Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Almoço com pacientes psiquiátricos do Irpsi

 Hoje a vida me reservou momentos de puro êxtase e realismo na veia. Minha amiga e anjo da guarda Janete Hanagusko Siqueira (à direita na foto) me telefonou convidando para almoçar com a equipe do Instituto de Reabilitação e Prevenção em Saúde Indaiá (conhecido pelos indaiatubanos natos como 'Teiadão'). Havia acordado meio entristecido e aceitei imediatamente, pois sabia que iria ter contato com a vida real, com problemas reais e foi mesmo muito enriquecedor e emocionante. Triste ver pacientes psiquiátricos sofrendo de solidão, de abandono, mas sendo tratados com o amor e com a dignidade que todo ser humano merece.
Os irmãos Kleber e Gleison Tambara, proprietários do Pesqueiro Santo Agostinho, que generosamente recebeu o grupo a preços simbólicos, com a assistente social Dirce Juliatto, do Irpsi e Janete Hanagusko Siqueira.
 Tocante observar o carinho com que a enfermeira Albertina Maciotti (na foto) e a monitora Rosângela Rosa tratam os pacientes.
A encantadora paciente Santa Palombi, que nos convidou para tomar um café e comer bolo caseiro (feito por ela mesma) na residência terapêutica onde ela mora.

Música nova de Bia Packer

A cantora indaiatubana Bia Packer está com música nova, que pode ser ouvida no link http://soundcloud.com/marcelo-modesto/secret.

Almoço de confraternização dos amigos da Transbrasil

Os amigos da saudosa Transbrasil convidando para um almoço de confraternização no Deck Bar do Clube da Aeronáutica, no III Comando Aéreo Regional, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Será no dia 8 de dezembro.

Final Rainha Faici 2012

A final do concurso Rainha da Faici 2012 acontece no próximo dia 3 de outubro, a partir das 20 horas, no salão da Associação Esportiva Tejusa. Com organização de Vladimir Seneme e Ederson Venturas e realização da Cia. Azul, o evento contará ainda com show de Toni Brasil e Sertanejo Brutto.
A segunda eliminatória do concurso foi realizada no dia 5 de setembro, quando onze candidatas garantiram vaga na final. Na próxima quarta-feira, além da Rainha Faici 2012, os jurados selecionarão a 1ª e 2ª Princesas e a Madrinha do evento; as próprias finalistas escolherão a Miss Simpatia.  

Programação Topázio Cinemas Indaiatuba



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aniversário Devanir Brosler

Devanir Brosler (na foto com seu filho João Marcos), marido da queridíssima Edna (que trabalha na ABID - Associação Beneficente Irmã Dulce), na comemoração de seu aniversário (ocorrido no dia 20), sábado passado, entre amigos queridos e familiares. 
Um abraço e parabéns pela passagem.

Nei Bonfah no Happy Musical do Shopping Jaraguá

O cantor Nei Bonfah é a atração de hoje do Happy Musical do Shopping Jaraguá Indaiatuba, que tem entrada gratuita e começa às 18h (na Praça de Alimentação).

Karina Bacchi desfilará no Polo Shopping Fashion Day

A atriz e modelo Karina Bacchi desfilará na passarela do Polo Shopping Fashion Day, que acontece no próximo sábado (dia 29). O desfile, que acontece na Praça de Eventos do shopping, terá apresentação do ator Ricardo Vandré.
A passarela montada na Praça de Eventos do Polo Shopping Indaiatuba terá cerca de 20 metros e receberá tendências da moda para as estações Primavera e Verão. A direção do evento é da Fetiche Models.

Inauguração Carmen Steffens na expansão do Galleria Shopping

A empresária Claudinete Barbosa, franqueada da Carmen Steffens em Campinas, receberá convidados hoje a partir das 19h para a inauguração da loja da marca na expansão do Galleria Shopping. O coquetel, que também marcará o lançamento da coleção Verão 2013, contará com apresentação do músico Arlen Lima, da Família Lima.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

I Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação

Você gosta de cinema? Que tal deixar de ser um expectador para produzir sua própria obra de arte e ainda participar de um Festival Internacional de Cinema? De 2 a 30 de outubro, a Objetiva Produções Cinematográficas está oferecendo micro oficinas de cinema, totalmente grátis. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a sétima arte e produzir um curta-metragem que será exibido no I Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação, que acontece em novembro deste ano.
De acordo com a diretora do projeto, Alba Martins, os temas das oficinas são livres e voltados à área educacional. “A ideia é estimular a criatividade e potencializar as capacidades individuais dos participantes, promovendo a aproximação entre alunos e educadores e enriquecendo o currículo escolar”.
As oficinas acontecem em três espaços culturais da cidade de São Paulo, com dois encontros semanais de três horas. Podem participar jovens de 13 a 18 anos, que estejam no Ensino Fundamental. As inscrições devem ser realizadas nos espaços culturais . É preciso levar cópia do RG ou certidão de nascimento e autorização dos pais. As oficinas têm apoio cultural da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.
Os locais são: Oficina cultural Oswald de Andrade – de 8 a 29/10 - segundas e quartas- feiras, das 14h30 às 17h30 -  Fones (11) 3221-5558 e 3221-4704 – r. Três Rios 363, no Bom Retiro, em São Paulo, SP-  CEP 01123-001;  Oficina cultural Alfredo Volpi – de  9 a 30/10 - terças e quintas- feiras, das 14h às 17h30 -  Fone (11) 2205-5180 – e-mail avolpi@oficinasculturais.org.br – r. Victorio Santim 206, em Itaquera, São Paulo, SP - CEP 08290-000;  Circo Escola São Remo – de  2 a 25/10 - terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30 -  Fone  (11) 3765-0459 - e-mail icc@iccsp.org.br – r. Aquianés 13, no Butantã, em São Paulo, SP - CEP 05360-120. Mais informações pelo site www.festivaleca.com.br.

