Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 31 de março de 2009

'Apreços - Gravuras do Olho Latino' no MAC Campinas

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

'Liberação das fáscias musculares' no Espaço Holístico

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promove dia 14 de abril às 19h30 a palestra gratuita Liberação das Fáscias Musculares, com a fisioterapeuta Luciane Gava. A técnica consiste em soltar a musculatura, especialmente das costas e da coluna vertebral, quando a pele se adere no músculo e provoca a sensação de rigidez que se instala no pescoço, ombros e ao longo da coluna e que normalmente provoca muitas dores em diversas regiões. Para mais informações, (19) 3875-2117.

'Quiprocó' no Instituto Deco20

O SESI/Indaiatuba promove, em parceria com o Instituto Deco20, a apresentação da peça Quiprocó na próxima sexta-feira às 20h, como parte da programação do Circuito Cultural SESI. A entrada custa um litro de leite longa vida. O texto e o roteiro são do Grupo Teatral Moitará e a direção é de Venício Fonseca, com André Mattos, Erika Rettl e Fabiano Manhães no elenco. A peça será encenada no teatro do Instituto Deco20 (r. Pedro Virgílio 310, no Jardim Santiago). Para mais informações, (19) 3875-0867.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Renata Podolsky, diretora de Comunicação da Casa Cor Campinas

Minha amiga querida Renata Podolsky, diretora de Comunicação da Casa Cor Campinas, no lançamento dos ambientes agora há pouco.

Caminhada em comemoração dos 146 anos do Colégio Rio Branco

O Colégio Rio Branco (r. Cecília Feres Zogbi s/nº), de Barão Geraldo, comemora seus 146 anos de existência com a caminhada Justiça e Paz na Educação, no próximo dia 4 de abril pelas ruas da Cidade Universitária. Para mais informações, (19) 3303-1250.

Presenças amigas no lançamento da Casa Cor

Tive a grata surpresa de encontrar no evento de lançamento da Casa Cor Campinas a arquiteta Mariinha Mesquita Provenza e as irmãs e artistas plásticas Claudia Dal Canton Martignago e Olivia Dal Canton Scampini, que me contaram, com a modéstia que lhes é peculiar e que lhes dá tanto charme, que estão trabalhando em parceria, com as irmãs assessorando o escritório de arquitetura na área de design de interiores.
De Indaiatuba, também encontrei por lá a interior designer Maristela Grion Frias de Campos.
De Campinas, tive o prazer de rever amigos queridos como a decoradora Vera Campana Rodrigues, Isa Amaral, da Isa Amaral Home Colection, Paulo Monteiro, do Pólo Arqdec, Nádia Guimarães, do Empório La Poltrona (de Vinhedo), as arquitetas Paula Pilla e Raquel Mansur Ruiz e tantas outras figuras queridas que minha cabeça quase senil não me permitirá lembrar agora —a decoradora Pompéia Mesquita e Renata Chiarastelli, da Saccaro, por exemplo, vi de longe e não tive chance de cumprimentar.

Fórum Regional do Educacionismo

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Noite do Flash Back na Deck

A Deck Costelaria (r. Oswaldo Cruz 11) convida para uma Noite do Flash Back com o DJ Luiz Thomé dia 25 de abril a partir das 22h. Para mais informações e reservas —não serão vendidos convites na hora—, (19) 3875-1522.

Clube do Improviso no Instituto Deco20

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

La Sonnambula no Cine Topázio do Parque Prado

O Cine Topázio do Shopping Parque Prado exibe dias 5 e 7 de abril —respectivamente, às 17h e 20h— a ópera La Sonnambula, de Vicenzo Bellini, em mais um evento do projeto Met Live in HD, que reproduz, em salas selecionadas dotadas de áudio de última geração, a programação da primeira temporada brasileira da Metropolitan Opera de Nova York. Para mais informações, http://www.topaziocinemas.com.br/.

O Casarão da Casa Cor

O Casarão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, sede da antiga Fazenda Mato Dentro e local da apresentação dos 55 ambientes da Casa Cor Campinas.

Apresentação dos espaços da Casa Cor Campinas

O presidente da Casa Cor, Angelo Derenze, mais as organizadoras da versão campineira do evento Sílvia Quirós, Renata Selmi Herrmann e Renata Podolsky reuniram até há pouco centenas de pessoas —entre arquitetos, engenheiros, designers de interiores, empresários da região de Campinas e imprensa— para a apresentação dos espaços que irão compor a mostra, que acontecerá de 28 de agosto a 6 de outubro, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Personagens da Turma do Gabi na Licensing Brasil

A edição de março/abril da revista Licensing Brasil (http://www.licensingbrasil.com/) traz uma reportagem sobre as marcas e personagens que trabalham ou são indicados para produtos religiosos. A Turma do Gabi (http://www.turmadogabi.com.br/), criada pelo cartunista e escritor Moacir Torres, foi lembrada por ser uma turminha do bem e que leva mensagens positivas para crianças e adultos e, assim, os personagens podem ser licenciados para produtos destinados a qualquer público; entre os personagens que foram destacados na matéria estão Smilinguido, Mig & Meg, Turma Querubim, Diante do Trono, Orni, Torrinco e Orniquito.

Michelle Bunemer no Galleria Gourmet

A chef Michelle Bunemer, professora de Gastronomia do Senac/SP, profere amanhã, dia 31, às 19h30, no Espaço Galleria Gourmet do Galleria Shopping, a palestra Gastronomia inspirada pela haute coture française: homenagem a André Courrèges. O Galleria Gourmet reúne até a segunda semana de abril chefs, food designers, enólogos e gourmets renomados de Campinas e São Paulo comandando um ciclo de aulas, palestras e degustações para grupos de convidados.

sábado, 28 de março de 2009

Kimura no reino de Baco

Meu amigo, o jornalista Marcos Kimura (editor do Gente Etc.) —um dos intelectuais que mais respeito e alguém de quem Indaiatuba deve se orgulhar—, compenetrado na degustação promovida terça passada por Josi Pieri em sua BrancoTinto. E vejam que ele é adepto declarado do scotch.
Foto: Fábio Alexandre.

A Suíte do Rapaz na Campinas Décor 2009

A arquiteta campineira Isis de Medeiros Almeida assina a Suíte do Rapaz na edição deste ano da Campinas Décor; o home theater do ambiente, de altíssimo nível, será feito em parceria com a IN-Fidelity Hi-End Audio & Video, dos empresários Marcelo Desotti e Maurício Vasconcelos.

Café descolado no trio Jovitah/Mariana Carolina/Laselva

Depois de almoçar no Le Triskell, passei hoje com amigas paulistanas na Mariana Carolina/Jovitah/Laselva (r. 13 de Maio 829/839) e, além do prazer de encontrar minha amiga Sílvia Bolívar —que pouco sai—, vi que o café que está sendo criado lá já está quase pronto (será todo ambientado com o design dos anos 60).

Eliana Tranchesi

Quando penso na prisão da empresária Eliana Tranchesi não vejo como não respeitar uma decisão da Justiça Federal punindo-a pela sonegação de cerca de um bilhão de reais. Mas não deixa de me incomodar a pirotecnia em torno da figura dela (e por extensão, da Daslu), como se representasse a origem de toda a pobreza e outras mazelas brasileiras. Sem dúvida, dinheiro de impostos é o meu, o seu, o nosso dinheirinho; mas e os envolvidos na roubalheira do dinheiro do governo, os convivas do ignominioso Mensalão? O mais notório deles cogita se candidatar a cargo eletivo, como que escarnecendo daqueles que roubou e de quem espera receber imunidade.
E o que dizer da disparidade entre a pena inflingida a Eliana Tranchesi, de 94 anos e meio de reclusão, e a da parricida e matricida Suzane von Richtofen, de 39 anos de cadeia? Sem dúvida, a extensão dos danos provocados pela sonegação da Daslu atinge um número de pessoas muito maior que a crueldade perpetrada por Suzane, mas e a maldade atroz do ato desta? Merece menor punição? Bom, são dúvidas e ponderações que me ocorrem, que ocorrem a um leigo que não consegue compreender nem a insensibilidade e ousadia dessas pessoas nem o complicado sistema legal brasileiro.

