Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mulheres em Acordes no SESC Campinas

Sara Bonfim, Monica D'Ávila Domingues, Sonia Di Morais e Kika Baldasseirine se apresentarão dia 5 de agosto às 16h30 no SESC Campinas (r. D. José I 270, no bairro Bonfim) acompanhadas dos músicos Eron Guarnieri, Viktor de Lima, Gerson Lima Filho e Swami Antunes Campos Jr. Para mais informações, http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=225562 e http://www.sescsp.org.br/sesc/maps/16.cfm.

Bolos caseiros fresquinhos

Minha amiga Janete Siqueira tem me presenteado com bolos caseiros da Casa de Bolos (r. 24 de Maio 834) e estou simplesmente enlouquecido. São bons demais! Bolo caseiro já é a melhor coisa do mundo; levado ao nível de excelência em mais de vinte sabores como faz a Casa de Bolos, então, é de ficar dependente! Conselho de guloso: não percam!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Théo Medeiros é eleito novamente Melhor Chef

Meu amigo Théo Medeiros comemora a conquista de mais um prêmio de Melhor Chef no Prêmio Veja Campinas Comer & Beber, no último dia 12.

Luik & Raphael na Festa do Peão de Capivari

A dupla Luik & Raphael, de Indaiatuba, lançou sua nova música de trabalho, intitulada Tô Causando Moleque, na Festa do Peão de Capivari 2012. Na ocasião, dividiu o palco com duas das principais atrações do evento: Fernando & Sorocaba e Munhoz & Mariano. Agora, a dupla pega estrada para divulgar seu trabalho nas principais rádios da região e se prepara para subir ao palco da Faici (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba).

6º Festival ETAPA de Música e Arte

De 17 a 26 de agosto, o palco do Teatro ETAPA, localizado na cidade de Valinhos, abrigará o 6º Festival ETAPA de Música de Arte, evento que reúne música instrumental popular e erudita do Brasil. Serão seis shows com importantes artistas da música brasileira, que dividirão o palco misturando acordes de piano, contrabaixo, guitarra, percussão e gaita, entre outros instrumentos.
Na sexta-feira (dia 17), subirá ao palco, para realizar o show de abertura do evento, o compositor, arranjador, produtor e instrumentista Eumir Deodato, acompanhado de Marcelo Camargo Mariano no baixo e Renato Bittencourt na bateria.
No sábado (dia 18), é a vez de o público assistir a uma apresentação especialmente formada para a edição de 2012, com Cláudio Roditi & Roberto Sion Quinteto. O saxofonista, clarinetista e arranjador Nailor Proveta, o pianista Carlos Roberto, o contrabaixista Paulo Paulelli e Celso Almeida na bateria formam o quarteto, que fechará o primeiro final de semana do festival no domingo (dia 19), ao som de clássicos do choro, do frevo e do samba.
Na apresentação da sexta-feira (dia 24), o campineiro Laércio de Freitas (na foto), instrumentista, compositor e arranjador, tocará ao lado de João Parayba na percussão, Rudy Arnaud na guitarra e Daniel Amorim no baixo acústico. No concerto de sábado (dia 25), Mauro Senise terá a seu lado Gabriel Getzti ao piano, Rodrigo Villa no contrabaixo e Ricardo Costa na bateria. O pernambucano Rildo Hora, gaitista e produtor musical, se apresentará com o pianista, arranjador e produtor Misael da Hora, duo que encerrará, no domingo (dia 26), o 6º Festival ETAPA de Música de Arte.
Às sextas-feiras e aos sábados, os músicos se apresentam às 20 horas; nos domingos, às 19 horas. Os ingressos poderão ser adquiridos no colégio ETAPA Valinhos (a
v. Dr. Antônio Bento Ferraz 95) ou pelo site http://www.ticketbrasil.com.br/festivaletapa. A renda será integralmente revertida para a Abeuni - Aliança Beneficente Universitária de São Paulo.

Conselho Municipal de Assistência Social está recebendo projetos para 2013

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) informa que está recebendo os projetos e programas a serem financiados pela Secretaria Municipal de Assistência Social em 2013. Somente poderão fazer inscrições as entidades inscritas no CMAS. A entrega deverá ocorrer até 31 de agosto de 2012, das 8h às 17h, na Casa dos Conselhos (r. 13 de Maio 10, Jd. Pompéia). Informações com Andréia Aguiar, pelo telefone (19) 3835-2843.

Programação Cine Topázio Jaraguá


Programação Cine Topázio Polo Shopping


Noite do Mar no Colesterol

Rosangela Augusto avisa que fará no próximo dia 18 de agosto em seu Colesterol (av. Cel. Antonio Estanislau do Amaral 635, em Itaici) uma Noite do Mar, com camarão, bacalhau e paella, ou seja, com tudo a que se tem direito. O detalhe é que serão vendidos apenas convites antecipados; então, quem estiver a fim de se deliciar com as maravilhas culinárias de Zanza deve ligar logo para 3816-0379.

