Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura doa um ônibus e duas vans para a APAE

Foto: Eliandro Figueira.
O prefeito Reinaldo Nogueira formalizou na manhã de hoje a doação de um ônibus e duas vans para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Os veículos pertenciam à Secretaria de Educação e foram reformados pela Secretaria de Obras e Vias Públicas para a utilização da APAE. Todos são adaptados para o transporte de cadeirantes.
Participaram da entrega a secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti; o secretário de Obras José Carlos Selone; o vereador Maurício Baroni; a diretora da APAE Ângela Maria Prandini; o presidente da APAE Gentil Pacioni; o assessor da diretoria da APAE José Celino Roncato e a presidente do Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Noemia Giatti Roncato.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - PMI.

Refortec contratada para reparos estuturais no Casarão Cultural Pau Preto

Foto: Darlene Ribeiro.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba contratou em caráter emergencial a empresa Refortec Engenharia e Fundações para a execução dos reparos estruturais no Casarão Cultural Pau Preto. A obra foi iniciada na última sexta-feira (dia 22). O prédio sofreu rachaduras próximas à entrada principal e na Tulha (espaço reservado para a realização de oficinas e eventos) e foi parcialmente interditado pela Defesa Civil do Município dia 13 de fevereiro. Em razão dos danos causados à edificação histórica e necessidade de reparos estruturais urgentes, a empresa foi contratada em caráter emergencial sem licitação pública, ação respaldada na Lei Federal nº 8.666/93.
Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, ainda na última semana foram solicitados orçamentos para três empresas especializadas em fundações e optou-se pela Refortec Engenharia e Fundações em razão do preço e da experiência na execução de obras em prédios históricos. “Todas as decisões foram tomadas pelo Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória, que se reuniu em sessão extraordinária exclusivamente para discutir desse caso”, afirmou. A obra está estimada em R$150 mil.
Um laudo emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia suscitou a possibilidade de um fluxo d’água constante proveniente de um vazamento de uma adutora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que passa em frente ao imóvel, ter provocado a acomodação do solo causado os danos ao prédio. O conserto do vazamento foi providenciado no mesmo dia em que foi identificado, dia 14 de fevereiro. O SAAE está avaliando o ocorrido e irá emitir um laudo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social. 

Palestra “Bem estar da mulher moderna” comemora o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e também o mês da mulher, a rolfista Yeda Bocaletto, de Campinas, promove no dia 9 de março, em um espaço na Chácara da Barra (R. Monte Azul 85, em Campinas), a palestra gratuita Bem-estar da Mulher Moderna, que será seguida por uma vivência que ensinará recursos para aliviar as incômodas dores no corpo e melhorar a postura.
O objetivo do evento é mostrar como o método Rolfing – uma terapia corporal criada nos Estados Unidos, que visa organizar a postura e aliviar dores crônicas na coluna e em outras partes do corpo – pode trazer maior qualidade de vida e bem-estar. “As mulheres de hoje são sobrecarregadas com múltiplas responsabilidades e tarefas e, consequentemente, acabam convivendo com dores em diversas partes do corpo, sobretudo nas costas, o que se agrava com a má postura. O Rolfing é uma espécie de fisioterapia alternativa que promove o alívio dessas dores e desconfortos, além de melhorar a consciência corporal e ser extremamente benéfico”, afirma.
A especialista explica que a musculatura feminina é mais fraca em relação à do homem e que a fisiologia da mulher é mais instável devido às oscilações hormonais que acontecem todos os meses ao longo de toda a vida. “Por estas razões físicas e fisiológicas e por toda a demanda da vida moderna, a mulher sofre mais com dores e desgastes musculares e articulares”, ressalta. Segundo ela, além de eliminar dores musculares e reeducar os movimentos, o Rolfing libera tensões e contribui para o equilíbrio emocional e o autoconhecimento. “É uma técnica completa e que tem resultados rápidos e duradouros”, esclarece.
Para participar do evento, basta se inscrever até 8 de março pelo telefone (19) 3027-2241ou pelo e-mail yedab@hotmail.com. As vagas são limitadas. Mais informações pelo site www.metodorolfing.com.br. Informações e inscrições: (19) 3027-2241. 
 Yeda Bocaletto é rolfista avançada, formada pelo Rolf Institute of Structural Integration, em Boulder, nos Estados Unidos. Tem 13 anos de experiência com atendimento clínico, três deles atuando em Boston. Tem grande atuação na área de pesquisa e de docência de Rolfing. É professora e Rolfing da Associação Brasileira de Rolfing® (ABR) desde 2008 e foi coordenadora de pesquisa do Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing (Naper), da ABR, entre 2002 e 2009. Atualmente tem consultório em Campinas e em São Paulo.
O Rolfing é uma terapia corporal que consiste na manipulação dos tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos) e na reeducação de movimentos cotidianos, como caminhar, sentar, dirigir, dormir e respirar, promovendo o realinhamento corporal de forma completa e eficiente. Tem por finalidade organizar a postura e aliviar dores crônicas na coluna e em outras partes do corpo. Criado pela bioquímica norte-americana Ida Rolf, na década de 1940, o método chegou oficialmente ao Brasil em 1988, com a fundação da Associação Brasileira de Rolfing® (ABR). É baseado em conceitos de Física e de Biomecânica e o tratamento tem duração média de 10 a 15 sessões.