Palestra Cristina Cairo

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

O Autor no Mercadão celebra o Dia do Jornalista

O Dia Nacional do Jornalista é comemorado em 7 de abril, dia em que ocorreu a fundação da Associação Brasileira de Imprensa, no ano de 1908. Outro fato contribuiu para a definição da data: uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, por conta desse acontecimento, a ABI institui a data como o Dia do Jornalista. Para celebrá-lo, acontece uma nova edição do projeto O Autor no Mercadão, realizado através de uma parceria entre a Renome (Associação da Renovação do Mercado Paulistano) e o projeto O Autor na Praça. No domingo, dia 5 de abril —a partir das 12h no hall de entrada do mezzanino—, o projeto recebe os jornalistas Ricardo Kotscho com os livros Do Golpe ao Planalto, uma vida de repórter, Uma vida nova e feliz... sem poder, sem cargo, sem carteira assinada, sem crachá...; Guilherme Azevedo com o livro As Aventuras de Alencar Almeida; Flávio Carrança com o livro Espelho infiel, o negro no jornalismo brasileiro; Iva Oliveira com o livro A Força da Fé; Lucius de Mello com os livros Eny e o Grande Bordel Brasileiro, A Travessia da Terra Vermelha e Mestiços da Casa Velha. O cartunista Júnior Lopes participa do evento realizando caricaturas do público. Para mais informações, (11) 9586-5577, com Edson Lima ou via e-mail edsonlima@oautornapraca.com.br.

Lançamento da coleção outono/inverno da Spezzato Teen

A loja Spezzato do Shopping Iguatemi Campinas lança entre hoje e amanhã sua coleção outono/inverno com uma surpresa para as clientes adolescentes: todas as clientes que fizerem compras da coleção Spezzato Teen ganharão um post it. Em cada post it, uma surpresa diferente —são chaveiros, bichos de pelúcia, canetas e outros mimos, tudo inspirado no tema da coleção, Wild Party.

Boticário doa kits ambientais para o Bosque do Saber

A loja d'O Boticário em Indaiatuba fará na segunda a doação de kits ambientais para os alunos da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber (r. João Batista D'Alessandro 610, no Jardim do Sol). O kit é composto por um DVD com vídeos educativos que apresentam as mudanças climáticas de forma simples e lúdica e um CD com sugestões de atividades para as diferentes séries do Ensino Fundamental.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Desfile Mariana Carolina e Jovitah

Mariana Carolina e Taciana Costa recebendo ontem à noite na sua loja Mariana Carolina (r. 13 de Maio 829/839) —em parceria com sua vizinha de espaço, Jovitah—, para apresentação de suas coleções para este outono/inverno.
Foto de Fábio Alexandre.

Lançamento do site da revista Goma

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Fenui 2009

Vai ser de 10 a 12 de julho no Pavilhão da Viber a edição deste ano da Festa das Nações Unidas de Indaiatuba (Fenui). A Fenui contará com a gastronomia e as apresentações folclóricas das etnias japonesa, afro-brasileira, suíça, italiana, alemã e o público poderá também apreciar a comida e a arte nordestina.

AEAI adia sua entrada no samba

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba informa que, por motivo das obras do auditório, será adiada a 1ª Noite do Samba da AEAI, programada para o próximo dia 28. A nova data não foi informada.

Palestra 'As 7 Leis Espirituais para o Sucesso'

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Circo Bolshoi Tournée Brasil: últimas apresentações em Indaiatuba

Última chance para quem gosta de circo e a inda não viu a apresentação do Bolshoi: o circo está indo embora da cidade e o último dia de espetáculo será no domingo, dia 29. Segundo o diretor da turnê latino-americana da companhia, Augusto Stevanovich, cerca de 80 mil pessoas já assistiram a apresentação da trupe em Indaiatuba. O espetáculo de sexta-feira será às 20h30. No sábado e domingo haverá três apresentações, nos horários 16h, 18h e 20h30.

Outback contrata

A rede Outback Steakhouse inicia nesta segunda-feira, 30 de março, o processo de seleção dos outbackers —como são chamados os funcionários— que irão trabalhar no novo restaurante da rede no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas. Os interessados devem comparecer à Avenida Guilherme Campos 500, no Jardim Santa Genebra (Ala das Águas), nos dias 30, 31 de março ou 1º de abril, das 10h às 15h, levando currículo atualizado e uma foto 3 x 4. Com esta inauguração, o Outback Steakhouse do Parque Dom Pedro Shopping será o 22º da rede no país, o 10º no Estado de São Paulo e o segundo na cidade de Campinas. As vagas são para seis diferentes funções: waiters (atendentes de mesa); bartenders (atendentes de bar); hostess (recepção de clientes); busses (limpeza e organização); auxiliares de cozinha; preparação dos pratos e auxiliares de limpeza. O perfil dos candidatos a outbackers é simples: universitários que residam nos bairros próximos ao restaurante e que tenham disponibilidade para o horário diurno ou noturno. Os requisitos fundamentais para ser um outbacker são ter prazer em lidar com o público e trabalhar em equipe. Os candidatos não precisam ter experiência anterior, pois o Outback oferece treinamento para cada uma das funções a serem desempenhadas, com base nos princípios da rede.

Road Show no The Royal Palm Plaza

A Associação de Marketing Promocional de Campinas convidando para o Road Show que será realizado dia 31 de março das 10 às 21h no The Royal Palm Plaza, com cerca de quarenta expositores apresentando novidades na área. Paralelamente à exposição haverá um seminário internacional.

Marcos Pardim no Ceunsp

O coordenador do projeto Ponto de Cultura, Marcos Pardim, na apresentação do Festival Internacional do Minuto, terça-feira no Teatro Escola Rubens Anganuzzi Filho do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto.

Encontro de Empresários sobre Leis de Incentivo Fiscal

Será realizado pela Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba, com apoio da Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social, dia 15 de abril às 9h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela o primeiro Encontro de Empresários sobre Leis de Incentivo Fiscal. A proposta é fazer com que os empresários conheçam formas de praticar responsabilidade social e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Entre os palestrantes estão Paulo Pinese, sócio e diretor da Delloite Touche Thomatsu e presidente do Grupo de Empresários Amigos das Crianças (GEAC), de Campinas (que irá falar sobre a Lei do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e Antoine Kolokathis, sócio e diretor da Direção Cultura Produções e Eventos, com uma palestra sobre Lei Rounet e Programa de Ação Cultural. O evento terá também a participação de Humberto Panzetti, que é membro da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte no Ministério dos Esportes e falará aos presentes sobre a Lei, e de Érica Rüesch, responsável pelos projetos de Responsabilidade Social da Mann+Hummel Brasil, que falará sobre a experiência da empresa na área.

Orquestras da Secult

O prefeito Reinaldo Nogueira e a secretária de Cultura Érika Novachi anunciaram ontem, em coletiva de imprensa promovida no Gabinete, a criação de uma rede de orquestras que abrangerá da iniciação musical à formação e aperfeiçoamento profissional de jovens instrumentistas. As orquestras serão formadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Oliveira Camargo e no do Parque Corolla, na Subprefeitura, em uma escola estadual e uma municipal;
cada pólo terá uma mini orquestra com trabalho de iniciação e os melhores serão selecionados para uma grande Orquestra —o objetivo é que Indaiatuba tenha uma Orquestra Sinfônica.

Secult arrecadando ovos de Páscoa

A Secretaria da Cultura está dando uma mãozinha ao Fundo Social de Solidariedade na arrecadação de ovos de chocolate para doação a crianças carentes nesta Páscoa. Em cada evento promovido pela Secult haverá um posto de arrecadação (pede-se que os ovos tenham a partir de 150 g).

quinta-feira, 26 de março de 2009

SAAE apóia campanha do grupo Vale a Pena Viver

O suicídio em Indaiatuba está se tornando um caso de saúde pública. Só em 2008 foram 16 casos consumados e 65 tentativas; em 2009, até agora, já são 6 vítimas confirmadas. Para tentar conter esta triste realidade, na última quarta-feira a equipe do projeto Vale a Pena Viver esteve reunida com os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, palestrando sobre o assunto e alertando para a gravidade do problema. O superintendente do SAAE, Alexandre Peres (vestindo camisa marrom, na foto acima), recebeu o grupo e se comprometeu a ajudar a campanha com mensagens divulgadas na conta de água mensal.
A proposta do grupo Vale a Pena Viver é fazer com que a sociedade tome parte da campanha e que cada cidadão seja um orientador, amigo e socorrista de pretensos suicidas ou indivíduos em situação de risco. Os interessados em participar do projeto ou apresentá-lo devem ligar para a equipe, agendar uma visita e adquirir gratuitamente o CD com os depoimentos. Para contatos, (19) 3875-4354, com Cleyde, ou 3835-4480, com Ivete e Carlos.