Campões de público da Campinas Decor 2012

O Home Cinema, na categoria arquitetura e decoração e o Jardim Campinas Decor, na categoria paisagismo, foram os ambientes que mais agradaram ao público durante a Campinas Decor 2012, que aconteceu de 27 de abril a 17 de junho na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Os resultados acabam de ser divulgados oficialmente pela organização da mostra.
Os dois espaços lideram a lista de ambientes mais votados pelos visitantes da 17ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista por meio de cupons que traziam a pergunta “Qual o ambiente que você mais gostou?”, nas duas categorias citadas. No total, foram computados os seis mais votados entre os ambientes de arquitetura e decoração e os dois campeões na categoria paisagismo.
Na categoria arquitetura/decoração, que teve como campeão o Home Cinema, assinado pelos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati, a segunda colocação ficou para o ambiente Cabana do Cavaleiro e Paisagismo, projetado pelo arquiteto Otto Felix.
O Espaço Gourmet, da arquiteta Silvia Cabrino e da designer de interiores Lucyene Del’Alamo, ficou em terceiro lugar, seguido pela Varanda da Contemplação, das decoradoras Nilza Alves e Rita Diniz e pelo Living, assinado pela arquiteta Adriana Bellão. A sexta colocação é do Quarto dos Meninos, da arquiteta Kátia El Badouy.
Entre os ambientes de Paisagismo, dos quais o Jardim da Estação, assinado por Maria Delmanto e Renato Páteo, foi o mais votado, o segundo lugar ficou para o Jardim da Fazenda, executado pelo paisagista e engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin.
Fotos: Leandro Farchi.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

6º Almoço Gaúcho Afasfa

Será dia 2 de setembro o próximo Almoço Gaúcho da Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis; como sempre, no Sítio Olho D'Água. Os convites já estão à venda; para mais informações, 3875-2690, 3835-7090 ou afasaofranciscodeassis@uol.com.br.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Clube 9 de Julho efetua doação a entidades beneficentes

O Clube 9 de Julho realizou no dia 21 uma doação de 176 camisetas da Colônia de Férias à ONG Bolha de Sabão. Na mesma ocasião também foram doados 110 agasalhos e 36 litros de leite tipo longa vida por associados que participaram das olimpíadas, realizadas durante a festa de aniversário do clube e outras 40 fraldas geriátricas arrecadadas pelos associados que jogam basquete à Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI). Na foto, o coordenador do Projeto Saúde Rogério Brolo; o diretor de Esportes do Clube 9 de Julho André Genari; Janete Hanagusko Siqueira, da FEAI e Giselle Gaspar, da Bolha de Sabão.

Agosto das Artes

A Secretaria Municipal de Cultura promove a partir do próximo dia 4 uma nova edição do festival Agosto das Artes. O festival, já tradicional na cidade, oferece uma série de atividades artísticas gratuitas à população e aos visitantes durante todo o mês, incluindo seis oficinas, duas exposições, 20 exibições de filmes e duas intervenções. As inscrições para as oficinas seguem até o término das vagas, no Centro Cultural Wanderley Peres. Para mais informações, (19) 3825-2057. Confira a programação no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/16734/.

Clube 9 de Julho ganhará novo salão social

O Clube 9 de Julho completa 55 anos e ganha um novo espaço para eventos. A primeira etapa das obras terá início ainda neste mês, com a demolição do atual salão. O projeto, arrojado e moderno, é assinado pelo arquiteto William de Camargo e a obra será realizada no local hoje ocupado pelo atual salão.
De acordo com a Diretoria do clube, a primeira etapa da obra, que consiste na demolição do prédio, fundação, cobertura e fechamento lateral da nova sede (que tem início esta semana), será custeada com a receita da venda da antiga sede social. Dos atuais 463,52m² de área total, o prédio passará a contar com uma área construída em torno de 1,9 mil m² e ganhará uma entrada independente para embarque e desembarque de automóveis. “Nosso salão atual não atende mais a demanda dos associados e visitantes e, por isso, a Diretoria, com o aval do Conselho Deliberativo, decidiu pela construção do que consideramos um marco na história do clube”, lembra o vice-presidente Roberto Alonso.
Com aproximadamente dois mil metros quadrados de área construída, a obra será composta por um salão de eventos com 1,2 mil m² e pé-direito de oito metros, forro estilo colmeia – que permite a instalação de divisórias no salão –, amplo palco para eventos, cabine de som suspensa, American bar, camarotes com vista panorâmica, camarins individualizados, elevador, sanitários, cozinha e toda infraestrutura que se fizer necessária. Projetado para acomodar em torno de 1,2 mil pessoas em eventos gastronômicos, o espaço poderá comportar um número três vezes maior quando não incluir mesas. “O projeto prevê um sistema hidráulico de captação de água das chuvas e também respeita as normas de acessibilidade, já que teremos rampa em todos os acessos”, lembra o arquiteto responsável pelo projeto, William de Camargo.
A segunda etapa da obra, prevista para começar ainda este ano, consiste na fase de especificação de acabamento (revestimento, louças sanitárias e iluminação) e deverá seguir os padrões de qualidade definidos para a construção da nova sede. “Ainda não temos o orçamento definitivo, mas o valor deve girar em torno de R$ 1,5 milhões. O que podemos dizer é que o material utilizado estará à altura do salão que estamos construindo”, ressalta o vice-presidente.
Com investimento inicial de R$ 1,2 milhões, a primeira etapa da obra já começa a tomar forma. Aparelhagem de som e toda estrutura fixa utilizada nos eventos já começaram a ser retiradas e, ainda esta semana, a empresa contratada para derrubar o prédio deve começar o trabalho. “Desde a aprovação da venda da antiga sede social do clube, o conselho já havia destinado esta receita para a construção do salão”, lembra Alonso.
Com a construção, algumas mudanças se farão necessárias. O bar do clube foi incorporado ao restaurante, que passou por uma reforma e, além de um forro em PVC, ganhou um novo balcão para atendimento. A sauna também terá novo acesso e toda a área em frente ao bar vai incorporar o novo salão. Mas as novidades não param por aí. Também estão confirmadas mudanças nos acessos do clube. A portaria de pedestres será fechada e o novo acesso ao público de associados e visitantes se dará por uma nova portaria, onde hoje funciona o acesso de saída para os automóveis. O acesso de entrada será acoplado à secretaria, aumentando assim a área de atendimento aos associados e visitantes. A nova portaria de entrada e saída para o estacionamento de veículos será construída onde hoje funciona o bicicletário. A obra seguirá simultânea à construção do prédio.
Vale lembrar que durante a construção do salão, o Clube 9 manterá sua agenda de eventos, que poderão acontecer no restaurante, no Parque Aquático ou até mesmo na Arena Poliesportiva. Localizado na avenida Presidente Vargas, o Clube 9 de Julho conta atualmente com mais de 8,5 mil associados, entre titulares e dependentes e oferece atividades recreativas, sociais e esportivas. Com uma localização privilegiada, o clube conta com um parque recreativo de aproximadamente 78.500 m². Saiba mais acessando o site no endereço www.clube9.com.br.
A fundação do Clube 9 de Julho data do ano de 1957, mais precisamente no mês de agosto. Na época, um grupo de amigos nascidos em Indaiatuba decidiu fundar um clube social que pudesse reunir não apenas amigos, como também suas famílias para momentos de lazer. Três pessoas foram responsáveis pela formalização do projeto: Pedro Maschietto, Lúcio Fernandes Filho e Mário da Silveira Teixeira.
Sua constituição e fundação oficial datam de 3 de agosto de 1957, dia em que aconteceu a primeira assembleia, que aprovou a aquisição do terreno que abrigaria sua sede social e seu 1º estatuto social foi aprovado 14 dias depois. Em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, o Clube foi batizado com o nome de Clube 9 de Julho.

