagäs e amigos da Oriente RH, da JB Print e da Congesa. A todos meu abraço carinhoso e votos de que a renovação e as novas energias arejem suas vidas e tragam amor e harmonia.

Encontro de Carros Antigos do Galleria homenageia Hots, Streets e Customs

O Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping, em Campinas, organizado pelo Clube V8&Cia, fará no dia 31 de março uma homenagem aos carros Hots, Customs e Streets, especialmente aos modelos Ford e Chevrolet das décadas de 20, 30 e 40, os preferidos para esta categoria.
Colecionadores desses carros – que têm a caracterização antiga, mas trazem também modificações principalmente nas rodas e motores –, vão expor suas relíquias no estacionamento do shopping das 8 às 15 horas. Está confirmada para a data a presença de diversos clubes de carros Hots da região e da capital.
Promovido todo último domingo do mês, no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos é uma tradição na região de Campinas, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. É uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.
Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.

Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8 e Cia
Data: domingo (31 de março)
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131,5 Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h

Voleibol estimula a interação social e desenvolve habilidades motoras das crianças

Uma das 23 modalidades que podem ser praticadas gratuitamente no PRIA (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) da Secretaria Municipal de Esportes por crianças de 6 a 17 anos, o voleibol destaca o trabalho em equipe e contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras dos participantes. “Por ser um esporte coletivo, as crianças aprendem que a equipe precisa de todos os jogadores para vencer uma jogada”, disse o professor de voleibol do PRIA Diego Danielski (foto). “Alguém precisa fazer a recepção, outro o levantamento para que um outro possa atacar; assim, as crianças veem que precisam uma das outras para ter o resultado, o que estimula a interação e o convívio social. Com os mais novos, entre 6 e 9 anos, a aplicação de jogos lúdicos e cooperativos auxiliam o entendimento do trabalho em grupo. Assim, o voleibol contribui para minimizar dificuldades de socialização”, afirmou o professor.
Danielski aponta que, além dos benefícios que toda prática esportiva oferece à saúde e qualidade de vida, o voleibol colabora ainda para o desenvolvimento das habilidades motoras da criança. “É uma modalidade de complexo aprendizado, pois envolve habilidades não naturais ou construídas, baseadas em gestos específicos, também chamados de fundamentos. Ao exigir atividades como correr, saltar, deslocar, lançar e rebater, acaba por promover melhorias no acervo motor do jogador”, explica o professor que avalia que a modalidade é, por outro lado, bastante democrática. “Não há um perfil determinado para o praticante, todas as crianças podem participar e aprender a jogar”, ressalta.
Exemplos de grandes atletas brasileiros não faltam para inspirar a criançada a aderir ao voleibol. “Hoje nosso campeonato nacional, a Superliga, é o mais equilibrado do mundo. Aqui estão vários dos melhores jogadores do planeta, atuando no Brasil e nossa seleção é composta por aquele que foi o melhor líbero por anos, o Serginho, nascido e criado em uma favela, com infância humilde”, destacou Danielski. “Temos o melhor jogador do mundo, o Murilo e também não podemos esquecer de fenômenos como Giba, Maurício e Nalbert, entre tantos que contribuíram para destacar nosso país no esporte”, apontou. “Em Indaiatuba, hoje as equipes estão em fase de reestruturação, mas já formamos grandes atletas. É importante ressaltar que todas as nossas equipes são compostas 100% por atletas da cidade, formados no PRIA. Eu, por exemplo, sou um atleta de vôlei de praia, treinador de voleibol, comecei no PRIA, passei para as equipes de alto rendimento, joguei em algumas equipes fora e voltei para atuar como professor. No ano passado, eu e meu parceiro Maike Denny fizemos uma boa campanha pelo município, conquistando a terceira colocação no Circuito Regional. Enfim, não faltam boas histórias de sucesso no voleibol brasileiro e local para estimular as crianças e jovens”, completou.
As aulas de voleibol no PRIA são coordenadas pelos professores Diego Danielski, Paulo Matoba, Fernando Ribeiro e Ulisses Pecchio nos núcleos esportivos e horários abaixo. A disponibilidade de vagas pode ser verificada diretamente com os professores nos núcleos de interesse.