Noite Árabe no 9 de Julho

O Clube 9 de Julho (www.clube9.com.br) promove dia 23 de maio às 19h30 sua Noite Árabe, com animação do grupo Mil e Uma Noites e buffet da Casa da Esfiha. Para mais informações, (19) 3875-9833.

Laé de Souza

O escritor Laé de Souza na Caravana da Leitura promovida dia 24 na Praça D. Pedro II, quando autografou cerca de 3 mil de seus livros, vendidos ao preço sombólico de R$1.
Foto: Eliandro Figueira.

Apresentação de 'Putz Grill' muda de data

Devido a um compromisso inadiável de gravação do ator com o CQC, a apresentação da comédia Putz Grill, com texto, direção e interpretação de Oscar Filho, será transferida para o domingo, dia 29, às 19h. Ela acontecerá na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665). As pessoas que já adquiriram seu ingresso não precisarão trocá-lo e poderão apresentá-lo normalmente no domingo às 19h (a Produção solicita apenas que as pessoas cheguem com uma hora de antecedência). Quem quiser a devolução do dinheiro poderá ir ao teatro no sábado a partir das 20h30 ou no próprio domingo, a partir das 17h30.

Ecopontos de recolhimento de entulho e lixo eletrônico

As secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciam hoje a construção do primeiro Ecoponto de Indaiatuba. O objetivo do projeto é oferecer um local apropriado para que a população possa despejar entulhos e lixo eletrônico, já que muitas pessoas não esperam a passagem da Operação Cata Bagulho e depositam esses materiais nas calçadas, em terrenos ou nas ruas. O primeiro Ecoponto —estão previstos quatro— será construído no Jardim Morada do Sol, ao lado do Ambulatório de Pediatria. Uma novidade interessante é que com o Ecoponto será feita a separação dos materiais; os materiais recicláveis vão para o Centro de Triagem, no aterro; as madeiras e materiais de construção que puderem ser aproveitados irão para o aterro de inertes e posteriormente serão doados para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba e o lixo eletrônico também terá uma destinação adequada.

quarta-feira, 25 de março de 2009

3º Concurso Cultural da Turma do Gabi - Desenho

O Estúdio EMT está promovendo o 3º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho. Podem participar do concurso crianças de todo o Brasil com idade de 9 a 14 anos; o tema é Paz. Serão aceitos trabalhos em qualquer técnica sobre papel ofício (colado em cartolina do mesmo tamanho); os interessados deverão enviá-los até 30 de agosto de 2009 para o endereço Rua Eliza Ghirotti, 332, Jd. Monte Verde, CEP 13348-872, Indaiatuba, SP ou entregá-los diretamente na Secretaria do Casarão Cultural Pau Preto. No verso do desenho devem constar o nome do autor, endereço completo, idade, nome da escola e série que está cursando. Os três premiados receberão um MP3, um Kit Cultural com as revistas em quadrinhos e livros infantis da Turma do Gabi. A exposição dos trabalhos selecionados e premiados acontecerá de 1 a 30 de setembro no Casarão Cultural Pau Preto. Os organizadores divulgarão o nome de todos os selecionados e dos três premiados no site www.turmadogabi.com.br . Informações: (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

Workshop 'Educacionismo - Teoria e Prática'

Será realizado no sábado, 4 de abril, das 9h às 13h no plenarinho da Câmara Municipal de Indaiatuba o workshop Educacionismo - Teoria e Prática, destinado a políticos da região, professores, dirigentes da Educação e cidadãos politizados. O workshop terá a exposição e intermediação de Claudiney Bravo, coordenador do Movimento Educacionista no estado de São Paulo, é gratuito e os interessados podem fazer sua reserva com Bruno Ganem (19 7801.5086 ou 0800-7707-610).

1º Congresso Internacional de Jazz Dance

As inscrições para o 1º Congresso Internacional Jazz Dance, que será realizado de 18 a 21 de abril em Indaiatuba, se encerram na próxima quarta-feira, dia 1º. A realização do evento é da coreógrafa Erika Novachi e da jornalista e crítica de dança Marcela Benvegnu. O congresso acontecerá em diversos pontos da cidade e será composto por aulas práticas, palestras, apresentações, debates, sessão de vídeos e conversa com especialistas (a organização oferecerá algumas bolsas de participação no congresso a bailarinos que residem em Indaiatuba). A audição acontecerá na Galpão 1 Academia (r. 9 de Julho 410, no Centro). A inscrição deverá ser realizada por e-mail no endereço eletrônico galpao1academia@uol.com.br. Mais informações na Secretaria da Galpão 1 Academia ou pelo telefone (19) 3875-6887 e no blog congressodejazzdance.blogspot.com.

'Vinhos da América do Sul' no Hyatt Wine Club

O Hyatt Wine Club, do Grand Hyatt São Paulo Hotel (http://www.saopaulo.grand.hyatt.com/), promove dia 31 de março às 20h um jantar harmonizado com Vinhos da América do Sul. Para informações e reservas, (11 2838-3111).

Exposições da Secretaria da Cultura

A Secretaria de Cultura está promovendo a exposição de telas de Leonardo Lessa Guimarães, conhecido como Léo Guimarães, na Galeria de Arte do Centro Cultural Wanderley Peres, na Praça D. Pedro II s/nº, Centro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, até o dia 27 de abril.
Já no Paço Municipal, a partir de 30 de março, a Secretaria de Cultura coloca em cartaz a exposição de desenhos e pinturas de Silvia Schmidt, que vai até 27 de abril.

Imprensa na BrancoTinto

Imprensa de Indaiatuba reunida ontem na BrancoTinto: Mônica Kimura, Tânia d'Ávila, Vâny Pavanelli, o estudante de Marketing Alécio de Carvalho, a sommelière Josi Pieri, Simone Santos, Renata Pereira, Boanerges Gonçalves, Demétrio de Brocca, Rose Parra, Jair Italiani, Carla Machado, eu, Marcos Kimura e Fábio Alexandre.
Foto: Fábio Alexandre.

Reiki Nível 1 no Espaço Holístico

O Espaço Holístico do Ser (19 3875-2117) promoverá dia 11 de abril um curso de Reiki Nível 1 com a terapeuta Neuza Mori Sério.

Workshop beneficente

A Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba e a Phoenix Assessoria Empresarial promovem dia 28 de março às 9h na sede da AIMI (r. 24 de Maio 799) um workshop cuja renda (a taxa de participação é de R$20) reverterá em benefício da compra de ovos de Páscoa para crianças do Instituto Educacional Filhos da Promessa, no Jardim Oliveira Camargo. Os temas do workshop —destinado a atendentes, recepcionistas, balconistas e profissionais que lidam com atendimento ao público— são Ética no atendimento ao cliente, Reclamações: como atendê-las e Atendimento ao cliente interno e externo. Para mais informações, (19) 3835-5611.

Caminhada Indaiandando

Será dia 29 de março a próxima caminhada do grupo Indaiandando. O grupo sairá do estacionamento do Center Jeans e irá até o Pesqueiro Itaboraí, começando às 8 da manhã o percurso de aproximadamente 14,5 km. As inscrições custam R$10 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

Campanha de Prevenção de Saúde Bucal / ENAI

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas/Indaiatuba informa o calendário da VII Campanha de Prevenção e Saúde Bucal e do VI ENAI -Encontro de Atualização Profissional da APCD Indaiatuba: no dia 26 de setembro será realizado o pré-evento da campanha, com um fórum que discutirá a atual situação dos cirurgiões-dentistas; a campanha propriamente dita será realizada entre os dias 19 a 23 de outubro, quando dentistas voluntários da APCD e da Prefeitura Municipal visitarão as entidades assistenciais da cidade promovendo palestras educativas e preventivas sobre a saúde bucal e distribuindo kits de higiene bucal. O ENAI - Encontro de Atualização Profissional da APCD Indaiatuba será realizado no dia 23 de outubro no Hotel Ybiá, onde serão realizadas as palestras direcionadas aos cirurgiões dentistas e uma Feira Expositora. Finalizando a campanha, haverá o jantar em comemoração ao Dia do Dentista no dia 24 de outubro, confraternizando os participantes, associados, parceiros e divulgadores do evento.