Convite ACIC

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) convidando para o encontro mensal com a imprensa, na quinta-feira, 7 de março, às 10h, em sua sede (R. José Paulino 1111, no Centro).
Na pauta, uma conversa com os porta-vozes da entidade, a presidente Adriana Flosi, o superintendente Luiz Eduardo Drouet e o economista Laerte Martins.

Programação musical de março do Shopping Jaraguá

O Shopping Jaraguá Indaiatuba informa a programação de março do projeto Menu Musical. Os shows acontecem todos os domingos, a partir das 12h30, na praça de alimentação e, abrindo a agenda do mês, o grupo Choro da Alvorada (foto) traz, no próximo dia 3, as melhores composições do chorinho.
No dia 10, o show será em dose dupla: Guilherme Lamas e Roberto Amaral oferecem ao público o ritmo do samba. O M.M.A. Jazz Trio se apresenta no dia 17 e traz clássicos da Bossa Nova e do jazz. Kika Baldasseirine promete agitar os espectadores no dia 24 e Leticia Nicolielo encerra a programação no dia 31.

Jazz & Vino: Tributo a Miles Davis

Campanha de Prevenção de Doenças Renais e Dia Mundial do Rim

A Comissão Intersetorial de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba (Cidoti) do Conselho Municipal de Saúde promoverá nos dias nos dias 8, 9 e 10 de março ações em comemoração ao Dia Mundial do Rim.  A Cidoti é formada por membros da sociedade civil organizada com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Rotary Club Indaiatuba Votura, Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Instituto Thompson, Volacc, Banco de Olhos de Sorocaba, Secretaria Municipal de Saúde e GABRIEL.
As ações programadas para Indaiatuba buiscarão chamar a atenção da população sobre a doença renal crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a enfermidade será a epidemia do século XXI. Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de Doença Renal Crônica. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada a aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevado custo para a saúde pública.
A Doença Renal Crônica faz os rins pararem de funcionar e é silenciosa nos estágios iniciais. As pessoas com o maior grau de risco são as que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, que são sedentárias e tabagistas. Estas devem realizar exames regularmente.
A realização de exames como o de urina, rotineiramente e o de medição do nível de creatinina no sangue é importante para constatação da doença. Mudanças no estilo de vida como uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos são medidas simples e importantes para evitar que o problema se desenvolva.
Outra opção de tratamento para a doença renal crônica avançada é o transplante renal, que está associado a menores taxas de mortalidade em longo prazo, melhor qualidade de vida e menores custos para a saúde pública. Na última década, o índice de transplante de rim teve aumento significativo no país, mas ainda não reduziu o número de pacientes em diálise, que dobrou no mesmo período. Mesmo com este aumentado significativo, 50% da fila de espera por um órgão ainda é representada pelos pacientes renais crônicos.

Programação
Dia 8 de março – Câmara Municipal de Indaiatuba - 19 às 21h: Comemoração do Dia Mundial do Rim com palestra do Prof. Dr. Carlos Eduardo Machado, nefrologista, sobre como prevenir doenças renais e depoimento do Sr. Oswaldo Jesus de Moraes Junior sobre ser um renal crônico e suas consequências.

Dia 9 de março - Shopping Polo de Indaiatuba – 10 às 22h: Ação de saúde onde serão oferecidos diversos serviços junto aos visitantes do shopping, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, pesquisa de hábitos realizada pela equipe de enfermagem do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, informações nutricionais, distribuição de folhetos sobre prevenção em saúde e confecção do cartão do doador do BOS.
Praça Renato Villanova (Praça do Cato) – 9 às 19h: Ação de Saúde junto à população do bairro Cecap em parceria com a Asdavi – Associação de Surdos e Deficientes Auditivos e Visuais de Indaiatuba, com aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de folhetos sobre prevenção em saúde e exposição sobre funcionamento de equipamento de hemodiálise.

Dia 10 de março – Caminhada no Parque Ecológico – das 8 às 11h: Com o tema Prevenir é o melhor remédio, a caminhada será iniciada com atividade física ministrada por professores de educação física do SESI culminando com caminhada em volta do Parque.

