Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 30 de abril de 2011

Alto inverno Daslu

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Pianista Cecília Moita na Fundação Ema Klabin

O tradicional programa Tardes Musicais, da Fundação Ema Gordon Klabin (www.emaklabin.org.br) apresenta hoje às 16h30 a pianista Cecília Moita. No repertório, Música brasileira do século XX, a pianista executa obras de Heitor Villa-Lobos, Villani Cortes e Ciro Pereira, entre outros.

Além dos concertos mensais, a fundação promove até 1º de julho a exposição A Música na Vida de Ema Klabin. Nela, o público pode conferir partituras, programas e reportagens que retratam as inúmeras temporadas musicais que a mecenas e colecionadora frequentou no Brasil e no exterior. Antes do recital, é possível, a partir das 15h30, realizar uma visita monitorada à Casa Museu e conhecer o acervo de 1545 obras, entre as quais telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post. Projetada em meados da década de 50 pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, a Casa Museu foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam (Alemanha) e é cercada por amplos jardins planejados por Roberto Burle Marx. As visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail. O endereço da fundação é Rua Portugal 43, no Jd. Europa, em São Paulo. Para mais informações, (11) 3062-5245.

Escola do Samba: João Borba homenageia Jorge Costa

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Campanha do Agasalho Feira das Artes

A Secretaria Municipal de Esportes e o Conselho Municipal de Turismo iniciam no sábado (dia 7) a Campanha do Agasalho na Feira das Artes da Praça Rui Barbosa. As doações devem ser entregues na Casa do Artesão, localizada na própria praça. A campanha seguirá até o dia 9 julho. O material arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a triagem e o encaminhamento às entidades do Município.

Boas novas: mais árvores para Indaiatuba

A partir de 1º de maio, para cada carro novo vendido no município, as concessionárias farão a doação de uma muda de árvore para a Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na manhã de quinta-feira (dia 28) entre a Secretaria e representantes de 14 concessionárias de veículos do município para discutirem a aplicação da Lei Municipal nº 5362, que determina o plantio de uma árvore por carro vendido na cidade. 
Conforme ficou definido durante o encontro, a Secretaria ficará responsável pelo plantio e manutenção das mudas que, a princípio, devem ser voltadas à arborização urbana, compostas por espécies como casco de vaca, resedá, oiti e chorãozinho, entre outras. Segundo informou o diretor de Meio Ambiente da Secretaria, Adriano Mayoral, as mudas doadas também serão utilizadas no programa de doação de mudas que é desenvolvido pela pasta. “Pelo levantamento apresentado por autoridades de trânsito do município, mensalmente são emplacados uma média de 650 veículos em Indaiatuba, o que significa que poderemos contar com a doação de mais de 600 mudas de árvores todos os meses”, ressalta.

André Dias expondo na Campinas Décor

O publicitário e artista gráfico de Indaiatuba André Dias está expondo suas obras em dois ambientes da Campinas Décor 2011 (que acontece até 12 de junho na Estação Cultura, em Campinas). As obras são destaque nos ambientes Suíte da Gêmea – Amazona, das profissionais Ísis de Medeiros Almeida e Mariana Medeiros Nogueira Almeida e Estúdio Paris, das renomadas Nilza Alves e Rita Diniz.

Exposição Elisa Faccin no Paço

A exposição Artmakena – A felicidade que a arte me faz, da artista plástica Elisa Faccin, estará em exibição no Paço Municipal até o dia 9 de maio. A mostra foi iniciada na segunda-feira (dia 18); anteriormente, as obras estiveram expostas na Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres. O Paço fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Estão expostos 32 trabalhos em óleo sobre tela com diferentes técnicas, como espatulado, monocromático, contemporâneo e acadêmico. 

Galleria Fun em maio

O projeto Galleria Fun, do Galleria Shopping, em Campinas, continua no mês de maio com muita diversão gratuita para as famílias aos domingos. As atividades variam a cada final de semana e acontecem das 12h às 20h, na praça de eventos do shopping. As crianças se divertem em cenários lúdicos, na companhia dos pais e orientadas por monitores especializados. 
Em maio, além de peças teatrais educativas, brinquedoteca e oficina de móbiles, o projeto trará uma oficina especial em homenagem ao Dia das Mães, quando os pequenos poderão confeitar deliciosos cookiesA programação será a seguinte: dia 1º, Teatro Infantil, com a peça História da Caixa, com a Cia. de Teatro São Genésio; dia 8, confeito de cookies com o Instituto Gastronômico; dia 15, Brinquedoteca Grow; dia 22, teatro infantil, com a peça Se essa rua fosse minha, com a Cia. de Teatro São Genésio e dia 29, oficina de móbile decorativo. A entrada é gratuita, mediante cadastro. Para outras informações, www.galleria.com.br ou o telefone (19) 3207-1333.

ExpoVinis Brasil

As editoras da revista Sabores do Interior® Renata Pereira e Josette de Quadros Leprevost em visita ao Expovinis - 15º Salão Internacional do Vinho, que aconteceu de 26 a 28 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

São Firmino Botequim a caminho

A irrequieta Raquel Baracat anda agitando os pauzinhos para a inauguração do São Firmino Botequim, dia 10 de maio no Pq. D. Pedro Shopping, em Campinas.

Inspiration Dior - Dior at the Pushkin Museum

E quem há de dizer que o vestido da foto não é uma obra de arte? Vontade de estar em Moscou...
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

8ª Scelma na Fatec-Id

A Diretoria da Fatec Indaiatuba convidando para a palestra O tecnólogo num mercado sem fronteiras, com o Professor Doutor Mário Tomazela, diretor da Fatec Tatuí, que marcará a solenidade de abertura da Semana de Comércio Exterior, Logística e Meio Ambiente, às 19h do dia 2 de maio no Auditório Principal da faculdade. A 8ª Scelma vai até dia 6 e as atividades programadas podem ser conferidas no website www.fatecindaiatuba.edu.br. Outras informações pelo telefone (19) 3885-1923.

Inverno 2011 Mariana Carolina

Mariana Carolina (r. 13 de Maio 839) apresenta desfile da coleção Inverno 2011 dia 4 de maio às 19h, com direito a pocket show da pintassilga Bia Packer.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Inauguração Polo Shopping Indaiatuba

 O ator Odilon Wagner na inauguração do Polo Shopping Indaiatuba, agora há pouco, quando atuou como mestre de cerimônias.

Diogo Nogueira na Excalibur

O cantor Diogo Nogueira faz no dia 28 de maio a partir das 22h seu primeiro show no interior paulista, na Excalibur Eventos (av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros 2156, em Sousas). No site www.diogonogueiraemcampinas.com.br, o público tem as informações sobre quais mesas e camarotes ainda estão disponíveis. Para mais informações, (19) 2121-0739. 

Karavelle: medalha de ouro em premiação da Abradeg

Indaiatuba está ganhando consistência no mercado de chopp e cervejas: o chopp Karavelle, criado e produzido na cidade, conquistou —entre vários concorrentes europeus, no segundo semestre do ano passado, a medalha de ouro —na categoria Chopp Pilsenno Concurso Nacional Cervejas, promovido pela Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja (Abradeg) no Rio de Janeiro. Entusiasmados e orgulhosos, os capi Daniel Ribeiro Whitaker Sobral e Otávio Uchôa da Veiga Neto prometem que a cerveja premium da Karavelle, a ser lançada em breve, manterá o mesmo padrão e fará jus a tantas outras premiações do tipo.

