Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

domingo, 30 de setembro de 2007

Ausência

"Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto.
No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz.
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne como uma nódoa do passado.
Eu deixarei... tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
Mas eu te possuirei mais que ninguém porque poderei partir
E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada."

Vinicius de Moraes, 1935

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Instituto Deco20

O jogador Deco, do Barcelona, está criando em Indaiatuba, sua terra (não sei se natal, mas certamente de coração), o Instituto Deco20. O objetivo do instituto é dos mais nobres: "oferecer um local projetado para práticas esportivas, educativas, culturais e de criatividade artística que permita o desenvolvimento de uma educação integral, voltada à formação de um caráter sensível e comprometido com uma convivência social e democrática, mais justa e solidária", segundo o comunicado do próprio instituto. O lançamento para a imprensa acontece dia 3, com café-da-manhã na Câmara Municipal.

Sinfônica da Galícia na Sala São Paulo e no Ibirapuera

O Mozarteum Brasileiro (www.mozarteum.org.br) promove dias 7 (concerto ao ar livre no Parque Ibirapuera), 8 e 9 (Sala São Paulo) apresentações da Orquestra Sinfônica da Galícia. Baseada no Palácio da Ópera na Coruña, é uma das orquestras de maior projeção na Espanha, apresentando-se com solistas do porte de Maurizio Pollini, Sarah Chang, Leonidas Kavakos, Arcadi Volodos, Maria João Pires, Plácido Domingo e Vadim Repin. Os concertos da Orquestra Sinfônica da Galícia no Brasil incluirão concertos para piano e violino de Brahms a obras do mais importante compositor espanhol do século XX, Manuel de Falla. Mais informações 11 3815-6377.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Será aberta hoje —Dia Internacional do Doador de Órgãos— às 19h30 no auditório da Câmara Municipal de Indaiatuba a 9ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e Grupo de Apoio Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural (GABRIEL). Tragicamente, para cada órgão doado existem dez pessoas na fila de espera em média; em Indaiatuba, apenas um órgão foi doado em três anos; a probabilidade de se precisar receber a doação de um órgão é 100 vezes maior que a probabilidade de se vir a doar. Ou seja: se você acredita na vida, se você respeita a vida, avise sua família, avise seus amigos que você é doador. É a única oportunidade oferecida ao ser humano (com exceção da predação pura e simples) de gerar vidas a partir de uma morte, de gerar esperança e alegrias a partir de uma tristeza.

Cores do Verão na Estilo Próprio



I Love Neide no CIAEI

O ator Eduardo Martini se apresenta em Indaiatuba, na Sala Acrísio de Camargo, no dia 25 de outubro com o espetáculo I Love Neide.

Marketing Pessoal e Inteligência de Mercado

A imagem que projetamos comunica mais que nossas palavras. 55% da comunicação é percebida de forma não-verbal, 38% pela postura corporal, gestos, tom e ritmo da voz — apenas 7% depende do que sai da boca; ou seja, a visão é responsável por 80% da percepção.
Com base nestas premissas, o Ciesp Indaiatuba (3935-8981) convida para a palestra gratuita Marketing Pessoal e Inteligência de Mercado, com Maristela Moura, dia 4 às 18h30 no auditório do Ciesp. A entrada custa um quilo de ração para cães ou gatos, para ajudar a cuidar dos animais de rua.

Feira de Intercâmbios Yázigi—Indaiatuba Clube

O Yázigi Indaiatuba promove em conjunto com o Indaiatuba Clube sua primeira Feira de Intercâmbios, envolvendo palestras e muitas informações para quem pretende vivenciar a experiência de viver fora do Brasil por algum tempo. Será dia 29 das 10 às 18h nas dependências do IC; com a programação: Explore a África do Sul; Aventure-se na Nova Zelândia; Trabalhar e Estudar Inglês — Como?; High School — Ensino Médio no Exterior e Mitos e Verdades Sobre Estudar Um Idioma Fora do País. Na foto, o presidente do clube, Carlos Waldir De Genaro, com a diretora do Yázigi Lucimara Andriani.

Bem na Moda

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Niver Luiz Bruno Petrilli

O residencial Santa Clara está em festa hoje com o aniversário de Luiz Bruno Petrilli.

Ramos da Primavera, livro de Harue Kimura

Harue Kimura compartilha sua visão de mundo com o livro Ramos da Primavera, lançado na comemoração de seu aniversário, sábado retrasado na chácara dos Tarran em Itaici. Pessoa equilibrada, sensível, centrada e segura pelo menos assim a enxergo, independentemente de seu estilo leve e agradável o livro deve ser, antes de mais nada, uma lição de vida. Obrigado, Harue, pela dedicatória. Eu que agradeço pela amizade.