Degustação na BrancoTinto

Na foto com o o marido Marcelo Wollermann, a sommelière Josi Pieri recebeu a imprensa ontem para uma degustação em sua BrancoTinto. Com sua contagiante paixão pelo assunto, Josi, como costuma dizer, 'tirou a gravata do vinho'. Foram degustados o brasileiro Marson Brut Charmat 2008, o argentino Cava Negra Chardonnay 2007, o sul-africano Lyngrove Collection 2007 e o uruguaio Carrau Ysern Roble Tannat 2006.

Tardes do Rock

Dia 28 de março, sábado, às 18h, acontece na Concha Acústica do Parque Ecológico o show das bandas Edição Limitada, Santo Remédio e Anistie, na programação das Tardes do Rock da Secretaria da Cultura, realizadas no último sábado de cada mês.

Programação da Festa da Costela Fogo no Chão

A Cia. da Costela de Monte Mor informa a programa oficial da sexta edição da Festa da Costela Fogo no Chão, que acontece nos dias 18 e 19 de abril no Conjunto Desportivo Joaquim Batista Alves (Joaquinzão). No sábado (18), a partir das 18h, a animação musical será da dupla indaiatubana Alex & Raí; no domingo, a abertura dos portões acontece às 9h, com almoço a partir das 11h, e show com Bruno di Marco & Cristiano, de Indaiatuba, Sudimar & Martinelli, de Sumaré, Eliseu de Monte Mor e a Orquestra de Violas Cultura Caipira, de Valinhos. A Festa da Costela Fogo no Chão tem como objetivo angariar fundos para entidades assistenciais da região. O padrinho desta edição é o violeiro Mazinho Quevedo e as entidades beneficiadas são o Fundo Social de Solidariedade de Monte Mor e a Associação Assistencial Montemorense. Para mais informações, www.companhiadacostela.com.br ou (19) 3879-2254.

100 Horas de Astronomia no Mundo

Maior evento mundial de divulgação da astronomia já organizado, acontecem de 2 a 5 de abril as 100 Horas de Astronomia no Mundo, com objetivo de proporcionar oportunidades para que um maior número de pessoas observe o céu por meio de um telescópio, comemorando o Ano Internacional da Astronomia. Em Campinas, será no dia 3 de abril, no quintal do restaurante Estação Marupiara (r. Manuel Saturnino do Amaral 29), em Joaquim Egídio, quando um telescópio possibilitará que seus clientes, acompanhados do astrônomo Júlio Lobo, observem os astros. Durante a observação, muitas lendas e curiosidades sobre a influência do céu na gastronomia serão contadas —entre elas, por exemplo, que o croissant teve sua origem na Áustria e sua forma deve-se à lua crescente da bandeira otomana e que a estrela de nome Vindemiatrix, da constalação de Virgem, era usada como referência na colheita das uvas para o preparo do vinho. Para mais informações, (19) 3298-6289.

Alessandro Nicola no Galleria Gourmet

O chef Alessandro Nicola apresenta amanhã, dia 26, às 19h30 a palestra Gastronomia Lúdica - O prazer do inesperado, no espaço Galleria Gourmet. Realizado pelo Galleria Shopping, o Galleria Gourmet reúne até a segunda semana de abril chefs, food designers, enólogos e gourmets renomados de Campinas e São Paulo comandando um ciclo de aulas, palestras e degustações para grupos de convidados.

Lei do Cerol

O prefeito Reinaldo Nogueira enviou à Câmara Municipal o projeto de Lei 19/2009 propondo aumento das penalidades a quem vender cerol. O aumento seria das atuais 10 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) para 75, além da possibilidade de cassação do Alvará do estabelecimento. Melhor do que nada, mas por que não criminalizar os usuários? Não dá para acreditar que uma pessoa pegue cola com cacos de vidro, se dê ao trabalho de passar o produto num carretel de linha e, podendo matar algum motociclista, a loja receba uma multinha e tudo fique por isso mesmo.

terça-feira, 24 de março de 2009

Abertura do Brasileiro de Motocross este final de semana em Indaiatuba

A abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross 2009 será realizada no próximo final de semana, dias 28 e 29, a partir das 10h, no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

Rogério Cervone no Galleria Gourmet

O empresário e gourmet Rogério Cervone será o chef solidário de hoje às 19h30 no projeto Galleria Gourmet (www.galleriagourmet.com.br) do Galleria Shopping. Ele falará sobre o tema Mar à mesa: o prazer de reunir amigos e seu cachê será doado ao Centro Corsini.

Peça 'Vidas divididas' no CIAEI

A peça teatral Vidas Divididas, de Maria Adelaide Amaral, com Fernanda Vasconcellos, Antonia Fontenelle, Henri Castelli e direção de Marcos Paulo será encenada dia 17 de abril, sexta-feira, às 21h, na sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665). Para mais informações, (19) 3825-2056.

1ª Noite do Samba na AEAI

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba promove dia 28 de março às 19h30 em sua sede (av. Engº Fábio R. Barnabé 1799, na Vila Sfeir) a primeira Noite do Samba. Para mais informações, (19) 3875-9522.

Apresentação dos espaços da Casa Cor Campinas

Sílvia Quirós, Renata Selmi Herrmann e Renata Podolsky reúnem cerca de 400 arquitetos, engenheiros, designers de interiores e empresários da região de Campinas no próximo dia 30 para a apresentação dos espaços que irão compor a Casa Cor Campinas, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Divulgados resultados do projeto Bolsa de Estudos/Passe Transporte 2009 da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência e do Bem-Estar Social divulgou nesta segunda-feira, dia 23, a lista dos contemplados com benefício do projeto Bolsa de Estudos/Passe Transporte – 2009. O projeto recebeu 1169 inscrições; após triagem realizada pela Comissão de Análise, 720 foram indeferidos e 449 foram beneficiados pelo projeto —deste total, 179 pessoas receberão benefício de 20%, 158 de 30% e 113 de 40%. Os números contemplados encontram-se disponíveis no site da Prefeitura: http://www.indaiatuba.sp.gov.br/.

Formação em Eneagrama

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Cia. Típica de Tango no Bar do Jockey

A Cia. Típica de Tango se apresenta hoje às 21h na Special Session do Jockey Piano Bar (r. Thomas Alves 39, no Centro), em Campinas, com o show Cesar Cantero y los milongueros del 40. Para mais informações, (19) 3232-6180.

Curso de Informática Kids na Semfabes

A Secretaria da Família e Bem Estar Social está com inscrições abertas para o Curso de Informática módulo Kids, destinado a crianças de 7 a 12 anos, adolescentes com idade a partir dos 13 anos, jovens e adultos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas no Centro de Referência da Assistência Social IV, (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 6271, no Jardim Morada do Sol) às quintas-feiras das 13h às 16h.

Quarta Cultural dedicada à mulher no Cultura Artística

A décima-segunda edição da Quarta Cultural do Clube Semanal de Cultura Artística (r. Irmã Serafina 937, no Centro) de Campinas, amanhã às 20h, será dedicada ao transcurso do Mês da Mulher. Haverá apresentação do Coral do Clube da Lady, a palestra Mulher com Adacyr Zini, uma exposição de obras de arte com o tema Mulher ontem, hoje e sempre, lançamento do CD Fantasia Cigana II da soprano Vera Pessagno Bréscia e apresentação das musicistas Maria Terezinha Melim Gallo, Ivany Pezzopane e Kazué Harada fazendo um retrospecto da forma como a mulher foi cantada no século XX. Para mais informações, (19) 3231-8944.