Workshops de dança flamenca com o espanhol Manuel Reyes Maya

O renomado bailarino (bailaor), coreógrafo e professor de dança flamenca Manuel Reyes Maya estará no Brasil nos meses de abril e maio para ministrar workshops destinados a quem se dedica ao estudo desta arte. Em Campinas, os cursos serão nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Café Tablao (av. Jesuíno Marcondes Machado 1063, na Nova Campinas). As inscrições já estão abertas (via e-mail contato@cafetablao.com.br ou pelo telefone 19 3294-1650, das 17h às 21h30), pois as vagas são limitadas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Equipe da Sociedade Hípica de Campinas obtém 1º lugar no Campeonato Paulista de Volteio

A atleta Marina Guedes Gargantini participou do Campeonato Paulista de Volteio, sábado e domingo retrasados na Sociedade Hípica Paulista, quando sua equipe, da Sociedade Hípica de Campinas, se classificou em 1º lugar. Na foto, a equipe do programa Por Aí, que esteve lá especialmente para cobrir a participação da mais nova atleta da Seleção Brasileira de Volteio nesse evento.

Acervir e Senai promovem curso de mecânico de manutenção para cerâmicas

A Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, juntamente com o Senai e o Sindicercon, traz uma nova proposta para capacitar os profissionais do setor: o Curso de Mecânico de Manutenção para Cerâmicas. Com início previsto para a segunda quinzena de maio, o curso terá carga horária de 160 horas e as aulas serão de segunda a sexta das 19h às 22h no Senai Itu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de abril pelo e-mail gerencia@acervir.com.br. Como pré-requisito, é necessário ter Ensino Fundamental. Outras informações pelo telefone (11) 4024-3294.

Amigos Leais na Noite da Seresta

A Secretaria Municipal de Cultura realizará na próxima sexta-feira (dia 29) às 19h30 no coreto da Praça Prudente de Morais mais uma edição da Noite da Seresta, com a apresentação do grupo indaiatubano Amigos Leais, formado por Nelson Minei (vocal e cavaquinho), Nelson Guscikem (pandeiro) e Marcia Gomide (voz e violão). O objetivo do evento é a revitalização do centro da cidade como um espaço cultural aberto ao público. A entrada é gratuita. 

Festa do Peão de Indaiatuba abre inscrição online para concurso da rainha

A partir desta semana, as candidatas interessadas no cargo de Rainha da Festa do Peão de Indaiatuba já podem realizar sua inscrição diretamente pelo site da festa (www.festadopeaoindaiatuba.com.br), bastando clicar no link RAINHA DA FESTA DO PEÃO, preencher a ficha virtual e enviar uma foto. As inscrições presenciais e online para o concurso que elegerá a Rainha e a Madrinha da festa seguem até 10 de maio. O processo de inscrição online é idêntico ao presencial: a candidata precisará preencher o formulário virtual, enviar pelo site uma foto de corpo inteiro e ter completado 18 anos até o dia 31 de julho. Mais informações podem ser obtidas com Vladimir Seneme pelo telefone (19) 3875-2983. A Festa do Peão de Indaiatuba, que acontece de 3 a 7 de agosto, contará com show de Daniel no primeiro dia, quarta-feira, (dia 3), que tem entrada gratuita, sendo a abertura a cargo da dupla apadrinhada pelo Clube de Rodeio (organizador do evento) Renan & Jordão; na quinta-feira (dia 4), será a vez de Jorge & Mateus; na sexta-feira (dia 5), Exaltasamba; no sábado (dia 6), Gusttavo Lima e, para encerrar o evento, no domingo (dia 7), Guilherme & Santiago.

Ouro Minas lança novo site

O Ouro Minas Palace Hotel acaba de lançar seu novo site (www.ourominas.com.br), com o objetivo de dinamizar o relacionamento com o cliente e se manter em sintonia com as novas tecnologias. Com uma interface moderna e um projeto inovador e dinâmico, o novo espaço virtual pode ser acessado via iPad e iPhone. Outra grande novidade que o hotel preparou é o layout, que além de sofisticado e interativo, possui belas fotos humanizadas que transmitem a sensação de viver momentos agradáveis proporcionados pelo hotel. Também o sistema próprio de reservas online no novo site proporciona um agendamento da viagem muito mais moderno e ágil. 

Itu Arte ao Vivo 2011

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Alfabetização para Adultos na Max Planck

Estão abertas as inscrições para o curso de Alfabetização para Adultos da Faculdade Max Planck. As aulas serão ministradas duas vezes por semana na unidade II da faculdade (av. 9 de Dezembro 460, no Jd. Leonor). As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Mais informações pelo telefone (19) 3885-9900.

Aniversário Casa da Criança Jesus de Nazaré

A Casa da Criança Jesus de Nazaré convidando para sua festa de aniversário, sexta-feira (dia 29) às 16h na Alameda da Criança, 105, na Vila Vitória I.

Lutador indaiatubano de Muay Thai mantém título de campeão no Coliseum Fight

O lutador indaiatubano Arthur Gabriel Oliveira participou no último sábado (dia 16) da competição de Muay Thai Coliseum Fight, mantendo seu título de campeão com um nocaute. Na foto, Arthur Gabriel e o mestre Edson acompanhados do preparador físico André Castro e demais lutadores da equipe.

Grandes Chefs Campinas Décor

A Comissão Organizadora da Campinas Décor convidando para o lançamento do projeto Grandes Chefs Campinas Décor amanhã (dia 28) às 15h no Espaço Gourmet da edição 2011 da mostra, na Estação Cultura.
A abertura oficial da mostra acontece daqui a pouco, às 19h30, com coquetel para 1200 convidados.

Concertos Cultura Artística Itaim

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1830, Itaim Bibi - (11) 3258-3344 www.culturaartistica.com.br.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Quarteto em Cy abre Maio Musical

O Quarteto em Cy abre a programação oficial do Maio Musical com o show Mundo Melhor, dia 1º às 19h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665, no Jd. Regina). A entrada é gratuita  e os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Ciaei, limitados a dois por pessoa. A programação completa pode ser vista no site http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/13517/.

Dia das Mães Daslu

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Ney Bonfah no Jaraguá Music

O cantor Ney Bonfah se apresenta no projeto Jaraguá Music, do Shopping Jaraguá Indaiatuba, no sábado (dia 30) a partir das 19h30, na praça de alimentação.

Lançamento de joias GUERREIRO

A GUERREIRO convidando para o coquetel de lançamento da nova coleção de joias, amanhã (dia 28) das 16h às 22h no Galleria Shopping, em Campinas.