Turma do Gabi na Licensing Brasil

A revista Licensing Brasil (www.licensingbrasil.com, edição de setembro/outubro) traz uma matéria sobre a utilização de personagens de histórias em quadrinhos como forma de estimular o licenciamento e os personagens do quadrinhista indaiatubano Moacir Torres estão lá.
Flash da Festa do Peão de Indaiatuba, que foi encerrada domingo e teve público de 110 mil pessoas.
Crédito da foto: Alessandra Tawara

Seminário e Exposição de Veículos Elétricos no Rio

A relação dos veículos elétricos com o meio ambiente e com o transporte público, as novas tecnologias, sistemas, componentes e soluções de logística para este tipo de veículo, a legislação e a regulamentação, os usos, as oportunidades e as pesquisas em desenvolvimento estarão sendo discutidos durante o 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos. O evento será realizado no Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de outubro, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural Light (Avenida Marechal Floriano, 168).Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o seminário reunirá especialistas de vários setores para a discussão dos principais aspectos relacionados aos veículos elétricos, sejam a bateria, híbridos e de célula a combustível. Paralelamente ao seminário será realizada uma exposição de tecnologias, produtos e serviços com as novidades dos mercados que envolvem os veículos elétricos, franqueada ao público em geral. O programa do seminário conta com palestras, painéis, mesa redonda e workshops para o debate sobre a quebra de paradigma que pode ser provocada com a chegada dos veículos elétricos ao mercado, revolucionando os setores automotivo, de transporte, energético e ambiental. Para o seminário, as inscrições podem ser feitas até 25 de outubro de 2007 por meio do site www.ve.org.br, onde também estão disponíveis informações sobre os descontos oferecidos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2510-3474 ou pelo e-mail VE2007@ve.org.br.

Noite da Seresta

Sexta-feira, dia 28, a Noite da Seresta da Secretaria da Cultura vai levar à praça Prudente de Moraes sua Oficina de Viola Caipira, com o professor Zé Murilo encantando os passantes. Acho a promoção desse tipo de evento uma coisa tocante, que resgata tempos que nunca mais voltarão.

Exposição Georges Klopotowski na galeria da Secult

Começou ontem na galeria do Centro Cultural Wanderley Peres —e vai até 15 de outuybro— a exposição Sentimentos e Paisagens, com 18 trabalhos do artista plástico Georges Klopotowski, residente em Indaiatuba desde 2000.

Jantar Volacc—3T

Gente boa que é, Flavio Tonin aceitou minha sugestão e promove dia 19 de outubro um jantar beneficente no seu 3T Pesqueiro e Restaurante (3894-6000) para a Volacc —Voluntárias no Apoio do Combate ao Câncer, uma das entidades mais queridas e respeitadas da cidade pelo belo trabalho desenvolvido por dona Joanna Joly e suas abnegadas volaquitas. Os convites custam R$25 e poderão ser adquiridos já na próxima semana tanto na Volacc quanto no 3T, mas os empresários que quiserem ajudar um pouco mais podem doar R$100 e ter os nomes de suas empresas estampados nos convites e em banners que poderão ser afixados no local. Basta falar comigo.

Casinha de Abelha Atelier Infantil e o bordado Richelieu

Verdadeira Meca da criançada mais descolada e bem nascida, a Casinha de Abelha (Galleria Shopping) está com lindas peças com bordados Richelieu. As mammy dearest podem inclusive escolher o motivo e o bordado é personalizado conforme o imaginário infantil —e principalmente das mamães, claro.

Facca Bar na Quarta de Buteco

As Quartas de Buteco do Buteco Coronel voltam hoje com o sanduíche de pernil, aliche e salsinha do Facca Bar. O sanduíche mais tradicional do Facca, reaberto recentemente, deve ser acompanhado de chopp ou cerveja bem gelados e de preferência por um samba, como o grupo Sem Tempo promete hoje.
A marca Coronel Mostarda —detentora dos bares Buteco Coronel e Espaço Coronel, ambos em Campinas— completa 10 anos de sucesso este mês e, para comemorar, traz para o público da cidade e região no próximo dia 29 os maiores expoentes da música eletrônica atual. Os DJs Anderson Noise, Sílvio Conchon, Mário Fischetti (foto) e Gui Boratto se apresentam a partir das 17h, no Swiss Park.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Aniversário Chileno no Torrelaguna

O produtor chileno Marcelo Wollermann, responsável-mór por minhas estripulias televisivas, chegou ontem aos 4.5, devidamente comemorados com amigos indaiatubanos e sua equipe sorocabana, tudo organizado pela namorada Josi Pieri com direito inclusive a Dia do Noivo no Signora Centro di Belezza. Irmãozinho recém-conquistado, merece todos os aplausos, principalmente pelo ser humano especial que é.

Música nas Veias no Bellini

É amanhã, a partir das 18h30, que Zuza Homem de Mello lança seu novo livro Música nas Veias, passando a limpo a história musical brasileira das últimas décadas, no Restaurante Bellini do Hotel Vitória Campinas.