Jair Rodrigues em Piracicaba com entrada franca

O cantor Jair Rodrigues apresenta no sábado (dia 29 de setembro) em Piracicaba o show Jair de Todas as Bossas, em comemoração aos 55 anos da Astra, uma indústria do mercado da construção. O show será realizado às 20h no Teatro Municipal Dr. Losso Neto (av. Independência 277, no Centro). Informações pelo telefone (11) 4702-2582 / 4612-0711. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados duas horas antes do espetáculo (a partir das 18h) na bilheteria do teatro.

Exposição Seren Moran no Centro Cultural Wanderley Peres

O Centro Cultural Wanderley Peres abriga até 12 de outubro a  mostra da artista Seren Moran, em cartaz de terça a sexta das 9h às 17h com entrada franca. São 25 pinturas da artista norte-americana que têm como tema Cenário Brasileiro/Estilo de vida a partir de um californiano/Perspectiva, no estilo Expressionismo Contemporâneo. Para mais informações, (19) 3825-2056.
Nascida em Berkeley, Califórnia, Seren Moran é formada em Art Studio pela San Diego State University e estudou na Escola de Arte Leonardo da Vinci, em Florença, na Itália. Após a formatura, decidiu estudar no exterior por algum tempo antes de voltar para a escola para obter o mestrado em pintura. Segundo ela, “Viajar é a melhor inspiração que um artista pode ter e assim me encontrei inspirada pelo cenário brasileiro. Esta série de pinturas que está sendo mostrada são coloridas reflexões expressionistas do Brasil, lidas através dos meus olhos”.

Exposição "Observadores"


Lançamento Esfiha Amiga 2012

O diretor da Casa da Esfiha Hélio Rubens Batista de Oliveira, a presidente do Conselho das Entidades da Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI), Edith Steffen Todt, o presidente da FEAI, Luiz Antonio Ulhoa Cintra, o vice-presidente da APAE, José Carlos Bíscaro Pereira, o vice-presidente da FEAI, Marcos Dompieri  e o diretor da Casa da Esfiha João Hélio Batista de Oliveira durante o lançamento da campanha Esfiha Amiga 2012, ocorrido na última segunda-feira na sede da APAE.
No dia 31 de outubro, das 10 às 17h, será realizado o Dia da Esfiha Amiga, quando toda a renda da venda de esfihas de carne será revertida para a FEAI, que posteriormente repassará esses recursos para as suas 24 afiliadas. A comercialização antecipada será feita através de cupons específicos para o evento, nas entidades credenciadas na FEAI. Os mesmos foram elaborados na forma de “VALE 10 ESFIHAS DE CARNE”, com preço fixado em R$ 17,50 e a serem retirados nas próprias entidades e na FEAI.
A Casa da Esfiha mobilizará, na data da operação, sua equipe de aproximadamente 120 funcionários, assim como toda sua estrutura de atendimento e cozinha, para a iniciativa.
As entregas serão efetuadas em local indicado, para quantidades acima de 100 esfihas (10 kits) programadas antecipadamente pelas entidades.
A meta é atingir o número de 30.000 esfihas de carne, totalizando uma renda de R$ 52.500,00.
Foto: Tarik Costa.

Lentium

Problemas com Internet e telefone fixo desde a noite de anteontem... Sorry, caros leitores; vou postando conforme der.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

HQ Além dos Balões

Já está no ar mais um programa HQ Além do Balões. O programa foi homenageado com o Troféu Bigorna na categoria Grande Contribuição à HQ Nacional.
Nesta edição serão mostrados trechos da conversa com Kendi Sakamoto em seu programa Quadrinhos para Quadrados e Redondos na ClicTV/TV Uol falando sobre o mercado de quadrinhos brasileiro e outros assuntos. Será veiculada mais uma animação do "Tulípio", personagem desenvolvido por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker.
Em conjunto com a Editora Panini, foi lançado um concurso cultural para comemorar o retorno de Tartarugas Ninja às bancas: os cinco primeiros e-mails recebidos dizendo qual dos quatro personagens principais é o preferido e o porquê irão receber um exemplar da primeira edição da revista.
Serão comentadas e mostradas várias obras recebidas e que são ótimas dicas de leitura para os mais variados públicos e gostos: Hellblazer – A Cidade dos Demônios de Si Spencer e Sean Murphy, Coleção Histórica Marvel nº4 – Os Vingadores, de Roy Thomas e John Buscema e Tartarugas Ninja – Raphael, os três pela editora Panini; A Coisa Perdida, de Shaun Tan, pela Edições SM; Estórias Gerais, de Wellington Srbek e Flavio Colin e Boule & Bill – Ao Ataque, ambos pela Editora Nemo; Expresso Café Espacial nº5, de Sérgio Chaves, Lídia Basoli e colaboradores; Gen nº1, uma coletânea de Mangás japoneses e Disney Especial – Horror, ambos da editora Abril.
Para acessar o HQ Além dos Balões é só entrar no endereço www.hqalemdosbaloes.com. Eles estão também no Facebook (é só procurar por HQ além dos balões). Existe também o canal do HQ Além dos Balões no YouTube (www.youtube.com/hqalemdosbaloes).