Banda Santo Remédio no Tom da Terra

A banda Santo Remédio se apresenta dia 11 de abril às 22h30 no Tom da Terra, (av. Pres. Vargas 1100) com repertório formado por rock/pop dos anos 70, 80 e 90. Para mais informações, (19) 3875-9993.
[Clique sobre a imagem para ampliá-la]

segunda-feira, 23 de março de 2009

Festival Internacional do Minuto no Teatro Escola do Ceunsp

O Teatro Escola “Rubens Anganuzzi Filho”, no Campus V do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto, recebe nesta terça-feira, dia 24, mais de 100 filmes que compõem a edição deste ano do Festival Internacional do Minuto. A mostra faz parte da rede nacional de exibição do festival e foi viabilizada a partir de uma parceria com a ONG Familiares e Amigos da Saúde Mental dentro do projeto Ponto de Cultura Para Todos os Especiais. A exibição no Ceunsp começa às 19h30 com uma introdução do coordenador cultural do Ponto de Cultura. A programação terá filmes das três mostras do Festival 2009: Melhores Minutos de 2008, Mostra Internacional: 60 Minutos do Mundo e Mostra Ser Nordestino. A entrada para o público é gratuita e o acesso ao Teatro Escola do Ceunsp é feito pela entrada da rua 24 de Outubro (oposto ao Largo da Matriz). Mais informações podem ser obtidas no site www.ceunsp.edu.br ou pelo 0800-109535.

Missa de um ano de Walter Hoffmann

A família e os amigos do saudoso Walter Hoffmann, ex-professor de Direito Comercial da PUC Campinas, se reúnem amanhã, dia 24, às 18h30 na igreja de Santa Rita de Cássia, na Nova Campinas, para a missa de um ano de seu falecimento.

'Sabores que remetem à infância' no Galleria Gourmet

Aidir Pelaes compartilha sua sensibilidade de gourmande amanhã, dia 24, às 19h30 no Espaço Galleria Gourmet do Galleria Shopping, em Campinas, com a palestra Sabores que remetem à infância.

Emmerson Nogueira em Americana

O cantor Emmerson Nogueira se apresenta dia 4 de abril às 22h no Clube Veteranos em Americana. Ingressos à venda pela Internet no endereço http://www.compreingressos.com. Para mais informações, (19) 3461-7129.

Associação Comunitária Helvétia, 10 anos

A Associação Comunitária Helvétia convidando para o evento de comemoração de seus 10 anos de atividade em benefício das famílias carentes do Jardim Carlos Aldrovandi e seu entorno. Vai ser dia 25 de março a partir das 14h na Helvetia House (r. Henrique Martins 507) de Gilda Souza Aranha, em São Paulo, e deve reunir as patronesses que fazem esse trabalho se tornar realidade.

Desfile Mariana Carolina e Jovitah

As lojas Mariana Carolina, Mariana Carolina Men's Wear e Jovitah (r. 13 de Maio 829) convidando para o coquetel e desfile de lançamento da coleção outono/inverno 2009 Country - Estilo e Tendência, dia 26 de março às 19h30.

sábado, 21 de março de 2009

Impressões de Tianjin, por Ige D'Aquino, na Miró

Conforme já noticiado neste blog, o pintor Ige D'Aquino expõe dia 7 de abril na Miró Arte em Pizza o resultado de seus últimos trabalhos em aquarela. A seguir, uma crítica do colecionador de arte Gary Knoble sobre os trabalhos que serão mostrados.
Uma nova direção
Ige D'Aquino parte em mais uma aventura com seus trabalhos recentes em papel, desta vez alcançando lugares tão longínquos como a China —ou estaria ele ainda em seu próprio quintal?
Há alguns anos, Ige me pediu que lhe trouxesse tinta nanquim da China. Me informei junto aos meus amigos pintores chineses quanto à melhor tinta e o melhor papel e os trouxe, junto com pincéis e vários livros sobre a tradicional pintura chinesa. Tivemos muitas e longas discussões sobre a estética e a perspectiva da pintura daquele país; agora, anos depois, ele explora muitos desses conceitos em seu novo trabalho, sem copiar nada diretamente, mas transformando elementos da pintura chinesa a seu próprio modo —o que se aplica aos excêntricos títulos, que sugerem, mas não copiam, nomes e lugares chineses.
O novo trabalho de Ige evoca o espírito dos pintores literati da dinastia Yuan (1271-1368). O famoso guerreiro mongol Genghis Khan destronou os imperadores Song da China e fundou a dinastia Yuan tendo Beijing como sua nova capital. Durante a dinastia Song, a pintura era rigorosamente controlada por uma corte altamente sofisticada e apresentava um realismo comercialmente orientado e tecnicamente muito avançado. Com a chegada dos rudes guerreiros mongóis, muitos dos pintores chineses de maior destaque foram para o exílio, voltando as costas para o mercado e optando por pintar somente para si mesmos. Um dos princípios que os orientavam era pintar o que a mente via, não o que os olhos viam, e suas pinturas tornaram-se muito diáfanas e abstratas. É exatamente esse espírito que enxergo nos novos trabalhos —o que não é muito surpreendente, já que esse mesmo movimento aconteceu na arte ocidental no final do século XIX com a ascensão do Impressionismo como reação ao realismo romântico do período imediatamente anterior.
Ige está extraindo conceitos universais de uma estética estrangeira e utilizando-os a seu modo. Sad Moon Rising é claramente ambientado no Rio, mas evoca as arrebatadoras montanhas de Guilin, que inspiraram tantos pintores chineses. Morro das Pedras está em Florianópolis, mas poderia ter sido pintado na Chengdu do século XIV. Casa em Lynghor, um nome inventado, poderia ser o refúgio rural de um pintor eremita do período Yuan —ou seria uma fazenda colonial no interior de Minas? Brincando com sépia nos campos do imperador é ambientado no tempo dos portugueses ou dos imperadores Yuan? As suaves linhas das árvores poderiam ser as famosas e verdejantes florestas de Huang Shan ou o que restou da Mata Atlântica. As colinas pedregosas, com suas mínimas pinceladas, poderiam estar nos bancos do rio Itaim ou nos de um pequeno riacho na província de Fujian. A pequena cabana apenas sugerida ao fundo poderia ser a chácara de um pintor brasileiro ou a humilde casa de um pintor literati eremita Yuan. Quedas de Salto poderia ser em Salto ou em Hangzhou.
China e Brasil estão muito próximas nestas belas e simples imagens. Onde ele nos levará a seguir?
Obra: Tsenyang (nanquim chinês sobre papel Montval).

'Pampa' visita Indaiatuba

Integrante da equipe brasileira que conquistou (em 1992) a primeira medalha de ouro olímpica do vôlei brasileiro, o jogador André Felippe Falbo Nogueira (conhecido nacionalmente como 'Pampa') —atualmente exercendo o cargo de secretário de Esportes de Suzano— esteve dia 19 no Paço Municipal para presentear o prefeito Reinaldo Nogueira com a camisa que usou na partida final da Olimpíada de Barcelona, autografada por todos os jogadores da época (1, Marcelo Negrão; 2, Jorge Edson; 3, Giovane, 5, Paulão; 6, Maurício; 7, Janelson; 8, Douglas; 9, Carlão; 10, Talmo; 12, Pampa; 14, Tande; 15, Amauri e o técnico José Roberto Guimarães).
Foto: Eliandro Figueira.

Palestra: Numerologia cabalística

O Jornalzen convida para uma palestra sobre Numerologia Cabalística, dia 26 de março às 20h no Núcleo Zen Espaço Holístico e Cultural (r. Pe. Vicente Rizzo 391, no Jardim Pau Preto), com a facilitadora Ida Regina D'Angelo. Para mais informações, (19) 3318-2328.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Instituto Meta Social participa em São Paulo, às 17h20 na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, do simpósio Síndrome de Down - Cinquentenário da Trissomia do 21 e lança a revistinha Viva as diferenças! (ver nota abaixo no dia 19).

sexta-feira, 20 de março de 2009

Um ano sem Aydil

Hoje faz um ano que faleceu a inesquecível Aydil Bonachela, minha amiga de quase vinte anos de convívio e uma das pessoas mais importantes para a história de Indaiatuba na segunda metade do século passado e início deste. Uma pessoa sem papas na língua e que, como tal, acertava muitas vezes e errava outras; dotada de uma coragem para falar o que precisava ser dito que poucas vezes vi igual, principalmente em uma mulher de sua época. Claro que essa falta de freios às vezes a levava a dizer bobagens, como todos nós, mas o saldo sempre foi benéfico para Indaiatuba, principalmente para seus habitantes mais pobres e desprotegidos. Às vezes ainda tenho o impulso de pegar o telefone e ligar para ela para comentar algum fato ou saber sua opinião. Esteja em paz, minha amiga.