Centro Esportivo do Trabalhador (Av. Conceição 1885 – Cidade Nova)
Terças e quintas – Manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15. Tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.
Educando para a Vida (R. João Carlos Canova 421 – Jardim Lauro Bueno)
Quartas e sextas - Manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15. Tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.
Instituto Deco 20 (R. Pedro Virillo 310 – Jardim Santiago)
Terças e quintas – Manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15. Tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.
Ginásio Municipal de Esportes (Av. Visconde de Indaiatuba 1250 – Jardim América)
Terças e quintas - Tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.
Parque Corolla (R. Serafim Gilberto Candello s/nº – Jardim Morada do Sol)
Terças e quintas – Manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15.
Quartas e sextas - Tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.

Sobre o PRIA
Com caráter educacional e tendo como finalidade contribuir para a formação dos futuros cidadãos, o PRIA oferece atividades esportivas a crianças de 6 a 17 anos, com 23 modalidades em 21 núcleos esportivos distribuídos por toda a cidade, incluindo de futebol a atletismo até rugby e aikido. “Para a atual gestão da Secretaria de Esportes, garantir a acessibilidade à prática da atividade física, com orientação de qualidade, para o maior número de munícipes, é uma prioridade”, destacou a coordenadora do PRIA Silvia Queriquelli de Agostini. “Com essa visão, estabelecemos uma nova diretriz ao PRIA, que passou a ter um caráter educacional, estabelecendo importante ferramenta na educação do ser humano com um todo. Para isso, contamos com um corpo docente de alta qualidade, para atender mais e melhor. Este ano ampliamos o número de núcleos e modalidade, dando assim à criançada uma ampla opção na prática esportiva. Do mais popular futebol a esportes considerados de elite como tênis e rugby, os alunos podem escolher a atividade com a qual mais se identificam, com horários diversos para atender ao contraturno escolar, em núcleos localizados por toda a cidade. E tudo gratuitamente”, completou.

Campanha de Doação de Sangue FIEC-Max Planck

A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), em parceria com a Corpus, que já contribui com os lanches oferecidos, firmou parceria com a faculdade Max Planck, que participará na campanha mensal de doação de sangue e cadastramento da medula óssea com a doação dos sucos oferecidos ao desjejum dos doadores de sangue.
Em conversa com o superintendente da FIEC, João Martini Neto, o gestor institucional da Max Planck, Heleno da Silva Luiz Jr., mostrou-se interessado em contribuir não só com os sucos, mas também no ato de incentivar alunos dos 14 cursos superiores, a doarem sangue, pois esta é uma ação solidária. Segundo Heleno, alunos participarão da campanha e, para o próximo ano, a intenção é que todos os alunos ingressantes nas faculdades Max Planck pratiquem o trote solidário.
A FIEC realiza a doação de sangue através da parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro) e o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp. A doação acontecerá sábado (dia 30) das 9h às 12h, na FIEC I.
Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes, etc.
Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
A doação respeita os critérios técnicos e não traz qualquer tipo de risco ao doador.
Seguem as datas da campanha: 30/03 - 27/04 - 25/05 - 29/06 - 27/07 - 31/08 - 28/09 - 26/10 - 30/11 - 21/12.

Prefeitura revitaliza Parque das Frutas

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciou segunda-feira (dia 25) a obra de revitalização do Parque das Frutas, com a pavimentação da pista de caminhada. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em três semanas.
Conforme explicou o secretário da pasta, José Carlos Selone, além da pista de caminhada, que também será interligada por uma ponte metálica, a revitalização ainda inclui os serviços de fechamento do campo de futebol com tela e a revisão completa da iluminação do Parque. 
Ótima notícia. O parque é um dos lugares mais belos e agradáveis da cidade e a pista de caminhada estava em estado lastimável. Espero que nessas obras incluam placas educativas para que os usuários utilizem as lixeiras e parem de deixar lixo por toda parte. E também, que essas lixeiras sejam esvaziadas com mais frequência, claro.

Orquestra Simón Bolívar na Sala São Paulo em 6 e 7 de abril

Um dos grandes destaques da Temporada 2011 da Sociedade de Cultura Artística, a Orquestra Simón Bolívar retorna a São Paulo para dois concertos extra-assinatura. Fenômeno dos mais aclamados no cenário atual da música de concerto, o grupo conta com musicistas formados por um inovador sistema de orquestras espalhadas por toda a Venezuela. Energia e vitalidade contagiantes marcam suas apresentações pelos palcos do mundo todo, sempre saudadas com entusiasmo pela crítica especializada. Gustavo Dudamel, figura estelar da regência (foto), dirige o grupo desde 1999 e é também diretor artístico da Filarmônica de Los Angeles.

