Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cartunistas homenageiam São Paulo

O portal UOL colocou no ar no aniversário de São Paulo várias homenagens feitas por cartunistas brasileiros. O cartunista Moacir Torres (Turma do Gabi), de Indaiatuba, também fez um desenho homenageando a cidade com seus personagens, no link http://entretenimento.uol.com.br/album/cartunistas_saopaulo_album.jhtm#fotoNav=1.

Secult promove Manhã Musical e Feira de Troca de Livros

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo dia 11 de fevereiro, sábado, das 9h às 12h, a primeira edição de 2012 dos eventos Manhã Musical e Feira de Troca de Livros. As atividades são gratuitas e acontecem no Centro da cidade, na Praça Dom Pedro II. Quem gosta de ler pode levar uma obra que já tenha lido e trocar por outra que esteja disponível no local, especialmente livros de literatura, que é o gênero mais procurado. Para aqueles que desejam curtir boa música, haverá a apresentação de Serjão e grupo Nó na Madeira das 10h às 11h e grupo Velha Arte do Samba das 11h às 12h. Para mais informações, (19) 3825- 2056.

Esquenta Carna 9 2012


Restart na Zoff

Nesta quinta-feira (dia 2, feriado municipal em comemoração ao dia da padroeira da cidade) a Zoff Club (av. Pres. Vargas 731) terá um show especial: com abertura dos portões às 15h, sobem ao palco Pê Lanza, Pê Lu, Koba e Thomás, da banda Restart. Eles apresentam, pela primeira vez na região, o novo trabalho, intitulado Geração Z.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Projeto Guri abre inscrições

O polo do Projeto Guri em Indaiatuba abre no dia 1º de fevereiro novas inscrições para 12 oficinas artísticas: trompete, trombone, flauta, saxofone, clarinete, percussão, violoncelo, contra baixo, violino, viola clássica, coral infantil e coral. As aulas de instrumentos são destinadas a crianças a partir de 8 anos e, as de coral, para os pequenos de 6 anos em diante. Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural Wanderley Peres (pça. D. Pedro II s/nº) das 8h às 17h munidos dos seguintes documentos da criança: xerox do RG ou certidão de nascimento, xerox da carteirinha de vacinação, xerox do comprovante de residência, declaração de matrícula escolar original e duas fotos 3x4.
O Projeto Guri é uma iniciativa da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura e existe desde 1995. É um projeto sócio-educativo que oferece cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão nos períodos de contraturno escolar. A iniciativa atende a cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado. Além do Governo do Estado, seu principal parceiro mantenedor, a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. O polo do Projeto Guri em Indaiatuba foi criado em 1997.

Café Tablao, 9 anos

Grandes profissionais na Campinas Décor 2012

A Campinas Decor 2012 (de 27 de abril a 17 de junho na Fazenda Santa Margarida) reúne em seu time de expositores uma grande parcela dos mais gabaritados arquitetos, designers de interiores e paisagistas de Campinas e região. Já confirmaram presença grandes nomes do setor, como Nilza Alves e Rita Diniz, Adriana Bellão, Kátia El Badouy, Adriano Stancati e Daniele Guardini, Daniel Nunes, Silvia Cabrino e Lucyene Del´Alamo, Fernando Consoni, Otto Felix, Maria Delmanto e Renato Páteo, Roseana Desenso Monteiro e Vani Mazoni, Edson Cardoso de Oliveira (Guga) e Lourenço Dantas, só para citar alguns – de Indaiatuba, Anderson Leite e Roberta Kassouf marcam presença.