Primavera-verão Anoeh

Começa daqui a pouco —às 9— e termina às 19h o lançamento da coleção primavera-verão da Anoeh, na General Osório (Cambuí). Fabiana Pignatari mal cabe em si de ansiedade.

Débora Boccia Osório e Irene Souza Aranha

Saindo ontem da minha revigorante sessão semanal de massagem ayurvédica com a maga Neuza Sério, encontrei Débora Boccia Osório e Irene Souza Aranha formando uma serena dupla de adeptas do yoga do Espaço Holístico do Ser.

Della Henry

A Câmara Legislativa do Distrito Federal convidando para a entrega do título de Cidadã Honorária de Brasília à cantora lírica Della Henry (www.dellahenry.com), dia 5 às 17h. Della, esposa do diplomata brasileiro Pompeu Andreucci Neto (lotado em Washington, DC), convida, por sua vez, para o coquetel de lançamento de seu CD Sonoras, em que descobre os caminhos do jazz, dia 9 em sua residência brasiliense no SHIS.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Água pura

Dizem que tem empresas inidôneas perfurando poços caseiros e vendendo como se fosse água de fonte. Neste país do jeitinho, não tenho por que duvidar, mas não me faz a menor diferença: há muitos anos compro água com o Beto Landmann, na Alpina (3834-2866); água limpa, pura, e manuseada por gente cheia de carinho e boas energias.

Carnaval nos Andes

O parapsicólogo Claury Linde (foto) está organizando uma viagem para a Cordilheira dos Andes, culminando em Machu Picchu, de 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2008. A viagem por um dos cenários mais espetaculares e comoventes do mundo inclui meditações e vivências que haverão de torná-la ainda mais irresistível.
Informações pelos telefones 3875-0815 e 8131-0333, com Raquel.

Expoflora é finda

Finda a edição deste ano, a Expoflora só tem a comemorar: foram 310 mil visitantes e 300% a mais em vendas de flores de corte, em comparação com o ano anterior.

Feira de Turismo e Congresso da Aviesp em Águas de Lindóia

Agentes de viagens de todo o Estado estarão em Águas de Lindóia neste final de semana lotando o centro de convenções do Hotel Monte Real para a 30ª Feira de Turismo e 16º Congresso da Aviesp. Participarão da feira companhias aéreas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, cartões de assistência, empresas de transporte terrestre e marítimo, entre outros, nos cerca de 3 mil m² da exposição, que abrigarão aproximadamente 500 marcas trazendo as novas programações, produtos e serviços para os 4 mil profissionais de turismo esperados.

O sexo e o florescimento do amor ilimitado

O Grupo Gurdjieff São Paulo (11 3864-1670) convida para o ciclo O sexo e o florescimento do amor ilimitado, com apresentação de Lauro Raful e comentários dele e de Paulo Raful, dias 29 de setembro de 6 de outubro, em São Paulo.

sábado, 22 de setembro de 2007

Feito para Dançar amanhã no IC

O Indaiatuba Clube promove amanhã às 19h30 mais um Feito para Dançar com a banda Baila Comigo.

Peões na abertura da festa

Os peões da Festa do Peão de Indaiatuba no momento da oração na abertura da festa, quinta-feira.

Quinta Virtuosa na nova casa da Class Tour

A Quarta Nobre, encontro tradicional em São Paulo entre clientes e profissionais do setor de turismo em que é possível trocar experiências e aprimorar o networking —e ainda provar o coquetel temático preparado especialmente para a noite—, vai ganhar edição campineira pelas mãos de Tica Moraes, da Class Tour, com o nome de Quinta Virtuosa. A outra novidade é que o projeto já deve acontecer na casa nova, já que a charmosa agência está indo de mala e cuia para uma bela casa na Nova Campinas.

Projeto João de Barro

A Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Campinas e Região) relançou ontem, juntamente com Bradesco, o Projeto João de Barro, que viabiliza linhas de crédito na compra de materiais de construção nas lojas associadas.
O relançamento aconteceu na sede da Acomac, com a apresentação da linha de financiamento feita pelo gerente comercial do Bradesco Luiz Matheus Ribeiro de Freitas, seguida de palestra de Cássio Tucunduva, presidente da Federação dos Comerciantes de Material de Construção do Estado de São Paulo (Fecomac), falando sobre o construtivismo (um projeto de incentivo à construção civil). Também estavam presentes João Massuci (foto) e Fábio Moscardini, presidente e vice-presidente da Acomac, e gerentes de agências do Bradesco de toda a região.

Palestra Pq. D. Pedro

Dia 18 de outubro às 19h acontecerá no Parque Dom Pedro Shopping a palestra gratuita Feng Shui — Características básicas pela data de nascimento, com Valéria Avalone, numa parceria com o Jornalzen.