CONCERTOS EXTRA-ASSINATURA
Sala São Paulo, 21h


6 de abril, sábado
Beethoven Sinfonia nº 5 
Stravinsky 
A sagração da primavera 

7 de abril, domingo

Beethoven 
Sinfonia nº 5 
Stravinsky 
A sagração da primavera
A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes 16, em São Paulo. Para mais informações, www.culturaartistica.com.br.

Prefeito viaja a Portland, EUA, em missão oficial

O prefeito Reinaldo Nogueira participa de 28 de março a 12 de abril de missão oficial na cidade de Portland, nos Estados Unidos, a convite das autoridades locais. O objetivo é estreitar relações institucionais e conhecer os projetos desenvolvidos na área de produção de energia, saneamento, transporte e meio ambiente, visando futuras parcerias que contribuam para a manutenção do desenvolvimento sustentável de Indaiatuba. O roteiro incluirá ainda a cidade de Gresham, próxima de Portland, que detém um projeto de tratamento de águas residuais que gera energia para a região, além de reuniões com empresários com potencial interesse de investimento em Indaiatuba. A licença para missão oficial de representação do município foi aprovada pela Câmara Municipal através do decreto nº 207/13 de 26 de março de 2013.

Secretaria da Família realiza reunião com entidades para apresentar projeto

Foto: Assessoria de Comunicação Social - PMI.
A Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realizou em março a primeira reunião com as entidades assistenciais para apresentar projeto da Proteção Básica Especial: o núcleo 3º setor, que visa o fortalecimento das entidades e a captação de recursos, novas fontes institucionais, elaboração e adequação de projetos e estratégias das empresas. As organizações que fazem parte do terceiro setor estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas e Oscips (Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem finslucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
Também na ocasião foi apresentada aos representantes das entidades a advogada Daniela Cavalcante Gomes, que tem especialização em Marketing de Comunicação Interna e é a responsável por este setor na Secretaria da Família e do Bem Estar Social.
O secretário Luiz Henrique Furlan explicou que a profissional verificará as necessidades da entidade na área de capacitação e relação externa. “Nosso objetivo é buscar voluntariado, captação de recursos e novas fontes de recurso nacionais e internacionais. Sabemos que muitas empresas possuem recursos para o 3º setor e vamos trabalhar para profissionalizar as entidades”.
Furlan destacou que Daniela orientará as entidades na elaboração e adequação de projetos a estratégia das empresas, divulgação dos projetos e envio aos parceiros e investidores.
Daniela explicou que sua área de atuação será na área de gestão e monitoramento. “Vamos trabalhar na contabilidade e financiamento, planejamento estratégico, gestão da qualidade e de pessoas, avaliações e monitoramento, prestação de contas e gestão de voluntariado de Indaiatuba. Vamos buscar o voluntário e dar capacitação e treinamento”.
A advogada Daniela Gomes explicou que também está fazendo um treinamento na FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), uma organização de direito privado do terceiro setor que dá suporte a 110 entidades sociais filiadas na cidade de Campinas e tem como objetivo e promoção humana, a assistência e o bem-estar social, dando prioridade às crianças e adolescentes de baixa renda. “A FEAC nos deu esta oportunidade de conhecer toda a sua estrutura”.
A FEAC tem 42 anos de existência, atende a cerca de 20 mil pessoas, sendo 90% crianças, o que representa atenção indireta a um universo de mais de 60 mil pessoas em todas as fases da vida.

'O Lado bom da vida' hoje na Reserva Cultural

A Reserva Cultural fica na Av. Paulista 900, em São Paulo - www.reservacultural.com.br.