"O Filho do Outro" na Sessão Última Chance

A Reserva Cultural fica na Av. Paulista 900, em São Paulo, capital.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Representantes da John Deere visitam projetos sociais da Prefeitura

O secretário municipal da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan e equipe receberam no dia 25 de fevereiro, na sede do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos), no Bairro Santa Cruz, a visita de representantes da empresa norte americana John Deere. A equipe da empresa conheceu o funcionamento do projeto Gente Eficiente, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal das Ações de Assistência de Promoção e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.
O projeto é um espaço de convivência que, por meio de atividades de oficinas de capacitação e terapêuticas, visa à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, valorização e estímulo da autoestima da pessoa com deficiência e idade acima de 15 anos; também objetiva orientar, aconselhar e capacitar as empresas instaladas no município em relação às deficiências, visando facilitar o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho.
Furlan agradeceu a visita e explicou o funcionamento do centro e o trabalho desenvolvido com os jovens visando a inclusão no mercado formal. “Sabemos que esta reunião servirá para união de forças entre o poder público e a John Deere, que também tem uma legislação trabalhista a cumprir na questão de cotas para pessoas com deficiência. Esperamos que os nossos jovens sejam inseridos no mercado formal”. O secretário explicou que são 93 jovens atendidos no centro com todos os tipos de deficiência e, de acordo com os seus perfis, participam de oficinas pedagógicas e a equipe trabalha as suas habilidades para encaminhá-los ao mercado de trabalho. “Além dos nossos jovens também atendemos a comunidade e temos um cadastro de 144 pessoas com deficiência interessadas em trabalhar no mercado formal”.
A gerente de Recursos Humanos da John Deere de Indaiatuba, Carmem Frank, agradeceu o convite e explicou que já contratou, em setembro de 2012, duas jovens encaminhadas pelo centro e que permanecem na equipe. “A nossa empresa, em todas as unidades, trabalha com pessoas com deficiência e podemos citar a unidade de Montenegro (RS), onde temos 10 aprendizes com deficiência”.
As propostas da equipe da Secretaria Municipal da Família é inserir o jovem no mercado de trabalho e também fazer todo o acompanhamento do processo tanto da pessoa quanto de sua família. “É sempre bom ressaltar que o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é suspenso e pela nova legislação se a pessoa perde o emprego o BPC volta a ser pago”.
Após a reunião as representantes da empresa conheceram as dependências do centro e também uma oficina que atende aos alunos com maior comprometimento intelectual.
Após a visita no Centro de Referência, os representantes da John Deere foram conhecer o Educandário Deus e a Natureza, no Jardim Adriana, que é a entidade de Indaiatuba responsável por desenvolver e encaminhar os jovens para empresas seguindo todas as diretrizes da Lei do Aprendiz Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal Nº 5.598/2005. A Lei do Aprendiz determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Conforme a Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa. Podem ser aprendizes jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. A comprovação da escolaridade de aprendiz com deficiência mental deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização.
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.

Com repertório eclético, Manchester Music inaugura dia 8 no Centro

Com a fachada mais bonita, será inaugurado no próximo dia 8 de março o Manchester Music, um bar idealizado para os amantes da música ao vivo. Apesar do nome que remete ao bom e velho rock'n roll, o Manchester vai oferecer estilos de vários lugares do mundo, como o blues, soul, jazz, flamenco, música popular brasileira, música latina e chorinho, entre outras.
O cardápio diferenciado promete ir além das tradicionais porções, com lanches frios típicos de boteco e drinks não convencionais.
O Manchester Music foi projetado pensando no conforto e segurança dos clientes e está 100% de acordo com as exigências dos órgãos governamentais (Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente). Além disso, devido ao programa do governo Tolerância Zero, a casa disponibilizará o serviço de van para seus clientes de Indaiatuba.
O bar funcionará às sextas-feiras e sábados a partir das 20h. O Manchester Music fica na Rua Humaitá 700 (em frente ao cemitério velho), com fácil estacionamento e monitoramento para maior comodidade dos clientes. 

Quinta Charmosa no Topázio Cinemas de Indaiatuba

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Exposição homenageia engenheiro-arquiteto Luis Saia no Mackenzie/SP

De contribuição inegável para a história da arquitetura e do urbanismo no Brasil, o engenheiro-arquiteto Luís Saia (1911-1975) protagoniza um conjunto de trabalhos que o Centro Histórico Mackenzie apresenta aos visitantes até 16 de março. A exposição Luís Saia: memória e política é organizada pelo urbis (grupo de pesquisa em história da cidade, arquitetura e paisagem), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com entrada gratuita, a mostra mergulha na trajetória, ideias e obras do são-carlense Luís Saia, visando recuperar sua inserção como profissional, intelectual e cidadão no âmbito da arquitetura e do urbanismo, da preservação do patrimônio e da cultura brasileira, campos pelos quais o engenheiro e arquiteto tanto lutou. A exposição foi concebida pelo professor Carlos Roberto Monteiro de Andrade (IAU-USP), que a coordenou ao lado do professor Francisco Sales Trajano Filho (IAU-USP), do professor Paulo Roberto Masseran (Unesp/Bauru) e de Jaelson Bitran Trindade (Iphan/SP).
O Centro Histórico Mackenzie está localizado dentro do campus Higienópolis da UPM, próximo à região central de São Paulo.