'Vazio das Partes', em Itu, no Dia Internacional da Dança

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

terça-feira, 26 de abril de 2011

Festival de Música Popular Brasileira 2011

As inscrições para o Festival de Música Popular Brasileira 2011, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, serão abertas na próxima segunda-feira (dia 2) e seguem até 31 de maio. Podem participar solos, duplas e bandas formadas em Indaiatuba ou em cidades do território nacional. Os interessados podem se inscrever pessoalmente das 8h às 16h na Secretaria Municipal de Cultura (pça. D. Pedro II s/n°, no Centro), Indaiatuba, CEP 13330-080. As inscrições feitas através dos Correios deverão ser enviadas à Cultura, preferencialmente via Sedex e postadas até o dia 31 de maio de 2011 (não serão aceitas inscrições postadas após essa data). No ato da inscrição, cada artista ou integrante da banda deverá doar uma lata de leite em pó, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba. É indispensável para inscrição: ficha de inscrição preenchida e assinada com nome e dados completos do artista ou dos integrantes da banda acompanhadas das cópias do RG e comprovante de residência dos responsáveis pela inscrição; um CD com a música concorrente gravada na íntegra, devidamente identificada com o título; três cópias da letra da música concorrente datilografada ou digitada em papel sulfite tamanho A4 e fonte tamanho 12, com identificação dos compositores e intérpretes. Os menores de idade deverão anexar à ficha de inscrição autorização assinada por um dos pais ou pelo responsável. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (http://www.indaiatuba.sp.gov.br/), no link Secretaria de Cultura.
As eliminatórias do Festival de MPB serão realizadas nos dias 19 e 26 de junho, a partir das 15h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665, no Jd. Regina). A final acontecerá no dia 10 de julho, a partir das 17h, em um palco montado próximo à concha acústica do Parque Ecológico.
A Secretaria de Cultura premiará o primeiro colocado (R$ 3,5 mil), o segundo colocado (R$ 2 mil), o terceiro colocado (R$ 1,5 mil), o melhor intérprete (R$ 700) e a melhor composição (R$ 700). A classificação das bandas e a atribuição de prêmios ficarão a cargo da Comissão Julgadora, composta por 3 profissionais ligados à música escolhidos pela comissão organizadora.

Café Pedagógico discute parceria entre família e escola

O Colégio Escala (r. Hercules Mazzoni 1696, na V. Teller) realizará na próxima segunda-feira, dia 2, às 20h mais um Café Pedagógico com o tema Família e Escola – uma parceria saudável. As palestrantes convidadas serão as pedagogas Adriana Iatauro, Margareth Ciciliato e Taciana Godoy, que atuam na Clínica de Apoio Pedagógico “Lição de Apoio”. O evento é gratuito e aberto ao público.
O evento esclarecerá a importância de que família e escola formem uma parceria saudável e benéfica ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. Serão abordados temas do cotidiano e formas de como pais e educadores devem agir. “É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios na condução da educação”, destaca Rosangela Silva, diretora II do Colégio Escala.
De acordo com as palestrantes, serão destaque da palestra: metas e objetivos em comum; procedimentos em situações de conflito; como fazer uma abordagem adequada aos pais e à escola e como formar uma pareceria que ajude a criança e o adolescente a obter sucesso em suas ações. Para mais informações, (19) 3885-1625 ou o e-mail colegioescala@uol.com.br.

Tigá Kia na Campinas Décor

A Tigá Kia convidando para o primeiro evento da Campinas Décor 2011 no dia 2 de maio a partir das 19h no ambiente Espaço Festas. O objetivo é a apresentação de novidades dos automóveis mais premiados da Kia, entre eles veículos com certificação verde de sustentabilidade, assunto diretamente relacionado aos expositores e visitantes da mostra. Há quatro anos no mercado, a empresa também terá um ambiente que leva seu nome: Espaço Tigá Kia.

Os 8 mandamentos de Christian Dior

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FIEC premiada

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) ganhou o Prêmio Gestão de Qualidade, conferido pela ABESE (Associação Brasileira de Especialidade em Enfermagem) e COREN (Conselho Regional de Enfermagem) pelo ensino de qualidade diferenciado. Com o Prêmio Dimensão Ensino, a FIEC recebe um selo que deverá utilizar em seus documentos, revistas e publicações atestando a qualidade de seu curso técnico em Enfermagem.
O anúncio da prêmiação foi feito no dia 13 de abril, em Campinas, pelo presidente do Coren-SP.

14ª FENUI

A 14ª edição da Festa das Nações Unidas de Indaiatuba (FENUI) acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de julho no Pavilhão da Viber.
A abertura oficial da FENUI será no dia 8 de julho, às 19h30. No horário do almoço nos dias 9 e 10 de julho, entre 11h e 15h, a entrada será gratuita. A partir das 15h, o convite custará R$ 3. Nesta edição, a etnia homenageada será a alemã e a decoração será produzida com as cores do país. Durante a programação haverá danças folclóricas e barracas com comidas típicas das etnias alemã, nordestina, suíça, japonesa, italiana e africana. Segundo o presidente da AEEI, haverá apresentação de grupos convidados, como as etnias russa, árabe, grega, argentina, chilena, espanhola e tirolesa. A estimativa é que um público de 15 mil pessoas prestigiem a Festa.

Red Fox na Festa do Peão

Vencedores do Ídolos em 2009, o grupo Red Fox foi contratado como atração do lounge da Festa do Peão de Indaiatuba.

Circuito Esportivo de 1º de Maio

A Secretaria Municipal de Esportes já termina os preparativos para a realização do Circuito Esportivo do dia 1° de maio, “Dia do Trabalhor”, no Parque Ecológico. Haverá a 73ª edição da tradicional Prova Ciclística do GP Ayrton Senna, a 7ª edição do Campeonato Regional de Skateboard de Indaiatuba Askin (Associação dos Skatistas de Indaiatuba) e a 2ª Copa Indaiatuba de Bicicross. O início do Circuito Esportivo está previsto para as 8h.
As inscrições para o Campeonato Regional de Skateboard, que tem o apoio da Askin, estarão abertas a partir das 9h no dia 1° de maio na Pista Municipal de Skate do Parque Ecológico. O custo será R$ 20 para a categoria amadora e R$ 15 para iniciantes. As baterias serão realizadas das 9h às 18h. Haverá a presença dos skatistas profissionais Fioresi e Stanley, que serão juízes e farão apresentações. O vencedor da categoria amadora receberá o prêmio em dinheiro de R$ 500. Os cinco primeiros colocados receberão troféus e brindes e os atletas do primeiro ao décimo lugar serão premiados com medalhas e brindes. A Pista Municipal será aberta por volta das 8h para aquecimento.
Participarão da Copa Indaiatuba de Bicicross aproximadamente 40 alunos de 6 a 15 anos de idade do Pria (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) da Secretaria de Esportes que estão em fase de iniciação da modalidade. A competição será aberta também às crianças e jovens da região que estão iniciando no bicicross. Os interessados devem se inscrever na Pista de Bicicross do Parque Ecológico a partir das 8h, no dia 1° de maio. As baterias começarão às 9h e a pista será aberta às 8h para aquecimento dos participantes. Serão premiados com troféus os três primeiros lugares e será entregue medalha de participação a todos os atletas.
A Prova Ciclística 1° de Maio GP Ayrton Senna começará às 8h, com largada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, em frente à Prefeitura Municipal de Indaiatuba, no Jardim Esplanada II. Haverá duas classes de participação: Federados e Não Federados/Assessorias. As inscrições serão feitas no dia e local da prova uma hora antes do início da respectiva bateria. O valor é de R$ 20 (isento para as categorias open infantil masculino e feminino e open juvenil masculino e feminino). A premiação será entregue aos cinco primeiros colocados de cada categoria no decorrer do evento. Serão premiados em dinheiro de primeiro ao décimo lugar da elite masculino e do primeiro ao quinto lugar da elite feminino e open speed masculino.