‘Empresa Jr.’ do Ceunsp tira dúvidas sobre Imposto de Renda

A partir do dia 6 de abril e em todos os sábados do mês, alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do Ceunsp darão atendimento gratuito à população sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2013. A atividade, que é supervisionada por professores, é uma iniciativa realizada pelo terceiro ano seguido pela Empresa Jr. da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN), de Itu.
Além da consultoria, os alunos também poderão se encarregar do preenchimento e envio da declaração. Por isso, é recomendável que o contribuinte leve todos os comprovantes, de informes de rendimento (salários, créditos da Nota Fiscal Paulista, etc.) e de pagamentos (despesas com saúde e educação, entre outras), além de documentos pessoais (CPF, RG e Título Eleitoral) e, se houver, a última declaração enviada, em papel ou arquivo de computador. O sigilo é garantido através de um termo de confidencialidade assinado pelo estudante.
Para realizar o atendimento, 84 alunos participaram de um treinamento específico realizado com a professora Miriam Quintanilha, que também atua na área contábil e acumula experiência de muitos anos em preenchimento de Declaração de IRPF. O treinamento contou com o apoio da professora Márcia Belucci, também professora dos cursos da FGN e perita contábil.
Durante o treinamento, a professora Miriam abordou os principais pontos para o correto preenchimento da declaração, utilizando exemplos de rendimentos, bens, direitos, dependentes, dívidas, doações, financiamentos e leasing, elaborando uma declaração completa em todos os seus campos, explicando a importância de cada lançamento no programa da Receita Federal e sanando as dúvidas que surgiam à medida em que a complexidade se elevava.
O atendimento à população ocorrerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril, no campus II (R. do Patrocínio 716, no Centro de Itu), no Laboratório de Informática da Empresa Júnior. O agendamento deve ser feito previamente pelo e-mail irpf.fgh@ceunsp.edu.br.

Aulas de zouk e salsa na Escola de Dança Rodrigo de Oliveira

quarta-feira, 27 de março de 2013

Clube do Jeep doa ovos de Páscoa à Bolha de Sabão

As crianças da Bolha de Sabão receberam ontem (dia 26) a doação de ovos de Páscoa do Clube do Jeep, que também doou roupas, sapatos e objetos para o próximo Bazar da Pechincha a ser desenvolvido pela ONG.

Quarteto Sambabossa no Manchester

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em indaiatuba

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde obteve a confirmação de mais 11 casos de dengue no município, que somam agora 36 casos da doença registrados este ano. São 24 autóctones, sete importados residentes, um importado não residente e um indeterminado. Outros três casos positivos estão investigação quanto à procedência do paciente. Há ainda 54 suspeitas da doença que aguardam o resultado dos exames, avaliados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
O bairro que mais gera preocupação por parte da coordenação do Programa de Controle da Dengue é o Jardim Santa Cruz, onde foram notificados oito casos autóctones de dengue e há ainda outras 13 suspeitas. Em segundo lugar vem o Jardim Morada do Sol, com cinco casos autóctones e sete suspeitas. “A situação está bastante delicada no Jardim Santa Cruz, pois apesar de ser um bairro pequeno está concentrando a maioria dos casos positivados. Temos intensificado as ações de combate a criadouros na região, mas a colaboração da população é primordial”, alertou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Piveta. A última ação desenvolvida no bairro, ocorrida dia 20 de março, abrangeu 168 imóveis e resultou na retirada de 14 criadouros com larvas e emissão de 17 comunicados de advertência. Outras ações estão previstas para serem realizadas no Jardim Santa Cruz em abril.
Nesta última semana foram realizadas ainda buscas ativas de casos suspeitos e retirada de criadouros nos bairros Vila Furlan e Cidade Nova, onde foram trabalhados 301 imóveis e encontrados 20 criadouros com larvas e outros 14 com água, mas sem a presença de larvas. O programa emitiu comunicados de advertência para 34 moradores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – PMI.

Teatro do SESI Campinas apresenta o espetáculo ‘Portela, Patrão; Mário, Motorista’

Foto: Ligia GB.
O grupo de teatro Boa Companhia encena a tragicomédia Portela, Patrão; Mário, Motorista, no Teatro do SESI Campinas (Amoreiras). A sessão, gratuita, será realizada no dia 30 de março (sábado), às 20h. Na história, os atores Daves Otani e Eduardo Osorio abordam, com muito humor, a relação entre um funcionário e seu empregador.
As reflexões sobre as relações humanas tracejadas pelo dinheiro e poder que Portela possui têm início quando os protagonistas se encontram no fim de uma noite em um boteco. Portela bebe para esquentar seu frio coração de patrão e se tornar mais amigável e humano, enquanto Mário aproveita a embriaguez de seu chefe para agradá-lo em seu momento de descontração – e assim manter seu emprego.
Entre bonecos em tamanho humano que trazem um tom grotesco do bufão, os atores se alternam nas personagens e brincam com a possibilidade de todos serem patrões e empregados. Inspirada nas gravuras Os Caprichos, do pintor espanhol Francisco Goya (1746-1828), a peça tem um visual soturno e um humor sarcástico, que procura traduzir a crueldade do mundo contemporâneo e suas relações com o poder do capital. A improvisação é o recurso principal desse trabalho, colocando o ator no centro da criação cênica.