Bota Fora de Férias nos Cines Topázio de Indaiatuba

'Nuances' no Almanaque Café

A música flamenca será a grande atração do Almanaque Café (av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, em Barão Geraldo) no dia 1º de fevereiro, com o lançamento do CD Nuances, do guitarrista flamenco Fernando de la Rua, que há 10 anos vive em Madri. Nascido no Brasil, na vizinha Itupeva, filho de mãe brasileira e pai espanhol, Fernando passou a se dedicar à música flamenca aos 20 anos de idade. Formado pela Escola Municipal de Música e Faculdade de Música Carlos Gomes, em São Paulo, passou a realizar cursos de aperfeiçoamento na Espanha, até se mudar para Madri, junto da mulher, a bailaora Yara Castro. Ao longo de sua trajetória, o também professor ministrou workshops de guitarra flamenca em vários estados do Brasil e acompanhou cantores como Chitãozinho e Xororó e Roberto Carlos. No exterior, participou de espetáculos com grandes bailaores flamencos, como Antonio Reyes, Manuel Reyes, La China e Rafaela Carrasco, entre outros, passando por diferentes países da Europa, Argentina, Estados Unidos, Japão e outros.
O show Nuances marca o retorno do projeto Miércoles Flamencos ao Almanaque Café. Desde o ano passado, o espaço recebe apresentações da cultura flamenca, numa parceria com o Café Tablao. Além da presença das bailaoras do Café Tablao Karina Maganha e Lila Cesarino, o show terá como convidada de honra a bailaora Yara Castro. Yara é filha de uma das pioneiras da dança flamenca no Brasil, a conhecida bailaora Laurita Castro. Bailarina de formação clássica no Ballet Stagium de São Paulo, contemporânea e jazz, Yara iniciou seus estudos de flamenco com a mãe aos 35 anos. Embora viva na Espanha, possui no Brasil desde 1998 um espaço próprio para aulas e ensaios, o Espaço Flamenco Yara Castro – EFYC, onde está sediado seu grupo profissional de bailarinos, dirigido por Laurita Castro e sob a direção musical do guitarrista flamenco Fernando de La Rua, em São Paulo. Radicada na Espanha, onde reside e trabalha atualmente, Yara Castro ministra aulas no Centro del Ocio “El Horno” em Madri e realiza workshops regulares para o Grupo Flamenco de Mila Soler, em Londres.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Programação Cine Topázio


Tesol

Diretora do Tesol (Teachers of English to Speakers of Other Languages), programa de estudos profissionais da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, Joan Kang Shing estará em Campinas pela primeira vez entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. PhD e especialista em programas de desenvolvimento profissional para o ensino de inglês como língua internacional para os alunos jovens e adolescentes, ela já realizou treinamentos com professores da Líbia, Egito, Marrocos, Sudão, Arábia Saudita, Índia, Cuba, El Salvador e Tailândia. Em Campinas, comandará uma série de workshops para professores das redes de ensino pública e privada. As oficinas ocorrerão no auditório do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos Campinas (CCBEUC), unidade Cambuí , com apoio da Embaixada dos Estados Unidos  e, de acordo com a organizadora Karina Vicentin, são esperados 50 participantes (número máximo de vagas).

Cine-Palestra: Cisne Negro

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ciclistas de Indaiatuba se destacam em Poços de Caldas

Os ciclistas de Indaiatuba tiveram participação de destaque na 53ª Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas e 1ª Etapa da 33ª Edição da Média Paulista de Ciclismo, que aconteceu em Poços de Caldas no último dia 22. A competição é tradicional, ocorre anualmente e reúne cerca de 300 ciclistas de toda a região e do estado de São Paulo. Quinze atletas do município disputaram diversas categorias com bons resultados. Na categoria Master A, Marcelo Ariani obteve a 1ª colocação. Na Master B, Herton Bittencourt também ficou em primeiro. Na Elite Feminino, Laís Saes alcançou a 7ª posição. Na Elite, a mais concorrida, Edson Ramos dos Santos ficou em 15º, Gilberto Wagner Mendes em 18º e Claudemir Manoel dos Santos em 20º. Para o treinador Armando Camargo, coordenador de ciclismo da Secretaria Municipal de Esportes e responsável pela equipe, os atletas apresentaram um bom começo de temporada com os resultados da prova. “Tivemos a conquistas de boas posições, é um ótimo retorno e agora continuamos a preparação para as próximas competições. Devemos participar de cerca de 40 corridas ao longo do ano”, destaca. O próximo desafio é a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Resistência, em São José dos Campos, dia 5 de fevereiro.

Iff! Jazz Bar

Chegando convite para a apresentação do Iff!, o novo jazz bar que o Hotel Vitória de Campinas está prestes a inaugurar. A Noite da Imprensa será dia 2 de fevereiro.