Oficinas culturais gratuitas na Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura abre na próxima semana as inscrições para as atividades do segundo semestre de diversas oficinas culturais gratuitas e do Projeto Guri. A faixa etária vai de 6 a 17 anos. Para a inscrição, é necessário comparecer ao polo cultural do curso selecionado na data indicada das 8h às 17h e apresentar a documentação específica. Para outras informações, (19) 3825-2057 ou http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/16736/.

Naseja cadastra jovens com necessidades especiais para inserção no mercado de trabalho

O Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social está cadastrando moradores de Indaiatuba maiores de 16 anos com deficiência para encaminhamentos para o mercado de trabalho. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira no Naseja (Núcleo de Assistência Social e de Educação de Jovens e Adultos), localizado na Rua da Caixa D’Água, no bairro Santa Cruz.
A assistente social e coordenadora do Centro de Referência, Alzira Ribeiro da Silva, explicou que o objetivo da ação é inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e colaborar com as empresas que precisam preencher a lei de cotas. “Nós fazemos o cadastro dos interessados e encaminhamos para as empresas. Oferecemos também dicas de como se comportar durante as entrevistas”.
Desde do início dos trabalhos, em junho, 20 pessoas com deficiência foram encaminhadas e estão empregadas em uma grande rede de supermercados do município.
Alzira destaca que a pessoa com deficiência que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo, quando começa a trabalhar com carteira assinada tem o beneficio suspenso; se ficar desempregada, o BPC é restituído.
Os interessados em fazer o cadastro devem procurar a funcionária do Centro de Referência Maria do Carmo Chiriquelo. O telefone para informações é (19) 3875-2816.
O Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social é um espaço de convivência que, por meio de atividades de oficinas de capacitação e/ou terapêuticas, visa capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, valorização e estímulo da autoestima da pessoa com deficiência e idade acima de 15 anos. Também objetiva orientar, aconselhar e capacitar as empresas instaladas no município em relação às deficiências, desmistificando-as e, assim, facilitando o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. O centro atende a cerca de 60 jovens.

Natação PCD de Indaiatuba conquista medalhas nos Regionais de Atibaia

A equipe de natação PCD de Indaiatuba Secretaria Municipal de Esportes/Apin foi tricampeã no Feminino e tetracampeã no Masculino nos 56º Jogos Regionais de Atibaia. Nas provas concluídas ontem (dia 24), os atletas conquistaram 38 medalhas no total, sendo 29 de ouro, oito de prata e uma de bronze, o que colocou o município mais uma vez em primeiro lugar na classificação geral da modalidade. 

Presentes na Tem Total

O Grupo Tem Total (r. paula Bueno 540, no Taquaral, em Campinas) convidando para o coquetel de lançamento do mais novo setor da loja: o de presentes. Vai ser amanhã (dia 26) às 19h30.

Mega Expo Regional recebe público de 7 mil pessoas

A 2ª edição da Mega Expo Regional Noivas, Debutantes e Festas, realizada nos dias 21 e 22 de julho no pavilhão da Viber, reuniu em torno de 90 expositores e recebeu um público de sete mil pessoas de toda a região. Organizada pelas empresas KMS Produções Artísticas e Salete Coelho Assessoria de Eventos, a mostra ofereceu um mix diversificado de produtos e serviços do setor e contou com profissionais de 18 segmentos, voltados para quem planeja uma festa de casamento, baile de debutantes e bodas, entre outros eventos. Como o acesso ao pavilhão se deu com a doação de alimentos, foram arrecadados em torno de três mil quilos de alimentos não perecíveis que foram doados ao Lar São Francisco, ONG Bolha de Sabão e Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc).