FICHA TÉCNICA
Criação, direção, adaptação e atuação: Daves Otani e Eduardo Osorio
Codireção: Verônica Fabrini
Provocação cênica: Alexandre Caetano, Moacir Ferraz e Andreas Simma
Iluminação: Verônica Fabrini e Bruno Garcia
Sonoplastia: Silas Oliveira
Figurino e cenário: Daves Otani e Eduardo Osorio
Confecção de bonecos (cabeças e mãos): Helô Cardoso e Caio Sanfelice
Confecção de bonecos (corpo): Francisco Ivan Russo
Realização: Boa Companhia
Núcleo de produção: Cassiane Tomilhero e Isabela Razera
Técnico de luz e som: Bruno Garcia e Erico Damineli

SERVIÇO
SESI-SP/Projeto Palco Livre  
Espetáculo Portela, Patrão; Mário, Motorista
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) - Av. das Amoreiras 450
Data e horário: 30 de março (sábado), às 20h
Capacidade: 366 lugares, sendo 8 para cadeirantes
Gênero: tragicomédia
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Tema e conteúdo: tema adulto, relações humanas de trabalho e dinheiro, poder do homem sobre o próprio homem
Informações: (19) 3772-4100 / 4183 / 4160
Entrada franca – os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência do início da apresentação.

Grupo húngaro Budapest Bár abre a temporada musical 2013 do SESI-SP

Foto: Ruthe Zuntz.
O SESI-SP apresenta a primeira turnê do Budapest Bár no Brasil, que marca o início da temporada 2013 do SESI Música. A banda, uma das mais expressivas da atualidade na Hungria, traz um espetáculo que promove um diálogo entre culturas de diferentes partes do mundo, incluindo influências da música brasileira. O grupo sobe ao palco do Teatro do SESI Campinas nos próximos dias 31 de março (domingo), às 19h00 e 1º de abril (segunda), às 20h00.
Além de Campinas, serão realizadas apresentações gratuitas nos teatros do SESI-SP nas cidades de Itapetininga (27 de março), Sorocaba (28 e 29 de março), São Paulo (3 e 7 de abril) e Rio Claro (4 e 5 de abril).
Na apresentação, os músicos remetem os espectadores à vida noturna da primeira metade do século 20 e ao cenário contemporâneo de Budapeste, promovendo um encontro de gerações e estilos. O público também terá a oportunidade de apreciar o címbalo húngaro – instrumento musical de cordas percutidas raramente apresentado no Brasil.
O repertório mescla a música tradicional húngara com gêneros como pop, rock, jazz e tango – incluindo composições autorais e releituras de sucessos como Milonga del Angel, do compositor argentino Astor Piazzolla e Carinhoso, do mestre Pixinguinha.
“Apresentaremos uma combinação de música clássica, húngara e cigana, com arranjos tocados em um virtuoso estilo cigano”, contou o líder da banda, Robert Farkas.
Farkas esteve no Brasil em 2009 e 2010. Na ocasião, ministrou cursos de música para crianças e estudou guitarra com artistas brasileiros. “Voltar ao país para mostrar a nossa música ao grande público será uma honra”, declarou. 

Sobre o Budapest Bár
Em 2007, instrumentistas e cantores da cidade de Budapeste, na Hungria, decidiram se reunir para gravar algumas canções da época de ouro dos cabarés europeus. O líder do grupo, Robert Farkas, desejava criar uma sonoridade que representasse a fusão entre a música tradicional húngara e a produção musical de vanguarda do Leste Europeu – com a presença marcante de instrumentos de cordas, sobretudo o violino. Em cinco anos de trajetória, o Budapest Bár gravou quatro álbuns (que conquistaram disco de platina na Hungria), dois DVDs ao vivo e um videodocumentário sobre a banda e sua relação com Budapeste.  Em comemoração ao seu quinto aniversário, em 2012, o Budapest Bár lançou um livro intitulado Joy of Music (alegria da música, em tradução livre), com fotos e curiosidades dos discos, turnês e canções do grupo. 