Encontro de Carros Antigos do Galleria homenageia veículos Chevrolet

O Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping, em Campinas, organizado pelo Clube V8&Cia (www.v8ecia.com.br), fará no dia 30 de setembro, último domingo do mês, uma homenagem especial aos veículos Chevrolet. Colecionadores de modelos como Opala, Chevy e Chevette, além de picapes da montadora norte-americana, irão expor suas relíquias no estacionamento do shopping, das 8h às 15h.
Promovido todo último domingo do mês no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, o Encontro de Carros Antigos é uma tradição na região de Campinas, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. É uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo. Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.
Fonte: Macchina de Comunicação Empresarial. 

Mah Alves no Happy Musical do Shopping Jaraguá Indaiatuba

A cantora Mah Alves é a atração de amanhã (dia 25) do Happy Musical do Shopping Jaraguá Indaiatuba, que tem entrada gratuita e começa às 18h (na Praça de Alimentação).

"Quebrando Paradigmas" é tema de palestra gratuita no Polo Shopping Indaiatuba

Estar em toda parte ao mesmo tempo. As tecnologias digitais atuais permitem mobilidade e onipresença. Este é o tema da palestra gratuita Quebrando Paradigmas, que acontece na amanhã (dia 25) às 19h30 em sala da Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba. O palestrante é o professor Reverton José de Paula, da Faculdade Anhanguera Indaiatuba. Inscrições pelo telefone (19) 3835-9000.
A computação pervasiva, também conhecida como ubíqua, busca tornar a interação pessoa-máquina a mais simples possível, ausentes de comandos excessivos e complexos e fazendo com que o usuário não necessite de grandes esforços para utilizar as ferramentas informáticas que o cerca. “Esta área da computação busca integrar a informática com ações e comportamentos naturais das pessoas; com a aplicação destes conceitos, pessoas interagem com ambientes tecnológicos naturalmente, graças aos meios tecnológicos proativos”, adiantou o palestrante.
Fonte: Alfapress Comunicações.

CineClube Indaiatuba: 'Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios'

O CineClube Indaiatuba apresenta amanhã (dia 25) às 19h40 no Cine Topázio do Shopping Jaraguá o filme Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme, comandado por Antonio da Cunha Penna e Marcos Kimura. Ingresso único: R$ 5,00.
Sinopse: Cauby (Gustavo Machado) tem 40 anos, trabalha como fotógrafo de uma revista semanal e resolveu trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele encontra num lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga), mulher do pastor Ernani (Zecarlos Machado), homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no interior do país ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível, fazendo com que ele perdesse o controle da própria vida.

Esfiha Amiga 2012

A Casa da Esfiha promove hoje às 19h30 na sede da APAE o lançamento da edição deste ano do projeto Esfiha Amiga, que prevê a doação de toda renda obtida com a venda de esfihas de carne em um determinado dia para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI).

Fotógrafo oficial da Nikon profere palestra hoje no Mackenzie Campinas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas recebe hoje o fotógrafo Marcelo Maragni, que contará a história de sua carreira, mostrará alguns de seus trabalhos e como eles foram feitos. Fotógrafo oficial da Nikon, Marcelo tem sua carreira pautada pelo desafio de captar as situações mais desafiadoras, onde cada segundo pode representar a onda perfeita ou a linha de chegada. Especializado em esportes de ação, ele foi finalista brasileiro no concurso Red Bull Illume, principal concurso de fotografia ligado a esportes outdoors.
A palestra é gratuita e acontecerá às 10h30 no auditório da universidade. O Mackenzie Campinas fica na Avenida Brasil, 1220, no Jardim Guanabara.

6ª Primavera dos Museus na Fundação Ema Klabin

Nessa quinta feira (dia 27 de setembro) às 14h30, a Fundação Ema Gordon Klabin (r. Portugal 43, no Jardim Europa, em São Paulo) promove uma visita temática ao seu acervo abordando a função social dos museus. Ao término, os participantes poderão debater os assuntos abordados em um agradável chá da tarde, totalmente gratuito.
Na visita será feito o resgate histórico do surgimento dos museus e suas funções não apenas como espaços de exibições, mas como mediadores de trocas culturais. O evento tem o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências.
A Primavera de Museus é organizada pelo Ibram/MinC e nesta 6ª edição conta com 2.400 eventos que serão realizados em cerca de 800 museus espalhados por 364 municípios brasileiros, com o tema A Função Social dos museus. Para mais informações, http://www.cultura.gov.br/site/2012/08/31/6%C2%AA-primavera-dos-museus-2/.
As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de setembro pelo e-mail  educativo@emaklabin.org.br, ou pelo telefone (11) 3062-5245.

Happy hour Polo Shopping Fashion Day

O Polo Shopping Indaiatuba convidando para um happy hour amanhã (dia 25) na Casa da Esfiha, quando serão apresentados detalhes do Polo Shopping Fashion Day.

52 Anos de Viracopos + Fórum de Experiências Aeroportuárias

O Aeroporto de Viracopos e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas convidando para a comemoração dos 52 anos do aeroporto e para a solenidade de abertura do Fórum de Experiências Aeroportuárias, dia 27 de setembro às 20h no Tênis Clube de Campinas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Festa do Chopp do Nipo amanhã


Inauguração My Shoes Galleria

A My Shoes convidando para a inauguração da sua terceira loja em Campinas, localizada no primeiro piso da expansão do Galleria Shopping. Será neste sábado (dia 22 de setembro) a partir das 15h.