Funssol doa de ovos de chocolate para entidades de Indaiatuba

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) realizou no último dia 18 de abril a entrega de 1370 ovos para 12 entidades beneficentes que trabalham com crianças. A doação foi realizada somente para as entidades que são regulamentadas pelo Conselho da Criança e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. As entidades que receberam ovos de chocolate foram a APAE, Irmã Dulce (ABID), Manaem, Secretaria da Assistência, Cirva, Centro Comunitário Padre Arthur (Aneas), Educandário Deus e a Natureza, Ciaspe, Associação Interativa Projeto de Luz, Casa da Providência, Projeto Educando para a Vida e Nosso Lar. Também receberam os ovos de chocolate o projeto Educando para a Vida e a Secretaria da Assistência Social.
FOTO: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Revista inglesa classifica Indaiatuba entre cidades americanas do futuro

A revista FDi Magazine (da sigla em inglês Foreign Direct Investment, ou Investimento Direto Estrangeiro), pertencente ao grupo de comunicação The Financial Times Ltd., divulgou na última semana o primeiro ranking American Cities of the Future 2011/12 (Cidades Americanas do Futuro). Entre elas está Indaiatuba, que foi selecionada na subcategoria das 10 melhores pequenas cidades em Relação Custo-Benefício (em tradução livre do inglês, Cost Effectiveness). O município ocupa a décima colocação nesse item, que avaliou cidades com população entre 100 mil e 250 mil habitantes. No índice geral, o primeiro lugar ficou com Nova York, na categoria de cidades acima de 750 mil habitantes. A capital paulista também aparece no ranking como a décima cidade do futuro 2010/2011 e desponta em segundo lugar como cidade em potencial econômico. As listas foram organizadas a partir de uma análise de 405 cidades em toda América do Norte e do Sul.
As informações foram divididas em seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Simpatia em Negócios. Entre os critérios levados em conta na categoria onde Indaiatuba aparece estão o salário médio anual de trabalhadores não qualificados, semiqualificados e qualificados; média anual de aluguel de escritório em localização privilegiada no centro da cidade; média de renda anual para uma fábrica ou unidade industrial em localização privilegiada; o preço médio de uma casa de três quartos; custo da eletricidade; preço do quarto de hotel três e quatro estrelas; preço da gasolina; salário mínimo; custo de registro de propriedade; custo para exportar e importar e custo de criação de uma empresa, entre outros. Em todas as subcategorias, além de Indaiatuba aparecem apenas outras duas cidades brasileiras: Sobral, no Ceará e Rio de Janeiro (também é citada Maracanã, que ficaria no estado do Rio de Janeiro; contudo, o estado não possui município com esse nome o único estado que possui um local denominado Maracanã é o Pará, mas sua população não chega a 28 mil habitantes, o que a exclui do estudo. A FDi ainda não se manifestou sobre o caso). Segundo o prefeito Reinaldo Nogueira, “recebemos com muito entusiasmo esse novo apontamento para Indaiatuba. Foi uma grande surpresa ver nossa cidade nessa classificação internacional e com todos os itens analisados pelo corpo de jurados; afinal de contas, são somente três cidades brasileiras que figuram nesse ranking. É realmente de dar orgulho”, finaliza o prefeito.
[clique sobre as imagens para ampliá-las —o nome de Indaiatuba aparece grifado em amarelo na segunda página]

Feliz Páscoa

Recebo mais votos de Feliz Páscoa, de minha amigona Selma Domingues El Hage (que passa os feriados com toda a família vejam que delícia em Tiradentes), da fotógrafa e jornalista Huguette Gallo, de Tica Moraes e equipe da ClassTour Viagens e Turismo, da arquiteta Paula Figueiredo, de Neuza Mori Sério e amigos do Espaço Holístico do Ser e de minha amada amiga Janete Hanagusko Siqueira. A todos vocês, muito queridos, votos de uma Páscoa cheia de amor, harmonia and lots of chocolate, claro, que ninguém é de ferro.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Café Tablao oferece aula aberta de flamenco no dia 28

O Espaço Cultural Café Tablao, de Campinas (av. Jesuíno Marcondes Machado 1063, na Nova Campinas) realiza no próximo dia 28 de abril às 20h uma aula aberta gratuita de flamenco para aqueles que desejam conhecer e experimentar este tipo de dança. Qualquer pessoa pode participar, sem limite de idade e não é preciso ter experiência prévia com o flamenco ou qualquer outro tipo de dança. Para se inscrever, é só entrar em contato com a escola através do e-mail contato@cafetablao.com.br.
Estão abertas também inscrições para workshop de dança flamenca com o espanhol Manuel Reyes Maya, que está pela primeira vez no Brasil. As aulas acontecerão de 7 a 9 de maio, com vagas limitadas. Manuel Reyes Maya é um consagrado bailarino, coreógrafo e professor de dança flamenca. Há 15 anos ensina na renomada escola de dança Amor de Dios, de Madri. Ele ministra workshops em São Paulo, Santos, Sorocaba, Belo Horizonte, Porto Alegre e encerra o ciclo de aulas em Campinas, no Café Tablao. O telefone para mais informações é (19) 3294-1650.

Levi's lança produtos que usam até 96% menos água na fabricação

A Levi’s está apresentando ao mundo sua coleção chamada de WaterLESS, com jeans feitos para ajudar o planeta a reduzir o consumo de água. O jeans padrão utiliza cerca de 42 litros de água no processo de acabamento e, em alguns produtos da coleção WaterLESS, a redução de água chega a 96%. A nova linha já pode ser conferida na Levi’s do Iguatemi Campinas, localizada no primeiro piso do shopping. A primeira coleção de produtos WaterLESS está disponível com mais de 12 modelos de jeans clássicos Levi’s, incluindo o jeans Levi’s 501 e os jeans 511 e 514, assim como a trucker jacket.

Elisa Faccin expondo no Paço

A artista plástica Elisa Faccin começou a expor anteontem suas obras no saguão do Paço Municipal. A exposição vai até dia 2 de maio em horário comercial.

Inauguração Polo Shopping Indaiatuba

Agora é oficial: chegou convite para a inauguração do Polo Shopping Indaiatuba, dia 28 das 9 às 12h.