Casa da Mulher Anália Franco abre inscrições para oficinas

A Casa da Mulher Anália Franco (r. 13 de Maio 1054, na Cidade Nova), que atende exclusivamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social, abre na próxima semana as inscrições para suas oficinas artesanais direcionadas para gestantes, mães e adolescentes. Entre as atividades ministradas gratuitamente estão oficinas de costura, manicure, crochê, sabonete, pintura, bijuteria e biscuit, entre outras, que serão oferecidas para as participantes do projeto, de acordo com sua faixa etária.
Para o grupo de Adolescentes é preciso que a interessada tenha entre 13 e 17 anos e 11 meses, não esteja grávida, não tenha filhos e seja solteira. Para o grupo de Mães também é imprescindível não estar grávida, ter acima de 18 anos e filhos com mais de seis meses de idade. Já para integrar o grupo de Gestantes, que mantém as inscrições durante todo o ano, sempre às terças-feiras, é preciso comprovar a gestação, que deve estar no máximo no quinto mês, mediante cartão de pré-natal. “É preciso lembrar que o ideal é inscrever-se no projeto logo no início da gravidez, o que permitirá um melhor aproveitamento, já que nossa missão é proporcionar, através dele, ações sócio-educativas”, lembra a assistente social da entidade, Tânia Cervatti.
As inscrições para as oficinas da Casa da Mulher Anália Franco acontecem de 1 a 10 de fevereiro, de segunda a quarta-feira e, na sexta-feira, das 13h30 às 16h30, em sua sede. Mais informações pelos telefones (19) 3834-5297 e 3801-6097.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Palestra gratuita: Como e onde investir em 2012

Fundação Pró-Memória retoma visitas educativas nas escolas de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba retoma em fevereiro as visitas educativas nas escolas. A atividade, denominada O Casarão na Escola, tem como objetivo auxiliar as unidades escolares municipais, estaduais ou particulares que por alguma razão não podem levar os estudantes até o Casarão Cultural Pau Preto para uma aula prática sobre a história da cidade, a construção do casarão e o museu, entre outros assuntos. A equipe da ação educativa da fundação desenvolveu um kit contendo fotografias de objetos do acervo do museu, documentos e fotografias de pessoas e edificações do início do século XX, cartilhas educativas e material para apresentação em slide. Durante as visitas os estudantes podem manusear o material e ainda tirar dúvidas com a equipe. Os integrantes das ações educativas do Casarão também recebem os estudantes no local por meio do projeto A Escola no Casarão para uma aula prática na qual têm a oportunidade de conhecer todas as instalações do local, inclusive as técnicas de construção de prédio datado de 200 anos (taipa de mão e de pilão). As escolas interessadas em agendar as visitas educativas podem entrar em contato com o Casarão Cultural Pau Preto pelo telefone (19) 3875-8383 ou ir pessoalmente ao local, situado à Rua Pedro Gonçalves 477, no Jardim Pau Preto. A solicitação pode ser feita também pelo e-mail educ.museu@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.

Exposição: Priscila Mahlow

A artista plástica Priscila Mahlow expõe suas obras no Espaço Caputo (r. Barão de Itapura 2900), em Campinas; a mostra, denominada Colores, vai de 26 de janeiro a 10 de março.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sobrinho-neto de Saint-Exupéry vem a Campinas amanhã

O Shopping Iguatemi Campinas receberá amanhã (dia 24) a visita de Olivier d’Agay, sobrinho-neto do escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico literário O Pequeno Príncipe. D´Agay, que é presidente da Sucession Saint-Exupéry, fundação detentora mundial dos direitos das obras do escritor, virá ao país exclusivamente para prestigiar a exposição temática do livro realizada pelo shopping.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Novos sócios assumem Casa Cor Campinas

Silvia Quirós, Renata Herrmann e minha amiga querida Renata Podolsky conduziram a Casa Cor Campinas durante três anos, consolidando a marca Casa Cor na cidade. Mais de 121 mil visitantes estiveram presentes nas três edições da mostra. 
A partir deste ano, Adriane Salomão Sanna e Flávio Sanna assumem a organização da Casa Cor Campinas, respectivamente como presidente executiva e presidente do Conselho Diretivo. Os novos franqueados realizaram em anos anteriores eventos Casa Cor nas cidades de São José do Rio Preto, Araraquara, Piracicaba e Sorocaba.  
Em 2012, Silvia Quirós e Renata Herrmann partem para novos desafios, mas farão parte de um Conselho Consultivo, continuando, desta forma, próximas da Casa Cor Campinas na nova gestão. Já minha querida Renata Podolsky continua a fazer parte da nova equipe dirigida por Adriane Salomão Sanna e Flávio Sanna, com certeza enriquecendo a experiência destes com todo o know-how adquirido nas três espetaculares edições campineiras.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Inauguração Jucesp

O vereador Fábio Marmo Conte, o presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba Sérgio Baptista Ferreira, o representante do governador Geraldo Alckmin Paulo Celso de Oliveira, o prefeito Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, o vereador Luiz Alberto Cebolinha Pereira, o deputado estadual Rogério Nogueira Lopes Cruz e o secretário municipal da Fazenda Marcelo Pigatto na inauguração do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo, ontem.
Foto: Eliandro Figueira.