23º Domingo Ecológico no Bosque do Saber

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber (vinculada à Secretaria de Educação) promove no dia 17 de junho das 10h às 12h e das 14h às 16h o 23º Domingo Ecológico. O evento é aberto ao público com entrada gratuita e irá homenagear o Dia da Árvore, comemorado nacionalmente dia 21 de setembro. Na ocasião terá apresentação da peça teatral Árvore - As quatro estações, do grupo Capuchino. O evento é realizado em parceria com a empresa Mann+Hummel.
Além de proporcionar atividades de conscientização ambiental para pais e filhos por meio de integração entre família e escola, o projeto visa incentivar a criatividade, permitindo que o tema sensibilize as crianças para os problemas enfrentados hoje no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente. Também será proporcionada uma caminhada na trilha explorando e conhecendo algumas curiosidades sobre as árvores do bosque, finalizando com um vídeo de reflexão no quiosque da Ecoleitura para crianças de 0 a 5 anos e plantio de mudinhas. Na atividade de Ecoleitura, a história Tudo bem ser diferente.
As atividades da Oficina de Reciclagem e Ecoleitura possuem vagas limitadas e suas inscrições serão realizadas antes do início das atividades, no hall de entrada, a partir das 13h30. Para a Oficina de Reciclagem é necessário levar potes de margarinas de 500 g e garrafas pet de 250 ou 500 ml.

Programação Cinemas Topázio Indaiatuba



Festa do Dia do Idoso

O CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso), em parceria com a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, Fundo Social de Solidariedade e o SESI de Indaiatuba, promove, no dia 29 de setembro, a Festa do Dia do Idoso. O evento terá início às 13h no Ginásio de Esportes do SESI (av. Francisco de Paula Leite 2701, Parque das Nações). Todos os grupos de 3ª idade de Indaiatuba serão convidados e o evento também será aberto para pessoas maiores de 60 anos, mesmo se não fizerem parte de nenhum grupo.
Durante a festa haverá um baile e também serão servidos gratuitamente lanches, refrigerante e bolo. Em 2012, os organizadores estão preparando algumas novidades para os participantes.
A festa tem apoio do Funssol, Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Secretaria de Governo, Gabinete da Prefeitura e Secretaria de Obras e Vias Públicas. São patrocinadores da festa Marquinhos Tintas, Marquinhos Despachante, Croissant e Cia, HAOC Saúde e Clínica Unigem (Clínica para Idosos). 

Vencedores do Concurso Cultural da Turma do Gabi 2012

A estudante indaiatubana Natália Yulika Murakami, de 14 anos, recebeu ontem(dia 20), na sede do Casarão Pau Preto, o prêmio pelo 1º lugar na categoria de 13 a 14 anos do Concurso Cultural da Turma do Gabi 2012. A entrega do prêmio foi realizada pelo cartunista Moacir Torres e o superintendente da Fundação Pró-memória de Indaiatuba Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus (à esquerda na foto). Este ano os participantes fizeram desenhos sobre o Descobrimento do Brasil ou sobre a história de Indaiatuba.
Os premiados de 2012 foram Luciana de Oliveira Santos (10 anos), de Jaboatão dos Guararapes (PE), Waldir Hisashi Santana Tokuda (11 anos), de Teresópolis (RJ) e Natália Yulika Murakami (14 anos), de Indaiatuba (foto). As Menções foram para: Izabel Silvestre de Assis (9 anos), de Indaiatuba, Lucas Barbosa de Melo (12 anos), de Valinhos e Giovanna Lumy Mori Oda (14 anos) de Mogi das Cruzes.
Os três premiados recebem um tablet cada e as menções recebem um kit com as revistas da Turma do Gabi.
Natalia Murakami é estudante do 9º ano do Colégio Objetivo e já foi aluna da Oficina de Desenho oferecida pela Fundação Pró-Memória com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba. As aulas são ministradas pelo cartunista Moacir Torres (à direita), autor da Turma do Gabi e são ensinadas técnicas de desenho infantil para crianças na faixa etária entre 9 e 13 anos.
O 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi (Desenho) foi realizado pelo EMT (Estúdio Moacir Torres) para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fundação Pró-Memória.
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.

Concurso de Aquarelas Miguel Dutra

Termina no próximo dia 28 o prazo para inscrição no Concurso de Aquarelas Miguel Dutra, uma homenagem ao bicentenário de nascimento do artista ituano. O evento é uma promoção do curso de Educação Artística do Ceunsp e do Museu da Música de Itu, através da iniciativa da professora coordenadora Paula Giovana e do professor Luis Roberto de Francisco, com colaboração dos demais professores do curso e apoio do site itu.com.br, Instituto Cultural de Itu e Condor Pincéis.
O concurso tem por objetivo promover o desenvolvimento da criação artística, reconhecer, valorizar e divulgar os talentos e aptidões de artistas amadores, estudantes ou profissionais da região e ainda incentivar a valorização do patrimônio histórico da cidade de Itu e a divulgação da produção do aquarelista Miguelzinho Dutra. Por isso, as aquarelas produzidas para o concurso, inspiradas na produção do homenageado, deverão retratar cenas do cotidiano da cidade de Itu (igrejas, praças, etc.), buscando representar as paisagens ituanas e sua arquitetura.
Podem participar pessoas a partir dos 16 anos, residentes e domiciliadas no território brasileiro e que cumpram o disposto no Regulamento, disponível no site www.ceunsp.edu.br e na recepção do campus I do Ceunsp, em Itu (r. Madre Maria Basília 965, no Centro).
Será permitida a inscrição de apenas uma obra por candidato. Para se inscrever, o candidato deve entregar na recepção do campus I a ficha preenchida (também disponível no site) e a obra produzida em envelope lacrado e identificado, destinado “A/C da Coordenação do Curso de Educação Artística”.
Miguel Archanjo Benício D'Assumpção Dutra, mais conhecido como Miguelzinho Dutra, nasceu em Itu em 15 de agosto de 1812. Foi um artista de notável talento envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Como aquarelista, se afirmou pelo estilo que conjuga um caráter naïf, de gosto popular, com um realismo espontâneo e original, entrelaçado com soluções formais tradicionalmente barrocas. Sua extensa obra retrata paisagens, cidades, igrejas, fazendas, tipos humanos de todas as classes sociais e cenas de rua comuns na vida rural brasileira da primeira metade do século XIX, hoje de grande importância iconográfica.