Ficha técnica
Violino e violão: Robert Farkas
Acordeom e piano: Karoly Okros
Címbalo: Mihaly Farkas
Baixo acústico: Richard Farkas
Harmônica e voz: Gyorgy Ferenczi

Repertório
Hullámzó Balaton, de Jenő Hubay
Milonga del Angel, de Astor Piazzolla
Gypsy Rondo, de Joseph Haydn e Mihály Farkas
II Hungarian Rhapsody, de Franz Liszt e Mihály Farkas
Capriccio, de Bela Babai
Rózsalevél, de Dénes Buday e Sefket Seffedin
Átutazó Vagyok itt a Földön, de Jeno Horvath e Rezső Seress
Carinhoso, de Pixinguinha
Skylark, de Dinicu
Gloomy Sunday, de Rezső Seress

SERVIÇO:
Local: Teatro do SESI Campinas (Av. das Amoreiras 450, Parque Itália)
Data e horário: 31 de março (domingo), às 19h00 - 1º de abril (segunda), às 20h00
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100 / 4183
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

terça-feira, 26 de março de 2013

Abertas as inscrições para o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013, iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Conservação Internacional e a Fundação SOS Mata Atlântica. As inscrições vão até 3 de maio e devem ser feitas pelo site www.premioreportagem.org.br. Esta é a 12ª edição do prêmio, que tem o objetivo de promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre a Mata Atlântica e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais. A iniciativa tem o patrocínio do Bradesco Capitalização.
Podem se inscrever jornalistas brasileiros residentes no país e atuantes na imprensa escrita e televisiva nacional. Necessariamente, a matéria inscrita deverá ter sido publicada ou veiculada no período de 1°de abril de 2012 a 31 de março de 2013.
Os jornalistas podem submeter reportagens sobre uma grande variedade de assuntos ligados ao bioma, como: Rio+20 e a Mata Atlântica; Código Florestal e a Mata Atlântica; economia verde; crimes ambientais e denúncias; ecoturismo; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); restauração florestal e ambiente urbano, entre outros.
As inscrições devem ser realizadas até 3 de maio, pelo site do prêmio (www.premioreportagem.org.br), totalmente reformulado para esta edição. “Neste ano, o processo de inscrição será feito em uma nova plataforma que permitirá maior praticidade. Em poucos passos, o jornalista concluirá sua inscrição, podendo fazer o processo todo pela internet, inclusive o envio da matéria”, explicou Marcele Bastos, coordenadora de comunicação da Conservação Internacional e da iniciativa.
Outra novidade deste ano é que agora os jornalistas podem inscrever séries. “Se a série foi exibida ou publicada em cinco dias, por exemplo, o jornalista poderá enviar as cinco reportagens em um só arquivo, na mesma inscrição”, esclareceu Afra Balazina, diretora de Comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica.

PRÊMIOS
São três as categorias do Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica neste ano: Jornal Impresso, Revista e Televisão. Nas duas primeiras categorias, os textos devem ter no mínimo 300 palavras e ter sido publicados em jornais ou revistas impressas do país.
Para a categoria Televisão, as reportagens devem ter sido exibidas no contexto de programas jornalísticos, documentários ou de variedades, transmitidos pela televisão aberta ou por assinatura operando em território nacional.
Para os vencedores de cada categoria serão oferecidos os seguintes prêmios: primeiro lugar – R$10.000,00; segundo lugar – R$5.000,00 e terceiro lugar – R$2.500,00. Além do prêmio em dinheiro, todas as colocações receberão um certificado.
Confira o regulamento completo em www.premioreportagem.org.br.

‘Menu Musical’ do Jaraguá recebe a cantora Leticia Nicolielo

A cantora e instrumentista Leticia Nicolielo realizará um show gratuito no Shopping Jaraguá Indaiatuba no próximo domingo (dia 31 de março). A apresentação, parte do projeto cultural Menu Musical, acontece na praça de alimentação a partir das 12h30.
Leticia, que também é compositora, violonista, produtora e empresária do ramo de eventos, traz no repertório grandes composições da Música Popular Brasileira, do clássico ao contemporâneo, com bossas, sambas e xotes. Atualmente, a artista cursa aulas de canto com ênfase em MPB/Jazz e aulas de aperfeiçoamento para o violão, especializando-se em harmonia, improvisação, percepção e integração musical.