Sabores do Interior

Eis a capa da última edição da revista Sabores do Interior, editada pelo Grupo Superguia, que está cada vez melhor. Uma revista que orgulha Indaiatuba e que está à altura das grandes publicações brasileiras.

Pe. Marcelo fala sobre os festejos do Dia da Padroeira

Os festejos pelo Dia da Padroeira de Indaiatuba Nossa Senhora da Candelária, comemorado em 2 de fevereiro, devem reunir mais de 30 mil pessoas, entre visitantes do município e de cidades próximas. Segundo o pároco da Igreja Matriz, o Padre Marcelo Previatelli (de quem sou fã de carteirinha e de coração), as atividades que envolvem a tradicional celebração e que se estendem até dia 4 de março fazem com que esta seja uma das maiores festividades religiosas da região. “Os preparativos começam ainda em agosto e temos cerca de mil pessoas trabalhando voluntariamente neste período”, afirma. “É um momento especial onde as famílias podem celebrar sua fé nos atos litúrgicos e também onde inclusive quem não é católico pode participar dos encontros sociais, como a quermesse e o almoço beneficente”. A programação completa está disponível no site www.nscandelaria.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-2108. Pe. Marcelo destaca que, a cada ano, se renovam a disposição e a alegria da comunidade em celebrar sua padroeira. “Afinal, Indaiatuba surgiu em torno da construção da Igreja Matriz, há 181 anos, instituída por um decreto de D. Pedro II. É uma festa que é comemorada desde então”, explica. “E sempre procuramos contemplar a realidade de nosso povo, não deixando de prever momentos especiais para os enfermos, com o apoio de enfermeiros e auxílio de deslocamento para a missa, ou a benção das gestantes, dos jovens e das famílias. Todas as atividades preparam nosso espírito para o grande momento de celebração, que é o dia 2. E todos estão convidados”. Toda a renda obtida durante a Festa da Padroeira é revertida para a manutenção e para as atividades da Igreja Matriz. “No ano passado, o que arrecadamos foi aplicado na reforma do salão paroquial, que já possui mais de 40 anos e precisava ser adequado a novas necessidades, como o acesso a deficientes físicos, incluindo um novo elevador. Outro destino desta verba é a restauração de pinturas antigas da capela do Santíssimo, trabalho que será feito por especialistas”, finaliza o padre.
Foto: Adriana Panzini - ACS/PMI.

Studio W Iguatemi

Imagem virtual do Studio W Iguatemi, novo endereço do coiffeur Wanderley Nunes no Shopping Iguatemi Campinas. A inauguração está prevista para fevereiro.

Noite da Salada do Zabeu

A já tradicional Noite da Salada, promovida todos os anos pelo Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman (r. 13 de Maio 1054, na Cidade Nova), já tem data marcada. O evento, de cunho beneficente, acontecerá no dia 30 de março a partir das 20h30 no salão social do Indaiatuba Clube, com animação musical de Kika Baldasseirine e Jarbas. Os ingressos já estão à venda na secretaria do Centro e custam R$ 30, sendo as bebidas à parte. Para mais informações, (19) 3801-6097. Conheça mais sobre o trabalho assistencial e os cursos oferecidos acessando o site www.zabeukauffman.com.br.

1º Jantar Gastronômico 2012 no Le Triskell


1º Esquenta Carna no 9 de Julho

Entrando em clima de carnaval, o Clube 9 de Julho promove no próximo dia 4 de fevereiro a partir das 22h no salão social o 1º Esquenta Carna 9 – Samba e Sertanejo, com animação musical da dupla sertaneja Bruno di Marco & Cristiano e com o grupo de samba Casa Caiada.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Palestra

Lançamento de livro

Chegando convite para o lançamento do livro da arquiteta Elaine Carvalho, no próximo dia 24 às 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas.


Exposição 'lugares'

Inauguração Jucesp

Chegando convite para a inauguração do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo, amanhã (dia 18) às 11h na av. Engº Fábio R. Barnabé 675.