Buteco Coronel

Estão de volta as Quartas de Buteco, no Buteco Coronel. O estreante será o recém-reaberto Facca Bar. Ao todo, serão 10 petiscos até dia 5 de dezembro. A final será dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas.

Les Chefs et Décors no Terraço Daslu

Campanha Doação de Órgãos

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Fujimori vai ser extraditado

Como é bom saber que ainda há no mundo gente que presta: a suprema corte do Chile autorizou a extradição para o Peru do ex-presidente (acusado de corrupção e assassinato) Alberto Fujimori. O fato já foi comunicado ao presidente Alan García, que deve ter suspirado aliviado por ver a Justiça ser feita, ainda que tardiamente.

Aquarela, a rosa multicolorida

Recebeu o nome de Aquarela a feiosa rosa multicolorida apresentada este ano na Expoflora. Uma verdadeira heresia para com a mais romântica das flores. Argh!

9ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos

O prefeito José Onério, o vereador Túlio Tomass do Couto, a presidente da G.A.B.R.I.E.L., Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Valdir de Carvalho no lançamento da 9ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, quarta-feira no gabinete do prefeito.
Foto de Marcos Kimura.

Urban Art Daslu

Vai até dia 29 na Daslu a exposição Urban Art Daslu, com mostra dos trabalhos de Felipe Flip Yung, Felipe Mottilaa Motta, Bruno Kurru, André Pato, Flávio Samelo, Stephan Doitschinoff.

Arena Cross 2007

Feira de intercâmbios no Yázigi

O Yázigi Indaiatuba promove dia 29 das 10 às 18h no Indaiatuba Clube uma feira de intercâmbio, informando aos interessados no assunto as melhores opções de destinos e planos.

Fábio Junior na Expoflora

O cantor Fábio Junior se apresenta amanhã na Expoflora, logo após a chuva de pétalas de rosas (17h), com seu show Minhas Canções.

Casa Claudia Especial

A revista Casa Claudia vai fazer uma edição especial com arquitetos da região de Campinas e as tendências da arquitetura da decoração. Anderson Leite ocupará uma das páginas com um ambiente decorado com móveis e painéis da Vimex Madeiras.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Inauguração da Honda Caiuás

Apesar de já ter começado a funcionar em regime de soft opening —mais para ajustar o funcionamento da equipe e antecipar possíveis problemas—, a Honda Caiuás vai promover uma inauguração comme il faut no dia 27. O avançado da hora, já que os convites chegarão somente por volta de quarta-feira, véspera do evento, deve-se ao fato de que só nesta semana foi confirmada a presença do vice-presidente mundial da montadora japonesa. Mas o establishment indaiatubano pode ficar tranqüilo, pois a festa está sendo organizada para 500 convidados. Só para se ter uma idéia do vulto do evento, o buffet contratado é o paulistano Viko Tangoda, com quem venho tendo o prazer de trabalhar —sempre fora de Indaiatuba— há uns nove anos. Possui um serviço criativo e sofisticado, um atendimento elegante e um nome sólido e respeitado no mercado mais competitivo da América do Sul. A decoração estará nas mãos do mago Emílio de Almeida, um dos cenógrafos mais requisitados de Campinas e com um currículo mais que estrelado. Se o lugar já é deslumbrante per se, dá para imaginar o encanto que ficará.

Novas casas de A & B na cidade

Além dos já anunciados neste blog, o restaurante japonês que abre no começo do ano no Parque Ecológico, próximo à Prefeitura, e a pizzaria de primeiríssima que abre na segunda semana de novembro, parece que haverá também um café na Cerqueira César. Auspicioso é saber que passaremos a ter mais opções, muitas delas, e todas aparentemente de alto nível —na área de alimentos e bebidas—, o que não deixa de causar um certo otimismo.

Lingerie na 24 de Maio

A rua 24 de Maio ganha em novembro uma loja de lingerie que pretende ser o xodó de homens e mulheres mais, digamos, criativos e imaginativos. O projeto da reforma é de Christiane Barnabé, o que já dá para saber o que se pode esperar —no mínimo, bom gosto.
Minha amiga querida Cátia Martins Scanavini, doçura e cartão de visitas do Signora Centro di Belezza junto com sua não menos querida
irmã Patrícia.

Villa Santo Antonio

Finalmente fui ontem conhecer a Villa Santo Antonio, pizzaria descolada em Itaici. Atendimento jovem, sem os vícios típicos de muitas casas da cidade (tapinhas nas costas, beijinhos, etc.), pizza deliciosa, delicada e bem feita, num lugar lindo e pronto para ser uma cantina italiana, daquelas despretensiosas e agradáveis (os donos estão perdendo tempo, se bem que já inseriram algumas massas no cadápio). Não tem jeito; questão de vocação.