Serviço: Exposição Luís Saia: memória e política
Período: Visitação gratuita, de 20/02 a 16/03. De segunda a sexta-feira, das 10 às 20h e aos sábados das 10 às 17h.
Local: Centro Histórico Mackenzie (Prédio 1) do campus Higienópolis do Mackenzie. Acesso mais próximo pela Rua Maria Antônia 307, São Paulo.
Contato: (11) 2114-8661.
Informações: Instituto Presbiteriano Mackenzie - www.mackenzie.br.
Fonte: Central de Comunicação.

Teatro Iguatemi Campinas abre ao público no dia 15 de março

Foto: Tatiana Ferro.
O Teatro Iguatemi Campinas, com capacidade de 515 lugares e que recebeu mais de R$ 13 milhões em investimentos, será aberto ao público no dia 15 de março com a exibição da peça Em Nome do Jogo, estrelada por Marcos Caruso e inédita no estado de São Paulo.
A casa de espetáculos, localizada no terceiro piso do Shopping Iguatemi Campinas, abriga um dos mais modernos mecanismos cênicos do país. O teatro agrega conceitos inovadores de acústica e equipamentos cenográficos que permitem colocar Campinas no circuito de exibição dos principais espetáculos produzidos no Brasil.
Com 2.410m² de área total, o Teatro Iguatemi Campinas é comparável às principais casas de espetáculos brasileiras. O palco, com 280 m² de área, possui boca de cena com 14 metros de largura e 5,6 metros de altura. O foyer, de 250 m², conta com uma operação de alimentação para servir os espectadores, a doceria Brounè. “Com o teatro, o shopping passa a ser, além do principal polo de consumo da região, um dos principais centros de lazer de Campinas”, ressalta Charles Krell, vice-presidente de Operações da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, lembrando que o teatro se soma às 265 operações já existentes no empreendimento. O executivo explica que o objetivo é oferecer um grande presente à população de Campinas e região, atendendo à crescente demanda dos consumidores em aliar a experiência de varejo a entretenimento, cultura e lazer. “Nosso teatro reúne o que há de mais moderno e terá também a melhor programação de espetáculos”, afirma. Ele complementa que o investimento em arte é um dos pilares da companhia, que constantemente apoia iniciativas ligadas a cultura e entretenimento.
Foto: Guga Melgar.
O design interior também foi desenvolvido para criar um ambiente confortável, com revestimentos em mármore travertino e madeira carvalho. A distribuição dos lugares permite que os espectadores tenham visão ampla em qualquer ponto da casa. Há áreas especialmente preparadas dentro das normas internacionais de acessibilidade para receber pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes.
O Teatro Iguatemi Campinas conta com a curadoria da rede Teatros.Art, que atua há mais de 15 anos no setor cultural e é responsável pela administração de três importantes casas do país: Teatro do Leblon e Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro, e Teatro das Artes, em São Paulo.
A peça de estreia, Em Nome do Jogo, contará com apresentações de sexta a domingo. A venda de ingressos será iniciada no dia 1º de março via Internet, por meio do site Ingresso.com (www.ingresso.com.br) ou na bilheteria do teatro.

Ficha técnica Teatro Iguatemi Campinas
Perfil – Teatro Iguatemi Campinas
Início das obras: abril de 2012
Inauguração: 15 de março de 2013
Área construída: 2.410 metros quadrados
Capacidade: 515 espectadores (sendo 499 poltronas padrão, 05 poltronas para obesos e 11 espaços para pessoas com dificuldades motoras)
Área do piso do palco: 280 m2
Boca de cena: 5,60 m x 14 m
Número de camarins: 05
Investimento: mais de R$ 13 milhões.
Para mais informações, www.teatroiguatemicampinas.com.br. Telefone: (19) 3294-3166.
Fonte: Macchina de Comunicação Empresarial.

Paixão de Cristo terá três sessões no Ciaei

A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a produção da Paixão de Cristo em três sessões este ano: no dia 28 de março (quinta-feira) às 21h e 29 de março (sexta-feira) às 16h e às 20h, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665, no Jardim Regina). Quem quiser participar como figurante pode se inscrever no primeiro ensaio, que acontece no próximo sábado (dia 2) das 14h às 18h, no próprio Ciaei. Não é preciso ser ator, basta ter a partir de 16 anos. Não há nenhum custo de participação e os figurinos são cedidos pela Secretaria de Cultura. A direção é de Gerê Canova e os ensaios acontecerão todos os sábados à tarde até a data das apresentações, que terão entrada gratuita. Informações: (19) 3825-2056.
O elenco principal está sendo fechado, mas será composto em sua maioria por alunos das oficinas de teatro da Secretaria de Cultura. Este ano, Jesus será interpretado pelo ator Dartagnan Bertelli, proveniente de Indaiatuba e participante também das oficinas desde 2006, ano em que também começou a integrar a Paixão de Cristo em outros papéis.
“Embora seja algo que a Secretaria de Cultura realiza todos os anos, é sempre um novo espetáculo, com novos textos, novos cenários, figurinos, produção”, conta o diretor Gerê Canova, professor de teatro da secretaria e que desde 2006 está à frente da direção da peça, onde também participou vários anos como ator, inclusive no papel de Jesus. “Acredito que um diferencial da produção de Indaiatuba é o cuidado com que o espetáculo é montado, a seriedade em oferecer entretenimento de qualidade ao público. Os figurantes, por exemplo, são todos inscritos antes e ensaiam previamente junto com o elenco principal, o mesmo grupo participa das três sessões. Todos os atores são locais e não há cobrança de ingresso para o público; é tudo realmente pensado para atingir o maior número possível de pessoas. Este ano inclusive teremos diferentes opções de datas e horários”, finaliza.
Foto: Arquivo Eliandro Figueira - ACS/PMI.