6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho 2012

O Estúdio EMT e a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realizam de janeiro a julho o 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho.  Este ano a comissão organizadora do concurso escolheu dois temas: História do Brasil e História de Indaiatuba. Serão oferecidos acada um dos autores dos três melhores desenhos um tablet e as três menções receberão um kit com revistas da Turma do Gabi. O regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.turmadogabi.com.br e www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br (o site da Pró-Memória contém os dados sobre a História de Indaiatuba). Os trabalhos escolhidos pelo júri para a exposição receberão certificados de participação. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

10º Festival Branco da Paz

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Férias na Biblioteca

A Secretaria Municipal de Cultura promove de 16 de janeiro a 1º de fevereiro o projeto Férias na Biblioteca, na Biblioteca Laura Fahl Corrêa. Pela manhã, das 9h às 11h, as crianças poderão se divertir com jogos, brincadeiras, dobraduras e contação de histórias. À tarde, às 14h, poderão conferir o cineminha, com uma programação de filmes infantis variados. E às sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, participam ainda da oficina A Arte do Grafitti, onde o grafiteiro Cristian Ramos irá apresentar um pouco da arte, seguida de aula prática, para os pequenos a partir de 10 anos. As atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia. Para informações (19) 3935-2714.

Lançamento de livro


Oficinas de Teatro

A Cia. Teatral Nósmesmos Produções Artísticas está com vagas abertas para as Oficinas de Teatro para crianças, jovens e adultos, que será ministrada em sua sede no Unishopping (av. Prudente de Moraes 210, na Vila Nova, em Itu). As matrículas já estão abertas e podem ser feitas através dos telefones (11) 7287-4942, (11) 4024-0852 ou pelo e-mail comercialnosmesmos@yahoo.com.br, com Denise.

Férias na Laselva

6º Concurso Cultural da Turma do Gabi

Já está aberto o período de inscrições para o 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho, realizado pelo EMT (Estúdio Moacir Torres) com o apoio da Fundação Pró-Memória. Podem participar crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos. Este ano os participantes deverão confeccionar desenhos sobre a história do Brasil ou sobre a história de Indaiatuba. Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com um tablet cada e outros três desenhistas receberão uma menção honrosa e kits com revistas da Turma do Gabi.
O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis nas páginas da Fundação Pró-Memória e da Turma do Gabi na Internet: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br e www.turmadogabi.com.br.
A equipe do Estúdio Moacir Torres selecionará os trabalhos para exposição no Casarão Cultural Pau Preto, prevista para julho. Em 2011 o Concurso Cultural de Desenho registrou recorde de participação com mais de 400 trabalhos desenvolvidos por adolescentes de diversas cidades brasileiras, entre elas, Alto da Patrulha (RS), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), São Paulo e Indaiatuba. Mais informações pelos telefones: (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mr. Kitsch no Polo Shopping

O modelo Caco Ricci, o coiffeur Carlos Roberto Beggo (centro) e Jonas Sulzback (Mister Brasil 2010 e integrante do BBB12, que começa hoje) no coquetel de inauguração da loja Mr. Kitsch no Polo Shopping Indaiatuba.
Foto: Sacha Ueda.

Aberto o período de inscrições para o 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba informa que está aberto o período de inscrições para o 11º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado. O prêmio será realizado durante a 16ª Semana Nabor Pires de Camargo, prevista para ocorrer na última semana de abril.
Nesta edição o prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro, R$ 5 mil e o quarto colocado receberá R$4 mil. Haverá ainda uma menção honrosa no valor R$ 2 mil. O período de inscrições segue até o dia 31 de março. Após uma triagem serão selecionados os dez finalistas que concorrerão em audição pública a ser realizada dia 27 de abril às 19h30. A Fundação Pró-Memória oferecerá aos participantes e seus acompanhantes no dia da audição almoço e ajuda de custo proporcional para a viagem e hospedagem. A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site www.premionabor.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acervo Digital Gilberto Gil