Feliz Páscoa

Chegam votos de Feliz Páscoa de Mara Prado, Dr. Helton Ribeiro, portal Mais Indaiá e Zazá Lee. Obrigado, muito obrigado; desejo-lhes também uma Páscoa muito feliz.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vencedores Prêmio Nabor Pires Camargo 2011

Tocando Quando me lembro, de Luperce Miranda e Comendo fogo, de Nabor Pires Camargo, o acordeonista Bruno Moritz Neto, de Brusque (SC), foi o grande vencedor do Prêmio Nabor Pires Camargo, realizado sexta-feira passada no Teatro Deco20, conquistando o 1º lugar. Bruno começou a tocar aos quatro anos e com nove fez uma turnê com Sivuca por Santa Catarina. Estudou piano na Universidade Livre de Música, composição na Universidade de São Paulo e cursa licenciatura em música na Universidade do Vale do Itajaí. Tem três CD’s gravados e foi campeão do 1º Concurso Latino Americano de Acordeon, do 1º Rolandv Acordion Contest etapa do Brasil e obteve a 4ª colocação na copa mundial de acordeonista em Auckland (Nova Zelândia) em 2009.
O 2º lugar ficou para o paulistano Márcio Modesto que tocou na flauta transversal Deixa o breque pra mim, de Altamiro Carrilho, e Passarinho verde, de Nabor Pires Camargo. Modesto é formado em música pela Universidade de Campinas e aluno do flautista Antonio Rocha. Participou do Coletivo Orquestral Unicamp de 2006 a 2010, foi arranjador e compositor, tendo sua obra tocada em 2009 em Illinois (EUA).
O clarinetista Matteo Ricciardi, de Belo Horizonte (MG) conquistou a terceira colocação no prêmio tocando Choro X de Gilson Brito e Comendo fogo, de Nabor Pires Camargo. Nascido na Itália, Ricciardi começou os estudos musicais aos nove anos tocando sax. Aos 14, começou a dedicar-se aos estudos eruditos e migrou do sax para o clarinete, ingressando no conservatório Giuseppe Verdi, de Turim, onde completou bacharel e mestrado. Atuou em várias orquestras sinfônicas.
O 4º colocado foi Pablo Dias, de Belo Horizonte (MG), que tocou Aquarela na Quixaba, de Hamilton de Holanda e Quanto dói uma saudade, de Nabor Pires Camargo, no cavaquinho. Dias Começou a tocar cavaquinho aos 16 anos e já tocou com grandes nomes da música brasileira como Ataulfo Alves, Noca da Portela, Moacyr Luz e Pedro Miranda. Venceu o Festival Jovem Instrumentista promovido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
A menção honrosa este ano foi dada ao violonista Rafael Thomaz, de Campinas, que tocou Jongo, de Paulo Bellinati e Suspiros, de Nabor Pires Camargo. Thomaz estudou no Conservatório de Tatuí, é bacharel em Música Popular pela Universidade de Campinas e atua como professor em diversas instituições na região de Campinas.

Master Chopp & Grill

 Dirceu Salutte, da Master Chopp & Grill, com os representantes da Schincariol Rodrigo Ximenes e Thiago Camilo, na apresentação para a imprensa do novo cardápio da casa. O rodízio de carnes deixa de existir no período noturno, para dar lugar a um menu composto por comidinhas de boteco as mais deliciosas e pratos de grill com nomes divertidíssimos.

 Entre muitos caros colegas, estavam lá Edu Silvério, do Programa Por Aí; Fábio Alexandre, do Jornal Exemplo e Dani Vianna, que, acabando de virar comissária de bordo (de navios, bien sur), está prestes a embarcar para temporada pelos oceanos deste mundo.

Também deram o ar de sua graça a médica Aychi Shaker Ahmad do Couto e Katia Brooks, sumida.
Fotos de Tânia d'Ávila.

Gallo Nero Ristoranti

Meu amigo Leonardo Pavesi está reinaugurando seu bistrô Cave Pavesi (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí), em Campinas. O novo nome é Gallo Nero Ristoranti, mas também o comando da cozinha é novo: do chef André Bearzotti.

Paixão de Cristo em Taboão da Serra

No próximo dia 22 de abril, sexta-feira, a partir das 18h, Taboão da Serra será palco da 55ª Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, considerada uma das mais tradicionais do Estado de São Paulo. O espetáculo envolve 130 atores e deve atrair um público de mais de 20 mil pessoas.
O espetáculo desenvolve-se em três fases. A primeira no palco montado em frente ao Parque das Hortênsias, onde Cristo prega sua doutrina até ser traído por Judas, julgado e condenado. Na segunda fase, o ator que interpreta Jesus carrega a cruz por cerca de um quilômetro, acompanhado por uma verdadeira multidão. A via crucis se desenrola na escadaria do Morro do Cristo, onde ocorre a crucificação e a ressurreição.

Curso de Direção de Cinema na AIC

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Encontro de Placas Pretas no Galleria

O Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping, organizado pelo Clube V8&Cia (http://www.v8ecia.com.br/), fará no domingo de Páscoa, dia 24 de abril, uma homenagem especial aos carros com Placas Pretas (com mais de 30 anos de fabricação e no mínimo 80% de originalidade). O evento acontecerá a partir das 8h (até as 15h) no estacionamento do piso térreo do shopping, em Campinas. Adorados pelos fãs do antigomobilismo, os veículos com Placas Pretas têm algumas particularidades, como o fato de a lei dispensar o uso de equipamentos obrigatórios homologados posteriormente à fabricação do veículo; ou seja, o carro deve manter apenas os itens obrigatórios originais de quando saiu da fábrica.

Curso: 'Jornada da Vida'

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Festival do Bacalhau no Le Triskell

O Le Triskell Bistrô promove durante esta semana um Festival do Bacalhau, com duas entradas e dois pratos principais à base do peixe. Se bacalhau já é bom de qualquer jeito, é de aguçar a imaginação o que o chef Sébastien Muchaut deve ter preparado com seu rigor.

TEDxCampos

Com o tema Alimentando idéias, inspirando relações humanas, o TEDxCampos, evento sem fins lucrativos e promovido pela agência MonkeyBussines, será realizado no dia 11 de junho no Grande Hotel, em Campos do Jordão. Os debates terão como foco a gastronomia e trarão ao interior paulista referências nacionais no assunto.
O time de convidados inclui a chef e autora do Livro do Brigadeiro Juliana Motter, nome da marca Maria Brigadeiro, o primeiro ateliê do País especializado em brigadeiros gourmet (a paixão pelo doce nasceu aos seis anos de idade e foi profundamente incentivada pela avó, com quem Juliana aprendeu muitas das técnicas que utiliza até hoje; no cardápio da Maria Brigadeiro estão mais de 40 sabores desta iguaria tipicamente brasileira).
Referência na culinária integral e natural, o chef e administrador João Corbisier também estará no TEDxCampos. Corbisier, que abandonou uma carreira em São Paulo, estabeleceu-se em Ubatuba em busca de hábitos alimentares mais saudáveis e hoje comanda a Padaria Intergrale, a primeira integral do Brasil.
Marcelo Fernandes, chef e empresário da Mercearia do Francês e dos restaurantes Kinoshita, especializados em gastronomia japonesa e Clos de Tapas, casa espanhola de vanguarda que aposta em tapas e em menus de degustação, levará ao TEDxCampos o empreendedorismo e a paixão por gastronomia, herdadas do irmão mais velho e do avô, dono de um restaurante italiano no centro de São Paulo.
À frente do programa Larica Total, Paulo Tiefenthaler integra a lista dos palestrantes da TEDxCampos. O fotógrafo, roteirista, assistente de direção, montador e diretor de documentários falará sobre a culinária do dia a dia, que pode produzir maravilhas com o uso de ingredientes simples como água, sal, cerveja, cebola e alho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.tedxcampos.com.br/.