Ciclismo de Indaiatuba garante pódios no GP Salto de Pirapora

A equipe de ciclismo de Indaiatuba garantiu vários pódios no GP Salto de Pirapora, realizado no último dia 24 em Salto de Pirapora, conquistando o primeiro lugar em três categorias. Laís Saes ficou em 1º lugar na categoria Elite Feminino, mesma posição de William dos Anjos na categoria Junior e Cleiton dos Santos na categoria Sênior A. Confira a classificação dos demais atletas:
Barbara Bianca – categoria Elite Feminino – 2º lugar
Fernando Arruda – categoria Sub 30 – 2º lugar
Adriano Sanchez – categoria Sênior A – 3º lugar
Gilberto Mendes – categoria Sênior A – 4º lugar
Claudemir dos Santos – categoria Sênior A – 6º lugar
Marcos Micheline – categoria Sênior B – 6º lugar
“Foi uma prova de circuito difícil, embora curta, mas com subidas e que exigiu bastante força dos atletas; estou satisfeito com o desempenho de nossa equipe”, conta o treinador Armando Camargo, que informou que o próximo desafio será a etapa do Metropolitano de Ciclismo no Guarujá no dia 14.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – PMI.

Regatas promove palestra “Análise da personalidade pelos pés”

Acredita-se há muito tempo que os pés revelam traços da personalidade e que por meio deles é possível conhecer alguém profundamente (cada um dos dedos corresponde a um aspecto da vida). Com o objetivo de ampliar a compreensão e validar respostas obtidas através deste procedimento, o Clube Campineiro de Regatas (Av. Cel. Silva Telles 462, no Cambuí) promove dia 3 de abril às 19h30 no Red Hall a palestra Análise da personalidade pelos pés, com o terapeuta holístico Irmo Neto. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Secretaria de Esportes normatiza Bolsa Atleta do FAE