Cinema no Ano da França no Brasil

Como parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil, a Aliança Francesa de São Paulo e a Fnac promovem mensalmente, a partir do dia 29 de março e até novembro, uma sessão de cinema francês no espaço Reserva Cultural (www.reservacultural.com.br). O primeiro ciclo, A escola na França: diversidade e dilemas contemporâneos, será composto pelos filmes A Esquiva (dia 20 de março); Quando tudo começa (dia 26 de abril) e Ser e ter... (24 de maio).

Amir Slama de Polo Uk

Amir Slama acaba de ingressar no rol dos fãs da griffe Polo Uk. O capo da Rosa Chá recebeu de Carlos Alberto Neves —seu fã confesso— algumas camisas da marca e retribuiu convidando-o para seu desfile no próximo São Paulo Fashion Week.

Mercadinho Chic

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

'A Gaiola das Moscas' no Deco20

O Instituto Deco20 (r. Pedro Virilo 310, no Jardim Santiago) apresenta hoje às 20h a peça Gaiola das Moscas. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência no local. Para mais informações, (19) 3875-0867 ou www.deco20.org.br.

Inauguração Clinique

Sandra Calonga convidando para o coquetel de inauguração do Service Center da Clinique no Shopping Iguatemi Campinas, hoje das 17h às 20h.

Oficina de violão na Secult

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina gratuita de violão com o professor Andrelino, da banda Bruno di Marco & Christiano. Para mais informações, (19) 3825-2056.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lançamento CD Pedrinho & Guga

A dupla campineira Pedrinho & Guga, revelação universitária da região em 2008, lança neste sábado, 21, o primeiro CD da carreira, Sorriso Lindo, n'A Cachaçaria Tradicional (av. Antonio C. Couto de Barros 1310, em Sousas), a partir das 21h. Para mais informações, (19) 3387-5333.

Kits tecnológicos chegam às escolas

Já são visíveis os resultados do convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, sacramentados quando da visita da secretária Maria Helena Guimarães a Indaiatuba no início do mês: terminaram de ser entregues os kits-tecnológicos —formados por um rack que comporta computador, data show, microfone, amplificador de som e tela para projeções— nas 17 escolas estaduais de Ensino Médio abrangidas pelo convênio (Dom José de Camargo Barros, Hélio Cerqueira Leite, Randolfo Moreira Fernandes, Camilo Marques Paula, Antônio de Pádua Prado, Helena de Campos Camargo, Deolinda Maneiro Severo, Annunziata Leonilda Virgineli Prado, Joaquim Pedroso Alvarenga, Maria Aparecida Pinto da Cunha, Milton Leme do Prado, Susana Benedicta Gigo Aires, São Nicolau de Flüe, Carlos Tancler, Aurora Scodro Groff, Geraldo Enéas de Campos e José de Campos). Além das dicas de como operar e conservar o equipamento, fornecidas no ato da entrega, já estão sendo agendados horários junto às escolas conveniadas para realizar o treinamento com os professores de cada instituição de ensino.
Foto: FIEC/Divulgação.

4º Domingo Ecológico no Bosque do Saber

A Escola Ambiental Bosque do Saber e a Mann Hummel comemoram o Dia Mundial da Água, dia 22 de março, com uma extensa programação nas dependências da escola. Tudo começará com a apresentação, das 10h às 11h, da peça teatral Dora Dourada; das 11h às 12h, haverá uma gincana no ambiente da trilha; das 14h às 15h, será promovida nova apresentação da peça Dora Dourada; das 15h às 16h, será realizada uma oficina com materiais recicláveis (quem quiser participar das oficinas devem levar os materiais recicláveis: tubos de pasta de dente vazios, caixas de ovos e pregadores). Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Parceria SESI-Instituto Deco 20 proporciona cursos para geração de renda às famílias assistidas

O Instituto Deco20 (www.deco20.org.br) firmou uma parceria que deve beneficiar diretamente cerca de 200 famílias. Desta vez, com o apoio do Serviço Social da Indústria, o instituto está proporcionando cursos em diversas áreas para geração de renda às famílias já assistidas por ele. As oficinas fazem parte de programas de capacitação e desenvolvimento de habilidades oferecidos pelo SESI nas áreas de Desenvolvimento Sociocultural e Alimentação. Além dos cursos, o SESI também proporcionará aos alunos e professores do Deco20 assistência na área de esportes e lazer.
No âmbito da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do SESI estão sendo ministrados aos pais e mães do Deco20 os cursos de Artesanato e Artes Plásticas, Costura e Moda, Educação Ambiental e Artes Cênicas; no da Divisão de Alimentação, as oficinas oferecidas são Geração de Renda e Programa Nutricional – Alimente-se Bem.
Na área de Esportes e Lazer, o SESI pretende envolver os alunos em torneios esportivos com o intuito de trocar experiências e desenvolver outras habilidades.

Palestra 'Nota Fiscal Paulista nas Pequenas Empresas'

A Secretaria de Desenvolvimento de Indaiatuba e o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae realizam amanhã, dia 20, das 19h às 21h, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela a palestra Nota Fiscal Paulista nas Pequenas Empresas. Já existem 20 pessoas inscritas, mas ainda há vagas. Os interessados podem ligar para o telefone (19) 3834-9278 e falar com Luiz Carlos.

Revistinha Viva as Diferenças!

O Instituto Meta Social acaba de lançar a revistinha Viva as Diferenças!, elaborada pelo desenhista Maurício de Sousa com o objetivo de esclarecer à população alguns aspectos da Síndrome de Down e, assim, dar ampla divulgação ao conceito que norteia as atividades da fundação de que Ser Diferente é Normal. Para mais informações, www.sindromededown.com.br.

Danilo Santos de Miranda, cidadão campineiro

O diretor Regional do SESC/SP, Danilo Santos de Miranda, recebe esta noite, 19, a partir das 20h, o título de Cidadão Campineiro da Câmara Municipal de Campinas. A iniciativa foi do vereador Sérgio Benassi, como reconhecimento pelo conjunto de ações realizadas pelo SESC e calcadas na inclusão social, na promoção da cultura e do esporte.

Cursos extracurriculares na FIEC

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3405, no Jardim Regina) está abrindo inscrições para dezesseis cursos extracurriculares: Atendimento ao Cliente (8h), Auto CAD Mecânico (40h), Auto CAD para Construção Civil (40h), Eletricidade Básica (24h), Eletrônica Digital (30h), Auxiliar de Consultório Dentário (60h), Gestão de Pessoas DP (25h), Logística (25h), Metrologia Dimensional (16h), Injeção Termoplástico (80h), Contabilidade Básica (24h), Técnicas em Vendas (16h), Postura Profissional para o Comércio (16h), Marketing Estratégico (24h), Treinamento em Liderança de Equipes (25h) e Operador de Empilhadeira (24h).
Outro curso que está abrindo inscrições é o de Tecnologia em Vibroprensados de Concreto —oferecido por meio de parceria da fundação com a empresa Tprex—, com carga de 40 horas e 30 alunos por turma.
O início dos cursos está previsto para o mês de maio. Para mais informações, (19) 3801-8688 ramal 32 ou no site da fundação: http://www.fiec.com.br/.

Vivência 'O Cristal do Coração'

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Baile para Casais no Clube 9

O Clube 9 de Julho (www.clube9.com.br) promove dia 21, sábado, às 21h o Baile para Casais "Folhas de Outono" com a banda Stilo Music Show. Para mais informações, (19) 3875-9833.

Jack Daniels Studio nº 7 na Catedral do Chopp

A Catedral do Chopp (r. Cel. Francisco Andrade Coutinho 299, no Cambuí) promove hoje às 20h em Campinas o Jack Daniels Studio nº 7. Realizado em 25 países, o evento tem o objetivo de revelar novas bandas com potencial para se tornar ícones nacionais —a desta edição será a Filhos da Lua. De quebra, quem comprar doses ou garrafas do whiskey concorrerá a uma guitarra Squier by Fender Jack Daniels. Para mais informações, (19) 3295-0110.