Secretaria de Esportes reformula PRIA

A Secretaria Municipal de Esportes está promovendo uma reestruturação do PRIA (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento), projeto destinado à formação do esporte de base para crianças de 6 a 17 anos. Dentro do processo de normatização de todas as áreas que a secretaria está desenvolvendo, a ideia é implementar uma metodologia padronizada de atividades para as crianças que possibilite avaliar a longo prazo a real influência do esporte no bem estar e qualidade de vida dos alunos. “Vamos também agregar à prática das modalidades esportivas temas transversais extremamente relevantes para a saúde infantil, como problemas de postura, obesidade na infância, nutrição e prevenção ao diabetes, entre outros, com o intuito de promover uma real transformação em seu estilo de vida”, explica o secretário Humberto Panzetti. “No PRIA, já trabalhamos com valores pertinentes ao esporte e à formação cidadã, como trabalho em equipe, ética e determinação. O que queremos com estas mudanças é colocar à prova se de fato uma política pública bem orientada de esporte inclusivo, constante e sólida, pode realmente transformar a qualidade de vida destas crianças, pode estimular novos hábitos. E eu acredito que pode”, destaca.
De acordo o supervisor da coordenação pedagógica Heleno da Silva Luiz Junior, o primeiro passo para a remodelação do PRIA é a realização de um projeto piloto com os alunos da Academia Municipal (cerca de 460 crianças). “Estamos realizando a avaliação da composição corporal dos alunos, registrando dados ligados à postura e ao peso, por exemplo. Isso vai nos ajudar a identificar necessidades específicas que devem ser consideradas na nova metodologia a ser adotada. Em seguida, treinaremos o corpo docente e, no começo do segundo semestre deste ano, devemos começar as aulas deste núcleo já dentro do novo padrão. Feito este teste, os possíveis ajustes e tendo êxito, planejamos então iniciar 2014 com o novo método em todos os núcleos e modalidades”, conta o supervisor.
Panzetti ressalta ainda que o objetivo é buscar uma validação científica para os resultados. “Disseminada a nova metodologia em todos os núcleos, em uma próxima etapa vamos fazer parcerias com universidades para que, em conjunto com a coordenação pedagógica que criamos, haja um estudo que acompanhe os alunos em longo prazo, identificando os benefícios reais proporcionados pelo PRIA nestes quatro anos”, finaliza o secretário.
Com caráter educacional e tendo como finalidade contribuir para a formação dos futuros cidadãos, o PRIA oferece atividades esportivas a crianças de 6 a 17 anos, com 23 modalidades em 21 núcleos esportivos distribuídos por toda a cidade, incluindo de futebol a atletismo até rugby e aikido.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social-PMI.

Viagens Musicais: Semana Santa em Roma e Florença

Alunos da Max Planck realizam projeto na ABID

Os alunos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Max Planck deram início, esta semana, à implantação de um projeto de reestruturação da rede de computadores da Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID). O projeto, segundo a coordenadora do curso Luisa Helena Junqueira Possan, está sendo desenvolvido de forma multidisciplinar, envolvendo alunos de todos os semestres, inclusive os ingressantes, que aplicarão na prática os conteúdos aprendidos nas diferentes disciplinas. A primeira etapa do projeto, que já está em andamento, consiste na avaliação do sistema atual. A partir daí, os alunos, sob a coordenação dos professores Paulo Granato e Natan Medina, darão início à reestruturação do sistema de redes da entidade. A proposta é entregar o projeto pronto até o final deste primeiro semestre de 2013.

Sobre a ABID
Localizada em Indaiatuba, a Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID) atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de alta complexidade através do Projeto Acolher; além disso, sedia outros projetos como o Resgate às famílias; Projeto de Vida – que permite um conhecimento mais amplo sobre o sistema de adoção – e Projeto Criança Indaiatubana Feliz. Saiba mais sobre a instituição enviando e-mail para abid.ssocial@hotmail.com ou entrando em contato pelos telefones (19) 3825-2254 e (19)3834-8851.