Exposição "Variações", de Boanerges Gonçalves


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

4ª Noite da Pizza AEAI


Sehow de Oscar Filho em Salto será substituído por "Não leve a sério", de Maurício Meirelles

Devido a gravações do apresentador Oscar Filho com a Rede Bandeirantes e o programa CQC, o ator não poderá se apresentar em Salto no dia 29 de setembro às 20hs. Para não cancelar o evento na cidade, o TeatroGT substituirá o show pelo do humorista Maurício Meirelles, “Não leve a sério”, para mesma data e horário.
Quem comprou o ingresso para o show do Oscar Filho poderá dirigir-se à Bilheteria para troca do dinheiro ou, caso queira assistir ao show de Maurício Meirelles, não precisará fazer a troca do ingresso, bastando utilizar o mesmo. O assento permanecerá o mesmo e os valores do ingresso não serão alterados. Para outras informações, www.teatrogt.com.br.

Efeitos da chuva de ontem

Indaiatuba recebeu ontem chuvas que atingiram 21,3 mm, com incidência irregular nas regiões do município, entre 17h30 e 21h aproximadamente. Os ventos atingiram 25 km/h, mas rajadas localizadas podem ter alcançado 50 km/h. Os raios ultravioletas ficaram em nível 9, considerado “muito alto”. A Umidade Relativa do Ar manteve-se em 19%, o que colocou a cidade em estado de alerta.
Medição aferida às10h de hoje informou que a umidade do ar subiu para 77% (para a Organização Mundial da Saúde, índices acima de 60% são considerados ideais para respiração). Os ventos estão a 10 km/h. Os dados foram colhidos pela Defesa Civil na estação meteorológica que fica no terreno aos fundos da Prefeitura, no Jardim Esplanada II. As informações são processadas pelo Instituto Agronômico de Campinas.
As chuvas acabaram com um período de 63 dias de estiagem. A cidade não recebia chuvas consideráveis desde 18 de julho. Em 17 de julho foram registrados 16 mm. Nesse período todo, somente em 11 de setembro choveram 0,3 mm e em 12 de setembro, outros 0,8 mm.
“Foram quantidades muito pequenas que sequer conseguiram umedecer o solo e não ajudaram a melhorar a situação da estiagem”, explica o secretário executivo da Defesa Civil de Indaiatuba, Renato Sandrini.
Em 2011, o cenário no município foi diferente. Nos mesmos 63 dias registraram-se 35 mm, com 11 dias de chuvas. Em média, ocorreram precipitações de cerca de 10 mm a cada15 dias, conforme informações da Defesa Civil.
Resultado das fortes rajadas localizadas de vento, uma árvore de grande porte caiu na rua Hércules Mazzoni, no número 1.253. Ela atingiu o telhado da residência e a rede elétrica. Foram causados danos de pequena monta, com quebra de telhas e problemas com os fios.
O Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente atenderam a ocorrência por volta de 19h e fizeram a retirada da árvore. Não houve vítimas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Foto: Eliandro Figueira.

Campinas Mostra Moda 2012 terá desfile com a cantora Wanessa e o ator Julio Rocha

O Campinas Mostra Moda apresenta em sua quinta edição, além dos desfiles de grifes e lojistas com participações de celebridades (como a cantora Wanessa e o ator Julio Rocha) uma feira de negócios (Fashion Business), workshop e o concurso Talento Mostra Moda, destinado a estudantes de cursos de Design de Moda de todo o Estado de São Paulo. O CMM ocorre de 27 a 30 de setembro no Espaço Edding (av. N. Srª de Fátima 697, no Taquaral). Os ingressos custam R$ 25,00 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada). Outras informações podem ser obtidas pelo site www.campinasmostramoda.com.br.
A cada edição, o Campinas Mostra Moda atrai um grande número de lojistas e compradores do varejo, interessados nas mais variadas tendências e coleções. Entre as marcas já confirmadas no evento estão Pernambucanas, Algodão em Cor, Astutti, Chica Moreira, Florss, Palhas da Terra - Bio Joias, Umbrellita, Pré-Requisito, Planet Girls, A.R. Store, Lorenza Vitória Accessori, Lunnallô, Miss Miss e a grife internacional Barcelona Collection.
O Campinas Mostra Moda ocupará uma área de 7.300 metros quadrados, incluindo a sala de desfiles, o auditório das palestras e o espaço de negócios. Os desfiles serão abertos ao público pagante, que poderá, inclusive, comprar as roupas apresentadas nos estandes das marcas participantes.
Segundo a organizadora Renata Patrone (foto), o CMM ruma para conquistar um espaço no calendário nacional do setor. “Os empresários do segmento se interessam pela oportunidade de network que a mostra oferece, além da visibilidade nas mídias e da exposição das marcas”, diz Renata. “O Campinas Mostra Moda é uma vitrine para marcas já consolidadas e, sem dúvida, trata-se de uma plataforma para ajudar as pequenas e médias empresas a crescerem”, conclui ela.
Para esta edição, foram criados passaportes que darão direito aos quatro dias do evento e que poderão ser adquiridos, antecipadamente, pelo site do Campinas Mostra Moda ou diretamente na bilheteria do evento.