Salto Fest Dance 2011

Fernanda Porto em Indaiatuba

A cantora Fernanda Porto fará um show especial em Indaiatuba no próximo dia 5 de maio. Ela se apresentará ao lado de Christianne Novaes na Praça de Eventos do Shopping Jaraguá Indaiatuba, dentro da programação especial de lançamento da Campanha das Mães. O show, gratuito e aberto ao público, terá início às 20h.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Master Chopp & Grill

A Master Beef —agora Master Chopp & Grillconvidando para conhecer as novas delícias da casa no próximo dia 18 às 19h30. As novidades serão abertas ao público no dia 20.

Abertura Campinas Décor 2011

A organização da Campinas Décor convidando para o café da manhã de inauguração para a imprensa da edição deste ano da mostra, dia 26 às 9h30 na Estação Cultura.

Indaiatubanas no show do U2

Adriana Mazeto e Cíntia Dal Bó: duas das muitas presenças indaiatubanas no fã clube de Bono Vox e seu U2, esta semana em São Paulo.

FIEC firma convênio com Associação Beneficente Irmã Dulce


A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura firmou convênio com a Associação Beneficente Irmã Dulce na segunda-feira (dia 11), com a presença do superintendente da fundação João Martini Neto e da vice-presidente da ABID Alice Martins Caretta.
A FIEC é detentora do programa FIEC e a Comunidade, que tem a finalidade de investir na sociedade indaiatubana por meio de cursos, campanhas e projetos de doações e, segundo o superintendente, busca a inclusão social. Os primeiros alunos requisitados a estagiar serão os dos cursos técnicos em Administração e Informática. Para os de Administração, a atribuição será atualizar o cadastro de notas doadas por empresas à associação através da Nota Fiscal Paulista, considerada pela ABID mais uma fonte de renda que ajuda a gerar recursos para sua manutenção. Para os alunos de Informática, a FIEC instalará mais um Pólo de Informática Básica voltado às crianças e funcionários da associação.
Foto: Cesar Rocha.

Conexão Cultural

Flash da apresentação da Conexão Cultural Tigre/ICRH, ontem no Parque Corolla. As atividades vão até sábado.
Foto: Eliandro Figueira - ACS/PMI.

HAOC registra primeira doação de órgãos do ano

Na noite na última terça-feira (dia 12), por volta das 21h30, aconteceu no Hospital Augusto de Oliveira Camargo a 1ª doação de órgãos deste ano. Assim que a família autorizou a doação, quatro equipes foram chamadas para a captação dos órgãos: Unicamp, rins e córneas; Santa Casa de São Paulo, ossos e Hospital Albert Einstein, fígado.
É lindo ver a vida não terminar com a morte; a conclusão de uma história de vida representando a continuidade de outras.

5ª Feijoada com pagode da Catedral do Chopp

Os convites para a 5ª edição da Feijoada Beneficente promovida anualmente pela Catedral do Chopp (r. Cel. Francisco A. Coutinho 299, no Cambuí, em Campinas), marcada para dia 14 de maio, já estão à venda. Assim como nos quatro anos anteriores, parte da renda será revertida para a Associação Banco de Olhos de Campinas (ABOC). Para outras informações, (19) 3295-0110.

Imersão em Dança Contemporânea na Estúdio em Cena

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Galleria Fun

O Galleria Shopping, em Campinas, está movimentando os domingos com a programação do Galleria Fun. As atividades, que incluem oficinas de trabalhos manuais, apresentações teatrais, shows de mágica e oficinas de circo, acontecem todos os domingos das 12 às 20h na praça de eventos. No próximo dia 17, haverá contação de histórias (Cinderela) e, no dia 24, uma oficina especial de Páscoa. A entrada é gratuita, mediante cadastro. Para mais informações, http://www.galleria.com.br/ ou (19) 3207-1333.

Aniversário Nilton Gordilho

Meu amigo Nilton Gordilho faz anos hoje. Gente boa, dono de uma simpatia e de uma alegria contagiantes, recebe amigos para jantar. Não é elegante ficar expondo os anos de vida das pessoas, mas como a festa dos 50 anos, ano passado, foi de arromba e ainda suscita comentários, os 51 hoje comemorados são segredo de Polichinelo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conexão Cultural Tigre/ICRH

O Palco Móvel da quarta edição da Conexão Cultural Tigre/ICRH chega hoje a Indaiatuba (na r. Dr. Nelson Nazário, no Parque Corolla). O projeto leva gratuitamente as artes cênicas às comunidades onde uma sala de teatro é muitas vezes inacessível, seja pelo preço ou mesmo porque não existe. Também haverá sessões de cinema. A programação começa às 14h com O maior pequeno circo do Brasil; às 14h45, Lurdes e Mércia em as estrelas do Oriente; às 15h45, Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’. Às 19h, haverá sessão de cinema. Amanhã (dia 15) às 9h e 14h45, Lurdes e Mércia em As Estrelas do Oriente; às 10h30 e 15h45, Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’ e, às 14h, O maior pequeno circo do Brasil. Às 19h, haverá sessão de cinema. Dia 16 às 9h e 14h, Lurdes e Mércia em As Estrelas do Oriente; às 10h30 e 14h55, Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’ e, às 15h45, O maior pequeno circo do Brasil. Para mais informações, 3801-9191, com Lucileine.

Palestra: 'Adote especial e descubra a verdadeira função do amor'

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Inscrições para Rainha da Festa do Rodeio

As inscrições para o concurso que elegerá a Rainha e a Madrinha da Festa do Peão de Indaiatuba terão início no dia 18 de abril e seguirão até 10 de maio. As interessadas em participar devem comparecer à rua Cleofas Mosca Milani 94, ou na sede do Clube de Rodeio (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 4544, no Jd. Colonial), portando um documento de identidade com foto e data de nascimento e uma foto de corpo inteiro. Mais informações podem ser obtidas com Vladimir Seneme pelo telefone (19) 3875-2983.

Workshop Academia Internacional de Música Eletrônica

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sonia Palú expondo em Trastevere

Sonia Palú Andrade continua a todo vapor em suas artimanhas europeias. A queridona participa de mostra coletiva que começa hoje no Atelier degli Artisti, na Via dell'Arco di San Calisto 40, no bairro Trastevere, em Roma.

5ª Mostra de Cinema e Vídeo de Indaiatuba Take 1

O Casarão Cultural Pau Preto (r. Pedro Gonçalves 477, no Jd. Pau Preto) sediará parte dos eventos programados para a 5ª Mostra de Cinema e Vídeo de Indaiatuba Take 1. Promovido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento será realizado nos dias 14 e 15 de abril nos Cinemas Topázio do shopping Jaraguá e nos dias 16 e 17 de abril no Casarão Cultural. Criada pelo produtor audiovisual Marcos Otero, realizador de 30 filmes, entre curtas e documentários, a Take 1 foi planejada com o objetivo de apresentar ao público a cultura do cinema independente. Apesar de não ter sido realizada em 2009 e 2010, a mostra chega à 5ª edição repleta de atrações (ao todo serão mais de 40 exibições, entre curtas-metragens e documentários). A entrada é gratuita, bastando retirar os ingressos com uma hora de antecedência no local da exibição. Para saber a programação completa, http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/13376/.