Programação Caminhos da Leitura

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Lançamento de livro: "Solar da Fossa", de Toninho Vaz

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Marco Luque apresenta “Tamo Junto!” em Indaiatuba

Marco Luque se apresenta em Indaiatuba com a comédia stand up Tamo Junto!  no dia 10 (domingo) em Indaiatuba (na Sala Acrísio de Camargo – Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665, no Jd. Regina).
O estilo de comédia stand up não é novo no Brasil, mas com certeza é o gênero de humor que mais cresceu recentemente. O formato traz o humorista de “cara limpa”, sem caracterização ou personagens, contando histórias de sua própria autoria.
A revelação do humorista Marco Luque começou cedo, quando a professora reservava espaço na aula para apresentar imitações aos colegas. O resultado chegou ao teatro e o levou a conquistar um espaço na TV, como um dos apresentadores do CQC.
Luque foi locutor, dublou filmes, fez diversas campanhas publicitárias e participou do seriado Carga Pesada, da Rede Globo.
Durante três anos, criou e apresentou personagens no espetáculo teatral Terça Insana.
Ficou conhecido com seus personagens hilários que conquistaram o público, como o taxista Silas Simplesmente, a Mary Help e o motoboy JacksonFive – que apresenta seu próprio quadro na rádio Mix.
E foi com o motoboy JacksonFive que ele foi eleito pela APCA como melhor programa de humor no radio em 2010.
Durante a Copa do Mundo na África, ele estreou Na roda com o Esquerdinha, uns dos programas mais vistos na Internet e um de seus personagens mais carismáticos.
Após larga experiência nos palcos, descobriu recentemente seu talento no stand up, contando histórias de sua vida de uma forma inusitada e argumentando assuntos do cotidiano e relembrando acontecimentos pessoais.

Facebook do Jaraguá Indaiatuba premia clientes com ingressos para o cinema

O Shopping Jaraguá Indaiatuba está promovendo uma promoção especial em sua fan page no Facebook. A ação Cine Ticket premia todas as semanas, em dias e horários aleatórios, os dois primeiros seguidores que comentarem, compartilharem e marcarem um amigo em uma imagem que é postada na página. Os ganhadores levam um par de ingressos para o Topázio Cinemas.
Os ingressos têm validade de duas semanas, podendo ser usados todos os dias para qualquer filme e sessão e devem ser retirados no balcão de informações no horário de funcionamento do shopping. Para participar, o usuário da rede social precisa ter curtido a página do Shopping Jaraguá Indaiatuba. A promoção é válida por tempo indeterminado.

MCAI começa a planejar eventos culturais e artísticos

Os integrantes do Movimento Cultural e Artístico de Indaiatuba se reuniram na noite do dia 22 de fevereiro no “Plenarinho” da Câmara Municipal. Com a participação de cerca de 20 artistas, o encontro deu continuidade ao trabalho do grupo, que tem como principal objetivo a criação do Conselho Municipal de Cultura.
Para Moacir Torres, um dos representantes do movimento, houve um grande avanço no debate sobre o documento que pleiteará do executivo a criação do Conselho Municipal de Cultura. Agora, o grupo aguarda o agendamento de uma reunião com o prefeito para discussão desse documento. Será formada uma comissão com membros de cada segmento artístico para participar da discussão das propostas e metas do CMC.
Na reunião, os artistas também começaram a traçar novos rumos para o MCAI. Uma das ações é a realização, ainda neste semestre, de um grande evento cultural e artístico com a participação de todos os integrantes do movimento, para mobilizar e obter o apoio da população ao conselho. Também foi definida a publicação de um jornal tabloide trazendo a agenda cultural e notícias do projeto e das realizações do movimento e dos artistas. A previsão de lançamento é em abril.
Segundo Moacir Torres, o balanço da reunião foi satisfatório. “Vimos que os artistas que estavam inseguros quanto às intenções do grupo estão mais engajados e confiantes com os novos rumos do MCAI e com a visibilidade que o movimento vem conquistando”, afirmou. 

WorkAula #8: Improvisação Modal no Instituto Musical Alabama

A próxima WorkAula do Instituto Musical Alabama será dia 26 (amanhã) às 22h30. O tema será Improvisação Modal. As pessoas que tiverem interesse em assistir podem baixar o PDF dessa aula com os arquivos de áudio que serão utilizados no dia no site www.mauricioalabama.comO endereço do evento no Facebook é http://www.facebook.com/events/119346044910044/.

Ary Toledo em Itu

A empresa Dengo e Doçura traz a Itu o humorista Ary Toledo com o show 5.0 em comemoração pelos seus 50 anos de uma carreira repleta de humor, risadas e muita personalidade. Ary Toledo retorna a Itu nos dias 9 e 10 de março, apresentando novas e clássicas piadas em seu repertório. O espetáculo acontecerá no Teatro Assatemec (R. Cuiabá 61, no Bairro Brasil). Para mais informações, (11) 4028-7533, 4022-0206 e 97165-9697 ou dengoedocura@gmail.com. Vendas online: www.bilheteriarapida.com.br.