Carmel lançando coleção de lustres 2012/2013

Sérgio Carotti apresentando hoje às 20h na Carmel a coleção de lustres 2012/2013. A julgar pelas peças expostas nas lindíssimas vitrines da loja, deve estar maravilhosa.

Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade

A Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia promoverá nos dias 18 e 19 de outubro o curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade, promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. O evento acontece no Auditório do Paço Municipal, com entrada gratuita, e não é necessária inscrição prévia para participar.
O curso tem a finalidade de oferecer fundamentação teórica e prática que permitam a operacionalização das políticas públicas de mobilidade urbana e é voltado a funcionários públicos envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas e profissionais da área de engenharia, arquitetura e correlatas.
Além da preparação para adequar o exercício profissional, o curso promove o reconhecimento oficial de capacitação em acessibilidade com emissão de certificado. As aulas expositivas e práticas serão divididas em dois módulos.
No módulo I serão apresentadas as normas de acessibilidade em vias públicas, de acordo com a ABNT e vivência que colocará o aluno em contato direto com os equipamentos auxiliares para a experiência no espaço urbano.
O módulo II terá aula expositiva das normas de acessibilidade em edificações, de acordo com a ABNT e legislações vigentes.
O curso será ministrado pelas arquitetas e urbanistas Daniella Bertini Ferreira e Fabíola Plaza, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.

Adote um Profissional

A Bolha de Sabão – Ponto de Cultura Toda Cultura apresentou na manhã de ontem (dia 19) o projeto Adote um Profissional. A iniciativa visa manter a entidade financeiramente por meio de investimentos sociais. A gestora da entidade, Carmen Ajala, lembrou que a ONG atende perto de cem crianças e conta com a colaboração de 35 voluntários para a execução de 19 oficinas. O convênio com o Governo Federal, responsável pelo Ponto de Cultura, entretanto, acaba em dezembro, deixando a Bolha de Sabão sem nenhuma verba, na dependência apenas de doações e do voluntariado.
Para manter as atividades é que a primeira secretária Elizabeth Ronchi Pedro elaborou o Adote um Profissional, que espera a colaboração de pessoas físicas e jurídicas para assumir os gastos com os profissionais exigidos por força de lei, além de possibilitar a ampliação das atividades da entidade. “O colaborador pode optar por cotas mensais de valor mínimo de R$ 500, sem limite máximo de cotas, ou por assumir o salário integral de um profissional”, explica.
Dessa forma, toda a arrecadação vinda dos eventos, que hoje custeiam os dois profissionais contratados, poderia ser direcionada a outras necessidades da ONG. Com 50 crianças na fila de espera e planos de aumentar em 50% o atendimento, chegando a 150 crianças assistidas, a Bolha teria um gasto mensal de aproximadamente R$ 53 mil, incluindo os custos de 30 funcionários, impostos e despesas gerais. Hoje, possuem um crédito mensal aproximado de R$ 6,8 mil, contando com a verba do Ponto de Cultura. Dessa forma, necessita de um aporte de cerca de R$ 46 mil.
Será assinado um contrato com as empresas ou indivíduos que firmarem a parceria com o projeto, que também garante a contratação do profissional por um ano e, como contrapartida, os empresários terão um certificado de responsabilidade social, além de seu nome em todo material de divulgação da ONG. “Ainda podemos levar as crianças para apresentações em eventos da empresa e damos a certeza de que os filhos de seus trabalhadores terão um amparo pelo terceiro setor”, ressalta a presidente da Bolha, Adriana da Silva Vieira Antonio (foto).
Os interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone (19) 3935-4302.
Foto: Renan Antonietto.

Tênis Clube de Campinas realiza mostra com obras de filhos de associados e convidados

Pela primeira acontece no Tênis Clube de Campinas uma mostra de talentos artísticos dos filhos de associados e convidados. São desenhos, pinturas, fotografias, esculturas, colagem entre outros, que farão parte do evento Pequenos Artistas, idealizado pelas diretoras Maria Letícia de Barros e Gonçalves e Huguette Gallo.
Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 30 de setembro no departamento cultural pelo telefone 3254-7824 (com Ana Paula) ou ainda pelos e-mails cultural@tcc.com.br e hgmodels@gmail.com.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Shopping Jaraguá Indaiatuba recebe a exposição fotográfica ‘Olhares sobre a Maturidade’

O Shopping Jaraguá Indaiatuba recebe, entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro, a mostra fotográfica Olhares sobre a Maturidade. A exposição, realizada em parceria com o Instituto Henrique da Silva Semente (Ihess), é uma celebração ao Dia do Idoso, comemorado em 27 de setembro e aos 13 anos do instituto, que atende pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, proporcionando educação e integração social para a terceira idade por meio de oficinas. A mostra, resultado de oito meses de trabalho dos participantes da Oficina de Fotojornalismo do Ihess, conta com mais de 60 fotos que têm como foco a vida na terceira idade. As imagens buscam retratar o cotidiano dos idosos em diferentes situações e atitudes, colaborando para transformar estigmas que cercam as pessoas dessa faixa etária.
Atualmente, o Ihess conta com cerca de 350 participantes nas oficinas de Alfabetização, Informática, Inglês, Espanhol, Alongamento, Tai Chi Chuan, Yoga, Libras e Fotojornalismo. As atividades são oferecidas gratuitamente e contam com o trabalho 100% voluntário de capacitadores, assistentes de classe e diretores.
Foto: Dih Melo.