Dicas de segurança na Internet

Vale a pena ficar atento a essas dicas de segurança da Sawi Internet Estratégica.
Falta de punição, sensação de identidade preservada e o pouco cuidado que empresas e pessoas físicas dispensam para proteger suas senhas nos computadores criam um ambiente propício para as práticas de fraudes no mundo cibernético. Pesquisa recente divulgada pela RSA, divisão de segurança cibernética da EMC, aponta o Brasil como o principal alvo de criminosos digitais na América Latina. A pesquisa revela ainda que 40% das fraudes vêm de endereços hospedados nos Estados Unidos.
“Vejo as fraudes como acidentes aéreos. O motivo do acidente raramente é um só. Na Internet, os criminosos podem ter uma sensação maior de que sua identidade está preservada, seja por um falso cadastro em uma lan house, seja por uma invasão de wi-fi. Isso, aliado ao fato de que realmente muitas pessoas não têm cuidados adequados com sua segurança, cria um ambiente propício para as práticas fraudulentas”, afirma Rafael Pini, Diretor de Tecnologia da Agência Sawi, de Campinas.
Para Pini, uma série de cuidados e procedimentos básicos são fundamentais para o combate aos crimes cibernéticos dentro de ambientes corporativos e domésticos, evitando-se dessa forma grandes prejuízos financeiros e até dor de cabeça para provar inocência.
Senhas:
- Não utilize o recurso de “salvar senha” disponível na maioria dos navegadores. Normalmente, eles armazenam essas senhas de forma bastante insegura.
- Nunca utilize senhas baseadas em palavras de dicionário ou nomes. Essas são as mais fáceis de serem descobertas de forma automatizada (onde o criminoso utiliza um programa que faz combinações de palavras e tenta utilizá-las para obter acesso não autorizado).
- Para criar uma senha segura, procure misturar caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números. Se não estiver se sentindo muito criativo, existem ferramentas para auxiliar nesse processo, como, por exemplo, o site http://www.random.org/passwords.
- Não armazene suas senhas em um arquivo e nem as deixe anotadas. Isso pode parecer um pouco complicado, mas existe uma técnica simples para memorizar uma senha segura que consiste em você contar uma história e relacioná-la com a senha. Um exemplo simples: Fiz meu cadastro na Sawi em 2012 (senha FmcnSe2012).
Redes:
Uma das formas mais básicas de um criminoso obter dados de pessoas pouco cuidadosas é criando uma rede wi-fi sem senha e liberando o acesso à Internet. Os desatentos efetuam login nessa rede e um programa grava todos os dados transmitidos que podem conter senhas, dados bancários, dentre outros.
Se você quer acessar a Internet fora de casa, aqui seguem algumas recomendações - em redes públicas (inclua aqui o café no qual você pediu a senha ou daquela loja que você frequenta às vezes, mas que oferece wi-fi):
- Se não for necessário, não conecte em uma rede Wi-Fi desprotegida.
- No caso de ser necessário conectar, utilize a opção “Rede Pública” (se estiver usando o Windows).
- Se você frequentemente utiliza “Redes Públicas”, considere contratar e utilizar um serviço de VPN.
- Utilize um Firewall (o Windows já vem com um básico embutido). Ele é um programa que bloqueia boa parte de tentativas de invasão e promove uma segurança maior.
- Procure navegar em sites com SSL ou HTTPS (você pode ver esse dado na barra de endereços do navegador. A maioria deles mostra um cadeado seguido de uma informação que comprove a identidade do site, por exemplo: HTTPS://www.controleinformatica.com.br).
- Banco, e-mails e afins devem ser evitados ao máximo.
- Faça regularmente as atualizações do sistema e dos seus programas.
 Proteja as suas redes:
Os roteadores wi-fi são um dos pontos de maior facilidade para invasão, mas algumas precauções podem dificultar a vida do criminoso. Confira:
- Sempre habilite os recursos de criptografia em seu roteador, mas preste atenção no tipo. Procure utilizar “WPA2 (AES)” ou similar, evitando ao máximo o tipo WEP e WPA (conhecidas por serem fracas).
- Será necessário criar uma senha de acesso e, assim como outras senhas, você pode utilizar as dicas anteriores.
- Procure bloquear o acesso à interface administrativa do roteador para não ser utilizado via wi-fi. Normalmente é mais fácil o criminoso parar o carro no outro lado da rua do que plugar um cabo no roteador.

Sarau Cultural no IC


Passaporte

Mariza Bernardinetti Müller dá uma pausa nos afazeres da Coordenadoria de Eventos da APAE Indaiatuba e embarca para 40 dias de viagem por Itália, França e Inglaterra.

Terroir

A Casa da Palavra e a BrancoTinto Universo do Vinho promovem dia 17 de agosto às 19h30 o lançamento do livro Guia de Vinícolas Chile, de Flávio Faria.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Oficina gratuita: Programação Visual em Processing

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Oficina Cultural Hilda Hilst, da Secretaria de Estado da Cultura, promove de 23 de agosto a 1º de setembro a oficina gratuita Programação Visual com Processing, coordenada por Caleb Mascarenhas. São 15 vagas e as inscrições já estão abertas no Centro Cultural Wanderley Peres (pça. Dom Pedro II s/nº, no Centro) a estudantes e profissionais das artes visuais e comunicação, interessados em computação gráfica, jogos e interatividade. É necessário ter acima de 16 anos e apresentar carta de interesse. Os encontros acontecem quintas e sextas das 18h às 22h e sábados das 13h às 17h. Para informações, (19) 3825-2057.

Ferramenta gratuita de programação visual, o Processing possibilita a criação e o desenvolvimento de figuras, animações, jogos e obras interativas, tudo através de linguagem simples. Pode ser ainda utilizado como plataforma de desenvolvimento de games.

Caleb Mascarenhas é desenvolvedor web e pesquisador de novas tecnologias em linguagem audiovisual. Com formação multidisciplinar, possui graduação em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara, pesquisou o Pólo Tecnológico São Carlos e realizou diversos cursos de tecnologias e programações.

A oficina Programa Visual com Processing é também parte da programação do festival Agosto das Artes.

Faça parte da Orquestra Jovem de Indaiatuba!


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Music & Mi hoje no Ciaei

O espetáculo gratuito Music & Mi tem apresentação única hoje às 20h na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A produção traz a participação dos professores e alunos do Conservatório de Valinhos, que compõem a Cia de Dança Lígia Loschi e proporciona ao público a oportunidade de aprender a história da música e apreciar canções que embalaram diferentes gerações. Para outras informações, (19) 3825-2056.
Foto: Cintia Antunes.