Siamare

André Ganzarolli convidando para conhecer a Siamare, que reúne acessórios para cozinhas e banheiros e todo o know-how e tradição da Geraldini Mármores e Granitos.

Almoço em Helvetia neste domingo

Neste domingo, na sede da Sociedade São Nicolau de Flüe, em Helvetia, acontecerá um almoço para arrecadação de fundos para as obras de restauro da Catedral Metropolitana de Campinas, promovido pela comunidade paroquial da catedral. Reservas de convites: 19 3231-2085 e 3234-1637.

Artes cênicas no Dia da Árvore no Bosque do Saber

Um dos Pontos de Cultura, programa do Ministério da Cultura desenvolvido em várias cidades do país, se apresenta nesta sexta-feira na Escola Ambiental Bosque do Saber. O grupo Cena Aberta, que trabalha a importância da arte cênica na formação sócio-cultural de cada cidadão, apresenta Menina Carolina em defesa do Planeta, em dois horários (às 8h30 e às 14h30) para homenagear o Dia da Árvore.

3T até mais tarde

Com a chegada da primavera, o 3T Pesqueiro e Restaurante estende seus horários de sexta e sábado até às 23h, tanto para uso do restaurante quanto para pegar os peixes mais, digamos, notívagos. A balada pesqueira começa dia 1º.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Prefeito blogueiro

O prefeito José Onério é o mais novo blogueiro de Indaiatuba. O alcaide acaba de criar o link http://www.joseonerio.com.br/blog/ para seu blog pessoal, mas está longe de ter a perfídia e a língua de seu colega carioca César Maia, graças.

Cartão de Doador de Córnea

O Banco de Olhos de Sorocaba, uma das mais respeitadas instituições do gênero no mundo, está implantando um cartão de doador, como contraponto à proibição em vigor de se colocar qualquer tipo de informação nesse sentido em documentos de identidade. Basta acessar o site http://www.bos.org.br/bos_novo/bos/campanha.php e preencher o formulário que o cartão será enviado pelo correio, livre de despesas.
O BOS também vai estar aceitando inscrições em Indaiatuba no dia 22, na caminhada Despertar pela Educação. A concentração terá início às 8h, na Praça do Chafariz, de onde os participantes seguem até o estacionamento do Parque Ecológico. No final do percurso haverá show com a banda Decryss. A expectativa é atrair mais de 5 mil pessoas, entre elas o senador Cristóvam Buarque, incansável lutador pela causa.

IPTU Digital

A Secretaria da Fazenda anunciou hoje que já é possível obter o carnê do IPTU online. Basta acessar o website da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br e ir para o link da SEF. Com isso, a Prefeitura espera economizar já de cara o gasto com entrega de seis mil carnês, resultado de um acordo com as imobiliárias que espera ver ampliado para o contingente de contribuintes que têm acesso à Internet.
Segundo Marcelo Pigatto, a tendência é de ampliar o acesso online para impressão de boletos de outros tributos municipais como ISS, Alvará, etc. a partir do próximo ano. Para outras informações: sef.iptudigital@indaiatuba.sp.gov.br.

Inauguração CAT

O prefeito José Onério, Luiz Alberto Pereira, secretário municipal de Desenvolvimento e Graziela Milani Narezzi, secretária adjunta e presidente do Conselho Municipal de Turismo, convidam para a inauguração do Centro de Apoio ao Turista de Indaiatuba, dia 28 às 19h30.

Trio Bamberg no Teatro Alfa

O Mozarteum Brasileiro (veja link na coluna do lado direito deste blog) promove dias 24 (apenas para assinantes) e 25 no Teatro Alfa a apresentação do Trio Bamberg, formado por Robert Benz (piano), Evgeni Schuk (violino) e Alexander Hülshoff (violoncelo) e atualmente aclamado pelos críticos como um dos melhores conjuntos de câmara da Europa.

Campanha de doação de órgãos Gabriel

Acontece agora às 9h30 no gabinete do prefeito José Onério o lançamento em Indaiatuba da 9ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos da Gabriel — Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural.

Assédio Moral e Sexual

O Ciesp Indaiatuba convida para a palestra gratuita Assédio Moral e Sexual, dia 25 às 8h30 no auditório Koji Arita, com o especialista em Direito Penal Empresarial Fábio Camata Candello e com a especialista em Direito da Responsabilidade Civil Joanna Paes de Barros e Oliveira.
Dia 27 às 16h30, o tema será Água — este bem esgotável, e o palestrante, Walther Gomes, da IBBL.

Coleção nova na Anoeh para mulheres

A Anoeh lança dia 25 sua coleção primavera/verão 2007. Fabiana Pignatari, dona da descolada loja campineira de calçados, bolsas e acessórios, conta que a tendência é abusar do metalizado, das misturas de materiais e de cores fortes e bem brasileiras como o verde, o amarelo o azul e o branco. O rosa e o roxo também se destacam e dividem a cena com verniz e cristal, sem contar que a variedade de estilos e modelos é enorme e varia de rasteirinhas até plataformas bem ousadas.