A Secretaria Municipal de Esportes está promovendo a normatização da concessão de Bolsa Atleta em Indaiatuba com recursos do FAE (Fundo de Assistência ao Esporte) aos competidores que defendem o município no esporte de alto rendimento. A partir de agora, o atleta que desejar pleitear este apoio financeiro deve se enquadrar em critérios predeterminados regidos pela portaria nº 164 do Ministério do Esporte; entre eles, estar nos três primeiros colocados em campeonatos internacionais, nacionais ou regionais no ano anterior ou ter índice para tal comprovados por federações e confederações, apresentar resultados classificatórios e ser residente em Indaiatuba.
A medida visa garantir maior transparência na aplicação destes recursos, conforme explicou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “O que estamos fazendo é regulamentar a concessão da Bolsa Atleta do FAE no município com critérios claros. Isso nos permite valorizar e conceder este apoio àqueles atletas que estão obtendo resultados para cidade e os estimula a continuar conosco defendendo Indaiatuba nas competições”, dise Panzetti. “Isso não quer dizer, claro, que vamos deixar de dar suporte aos demais atletas que ainda se encontram em formação com o fornecimento de transporte e uniformes, mas, sim, que a destinação do auxílio financeiro do bolsa atleta do FAE será exclusivamente aplicado nos atletas de elite de Indaiatuba, que é sua finalidade original”. As novas regras devem ser publicadas na Imprensa Oficial até a próxima semana. A partir daí, os atletas terão 30 dias para solicitar a concessão. Informações: (19) 3825-6270.
A normatização da Bolsa Atleta do FAE para Indaiatuba faz parte de uma reestruturação que vem sendo promovida desde o começo do ano em todas as frentes de atuação da Secretaria de Esportes. “Queremos que todas as áreas tenham procedimentos estabelecidos, claros e que mantenham um padrão de qualidade, independente de projetos ou objetivos pessoais. O atendimento ao cidadão tem que ser sempre o mesmo, com o mesmo nível”, disse Panzetti. “Para isso, estamos normatizando o PRIA, que é a nossa frente de investimento na formação do esporte educacional para alunos de 6 a 17 anos, ampliando também o número de núcleos esportivos e modalidades oferecidas às crianças, promovendo valores e hábitos saudáveis e democratizando o acesso à prática esportiva até mesmo com a inclusão de esportes considerados de elite em nossas aulas, como o rugby e o tênis. Na frente de esporte de participação e lazer, criamos uma coordenadoria que está padronizando o atendimento à terceira idade e às pessoas com necessidades especiais. E no esporte de alto rendimento, estamos também criando esta regulamentação para a concessão de Bolsa Atleta. Todo este trabalho vai garantir uma base sólida para que a secretaria promova cada vez mais a inclusão social, a massificação da prática esportiva e sua democratização, visando resultados perenes em longo prazo”, completou.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO BOLSA ATLETA FAE EM INDAIATUBA
Categoria Internacional – ser residente no município, ser maior de 16 anos; estar entre os três primeiros colocados em campeonatos mundiais ou sul-americanos ou ter índice para tal, comprovados por federações e confederações reconhecidas pelo Ministério dos Esportes ou pelo Comitê Olímpico Brasileiro; apresentar resultados classificatórios para as modalidades individuais ou súmulas em modalidades coletivas.
Categoria Nacional - ser residente no município, ser maior de 14 anos; estar entre os três primeiros colocados em campeonatos nacionais ou ter índice para tal comprovado por federações e confederações reconhecidas pelo Ministério dos Esportes ou pelo Comitê Olímpico Brasileiro; apresentar resultados classificatórios para as modalidades individuais ou súmulas em modalidades coletivas.
Categoria Estadual - ser residente no município, ser maior de 14 anos; estar entre os três primeiros colocados no ano anterior na mesma competição da respectiva modalidade; apresentar resultados classificatórios para as modalidades individuais ou súmulas em modalidades coletivas, com comprovação da entidade oficial.
Categoria Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior - ser residente no município; estar entre os três primeiros colocados no ano anterior na mesma competição da respectiva modalidade; apresentar resultados classificatórios para as modalidades individuais ou súmulas em modalidades coletivas.
Apoio Viagem – ser residente no município; ser maior de 16 anos; estar entre os dois primeiros colocados no ranking nacional ou ter índice para tal comprovado por federações e confederações reconhecidas pelo Ministério dos Esportes ou pelo Comitê Olímpico Brasileiro; apresentar resultados classificatórios para as modalidades individuais; apresentar ofício da entidade nacional, certificando que a mesma não tem recursos para envio do atleta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – PMI.

Congesa Happy Day

O Congesa Happy Day, organizado pela Congesa no último sábado (dia 23) no estande de vendas do DUE, reuniu mais de 200 pessoas que aproveitaram para conhecer o novo empreendimento da construtora e participar das atividades do evento. A presença do consultor de bebidas da Devassa Vinícius Melo permitiu aos apreciadores conhecerem mais sobre os tipos de cerveja e suas características e, assim, participarem com mais informação da degustação oferecida. O Congesa Happy Day teve ainda oficina de cupcakes —o espaço preferido pelas crianças e sessão de caricaturas. 


Athos Mazzoni, Nayara Joly e Adriana Maschietto Maionchi Mazzoni.
 René Almeida e Sandra Scachetti foram conferir.
Assim como Isabel Sombini e José Rubens Oliva com o filho Enzo.
Fotos: Daniel Cardoso.

Escala promove Café Pedagógico dia 8 de abril


Eleição de novos membros na pauta da reunião do Conselho de Saúde

Foto: Arquivo Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.
O Conselho Municipal de Saúde de Indaiatuba realiza dia 27 de março, das 8h30 às 12h, no Plenário José Soliani da Câmara Municipal, a quarta reunião ordinária de 2013. Um dos assuntos da pauta está a formação da comissão eleitoral para a eleição de novos membros do CMS no próximo mês de abril. Também serão discutidas a abertura e verificação de quórum; aprovação de atas de reuniões anteriores; o plano anual de ações e metas do Cerest para 2013, apresentação e deliberação com a coordenadora Caroline Ribeiro.
Também será feita a apresentação por Maria Inês T. de Carvalho sobre o evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim, realizado pela Cidoti nos dias 8, 9 e 10 de março de 2013 e deliberação sobre as alterações do regimento interno do Conselho Municipal de Saúde de Indaiatuba.
As reuniões do CMS são abertas e qualquer cidadão pode participar. As reuniões são conduzidas pelo dentista e presidente do CMS, Charlton Heston Teixeira Bressane.