Festa do Peão + Brazilian Country Night

César e Paulinho, Edson e Hudson, João Bosco e Vinicius, Jota Quest e Vitor e Léo serão as atrações da edição deste ano da Festa do Peão de Indaiatuba, que terá cinco dias e irá de 5 a 9 de agosto. Para Edson e Hudson, será a última vez, já que a dupla anunciou sua separação.
Parceria firmada entre Clube do Rodeio e a organização da Brazilian Country Night, que acontecerá dia 6 de junho no Pavilhão da Viber sob coordenação da Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba, prevê que no evento sejam selecionadas em segunda eliminatória a rainha e a madrinha da Festa do Peão, além de outras iniciativas conjuntas.
Na foto, o vice-presidente da FEAI, Luiz Antonio Ulhôa Cintra, a diretora do Fisk e organizadora da Brazilian Country Night, Vânia Pitta de Mello Barretto e o presidente do Clube do Rodeio, Sérgio Almeida.
Foto: Eliandro Figueira.

Ceunsp no Wet'n'Wild

O Centro de Estudos Universitários Nossa Senhora do Patrocínio (http://www.ceunsp.edu.br/) vai levar cerca de 100 funcionários da instituição para passar um dia no Wet'n'Wild —com direito a área exclusiva e churrasco— como premiação pelas 5300 matrículas efetuadas neste ano de 2009 (a meta era de 5000). Os funcionários premiados pertencem aos departamentos de Atendimento, Secretaria, Sistemas de Informação e Posto de Serviço, entre outros que participaram da campanha.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O Jubileu de Ouro do Lions Clube de Indaiatuba

Vai ser um grande acontecimento a comemoração dos 50 anos do Lions Clube de Indaiatuba, dia 29 de agosto. Em conversa com a Diretoria esta semana, pude apurar que o evento, um jantar de gala no Indaiatuba Clube, deverá reunir cerca de 700 convivas —trajando black-tie— em torno das maravilhas produzidas pela cozinha de Claudia Porteiro, tudo ao som eternamente competente da lendária Orquestra Tabajara (www.orquestratabajara.com.br). Tudo indica —pelo esmero e atenção aos detalhes com que tudo está sendo conduzido— que será um evento para ficar na história, com a mulherada caprichando no visual e tirando as jóias dos cofres (ou bancos). Os convites devem começar a ser vendidos já em abril ou maio.

Eleição no Conselho Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social, está convocando os representantes da sociedade civil que representam as entidades e Organizações de Assistência Social cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social para participar da eleição, dia 27 de março, das 14h às 17h, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (r. das Primaveras 210, no Jardim Pompéia). A eleição visa a renovação de dois terços dos membros que compõem o CMAS; serão eleitos doze representantes da sociedade civil (seis titulares e seis suplentes) para o biênio 2009/2011, com mandato para o período de 31/03/2009 a 31/03/2011. Os candidatos deverão se inscrever até o dia 20/03/2009, apresentando a ficha de inscrição preenchida na Casa dos Conselhos (r. das Primaveras 10 , no Jardim Pompéia), com Andréia; via correio, endereçada à Casa dos Conselhos/CMAS ou via e-mail no endereço eletrônico social.casadosconselhos@indaiatuba.sp.gov.br. O edital completo foi divulgado na Imprensa Oficial do Município do dia 13 de março.

'Vidas divididas' no CIAEI

A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a peça teatral Vidas Divididas, de Maria Adelaide Amaral, com Fernanda Vasconcellos, Antonia Fontenelle, Henri Castelli e direção de Marcos Paulo no dia 17 de abril, sexta-feira, às 20h30, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665). O preço do ingresso é R$ 50 (inteira) e R$25 (meia entrada); classificação etária: 12 anos. Para mais informações, (19) 3825-2056.

Curso gratuito sobre Imposto de Renda na Anhanguera

A Faculdade Anhanguera (r. Claudio Dal Canton 89, na Cidade Nova) promove dia 4 de abril a partir das 9h um curso gratuito sobre o Imposto de Renda 2009. Inscrições até dia 31 de março pelo site www.unianhanguera.edu.br (clicar em 'Extensão').

Wine dinner n'O Cajueiro

O restaurante O Cajueiro (r. Américo Brasiliense 326, no Cambuí), em Campinas, promove dia 25 de março às 20h um jantar harmonizado com os vinhos da vinícola argentina Pulenta Estate apresentados pelo sommelier Alex Salles. Para mais informações, (19) 3252-8360.

Exposição de Nishikigoi na Viber

Criadores de carpas de todo Brasil estarão em Indaiatuba no mês de julho para a 29ª Exposição de Nishikigoi, que trará também novidades em jardinagem. A exposição será aberta ao público nos dias 4 e 5 de julho a partir das 8h, com entrada franca, no Pavilhão da Viber. No dia 3, o evento será fechado para a escolha das melhores carpas de acordo com suas categorias, com a presença de juízes internacionais, que entregarão troféus aos vencedores.

Lançamento de jóias Angela Junqueira

A designer Angela Junqueira convidando para o lançamento de sua coleção de jóias nos próximos dias 26 e 27 de março em seu endereço paulistano em Higienópolis.

U2 Cover no 9 de Julho

O Clube 9 de Julho (www.clube9.com.br) promove dia 4 de abril às 22h a apresentação da banda U2 Cover, de Limeira. Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 23 de março na Secretaria do clube ou nas escolas Fisk. Associados não pagam e, para os convidados que adquirirem os ingressos antecipadamente, os valores serão: mulheres R$ 25, homens, R$ 30 e estudantes R$20. Mais informações pelo telefone (19) 3875-9833.

Marcelo Pinheiro no Galleria Gourmet

O chef Marcelo Pinheiro, do Hotel Intercontinental São Paulo, profere amanhã, dia 19, às 19h30, no Espaço Galleria Gourmet (subsolo do Galleria Shopping) a palestra A sofisticada cozinha mediterrânea com ingredientes típicos do Brasil, dentro da programação do Galleria Gourmet. Para mais informações, (19) 3295-9689.

Promoção Mais Indaiá

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

'Apreços - Gravura do Acervo Olho Latino' no MAC

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (r. Benjamin Constant 1633) convidando para a exposição Apreços - Gravuras do Acervo Olho Latino, com curadoria de Paulo Cheida Sans, de 19 de março a 26 de abril.

Cia. Cena Teatral

Indaiatuba está ganhando uma companhia profissional de teatro, formada pelos atores Nelson Polinário, Marcelo Bastazini e Vlademir Daniel. A idéia principal do grupo é criar peças baseadas em textos já conhecidos, mas com uma nova roupagem característica da Cia. Cena Teatral. Os atores estão estudando textos que vão do drama à comédia e moldando o primeiro trabalho da companhia. Os ensaios acontecem todos os sábados no Estúdio em Cena (r. 11 de Junho 335).
A companhia também oferecerá aulas de teatro. Polinário dará aulas para crianças de seis a 15 anos, sendo a principal base os jogo teatrais, que têm o objetivo de desenvolver a parte lúdica das crianças e estimulando-as a se expressar melhor, perder a timidez e relaxar. Já Bastazini vai trabalhar com adolescentes a partir dos 15 até adultos, sem limite de idade. Para as crianças, as aulas têm duração de uma hora e há turmas para o período da manhã e da tarde; os encontros dos adultos são às quartas-feiras das 20h às 22h. Para mais informações, (19) 3894-3860.
Foto: Raphael Bathe.

terça-feira, 17 de março de 2009

Madame Butterfly no Cine Topázio Parque Prado

O Cine Topázio do Shopping Parque Prado apresenta dia 22 de março às 17h e dias 23 e 24 às 20h a ópera Madame Butterfly, de Giacomo Puccini (em montagem do Metropolitan Opera House, de Nova York), em Digital High Definition simultaneamente com 18 cinemas selecionados em outras cidades brasileiras. Para mais informações: www.moviemobz.com/madame.

Lançamento de DVD e Seminário no Instituto de Yoga Natural


[clique sobre as imagens para ampliá-las]

Espaço Masculino

Rapaz extremamente esforçado e merecedor de todo progresso, o barbeiro Wagner Donizete da Silva é um dos envolvidos no Espaço Masculino (r. Alberto Santos Dumont 427), que, inaugurado ontem, oferece também ao público masculino fisioterapia, sauna, massagem, podologia, tratamentos estéticos, 'dia do noivo' e o Bar Bearia, além do horário diferenciado: de terça a sexta-feira das 10h à meia-noite, aos sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 13h.
Foto: Tânia d'Ávila.