Álvaro Petersen e Edmundo Carneiro voltam ao Almanaque Café

Amanhã (dia 13) o Almanaque Café (av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, em Barão Geraldo, Campinas) tem uma atração especial: Álvaro Petersen e Edmundo Carneiro (foto) se reencontram no palco após o sucesso do show que lá fizeram em janeiro, quando relembraram o início de suas carreiras em Campinas. Álvaro é músico e ator da TV Cultura, onde trabalha nos seriados Castelo Ratimbum e Bambalalão. Foi aluno da PUCC na década de 80 e fez carreira artística em São Paulo. Edmundo Carneiro foi um dos mais populares músicos de Campinas na década de 80; também fez carreira em São Paulo e seguiu para a França, onde atua com músicos consagrados. No Almanaque, os dois se encontram novamente para tocarem e relembrarem a vida noturna e os bares de Campinas na década de 80. Para outras informações, (19) 3249-0014.

Marina Guedes Gargantini na Seleção Brasileira de Volteio

O jornalista Jair Italiani tem andado muito coruja ultimamente. É que sua enteada, a atleta Marina Guedes Gargantini, da Sociedade Hípica de Campinas, foi convocada para a Seleção Brasileira de Volteio (embora seja um categoria esportiva pouco difundida no país, a seleção brasileira figura entre as seis melhores do mundo). Com apenas 9 anos de idade, Marina passou por uma seletiva que envolveu 17 concorrentes no início do ano e seus bons resultados em torneios do ano passado contribuíram para que conquistasse a vaga.
A seleção brasileira se prepara para os Jogos Equestres Mundiais, em Londres, no final do ano. Várias competições internacionais estão previstas no calendário da equipe, começando no mês de julho, em Aachen, na Alemanha (a família já se prepara para a viagem). Os pais da atleta, Ana Lúcia Guedes Pinto e Carlos André Gargantini não escondem a preocupação com a nova empreitada de Marina, pois sua posição na equipe é de flyer (a que voa e ocupa o lugar mais alto nas coreografias), mas também não escondem o orgulho pela convocação.

14º Indaiatuba by Bike

A 14ª edição do passeio ciclístico Indaiatuba by Bike, promovido pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Esportes, acontecerá no próximo domingo (dia 17). A concentração será realizada às 8h no estacionamento do Parque Ecológico. O roteiro alternará trechos de asfalto e terra e o destino será o Sítio São José, na Estrada do Fogueteiro. O percurso, de 18 quilômetros, deve durar aproximadamente três horas e meia. A participação é gratuita.

'Um piano pela estrada', com Arthur Moreira Lima

Um dos maiores nomes da música erudita no Brasil, o pianista Arthur Moreira Lima se apresenta em um caminhão-teatro em Indaiatuba no dia 21 de abril às 19h pelo projeto Um piano pela estrada, na concha acústica do Parque Ecológico. O evento é uma realização de Arthur Moreira Lima, Petrobrás e Caixa Econômica Federal e conta com o patrocínio de Thyssen Krupp e Poupex e possui o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do RIP e Ministério da Cultura. A entrada é franca.
Desde 2004, o projeto já realizou mais de 300 concertos em 23 estados, além do Distrito Federal. O concerto tem cerca de 1h30 de duração e no repertório há obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros compositores da música clássica e popular brasileira e universal. O pianista costuma interagir com a plateia, falando sobre as obras do programa apresentado, sobre os autores, suas singularidades e inspirações. O caminhão-teatro, um caminhão Scania, é adaptado a um baú carroceria que se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 metros quadrados de área de cena.
Conheci Moreira Lima há quase 30 anos, quando ele era habitué dos aviões da saudosa Transbrasil e muito amigo do presidente da empresa, o falecido comandante (e pianista) Omar Fontana. Sempre quieto, sorumbático —e genial. Lembro-me de que um novíssimo Boeing 767 foi dotado de um piano de cauda para um concerto nos ares para uma seletíssima plateia.

Outono-inverno 2011 Spezatto Teen

A Spezzato Teen, em parceria com o Grupo Primavera e a academia de balé Juliana Omati, realizará na próxima segunda-feira (dia 18) às 19h o desfile da coleção outono-inverno 2011 no restaurante Badebec do Galleria Shopping, em Campinas.

15ª Paixão de Cristo da Secult

A 15ª edição do espetáculo Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, será apresentada nos dias 21 de abril às 20h e 22 de abril (Sexta-feira Santa) às 18h e 21h na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665, no Jd. Regina). A entrada do público é gratuita.
Foto: Eliandro Figueira - ACS/PMI.

Curso básico de Informática na Fundação Pró-Memória

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promoverá um curso básico de informática. Serão disponibilizadas 36 vagas, sendo 18 para alunos com idades entre 12 e 18 anos e 18 para estudantes a partir dos 19 anos. O curso terá duração de dois meses e as aulas serão iniciadas dia 2 de maio; o conteúdo inclui introdução à informática, digitação, Microsoft Office e acesso à Internet. As inscrições devem ser feitas nos dias 18, 19 e 20 de abril no Casarão Cultural Pau Preto (r. Pedro Gonçalves 477, no Jd. Pau Preto) das 9h às 17h. Para se inscrever é necessário apresentar um documento de identificação. Para mais informações, (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TNT patrocina J. Cachorrão

O piloto indaiatubano de superbike José Luiz teixeira de Camargo Jr. (o J. Cachorrão) acaba de receber patrocínio da TNT Energy Drink. O acordo foi fechado na última semana, quando Cachorrão surpreendeu o público que lotou as arquibancadas de Interlagos para a TNT Superbike 2011, todos ligados no supertelão do autódromo para conferir a nova cara da BMW 1000rr, que recebeu as cores da patrocinadora.
A primeira etapa do TNT Superbike também foi marcada por alguns acidentes, ficando em bandeira amarela por duas ocasiões; em uma delas, na sétima volta, em disputa pela segunda posição, José Luiz “Cachorrão” e Heber Pedrosa se chocaram no fim da reta dos boxes. O piloto da Cachorrão Racing Team acabou levando a pior. Cachorrão foi atendido ainda na pista pela equipe médica e levado a uma clínica para fazer exames, mas passa bem.

Soprano indaiatubana selecionada para o 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão

A soprano Nádia Zanotello vai representar Indaiatuba no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. Ela foi selecionada e está entre os 56 candidatos da mais importante competição de canto da América Latina do gênero. Ao todo, são dez cantores estrangeiros da Itália, Áustria, Rússia, Cuba, Estados Unidos, Coréia do Sul, Argentina e Uruguai e quarenta e seis dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília. O 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão é uma realização da São Paulo ImagemData com o apoio da Casa da Ópera; conta com o patrocínio da Cemig e o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria da Cultura, da Fundação Clóvis Salgado e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As eliminatórias acontecerão dias 20 e 21 de abril, a partir das 16h (Semifinais: 22 e 23 de abril, a partir das 17h; Final: 24 de abril, a partir das 18h no Conservatório Mineiro de Música, à av. Afonso Pena 1534, no Centro, com entrada franca).