Feijoada do 9


Bazar Beneficente Gaadin

Os voluntários do Gaadin (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba) promoverão no dia 28 das 9 às 17 horas em sua quadra poliesportiva (r. Helena Tomasi 53, no Jd. Remulo Zoppi) um bazar beneficente em prol das atividades da entidade.

Balada Enjoy

A Enjoy do Shopping Iguatemi Campinas convidando para o evento de lançamento da coleção Verão 2013, no próximo dia 24 a partir das 18h30.

Faici 2012 anuncia datas de concurso para Rainha e Passeio a Cavalo

Ostentar o título de Rainha, concorrer a diversos prêmios e ainda assinar contrato com uma agência de celebridades - estes são os sonhos das mais de 100 garotas que concorrerão ao posto de Rainha da Faici (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba). Todas que se inscreveram através do site da Festa do Peão de Indaiatuba serão convidadas a participar da primeira eliminatória, que acontece dia 15 de agosto nas dependências da Associação Esportiva Tejusa.
Vladimir Seneme, organizador do concurso, explica que não foi possível abrir novas inscrições. “Já temos um número alto de meninas”, conta. “Então resolvemos trabalhar com todas que já haviam realizado sua inscrição”. Seneme pede que todas as candidatas entrem em contato pelo telefone (19) 3875-2983 a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de julho. “Entraremos em contato com todas, mas pedimos que elas se adiantem e liguem para confirmar sua participação”, solicita.
A primeira eliminatória será fechada para o público. Na ocasião, serão selecionadas 20 candidatas. A segunda eliminatória está marcada para 5 de setembro, desta vez com a presença do público e da torcida das candidatas. Dez delas serão selecionadas para disputar o título de Rainha na grande final, agendada para o dia 3 de outubro. Na decisão, cinco meninas serão escolhidas pelo júri, que será formado por profissionais da moda e beleza de Indaiatuba, assim como da imprensa local. O local das duas últimas seletivas será definido em breve.
Para poder participar das eliminatórias e da final, as candidatas precisam completar 18 anos até o dia 30 de setembro deste ano e não é necessário residir em Indaiatuba. As cinco escolhidas ganharão diversos prêmios, entre eles, uma bolsa de estudos da Faculdade Max Planck.  Além de levar para casa os prêmios oferecidos pelos patrocinadores, a vencedora terá passagem garantida para concorrer ao título de Rainha Brahma Super Bull PBR 2012. O concurso escolherá a mais bela garota entre as rainhas eleitas durante a atual temporada do Brahma Super Bull PBR.
Cada etapa do campeonato terá a sua rainha, que poderá concorrer ao título de ‘Rainha de Todas as Rainhas’. O concurso e o anúncio da vencedora acontecerão durante o Rodeio de Americana, palco da final do Brahma Super Bull PBR em 2012.
Além do título, a garota escolhida assinará um contrato com duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis, em uma agência de celebridades. Terá ainda presença garantida em pelo menos cinco eventos da SantArena em 2013.
O tradicional Passeio a Cavalo que abre a edição 2012 da Faici acontecerá dia 14 de outubro. A concentração terá início às 9 horas na Cerâmica Indaiatuba e a saída dos cavaleiros e charreteiros está marcada para as 10 horas. O percurso será o mesmo dos últimos anos: todos percorrerão a Avenida Presidente Vargas até entrar nas ruas 24 de Maio e Ademar de Barros. Já na Avenida Francisco de Paula Leite, sentido Jardim Morada do Sol, farão o retorno nas proximidades do Center Jeans, tomando os últimos metros para o recinto da Faici.
Os participantes percorrerão cerca de sete quilômetros e ao final do percurso poderão conhecer a estrutura da Faici 2012, além de desfrutar diversas opções de pratos e bebidas na Praça de Alimentação. O recinto da festa fica na Rua Prata, 375-525, no Distrito Industrial.
A Faici 2012 acontecerá entre os dias 17 a 21 de outubro e contará com shows de Gian & Giovani (dia 17, com entrada franca), Fernando & Sorocaba (dia 18), Michel Teló (dia 19), Eduardo Costa (dia 20) e Chitãozinho & Xororó (dia 21, com ingressos promocionais em parceria com a Exsa Desenvolvimento Urbano).
A venda de ingressos terá início nos próximos dias. Interessados em reservar seus camarotes de 10, 20 ou 40 lugares podem fazer sua pré-reserva pelo telefone (19) 3825-1752 ou através do e-mail contato@faici.com. As empresas interessadas em garantir seu espaço no Pavilhão de Exposições podem se informar pelo mesmo número de telefone ou pelo e-mail comercial@faici.com. Mais informações em www.faici.com.

Inauguração Delizia

Flash da inauguração da Delizia, doçaria descolada com produtos Big House, segunda-feira no Polo Shopping. Na foto, os proprietários Sirlei e Marcelo Gruppi (gentilíssimos, me mandaram um moranguete com o convite para o coquetel) com as irmãs Kaneco Cristina, Lúcia e Marisa.