Turma do Gabi de volta às bancas de todo o Brasil

As revistas de atividades da Turma do Gabi a partir deste mês serão distribuídas para bancas de jornal de todo o Brasil. A Editora Minuano Cultural fez uma parceria com o Estúdio Moacir Torres e passa a publicar e a distribuir para todo o país a revista da turma.
Aprendendo com a Turma do GabiCores é uma publicação dirigida a crianças em pré-alfabetização. Na revista, o jovem leitor aprende como usar e criar cores diferentes. Fazem parte dessa coleção: Números, Escrever e Ler. As próximas edições serão lançadas a cada dois meses. Mais informações: www.edminuano.com.br ou pelo telefone (11) 3437-7676.

Noite do Mar no Ristorante Colesterol

O Ristorante Colesterol (Av. Cel. Antonio Estanislau do Amaral 635) promove dia 9 de março a partir das 20h30 a primeira Noite do Mar de 2013, com o buffet de camarões, paellas e pratos de bacalhau que fazem a alegria de tantos. O telefone para mais informações é 3816-0379.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Falecimento Agenor Clauss

Acabo de receber a notícia do falecimento, às 13h, do querido amigo Agenor Clauss. O velório será amanhã a partir das 7 horas no cemitério da Candelária. O sepultamento está marcado para as 10h30. À minha querida Angélica e aos queridos Gustavo, Juliana e Angela, os meus mais profundos sentimentos e a certeza de uma saudade eterna.

Cervejaria Burgman inaugura dia 25 no Polo Shopping


Na próxima segunda-feira (dia 25 de fevereiro), o Polo Shopping Indaiatuba inaugura o quiosque da Cervejaria Burgman.
O cardápio é formado pelos chopes Burgman Lager, Burgman Black, Burgman Weiss e Burgman Flanders Red. Além disso, é possível degustar as cervejas lager beer (garrafas de 600ml com uma cerveja clara, produzida de acordo com a lei de pureza das cervejas alemãs; cai bem com receitas de carne ou peixe, frutos do mar, pratos da culinária japonesa e entradas à base de queijo Brie); Flanders Red (garrafas de 600ml de uma cerveja característica da Bélgica, com seu aroma frutado e com notas de malte; ideal para ser degustada com carnes em geral ou queijos); Stout (garrafas de 600ml, escura e com sabor encorpado, aroma de grãos torrados de malte e notas de café e chocolate; vai muito bem com quase todos os tipos de pratos, de feijoada a queijos nobres e sobremesas à base de chocolate); Weiss Fest (esta cerveja feita com malte de trigo francês vem em garrafas de 600ml e é naturalmente turva e refrescante, apresenta toques frutados e de especiarias que o brasileiro aprecia).
A Cervejaria Burgman foi fundada em 24 de junho de 2010 na cidade de Sorocaba pelos empreendedores Paulo Roberto e Edite Bazzo. A empresa vem, gradativamente, se destacando no segmento das cervejas artesanais brasileiras. Atualmente, os produtos da marca são encontrados em diversas cidades, que são abastecidas por meio de uma rede de distribuidores estrategicamente localizados pelo país.

Curso de Pilotagem para Mulheres na Semana da Mulher

7ª Feijoada Catedral do Chopp será no dia 4 de maio

Considerada um dos pontos altos do calendário de eventos campineiro, a Feijoada Solidária da Catedral do Chopp (Rua Cel. Francisco A. Coutinho 299, no Cambuí, em Campinas) já tem data marcada. No dia 4 de maio (sábado), a partir do meio-dia, os convidados poderão se deliciar com o buffet completo de feijoada, além de se refrescarem com o tradicional chope Brahma. Esse ano a renda da festa beneficiará o Instituto Crescer Juntos, responsável pela Creche Menino Jesus de Praga. Na mesma ocasião é comemorado o aniversário da Catedral do Chopp.
Para mais informações, (19) 3295-0110.

Programação de 22 a 28 de fevereiro Topázio Cinemas Indaiatuba


PUC Campinas oferece curso de extensão de Desenho de Joias

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) oferece pela primeira vez o curso de extensão em Desenho de Joias, aberto não somente a alunos, mas a ex-alunos e a qualquer interessado também. O profissional formado neste curso estará habilitado a atuar como designer de joias e poderá atuar tanto em indústrias do setor como no desenvolvimento de coleções próprias. O objetivo das aulas é promover o desenvolvimento de habilidades para utilização das diferentes técnicas de representação gráfica de joias, estimular e contribuir para a produção criativa, além do estudo e reflexão sobre o universo joalheiro. As aulas serão ministradas uma vez por semana durante quatro meses e os alunos irão aprender um pouco mais da criação de uma joia a partir do desenho técnico e de sua ilustração.
“Hoje é perceptível o crescimento do mercado interno no consumo de joias, e os polos joalheiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Limeira, passaram a ter forte atuação no mercado, exigindo cada vez mais profissionais capacitados em distintas áreas do setor”, explica Raquel Amin, docente responsável pelo curso. Raquel é graduada em Artes Visuais com ênfase em Design pela Puccamp (2005), designer de joalheria pelo IED/Itália (2003) e mestre em Artes/ Unicamp (2009). Atualmente, cursa doutorado em Artes Visuais na Unicamp e é docente no curso de Artes Visuais da Puccamp.
O curso está aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, através do site http://www.puc-campinas.edu.br/cursos/extensao/Curso.aspx?curso=236330&classe=01&aass=20131. As aulas ocorrerão no período de 12 de março a 4 de junho.