Plantio de árvores no córrego Belchior

A aridez da paisagem da foto começa a acabar no próximo sábado (dia 22) às 10h , com a conclusão da urbanização do córrego Belchior, que será marcada por um plantio de 330 mudas de árvores. O evento será realizado em parceria com a Congesa, que fará o plantio de 150 mudas de ipê roxo, com a participação de futuros moradores do empreendimento da empresa no local. A Prefeitura fornecerá outras 100 mudas de ipê rosa e mais 80 mudas de árvores nativas como mogno, angico e tipuana, e frutíferas, como pitanga, nêspera e amora. No local já foram plantadas 150 mudas de ipê roxo e algumas espécies nativas em parceria com estudantes da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).
Foto: Eliandro Figueira – ACS/PMI.

Simpósio sobre Medicina Invertencionista da Dor é sediado em Campinas

O Singular – Centro de Controle da Dor promoverá no dia 4 de outubro das 8h às 19h, no Hotel Tryp, em Campinas, o 4º Simpósio sobre Medicina Invertencionista da Dor, que reunirá em torno de 150 médicos brasileiros e de outros países, especialistas em diferentes áreas e terá como foco as melhores práticas na busca do diagnóstico correto e, por consequência, melhores tratamentos. Além disso, o evento também sediará a primeira assembleia para fundação da Associação Brasileira de Tratamento Intervencionista da Dor.
Os profissionais dissertarão sobre temas como Conceito e evolução da medicina intervencionista da dor, Uso de cortidosteroides no tratamento da dor lombar e Aplicações da radiofrequência na coluna torácica, entre outros que serão discutidos durante o encontro pelos médicos Andrea Trescot (EUA), Sang Lee (Coréia do Sul), Juan Carlos Flores (Argentina), Alexandre Teixeira (Portugal), José Osvaldo Oliveira Júnior (Brasil), Fabricio D. Assis (Brasil), Charles A. de Oliveira (Brasil), Adriano Scaff (Brasil) e Luciano Braun (Brasil). “A proposta é que este seja um momento propício para troca de informações e experiências”, relata o médico anestesiologista e intervencionista da dor Fabrício Assis.
Neste mesmo dia está confirmada a realização da primeira assembleia com foco na criação da Associação Intervencionista que, com a presença dos sócios fundadores, já elegerá sua primeira Diretoria e oficializará a criação de seu estatuto. “Esta associação tem como objetivo representar os interesses desta nova especialidade frente ao CRM, AMB e órgãos públicos, em última análise, para o reconhecimento desta como uma nova especialidade médica no Brasil”, completa Assis.
Mais informações e inscrições no endereço www.singular.med.br/cursos/cursos/simposio.

Polo Shopping Fashion Day

O Polo Shopping Indaiatuba prepara para o dia 29 o Polo Shopping Fashion Day; na passarela, as roupas que ditarão tendência para a mais bela, florida e colorida das estações.

Funcionários da DHL reformam prédio da Bolha de Sabão

A multinacional DHL entregou no último sábado (dia 15) a reforma do prédio da ONG Bolha de Sabão. A sede do Ponto de Cultura ganhou nova pintura e cobertura de parte da área externa, feitas por 28 funcionários da empresa que participaram do Dia do Voluntário. Enquanto o prédio recebia a reforma, as crianças participaram de uma programação na escola José de Campos, com salgadinhos, pipoca, refrigerante e docinhos, além da apresentação de palhaços e atividades ao ar livre.
Para a gestora da entidade, Carmen Ajala, a ação é de extrema importância para a Bolha, colaborando com a melhoria no atendimento do projeto. “Tínhamos um espaço ocioso, que não podíamos utilizar por conta do sol forte e, com essa cobertura no pátio, agora podemos ampliar o atendimento para essa área, proporcionando mais conforto às crianças e professores”, avalia.
A ação da DHL integra o programa de responsabilidade da multinacional, o Living Responsibility, que é divido em: GoGreen, voltado ao meio ambiente; GoTeach, direcionado à educação; e GoHelp, no qual as atividades com a Bolha de Sabão se encaixam. O gerente geral de Operações da empresa, João Prada, conta que o Ponto de Cultura foi escolhido por se encaixar exatamente no que a multinacional queria para trabalhar no Voluntary Day. Além de João, a ação foi liderada pelo gerente de Operações, Luiz Câmara e encabeçada pelos líderes do projeto Indalécio Brollo e Ronaldo Garcia.