Teatro infantil no CIAEI

Cabernet Sauvignon x Sauvignon Blanc no Grand Hyatt São Paulo

O Club at the Hyatt do Grand Hyatt São Paulo Hotel (www.saopaulo.hyatt.com) convida para a degustação Cabernet Sauvignon x Sauvignon Blanc: Velho Mundo x Novo Mundo, dia 25 das 19h30 às 21h30.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Diferentes Papéis Cartonaria

A Fundação Síndrome de Down, de Campinas, mantém a Diferentes Papéis Cartonaria, que fabrica objetos, pastas, caixas e outros itens em cartonaria, tudo feito artesanalmente pelos próprios jovens atendidos pela fundação. São coisas lindas, de acabamento primoroso e altamente profissional e que vale a pena conhecer no site http://www.fsdown.org.br/. Podem ser utilizados como embalagens ou brindes de muito bom gosto, de alto valor agregado e são cercados de uma energia que só pode trazer coisas boas a quem manuseá-los. Usei pastas confeccionadas por eles no lançamento do Pólo Arqdec, há uns cinco anos, e foi sucesso absoluto.

Viviane Younes vai-se mudar

De trabalho novo —dando consultoria em, claro, legislação sanitária—, Viviane Gavira Younes aproveitou o entusiasmo e já planeja também casa nova, com projeto devidamente entregue aos cuidados de Tania Lara e Barbara Fantelli —cujo escritório, diga-se, ficou uma coisinha linda (ô, heresia! Ficou foi lindo, mesmo!) depois da repaginação.

Paula Lima

A cantora-sensação Paula Lima encantando olhos e ouvidos indaiatubanos, recentemente.
Foto de Sacha Ueda.

Calçada é para pedestres!

Tive que ir ao centro da cidade hoje e, andando pela rua Candelária, assisti a um tipo de invasão que me consegue abespinhar como poucas outras formas de falta de civilidade: uma loja de eletrodomésticos encheu boa parte da calçada com dezenas de máquinas de lavar. Diante da minha indignação, um amigo que me acompanhava disse que a calçada era deles. 'Deles, não; minha, sua, nossa', repliquei. Infelizmente, a pretexto de estimular vendas, invadem-se espaços alheios e não apenas no centro. Na avenida Visconde de Indaiatuba não é incomum ver carros estacionados sobre as calçadas, como se os pedestres tivessem alguma coisa a ver com o fato de o proprietário do estabelecimento precisar sustentar a família; ladrões e vigaristas também precisam, oras, e nem por isso sua necessidade os avaliza. Trabalho com marketing e sei que há infinitas outras formas de publicidade que não invadem espaços nem corrompem costumes.
Fiscalização, gente, fiscalização, como já provou Jânio Quadros quando era prefeito de São Paulo e descia do carro oficial para lavrar, ele próprio, multas de trânsito. O trânsito da cidade ficou uma ilha de civilidade.

Thaeme Mariotto e Sammy Ueda

O literalmente big e ainda mais literalmente brother Sammy Ueda, recebendo a 'ídola' do SBT Thaeme Mariotto na comemoração de seu (dele) aniversário, esta semana.
Foto de Sacha Ueda.

Lapidum Jóias na Kamasan

A Lapidum Jóias convida para conhecer sua nova coleção nos dias 3 e 4 de outubro das 10 às 19h na Kamasan (19 3795-4400).

Cherry Garden promove exposição de plantas ornamentais no Jaraguá

A Cherry Garden promove dias 21, 22 e 23 uma exposição de plantas ornamentais no Shopping Jaraguá, celebrando a chegada da primavera, spring, printemps, ou o nome que se queira dar ao período mais bonito do ano.
Mas a novidade não pára por aí. Ontem encontrei Rogério Nikkuni e seu braço direito Rômulo Velasco em plena faina para concretizar um bem-vindo projeto nas imediações da avenida Conceição. Depois eu conto mais.

Planta ornamental genuinamente brasileira na Expoflora

A Ad\\\\´oro, desenvolvida pela Terra Viva, transformou-se em verdadeira vedete na Expoflora. A Ad\\\\´oro é uma nova variedade desenvolvida a partir de uma planta da família eriocaulacea, a mesma das flores popularmente conhecidas como Sempre Vivas e do Capim Dourado, cuja haste é utilizada para a produção de artesanatos, principalmente bolsas, pulseiras, brincos e colares.