Reunião FEAI/Semfabes com empresários discute criação do Grupo de Empresários Amigos de Indaiatuba

A Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI) e a Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social reuniram no último dia 9 no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela um grupo de 60 pessoas, entre empresários e membros das entidades afiliadas à primeira, para discutir a criação do Grupo de Empresários Amigos de Indaiatuba (GEAI). Um dos principais focos do trabalho do grupo seria a conscientização do empresariado local para que passe a destinar 1% do imposto de renda devido para o Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Funcri); outras leis de incentivo, como a Lei Rouanet (Lei nº 8313/91) e a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº11438/06), também serão objeto da atenção do grupo. A próxima reunião será dia 15 de abril às 18h no mesmo local.
Foto: Eliandro Figueira.

Noite da Salada da Casa da Mulher Anália Franco e Centro Espírita Pe. Zabeu Kauffman

O Centro Espírita Pe. Zabeu Kauffman e a Casa da Mulher Anália Franco promoverão dia 9 de maio a partir das 20h no Indaiatuba Clube sua 12ª Noite da Salada —com vinte delas mais a música de Kika e Jarbas e atividades para crianças. Para mais informações e reservas, (19) 3801-6097, com Marlene.

Livros + roupas + calçados ... + café

Fui ontem conhecer finalmente o espaço da Livraria Laselva, da butique Mariana Carolina e da Jovitah (calçados) na rua 13 de Maio, entre 24 de Maio e Humaitá, e já fiquei sabendo que logo tudo será diferente: as lojas agregam em trinta dias um descolado café ao já agradável local.

Reiki Nível 3 no Espaço Holístico

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promove dia 28 de março um curso de Reiki Nível 3 com a terapeuta Neuza Mori Sério.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Prorrogadas inscrições para o Mapa Cultural Paulista

As inscrições para a Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista foram prorrogadas até o dia 27, sexta-feira, no Centro Cultural Wanderley Peres – Secretaria da Cultura (pça. D. Pedro II s/nº), das 9h às 17h. O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura realizada através da Abaçaí Cultura e Arte —Organização Social de Cultura que tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que estimula a participação de seus municípios em atividades culturais. O mapeamento será feito em quatro fases: municipal e regional em 2009; mostra estadual e circulação em 2010. Para a edição 2009/2010 serão consideradas as expressões artísticas Artes Visuais - Artes Plásticas, Desenho de Humor, Fotografia e Vídeo (animação, documentário e ficção); Música - Canto Coral (compositores paulistas), Música Instrumental (composição e intérprete); Literatura – Conto, Poesia e Crônica; Dança – Clássico, Contemporâneo, Outros e Teatro – Adulto, Para Criança e Rua.

9 de Julho doa leite à FEAI e ao CIRVA

A Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI) recebeu dia 12 a doação de 86 litros de leite arrecadados pelo Clube 9 de Julho no torneio das torcidas promovido dia 22 de fevereiro. Na foto, o funcionário Anoelis de Almeida no momento da entrega à secretária da FEAI, Janete Hanagusko Siqueira. O clube doou a mesma quantidade ao Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Austista (CIRVA).

Sertanejo universitário no Strog&Noff

O bar e restaurante Strog&Noff (r. Santos Dumont 494, no Cambuí), em Campinas, promove dia 19 a partir das 19h a apresentação dos baianos Ailson e Daniel, presença frequente nos bares da cidade. Para mais informações, (19) 3294-6133.

Kika, Tatangelo, "Vinícius e Parceiros" no Teatro Montécnica

A cantora Kika Baldasseirine e o violonista Tatangelo voltam ao palco do Teatro Montécnica, no Shopping Center de Salto (av. D. Pedro II 1260), no próximo dia 21 de março às 20h30, com o show Vinícius e parceiros.

Mônica Kimura, consultora do PNUD

Após passar por uma acirrada seletiva, concorrendo com renomados profissionais da imprensa de todo o país, a jornalista de Indaiatuba e colunista do Quanta Notícia Mônica Kimura foi escolhida para ser consultora das Nações Unidas por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Sua área de atuação será o Ministério da Cultura, onde desenvolverá um projeto cujo objetivo é divulgar nacionalmente seu mais importante programa: o Cultura Viva (Mônica esclarece que se trata de um projeto de assessoria de comunicação cujo foco principal é o projeto dos Pontos de Cultura que fazem parte do Cultura Viva). Para saber mais sobre o programa, visite o site http://www.cultura.gov.br/cultura_viva.

Romanée-Conti na Expand

A Expand Campinas (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí) está disponibilizando garrafas da safra 2005 —considerada pelos críticos uma das melhores dos últimos 100 anos— da célebre Domaine de La Romanée-Conti —que produz, por sua vez, vinhos considerados os melhores do mundo. Os rótulos disponíveis são Échézeaux 2005 (R$ 2.980 cada - 18 garrafas disponíveis); Grands Échézeaux 2005 (R$ 3.480 cada - 11 garrafas disponíveis); Romanée-Saint-Vivant 2005 (R$ 4.850 cada - 9 garrafas disponíveis) e Richebourg 2005 (R$ 6.800 cada - 1 garrafa disponível). Para mais informações, (19) 3252-8893.

"Saí pra dar uma volta" n'O Autor na Praça

No próximo sábado, dia 21, o projeto O Autor na Praça, do Espaço Plínio Marcos, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em São Paulo, receberá o executivo, palestrante e mochileiro Fred Mourão autografando seu livro Saí para dar uma volta..., resultado de uma grande aventura, quando Fred largou tudo para realizar seu sonho: viajar pelo mundo com uma mochila nas costas. Em dois anos com o pé na estrada ele percorreu 25 países: esteve na Nova Zelândia, passou pela Indonésia, Malásia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, China, Tibete, Nepal e Índia. Em seguida, partiu para o Oriente Médio: Turquia, Síria, Jordânia, Egito e Israel. A empreitada terminou no Peru e na Bolívia, retornando ao Brasil pelo rio Amazonas. “Uma viagem de crescimento, autoconhecimento, busca interior e meditação através de sabores, cheiros, culturas, comportamento e gente, principalmente gente”, diz o autor. O livro traz mais de 400 fotos registradas por Fred durante o percurso. O cartunista Júnior Lopes participa do evento realizando caricaturas. Para saber mais sobre o autor, sua aventura e o livro, http://www.fredmourao.com.br/. Para mais informações sobre o projeto O Autor na Praça, (11) 3746-6938 e 9586-5577, com Edson Lima (oautornapraca@oautornapraca.com.br).

'A arte do insulto' em Piracicaba e Campinas

Rafinha Bastos estará dia 22 com o espetáculo A arte do insulto no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, em Piracicaba (av. Independência 277 - 19 3433-4952). A comédia será apresentada também em Campinas, no Centro de Convivência Cultural (pça. Imprensa Fluminense s/nº - 19 3232-4168), dia 27.

Exposição de pinturas no Paço Municipal

O saguão do Paço Municipal abriga até dia 30 uma exposição de pinturas em óleo sobre tela dos alunos da professora Simone Souza.

'Na rota das especiarias' no Galleria Gourmet

O Galleria Shopping prossegue com o projeto Galleria Gourmet amanhã às 19h30, com a palestra de Sandra Aggio e Ana Paula Santos Na rota das especiarias.

sábado, 14 de março de 2009

Mostras de cinema da CPFL Cultura

A CPFL Cultura - Cinema apresenta em São Paulo e em Campinas a Retrospectiva DOC 2008, com sete documentários elencados por Amir Labaki , diretor do festival É tudo verdade, e a Retrospectiva FIC 2008 - Os esquecidos, com sete filmes de qualidade que ficaram pouco tempo em cartaz no ano passado e foram selecionados pelo crítico Inácio Araújo. Além das exibições, a programação trará também mesas redondas com cineastas e críticos. As exibições acontecerão em São Paulo, no Reserva Cultural (av. Paulista 900), de 16 a 19 e de 23 a 26 de março; em Campinas, as mostras acontecerão no espaço CPFL Cultura (r. Jorge Figueiredo Corrêa 1632), de 18 a 22 e de 22 a 31. Para mais informações, http://www.cpflcultura.com.br/post/especial/mostras-de-cinema-documentario-e-ficcao-na-cpfl-cultura.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Kalucha Lehmann x Saint Clair Martins

Suzete e o marido Saint Clair Martins com o filho Saint Clair e Kalucha Lehmann no casamento civil destes em Saint Louis, Missouri, anteontem, dia 11 de março. A idéia é casar no religioso aqui em Indaiatuba, quando vierem de férias.