APAExolate - Bom e para o bem!

Edição de março da feira Vila das Artes recebe cães terapeutas

A edição de março da feira de arte e artesanato do distrito de Sousas, a Vila das Artes, terá a participação da ONG Ateac, de cães terapeutas.
A feira acontece sempre no primeiro domingo de cada mês na Praça Beira Rio, no centro do distrito, das 9 às 14 horas. Na edição do dia 3 de março, a Ateac (http://ateac.org.br/) estará presente para apresentar um pouco do seu trabalho. A organização realiza cerca de 800 atendimentos todos os meses, com apoio de 60 cães terapeutas e voluntários treinados, além de profissionais das áreas de medicina veterinária, psicologia e adestradores. Atualmente nove instituições são beneficiadas com o projeto. São instituições, hospitais e centros de saúde da região de Campinas que recebem as equipes da entidade para auxiliar no tratamento de crianças e adultos através de atividades semanais com os cães.
Durante a Vila das Artes, a ONG, além de mostrar alguns dos cães, fará venda de calendários institucionais, cuja renda será revertida à entidade.
Criada em 1998 a partir da união de artistas moradores do distrito de Sousas, a feira Vila das Artes já se tornou um conhecido ponto turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ao todo, reúne trabalhos de aproximadamente 35 expositores. Neste grupo, há artistas fixos e convidados, de Sousas e várias cidades da região. Dentre os produtos oferecidos, estão cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijuterias, acessórios e objetos de decoração. Tudo isso em um ambiente bucólico e aconchegante, às margens do Rio Atibaia, sempre com música ao vivo.

Indaiatuba ExpoNoivas acontece de 8 a 10 de março no Polo Shopping

Mais uma edição da feira Indaiatuba ExpoNoivas acontecerá no Polo Shopping Indaiatuba entre os dias 8 e 13 de março. Este ano, o tema do evento será casamento no campo e na praia, que tem sido uma tendência entre os casais. Um dos destaques da feira será a participação da modelo indaiatubana Gabriela Tavares como noiva protagonista no desfile do dia 10.
Em sua segunda edição, a feira apresenta o tema Natureza, trazendo atrações e decorações características das festividades campestres e praianas. A ideia é focar nas celebrações mais intimistas. Interessados e curiosos poderão se informar sobre tendências e detalhes desses tipos de cerimônia desde vestido, passando pela decoração, buffet, doces, cerimonial, música, fotografia e filmagem, reunindo empresas e profissionais de grande prestígio na cidade e região. Ainda durante a feira, alguns expositores estarão com promoções e condições especiais para os visitantes.
Diversas atrações fazem parte da programação do evento, entre os dias 8 e 10 de março. A abertura acontecerá na sexta-feira, a partir das 20h, com desfile de moda festa das lojas Angelo Vertti, Eva Maria e A Nova Loja. No sábado, a Banda Emotion se apresenta às 20h e no domingo (dia 10), a vez é do grupo RDG Musical, a partir das 17h. Ainda no domingo, às 18h, acontece o Desfile de Noivos e Noivas com as lojas Angelo Vertti e A Nova Loja.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Hemocentro realiza treinamento na FIEC e busca cadastrar 200 doadores de medula

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), realizou na terça-feira (dia 19) um treinamento com a equipe de voluntários para o cadastramento de doadores de medula óssea. Há anos a FIEC realiza a campanha de doação de sangue e desde 2012 o hemocentro cadastra doadores de medula óssea. Porém, excepcionalmente neste sábado (dia 23), no dia da doação de sangue, o hemocentro cadastrará 200 pessoas para serem inclusas no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Participaram do treinamento a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a coordenadora do curso de Enfermagem da FIEC, Thelma Gil, além do representante da ONG Gabriel Valdir Carvalho e profissionais da Secretaria da Saúde de Indaiatuba.
Para se cadastrar e ser um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não possuir nenhuma doença infecciosa ou incapacitante (Aids, câncer e hepatite C são as doenças proibitivas para a inscrição como doador). Portanto, hepatites A e B, pressão alta e diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. No momento em que for convocado como doador, será feita uma bateria de exames.
A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia a plástica e linfomas (o transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável; com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue).
O cadastramento ocorrerá sempre no último sábado de cada mês, na ocasião da campanha mensal de Doação de Sangue realizada na FIEC I (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3405, no Jardim Regina). Confira as datas: 23/02 - 30/03 - 27/04 - 25/05 - 29/06 - 27/07 - 31/08 - 28/09 - 26/10 - 30/11 - 21/12.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social-PMI.