Doces de flores na Expoflora

Como bem colocou a jornalista Vera Longuini, "tudo são flores na Expoflora — até os doces". Pois quem ainda não experimentou os rosen gebak, doces holandeses preparados com essência de rosas pela Zoet en Zout, tem até domingo para fazê-lo e de quebra visitar a maior exposição de flores de toda a América Latina.

Wine Dinner na Expand Campinas

A Bodega Arboleda e a Expand Campinas (19 3252-8893) convidam para um wine dinner de vinhos chilenos com a presença do enólogo Edgard Carter e da linha top da vinícola dia 25 às 20.

Grupo Sem Tempo no Farol da Barra

Pagode universitário é o lance desses moços: o grupo Sem Tempo, que se apresenta amanhã às 9 da noite no Farol da Barra.

As aventuras de Peter Pan no Ciaei

As aventuras de Peter Pan sobe este final de semana (domingo às 17h) ao palco da sala Acrísio de Camargo (Ciaei) em remontagem do Teatro Escola Sotac, de Campinas, adaptada e dirigida por Antonio Carlos da Costa. Ingressos a R$14 e R$10 e informações pelo 3816-5878.

Dolce Vita de hoje

O programa Dolce Vita que vai ao ar hoje, terça-feira, às 8 da noite —com reprise domingo às 2 da tarde— vai ter matéria sobre a doce vida no Sítio São José, sobre o zoológico Quinzinho de Barros, de Sorocaba, sobre o Bistrô Expand, em Campinas, aclimatação de vinhos no quadro Branco Tinto e uma entrevista com Gilles Mourier, dono do Le Triskell Bistrô.
Sei que é chavão, mas 'Não percam!'.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ana Botafogo no Ciaei

A bailarina Ana Botafogo exibindo sua leveza no palco do Ciaei sábado passado.
Foto de Tania d'Ávila.

As cantoras do Indaiatuba Clube

Mulheres em Acorde: Sônia di Moraes, Mônica Domingues, Sara (ex-Medley), Kika Baldasseirine e Magali (ex-Medley), no evento promovido quinta passada pelo Indaiatuba Clube.
Foto de Tania d'Ávila.

Trocathlon na Decathlon

A Decathlon está com uma promoção interessante, iniciada dia 13 —a Trocathlon: quem tiver artigos esportivos usados que não queira mais pode deixá-los (até dia 19) para venda entre os dias 20 e 23. Uma vez vendidos, os produtos darão direitos a vales-compra no valor da venda que podem ser trocados por mercadorias novas na própria loja.

Fixação Marketing Cultural

Quem tem projetos culturais dependendo de patrocínio das leis Rouanet e Mendonça, PAC e de editais em geral já tem uma luz no final do túnel. A jornalista Marcella Guttmann abriu um escritório, chamado Fixação Marketing Cultural (http://www.fixacaomkt.com.br/), que cuida exatamente da formatação desse tipo de pedido e de consultorias, além, claro, de produzir espetáculos com o mesmo profissionalismo e brilhantismo. Aliás, já estamos no final do prazo para pedidos desse tipo neste ano, já que as empresas costumam definir no final de um ano os patrocínios do ano seguinte.

Energias renovadas no hotel e spa Sant'Anna

Um encanto o Hotel e Spa Sant'Anna. Encravado na serra de Amparo, o hotel era uma fazenda produtiva (com edificações originais) provavelmente no século 19. Pertence à família Mesquita, santista como eu, e foi residência de campo de seus membros até 2000, quando foi adaptada para as finalidades de hoje. O lugar é o máximo. Um silêncio energizante, uma natureza exuberante, um restaurante incrível e um atendimento extremamente cortês fazem de qualquer tempo que se passe lá um bálsamo para o espírito e para o corpo. O website www.hotelsantanna.com.br não lhe faz jus, mas possui outras informações.

Eleição no Cultura Artística pára na Justiça

Não é só por aqui que diretorias de clubes se estranham. O Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas bateu às portas da Justiça para colocar ordem na eleição da nova Diretoria e o resultado foi a impugnação de ambas as chapas, tanto da situação quanto da oposição.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Pitel, da Capitão dos 7 Mares

O vocalista Pitel, da banda Capitão dos 7 Mares, soltando a voz no último show do grupo.
Foto da sogra coruja Tania d'Ávila.

Música na Expoflora

Além de um espetáculo para os olhos, a edição deste ano da Expoflora também deve agradar aos ouvidos mais sofisticados: o violonista baiano Reinaldo Amorim selecionou um repertório de músicas clássicas e populares ligadas às flores (além de algumas próprias) e lança o disco Tempo de Flores durante a duração da feira, que vai até dia 30.

Natura e FIEC

Natura e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (3801-8688 ramal 55) se uniram e oferecem neste sábado um curso gratuito de auto-maquiagem. Se, como disse Vinícius de Moraes, "beleza é fundamental", os homens agradecem.