Após 18 meses, entre pesquisa, organização e digitalização, é lançado o Acervo Digital Gilberto Gil (www.jobim.org/gil/) pelo Instituto Antonio Carlos Jobim. O trabalho é uma oportunidade para as pessoas conhecerem em um único ambiente online grande parte da trajetória de Gilberto Gil. Trata-se de um panorama geral de sua carreira, seu processo criativo e a memória de um dos artistas mais atuantes e completos da música brasileira.
Do vasto acervo documental e musical do artista, foram digitalizados 30 mil itens, dos quais aproximadamente 13 mil recortes de jornais e revistas, 12 mil fotos, 400 vídeos, 15 cadernos com um total de 700 páginas scaneadas, 30 roteiros de shows com set lists, 10 teses acadêmicas, 50 letras manuscritas, 50 cartazes de shows e 500 peças de correspondência, entre outros documentos reunidos em quase 50 anos de carreira. Este trabalho foi desenvolvido pela equipe do Instituto Antonio Carlos Jobim, também responsável pelo acervo digital do próprio Tom e de Dorival Caymmi, entre outros.
O projeto conta com apoio da Natura através do programa Natura Musical. O Acervo Gil vem para somar a outros acervos já patrocinados pela empresa: Dorival Caymmi (2008), Ernesto Nazareth (2010) e Chiquinha Gonzaga (2011).
“Com este patrocínio, reafirmamos não só o nosso papel de fomentadora da cultura brasileira, mas também nosso incentivo a projetos de pesquisa e resgate da memória de importantes nomes da nossa música”, destaca Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura e responsável pelo Natura Musical.
Como o cantor e compositor já se definiu, “Além de régua e compasso, tem também raiz, mas já incorporou antena à sua carreira”. Não à toa, Gil foi pioneiro na música brasileira em ter seu site, lançar música pela web e celebrar a rede com uma música chamada “Pela Internet”, numa trajetória na qual sempre incorporou novas tecnologias a seu trabalho. “Acho interessante ter um sítio só, onde está exposta toda a minha vida e minha obra e onde as pessoas podem trabalhar com liberdade, criatividade e ousadia em cima do meu trabalho. E até da minha vida. Que todos se divirtam”, destaca Gilberto Gil.
Para marcar o lançamento do acervo, a Natura está disponibilizando quatro músicas de composição de Gil para download legal e gratuito no seu portal www.naturamusical.com.br e no Facebook. São elas: “Seu Olhar”, “Estrela”, “Cérebro Eletrônico” e “A Raça Humana”.

Jornalzen de janeiro

Começa a circular hoje em Indaiatuba e região mais uma edição do Jornalzen, que completa este mês 7 anos de circulação. Parabéns ao casal Sílvia La Mon e Jorge Ribeiro Neto pelo aniversário.

Crueldade animal

Dia 22 de janeiro, a partir das 8h, na Praça Prudente de Moraes, em Indaiatuba, acontecerá a Manifestação Contra a Crueldade Animal. O evento segue o calendário nacional e visa à criação da primeira Delegacia Contra a Crueldade Animal de Indaiatuba. Tudo começou no Facebook, onde os seguidores indaiatubanos que compartilham de causas semelhantes se uniram e decidiram lançar o movimento. “Toda a população está convidada a participar, levando seus bichos de estimação para caminhar por um roteiro que sairá da Praça Central e seguirá pela Rua Candelária, descendo a Rua 24 de maio e seguindo pela Marginal do Parque Ecológico até o estacionamento, em frente ao Pastel da Feira”, informa o cabeleireiro Carlos Roberto Beggo, um dos organizadores do Movimento.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Banda Talismã na primeira edição do ‘9 para Dançar’ 2012

Dando início à temporada de eventos sociais de 2012, o Clube 9 de Julho realiza no próximo sábado (dia 14), a partir das 21h, no salão social, o 9 para Dançar, com animação da banda campineira Talismã. 

Palestra gratuita: "Plano de Marketing - Uma ferramenta estratégica"

O Posto Sebrae/SP de Atendimento ao Empreendedor de Indaiatuba (PAE) oferece gratuitamente na próxima quarta-feira (dia 11), das 19h às 21h no Centro de Convenções Aydil Bonachela (r. das Primaveras 210, no Jd. Pompéia), a palestra Plano de Marketing - Uma Ferramenta Estratégica. As inscrições seguem até amanhã (dia 10). Os interessados deverão entrar em contato pelos e-mails desenvolvimento.sebrae01@indaiatuba.sp.gov.br e desenvolvimento.sebrae02@indaiatuba.sp.gov.br ou pelos números de telefone 3834-9272 e 3834-9276. É possível também fazer a inscrição pessoalmente das 8h às 17h na Secretaria de Desenvolvimento, no Paço Municipal. Os dados necessários são nome; CPF; telefones; e-mail; data de nascimento; endereço completo; empresa e CNPJ.

Avant-première - O Pequeno Príncipe

O shopping Iguatemi Campinas convidando para a festa de avant-première da exposição interativa O Pequeno Príncipe, na próxima quarta-feira (dia 11) das 18h às 21h na praça de eventos do terceiro piso.