Programação Cine Topázio Polo Shopping


Programação Cine Topázio Shopping Jaraguá


Projeto Ecobike em funcionamento

Desde segunda-feira (dia 16), quando entrou em operação o Projeto Ecobike, 147 usuários validaram seus cadastros e utilizaram as bicicletas ecológicas. Para utilizar gratuitamente o serviço, o interessado precisa fazer o cadastro prévio pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br . Até as 16h desta quinta-feira (dia 19) foram realizados 550 cadastros no site, sendo que 198 deles já foram validados.
O Projeto Ecobike prevê a disponibilização gratuita de 200 bicicletas produzidas com material reciclável, inicialmente em três estações, sendo uma na praça Dom Pedro II, uma na sede da Guarda Municipal e a terceira em frente à Prefeitura. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 17h e sábado e domingo as estações da Prefeitura e da GM funcionarão das 9h às 12h e das 14h às 18h. Uma quarta estação será construída na Praça do Cato (Cecap).
Os usuários devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados pelos pais, com peso até 100 quilos e até dois metros de altura, respeitando as dimensões do equipamento. O tempo permitido para uso será de quatro horas contínuas e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
O sistema de controle das bicicletas é informatizado e cada estação conta com um funcionário responsável que valida o cadastro dos usuários, libera o empréstimo e recebe a devolução das bicicletas. Cada estação terá um totem de autoatendimento composto por uma tela e por teclado nos quais os usuários interagem para realização ou validação de cadastro, consultas sobre disponibilidade nas demais estações e para retirar e devolver as bicicletas.
Para a implantação do projeto a Prefeitura contou com a parceria da Fundação Toyota, da Corpus Saneamento e Obras Ltda, da Compartibike e da Muzzicycles. A Prefeitura é responsável pela manutenção das bicicletas com parceria do Educandário Deus e a Natureza e também pela operação do Ecobike, que está sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas.
A bicicleta ecológica Muzzicycles utiliza quadro fabricado com 200 garrafas PET.
Foto: Eliandro Figueira – ACS/PMI.

Seu Jorge no Trilhas Culturais

Indaiatuba recebe no próximo dia 4 de agosto, das 9h às 21h, a edição do Trilhas Culturais, com entrada franca, no Parque Ecológico. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Toyota e é incentivado pela Lei Rouanet, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. A programação inclui oficinas, jogos educativos, peças de teatro infantil, exposição e atrações musicais, além de sorteios de prêmios para crianças e shows com a Orquestra de Indaiatuba, Banda Santo Remédio, Banda All Tracks e o cantor e compositor Seu Jorge. Também serão apresentadas as escolas vencedoras do projeto Ambientação. A Prefeitura está disponibilizando transporte gratuito, com linhas e itinerários no site www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras informações, (19) 3825-2056.
Crédito da foto: Nana Moraes.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Imobiliárias fazem doação de agasalhos à FEAI

As imobiliárias Nova Indaiá e AVP Imóveis realizaram há duas semanas a entrega de cerca de 300 agasalhos para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI). Na foto, os representantes das imobiliárias Sidney Cavalero, Marcos Parente e Edélcio Bisquolo com a secretária da FEAI Janete Kikuye Hanagusko de Siqueira no momento da entrega.

4º Jantar Gastronômico Le Triskell 2012

O Le Triskell promove no dia 26 a partir das 20h a quarta edição deste ano de seu Jantar Gastronômico. Para outras informações e reservas, 3934-6408 (a partir das 11h). O menu elaborado pelo chef Sébastien está, como sempre, de babar a gravata. Vejam:


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pop-up Daslu no Iguatemi Campinas

A Daslu abriu no último sábado as portas de uma loja pop-up no Shopping Iguatemi Campinas. Em aproximadamente 100m² de área, a loja temporária traz a coleção de inverno com 50% off.

Marcelo Nova no Andarilho

Considerado um dos maiores artistas brasileiros do rock e fundador da polêmica banda Camisa de Vênus, o cantor e compositor Marcelo Nova se apresentará em Campinas no próximo dia 2 de agosto, no palco do Andarilho Bar e Restaurante (r. Sampainho 197, no Cambuí, em Campinas). O show é uma ação conjunta do Andarilho e o Espaço Malagueta, de Joaquim Egídio, com início às 21h30. No palco, Marcelo Nova, com mais de 30 anos de estrada, fará uma viagem no tempo, interpretando músicas de várias fases da sua carreira, dos clássicos do Camisa de Vênus às parcerias com Raul Seixas e às baladas densas e autobiográficas, em um show intimista. O telefone para reservas e outras informações é (19) 3254-3721.

A presença do ator no teatro de animação

Ampliando ainda mais seus projetos e áreas de formação de profissionais do teatro, a Companhia Teatral Nósmesmos Produções Artísticas, que já oferece cursos desde 2011, vai sediar em seu espaço no Unishopping, em Itu, no próximo sábado (dia 21), das 14h às 18h, a oficina de manipulação de bonecos intitulada A presença do ator no teatro de animação, dirigida pelo grupo Morpheus Teatro, que entrelaça as linguagens do teatro de bonecos, máscaras e teatro físico.
A oficina será ministrada por João Araujo, que vai apresentar os princípios da manipulação direta (técnica de teatro de animação onde os bonecos são conduzidos diretamente sem o uso de fios ou varas). “Este encontro vai possibilitar aos participantes uma vivência e sensibilização com o universo do teatro de animação”, comenta Juliano Mazurchi, ator e diretor artístico da Nósmesmos, que ressalta a importância da cultura artística para a cidade, “Este grupo tem mais de 10 anos de existência e já se apresentou em diversos países como Itália, Irlanda, Vietnã, Argentina e Chile”, finaliza.
Na oficina são trabalhados os principais elementos desta técnica de manipulação de bonecos: foco, eixo, triangulação, ponto fixo, peso, deslocamento, a relação do boneco com o corpo do ator e “ouvir” o boneco e seus desejos.
A oficina, que é gratuita, destina-se a profissionais, amadores ou estudantes de teatro com experiência e idade acima de 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições serão aceitas a partir de uma pré-seleção de currículos artísticos que devem ser enviados até quarta-feira (dia 18) aos cuidados de Juliano pelo e-mail juliano@nosmesmos.com.br.

Cocada caseira e outras delícias no Gastrovia

O portal Gastrovia (www.gastrovia.com.br) publicou semana passada uma deliciosa receita de cocada caseira. Esta e outras receitas estão à disposição por lá!