Titãs celebram 30 anos com show do álbum “Cabeça Dinossauro”

Para comemorar os 30 anos de carreira em 2012, os Titãs fazem uma reedição do histórico show Cabeça Dinossauro, em que tocam todas as músicas de um de seus mais emblemáticos e reconhecidos trabalhos, com os arranjos originais e na sequência em que foram editadas no disco: Cabeça Dinossauro; Aa Uu; Igreja; Polícia; Estado Violência; A face do Destruidor; Porrada; Tô cansado; Bichos Escrotos; Família; Homem Primata; Dívidas; O quê.
Lançado em 1986, Cabeça Dinossauro foi um marco na história dos Titãs e do rock brasileiro. Foi o terceiro disco da banda, que buscava uma síntese de sua linguagem musical na construção de um estilo próprio, inventivo e original. O disco foi um fenômeno de vendas e catapultou os Titãs ao pódio do rock que se fazia na época no Brasil.
As canções de Cabeça Dinossauro, influenciadas principalmente pelo punk rock, mas com pitadas de reggae e funk, traziam letras corrosivas e irônicas, com as quais se identificaram milhares de fãs num momento em que o Brasil sepultava definitivamente os demônios da ditadura militar. Muitas delas tornaram-se hinos da rebeldia e da indignação de toda uma geração.
O show conta também com outras músicas que vieram antes e depois de Cabeça Dinossauro, mas que mantém o mesmo espírito roqueiro, aguerrido e irônico, sempre com a marca registrada dos Titãs: música pulsante com letras fortes, diretas, que questionam e fazem pensar.
O show acontecerá dia 28 de setembro às 21h no Expoamérica (Rod. Anhanguera Km 119, em Nova Odessa). Para outras informações,  www.expoamerica.com.br ou (19) 3466-5055.

Exposição Fotográfica "Extremos do Chile" no Reserva Cultural


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Indaiatuba recebe em novembro a 1ª Feira de Imóveis no Pavilhão da Viber

Indaiatuba recebe sua primeira Feira de Imóveis nos dias 24 e 25 de novembro no Pavilhão da Viber das 10h às 22h. Realizada pela AFS Comercializações Imobiliárias com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o evento visa à interação entre os empresários do setor e o consumidor interessado em todas as vertentes do ramo.

O secretário da pasta, Edmundo José Duarte, enfatiza a importância do evento para Indaiatuba. “Com o crescimento do município e das novas indústrias é preciso ter a moradia para as pessoas que trabalham em Indaiatuba. Outro ponto positivo do evento é a parceria com instituições financeiras que irão orientar os consumidores”, comenta o secretário, que continua: “Esse evento também é relevante para os investidores da região, que poderão sentir o mercado e ter um direcionamento na hora de investir seu dinheiro, pois o setor imobiliário está em constante crescimento no município”.

Cerca de 60 expositores participarão da feira. A expectativa da AFS Comercializações Imobiliárias é de receber aproximadamente quatro mil pessoas.

Colégio Max Planck desenvolve programa de inclusão digital para 3ª idade

O departamento pedagógico do Colégio Max Planck dará início, em outubro, ao projeto Vovô.com, que tem como objetivo habilitar e possibilitar o uso da Internet para pessoas acima dos 60 anos, visando, através da inserção digital, o acesso à informação, conhecimento, lazer e interação social. O projeto, que foi desenvolvido pela professora Ana Claudia Trujillo, dentro da disciplina Ética e Empreendedorismo, já começará com três turmas e oferecerá aulas para pessoas acima de 60 anos, que serão monitoradas por alunos voluntários do 7º ano do Ensino Fundamental, que incentivarão os inscritos na utilização das diversas ferramentas que o mundo virtual oferece. “O projeto não ajudará apenas estas pessoas; com ele, pretendemos também incentivar o exercício da cidadania pelos alunos, fazendo com que reconheçam seu papel na sociedade através da solidariedade e do respeito pelo próximo”, lembra a diretora do Colégio Max Planck Denise Moretti Silva.
As aulas, previstas para início em 18 de outubro, acontecerão às quintas-feiras à tarde, no Laboratório de Informática e terão em torno de uma hora de duração. As inscrições, que são limitadas, acontecem de 24 a 28 de setembro e o interessado precisará apresentar documento de identidade e comprovante de endereço originais.
 O Colégio Max Planck está localizado à rua Rêmulo Zoppi 434, na Vila Georgina. Mais informações pelo telefone (19) 3801-8940.

"Por que os homens mentem?" volta a Indaiatuba


Metaconferência oficial “O Poder – O Segredo dos Segredos” acontece em novembro

A metaconferência mundial O Poder – O Segredo dos Segredos será realizada no dia 7 de novembro às 19h30 na Sala Acrisío de Camargo, no Ciaei, pelo metaconferencista Nilson Eduardo, que traz pela primeira vez a Indaiatuba o evento, realizado desde 2005 no Brasil e no exterior. São três horas de espetáculo com dinâmicas que contam com a participação de banda, animais e grupo de ballet entre outras, que prometem surpreender o público de Indaiatuba e região.
Nilson Eduardo, além de terapeuta reikiano, é graduado em marketing, estudioso do inconsciente humano, comunicador, palestrante, metafísico quântico, reflexologista, cromoterapeuta e músico.
O evento foi lançado com o objetivo de levar ao cenário mundial as práticas descritas no livro The Secret - O Segredo, escrito e editado pela produtora de TV australiana Ronda Byrne. O livro se tornou best seller em 2006 com uma vendagem recorde de 40 milhões de exemplares. Os espectadores poderão participar, sentir, ouvir e mudar após o evento. “Toda grande realização só acontece para quem está no cenário”, ressalta Nilson Eduardo. “Se você acreditar, o universo abre portas aonde só havia paredes”, complementa o metaconferencista.
A venda de convites se inicia em outubro e os ingressos são limitados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 7826-3621 e (19) 7826-4928.