Projeto Grandes Chefs pela Solidariedade recebe Théo Medeiros e Francisco Keka

A segunda aula do programa Grandes Chefs pela Solidariedade (lançado dia 22 de fevereiro pela Associação para o Desenvolvimento de Autistas de Campinas) acontece no próximo dia 12 e será a vez dos chefs Théo Medeiros e Francisco Keka comandarem os fogões solidários. Os participantes poderão, além de aprender truques de gastronomia, degustar os pratos preparados. As aulas, com capacidade para 60 pessoas, acontecerão sempre na segunda terça-feira de cada mês, até novembro e, em dezembro, será lançado um livro com todas as receitas ensinadas. Para os próximos eventos, já estão confirmados: Fernanda Mercadante, Simon Girard, Fábio Amaral, André Bearzotti, Alessandro Nicola, Luis Farias, Daniel Valay, Sebastién Michaut, Alexandre Armani, Luciano Antonello, Jurandir Meirelles, Giselda Fortuna, Bianca Porteiro, Cláudia Porteiro e Adriano Butcha. Para outras informações e inscrições, (19) 3272-7889, 3272-9179 ou http://www.adacamp.org.br/.

Grand Caffè de chef novo

O restaurante Grand Caffè do Grand Hyatt São Paulo Hotel acaba de apresentar seu novo chef, o italiano Domenico Cicchetti. Domenico chegou ao Brasil em maio de 2010 diretamente de Londres e desde então faz uma imersão para estudar a riqueza dos ingredientes brasileiros, identificar a influência italiana em nossa cozinha e apresentar seu estilo para o paladar de seus novos clientes. Seu novo menu, disponível a partir de maio, apresentará criações inéditas com inspiração em suas raízes na cidade de Abruzzo e referências gastronômicas de receitas de família mescladas com sua experiência internacional.

Ccbeuc recebe comitiva da Embaixada Americana

Uma comitiva da Embaixada Americana no Brasil estará amanhã e dia 13 de abril em visita de recertificação da qualidade dos cursos ministrados pelo Centro Cultural Brasil-Estados Unidos Campinas.

Feria de Abril no CAFC

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Convites para o Bem na Moda começam a ser vendidos dia 18

A partir da próxima semana (18 de abril) começam a ser vendidos os convites da edição 2011 do projeto Bem na Moda, que desta vez beneficiará o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e também a Associação para o Desenvolvimento de Autistas. Encabeçado por Sílvia Quirós e Renata Podolsky, o evento, que traz para Campinas a palestra O mercado do luxo no Brasil, com o consultor Carlos Ferreirinha, está marcado para a noite de 3 de maio no Teatro Amil (Pq. D. Pedro Shopping - Entrada das Flores). Informações pelos telefones (19) 3272-9179, 3231-2136 e 3295-7508.

Salto Expo Noivas & Festas 2011

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Doçuras da Páscoa no Iguatemi

Simpática, a iniciativa do shopping Iguatemi Campinas: no próximo sábado (dia 16) às 19h, os jornalistas e familiares foram convidados para o evento infantil Doçuras da Páscoa, com atividades como confecção de cookies, oficinas para fabricação de coelhinhos de Páscoa e presentes como revistinhas e desenhos para colorir.

Sempre Stalden

Acabo de me entregar ao pecado da gula na Stalden, que já frequento há 25 anos, bendita seja. A coxinha de lá é a melhor do mundo. E o doce de mil folhas? E a bomba de chocolate? The list goes on and on...

21ª Festa do Chopp Acenbi

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba promoveu sábado passado sua sempre concorrida Festa do Chopp...

 ...com a tradicional apresentação dos tambores taiko...

...e presenças como a do sempre querido Sammy Ueda, de Paulinho Scagliarini e do prefeito Reinaldo Nogueira (que, aliás, é presença garantida; encontramo-nos por lá na edição passada).

Jornalzen de abril

Começou a circular hoje a edição de abril do Jornalzen (www.jornalzen.com.br), com destaque para a entrevista com o psiquiatra português Mário Simões, um dos fundadores da Associação Luso-Brasileira de Transpessoal.

Noite Italiana IC

O Indaiatuba Clube promove no próximo sábado, dia 16 de abri, às 21h sua Noite Italiana, com buffet Tukkanu's e som da banda Felicità e seus tenores.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Itu Casa Décor

A organização da Itu Casa Décor convidando para um café da manhã de apresentação da mostra (que vai de 29 de abril a 19 de junho), dia 27. Vários profissionais de Indaiatuba estão participando —como Mariana Trinca Junqueira Franco, que assina a Dining Room.
Count me in.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

15ª Semana Nabor Pires Camargo

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove de 12 a 15 de abril a 15ª Semana Nabor Pires de Camargo. A abertura do evento contará com show do grupo de choro Moacyr Martins às 20h no Casarão Cultural Pau Preto (r. Pedro Gonçalves 477, no Jd. Pau Preto). A programação conta ainda com duas apresentações de grupos de choro da região na Praça Prudente de Moraes.
O 10º Prêmio Nabor Pires de Camargo, que encerra as atividades da semana, ocorrerá dia 15 de abril no Instituto Deco20 (r. Pedro Virilo 310, no Jd. Santiago). Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem (dia 6), o presidente da Fundação Pró-Memória, Antonio Reginaldo Geiss (na foto com o superintendente Marcelo Alves Cerdan), disse que “nossa intenção é difundir a obra do excelente clarinetista que foi Nabor Pires de Camargo por meio do prêmio, que é talvez o mais importante concurso instrumental do Brasil”.
Após a audição dos dez músicos selecionados e da premiação dos melhores colocados, a noite será encerrada com o grupo Isaías e seus Chorões, um dos mais renomados grupos de choro do país, que terá como convidados Pernambuco do Pandeiro e Derico. O Prêmio Nabor Pires de Camargo já recebeu outros grandes nomes da música instrumental brasileira, como o clarinetista e saxofonista Paulo Moura, o acordeonista Renato Borghetti e o pianista Laércio de Freitas. O número de participantes do prêmio vem aumentando gradativamente e em 2011 chegou a 54 inscritos. Em 2010 os candidatos somaram 33 e, em 2009, foram 43 inscritos. Segundo o superintendente Marcelo Cerdan, esse fato demonstra que o concurso está ganhando destaque no meio musical.
Confira a programação completa:15ª Semana Nabor Pires de Camargo - 12/04 (terça-feira), às 20h, show com grupo de choro Moacyr Martins no Casarão Cultural Pau Preto; 13/04 (quarta-feira), às 17h30, show com grupo Choro Bandido no Coreto da Praça Prudente de Moraes; 14/04 (quinta-feira), às 17h30, show com grupo Corta Jaca (chorinho) no Coreto da Praça Prudente de Moraes; 15/04 (sexta-feira), às 19h, 10° Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista no Instituto Deco20. A noite será encerrada pelo grupo Izaias e seus Chorões e seus convidados Derico, Pernambuco do Pandeiro e outros. De 12/04 a 30/06, Exposição Cahindo das Nuvens no Museu Casarão Pau Preto, com fotografias e documentos que remetem à vida artística de Nabor Pires de Camargo, como partituras e métodos da clarineta. O material foi doado pela viúva do músico ao Arquivo Público Municipal.
Foto: Eliandro Figueira - ACS/PMI.

Crescendo

Dois dos alunos do projeto social Dança e Cidadania, da Cia. de Dança de Campinas, Jonathan Rodrigues e Carlos Santos, foram contratados para dançar profissionalmente no The South African Ballet. A dupla embarca dia 11 para a África do Sul.

Páscoa Animada na Laselva