Anjos de Deus

Há que se prestigiar, pois se trata de uma produção levada a cabo por artistas locais: será encenada no dia 21 às 20h e no dia 22 às 19h, no Ciaei, a peça teatral Anjos de Deus. O texto, direção, operação de som, pesquisa musical e cenografia são de Henrique Steve (na foto); no elenco, Leandro Araujo, Nando Oliveira e Ana Regina Braz; a operação de luz é de Edilton Monteiro da Silva, que também responde pela pesquisa musical e figurinos; Ana Regina Braz e Daniel Monteiro são ajudantes de palco. Para outras informações, 3875-3567 ou www.supercult.com.br.

Festa Julina no 9 de Julho

O Clube 9 de Julho promoverá dia 28 às 18h, sua Festa Julina. Na programação, muita música com as duplas sertanejas Carlito & Rodrigo e Alex & Raphael. A praça de alimentação, que ficará a cargo de algumas das entidades assistenciais do município, será montada no Parque Aquático. Já estão confirmadas na praça a Bolha de Sabão, com pizza, maçã do amor e espeto de chocolate; Lions Clube, com os famosos sanduíches de linguiça, Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer) com os pastéis; Associação Beneficente Irmã Dulce, com cachorro quente e espetinho e o Centro de Inclusão e Assistências às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), que ficará responsável pela barraca dos doces. As brincadeiras ficarão a cargo do Educandário Deus e a Natureza, com a boca do palhaço e pescaria, além de touro mecânico, que será oferecido gratuitamente pelo clube, lembrando que 100% do valor arrecadado pelas entidades serão revertidos para elas mesmas.
O ingresso para convidados custa R$ 10; já o associado estará isento de ingresso, desde que apresente sua carteirinha na portaria do evento. O Clube 9 de Julho está localizado à avenida Presidente Vargas, 2000. Mais informações pelo telefone (19) 3875-9833.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Delizia

Marcelo e Sirlei Gruppi convidando para a inauguração da Delizia, sua nova doçaria no Polo Shopping, dia 16 às 18h30.

Chapeuzinho Vermelho no Polo Shopping

Inspirada na famosa obra de Charles Perrault, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho em: Uma Surpresa para o Lobo conta a história de Chapéu, uma garota que sempre vai visitar sua avó, que mora perto da floresta, mas acaba sendo perseguida por um lobo. Nesta versão, a público terá uma surpresa no final. A peça será encenada pela Companhia Arte & Manhas em duas sessões gratuitas no lounge do Polo Shopping Indaiatuba, no domingo (dia 15) às 15h e às 18h.

Festa julina no Regatas

O Clube Regatas de Campinas realiza sua tradicional festa julina hoje e amanhã. O arraial conta com barracas e brincadeiras típicas, espaço para crianças com monitores e apresentações de sertanejo universitário com as duplas Edu Correa & Gonçalves e Erick & Maycon. A festança começa hoje às 18 horas e, amanhã (dia 14), a partir das 17 horas.
Os convites podem ser adquiridos na secretaria do clube, na Rua Coronel Silva Telles 462, no Cambuí.

El Hages no Cone Sul

Meus amigos queridos Selma e Amir Fayez El Hage pegam a estrada amanhã rumo à Argentina, passando no caminho pela fazenda de amigos, em mais uma lua de mel.

Degustação Freddo

A rede argentina Freddo convidando para uma degustação dos sorvetes, sobremesas e café no quiosque do Shopping Iguatemi Campinas (3º piso), no próximo dia 17 às 19h. Merci.

Programação Cine Topázio Polo Shopping


Programação Cine Topázio Jaraguá


Luxor

Minha amiga (/irmã) Barbara Corsetti Fantelli, de quem eu já disse que possui rodinhas nos pés, embarca segunda-feira para duas semanas no exterior, mais precisamente no país onde a civilização humana atingiu seus mais altos níveis, o Egito. Um monte de inveja (branca!), Barbarita!

Ampliação Senai

O ex-prefeito Flávio Tonin vai ficar contente com esta (já que foi ele, antes mesmo de tomar posse, quem conduziu as negociações para a instalação da unidade local): o Centro de Treinamento "Comendador Santoro Mirone" do Senai, localizado na Fazenda Pimenta, está recebendo uma grande ampliação. A aprovação do projeto de reforma e ampliação junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) foi intermediada pela Regional de Indaiatuba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Prefeitura de Indaiatuba.
A obra deve ser concluída em dezembro de 2013 e receberá um investimento aproximado de R$ 23 milhões. Somados aos recursos para equipar a unidade, serão investidos cerca de R$ 30 milhões, conforme informou o diretor da unidade, José Luiz Chagas Quirino. Quirino informou que o novo prédio que está em construção terá 3.200 m² e dobrará a área construída. “O novo prédio atenderá principalmente os cursos de metalmecânica, como metalúrgica de solda e mecânica de usinagem, além de atender outras áreas que serão novidade no Senai de Indaiatuba como calderaria, metrologia e ferramentaria de plásticos”, explica o diretor. “Atualmente, o Senai oferece mais de 30 cursos de educação profissional e poderemos aumentar em quase 70% número de vagas até 2014, passando de aproximadamente 3 mil para 5 mil”, completa. Para o vice-presidente do Ciesp e ex-diretor titular da Regional de Indaiatuba Ignácio de Moraes Júnior, o projeto receberá um dos maiores investimentos do Senai no Estado. “Essa foi uma conquista muito importante nossa, em conjunto com a Prefeitura de Indaiatuba, o professor Quirino, diretor do Senai e o Gonçalves (José Augusto Rodrigues Gonçalves), nosso atual diretor”, concluiu.
Foto: Eliandro Figueira - ACS/PMI.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Junior Moreno no Fran's

O vencedor do concurso Garoto Fitness Brasil 2012 Junior Moreno recebe amigos e convidados hoje às 20h no Fran's Café para falar um pouco sobre a experiência.

Solo de Diane Ichimaru no Estúdio em Cena


Palestra gratuita: "Como especular na Bolsa de Valores"


VEJA CAMPINAS Comer & Beber 2012

Será lançada amanhã (dia 12) a edição 2012/2013 do especial VEJA CAMPINAS Comer & Beber, o mais completo e qualificado roteiro de gastronomia da região. Cerca de 600 convidados (entre eles os representantes dos estabelecimentos indicados, empresários, publicitários e personalidades locais, além da equipe de VEJA) vão participar do evento de lançamento, no Vert Eventos. Na festa, serão entregues os prêmios aos melhores de cada categoria apresentada no guia: Restaurantes, Bares e Comidinhas, em 29 especialidades diferentes.
Uma ação inédita marca o especial deste ano: os leitores puderam participar de forma direta na edição, pois escolheram os melhores estabelecimentos, em 10 especialidades (3 de Comidinhas, 3 de Bares e 4 de Restaurantes). Entre elas, o Melhor Brigadeiro, a Melhor Caipirinha, o Melhor Bacalhau e a Melhor Costela bovina. A votação se deu por meio de questionário via e-mail.
VEJA CAMPINAS Comer & Beber elege os melhores restaurantes e bares e as mais deliciosas opções de comidinhas. A edição 2012/2013 reúne uma seleção de cerca de 520 endereços. Uma equipe de jornalistas percorre as cidades, fazendo um levantamento detalhado dos estabelecimentos. Simultaneamente, as casas de maior destaque são apontadas por três júris de especialistas (um para cada categoria do especial), formados por trinta pessoas, entre gourmets, empresários e profissionais liberais, além de pessoas ligadas à cultura e à sociedade campineira, todos apreciadores da boa mesa e com capacidade para desempenhar a tarefa solicitada por VEJA. Trata-se, portanto, de uma revista feita por quem conhece Campinas e sabe indicar o que há de melhor na cidade.
As categorias que fazem parte da premiação 2012/2013 do especial VEJA CAMPINAS Comer & Beber são: Restaurantes: Brasileiro, Carne, Francês, Italiano, Oriental, Peixes e Frutos do Mar, Pizzaria, Variado, Carta de Vinhos, Restaurante Revelação, o Melhor Bom e Barato e Chef do Ano; Bares: Boteco, Carta de Cervejas, Carta de Drinques, Cozinha, Happy Hour, Música ao Vivo, Para ir a dois, Para Paquerar e Bar Revelação e Comidinhas: Café, Doceria, Empório Gourmet, Padaria, Pastel, Sanduíche, Sorvete e Temakeria.

Vencedores do Concurso Cultural da Turma do Gabi

Foram selecionados no último sábado (dia 7), os vencedores do 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho, realizado pelo EMT (Estúdio Moacir Torres) com o apoio da Fundação Pró-Memória. A comissão julgadora, formada pelo cartunista e chargista do jornal Tribuna Alexandre Brito, o cartunista e professor de desenho Léo Tatarana e o designer e cartunista Reinaldo Tomasevic (Reitom), premiou as obras de Luciana de Oliveira Santos (10 anos), de Jaboatão dos Guararapes (PE), Waldir Hisashi Santana Tokuda (11 anos), de Teresópolis (RJ) e Natália Yulika Murakami (14 anos), de Indaiatuba (SP). Também foram conferidas Menções Honrosas a Izabel Silvestre de Assis (9 anos), de Indaiatuba (SP), Lucas Barbosa de Melo (12 anos), de Valinhos (SP) e a Giovanna Lumy Mori Oda (14 anos), de Mogi das Cruzes (SP). Os 140 melhores trabalhos integrarão uma exposição no Casarão Cultural Pau Preto no período de 10 a 31 de julho. Para mais informações (19) 3875-8383 e www.turmadogabi.com.br.
Os três premiados receberão um tablet cada e, os autores das menções, um kit com as revistas da Turma do Gabi. A avaliação foi coordenada pelo cartunista Moacir Torres e pelo superintendente da Fundação Pró-memória Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. “Os trabalhos estavam criativos e as crianças e os jovens que os fizeram, mesmo os de outras cidades, tiveram a preocupação de pesquisar sobre a História de Indaiatuba e seus monumentos”, destacou Jesus.
Este ano, a organização recebeu aproximadamente 300 desenhos, abordando os temas “História do Brasil” ou “História de Indaiatuba”, feitos por jovens de 9 a 14 anos provenientes de cidades como Jaboatão dos Guararapes (PE), Itajubá (MG), Teresópolis (RJ), Mogi das Cruzes, Osasco e Indaiatuba (SP). “A qualidade dos trabalhos nos surpreende a cada edição do concurso”, diz o cartunista e idealizador do evento Moacir Torres. 

Manhã Musical

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo sábado (dia 14), na Praça Dom Pedro II, mais uma edição dos eventos mensais gratuitos Feira de Troca de Livros, das 09h às 12h e Manhã Musical, com apresentação da Corporação Musical Villa Lobos, das 10h30 às 12h. Para mais informações,  (19) 3825-2056.
Fundada em 4 de junho de 1979, desde 1994 a Corporação Musical Villa Lobos atua sob a regência de Samuel Nascimento de Lima e desde 2003 sob a assistência de Akira Miyashiro. A banda conta com cerca de 40 integrantes, entre músicos, arquivista, montador e regentes, com repertório tradicional, MPB e música sinfônica.
Para quem adora ler e está em busca de novidades, a dica é participar da Feira de Troca de Livros. Basta levar uma obra de literatura, o gênero mais procurado e trocar por outra de seu interesse que esteja disponível durante a feira.