Marcos Lázaro na Miss Terceira Idade

O estilista Márcos Lázaro, da vizinha Itu, vai dar uma força ao Miss Terceira Idade deste ano, promoção do Fundo Social de Solidariedade que acontece dia 18 no Salão Social do Indaiatuba Clube. Lázaro, que é muito conceituado na região, deve presentear a vencedora com vestidos.

Giovanetti D. Pedro

O Giovanetti do Parque D. Pedro Shopping ganhou a calçada —e mais 100 lugares— e promete momentos mais agradáveis neste verão. A adaptação e ampliação esteve a cargo de Luis Carlos da Silva e Karina Mansur.
Na contra-mão, o eisbein e a rib (joelho de porco e costeleta), pratos lançados no cardápio de inverno, fizeram tanto sucesso que permanecem no verão.
A rede completa a chacoalhada na roseira com um churrasco, na próxima segunda, para todos os funcionários na chácara Santa Margarida. Os churrasqueiros da vez serão os gerentes das lojas.

Taís Mori Sério

Como não poderia deixar de ser, a prodigiosa doutora Taís Mori Sério foi aprovada no recém-prestado exame de doppler. E ainda é tão doce e bonita, a danada.

Barbara Fantelli, Tania Lara e Lavazza

Além de vários dos projetos mais descolados da cidade, o escritório de arquitetura de Tania Gracio Lara e Barbara Corsetti Fantelli tem agora mais um atrativo: o café. A dupla acaba de adquirir uma máquina da italiana Lavazza, que leva o nome de um dos melhores cafés do mundo. Tem até um happy hour programado para hoje —regado a café, claro.

Dolce far niente

Passo este final de semana no Hotel Spa Sant'Anna, em Amparo (www.hotelsantanna.com.br), já que ninguém é de ferro. Domingo estarei de volta e prometo contar tudo —ou quase...

Harue Kimura e Thiago Tarran

Harue Kimura em seu aniversário, sábado passado, com o anfitrião Thiago Tarran.
Foto: Tania d'Ávila.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Fotocópia reduzida

Dizem que agora tem cópia minha no mercado. Fotocópia, por mais bem-feita que seja, nunca é perfeita, nunca chega aos pés do original —ainda mais cópia reduzida, como é o caso de gente assim. Sempre haverá gente inescrupulosa, que rouba ou copia projetos alheios, mas por outro lado, ter para ensinar é muuuuito bom. O resto, é com o universo.

Projeto O Brasil no Buraco da Agulha



A SCA (www.sca.com.br) está patrocinando o projeto O Brasil no Buraco da Agulha, do fotógrafo Mica Costa-grande (foto), aliás, Amilcar Carvalho. O projeto consiste na adaptação do baú de um caminhão VW Constellation 17.250 de 10 metros de comprimento para servir de casa e câmera fotográfica móvel e viajando de Monte Roraima a Foz de Iguaçú para tirar uma foto de cada estado do percurso. A iniciativa terá a duração de 8 meses, contando, além do patrocínio da S.C.A., com a parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Bosch, Pertech, Cinex, Corian-Dupont, Blum e o apoio da Porto Seguro, Brisa e Instancolor. As imagens, de 4,5m x 1,2m, serão obtidas pela entrada da luz por um minúsculo furo de 2 mm (f-stop 1024!) na lateral do baú de 8 metros de comprimento (projetadas sobre uma superfície semi-circular, resultam invertidas e negativas, sendo captadas em papel fotográfico). A exposição de cada foto dura em média 8 horas.
Resta esperar até serem exibidas as fotos obtidas.

Ella & Satchmo

E o mundo nunca mais foi o mesmo depois que estes dois nasceram e enriqueceram a coisa mais sublime que o homem já criou —a música— com o mais belo instrumento que o corpo humano possui —a voz.
Ella Fitzgerald (1917-1996) e Louis Armstrong (1901-1971), que fizeram em Porgy & Bess um dos trabalhos mais bonitos que já vi. Thanks, Fi.

Exposição Augusta Bonelli na Secult

Começou anteontem e vai até dia 24 a exposição da artista plástica Augusta Bonelli na galeria de artes da Secretaria da Cultura. A mostra retrata a vegetação brasileira.

Chuvas de rosas na Expoflora

Todos os dias em que durar a Expoflora, ou seja, até dia 30, quem estiver no recinto de exposições por volta de 17h vai acabar tomando chuva —de pétalas de rosas. São 150 quilos —ou mais de 18 mil rosas despetaladas— por dia. Como dizem que pétalas de rosas sopradas pelo vento têm o poder de realizar desejos se apanhadas antes de tocarem o chão, quem há de não tentar?

Desfile no Jaraguá

O Shopping Jaraguá promove dia 19 às 20h o desfile de apresentação da coleção primavera/verão das lojas ali instaladas.

Niver Jairo Mattos

Meu amigo queridão Jairo Mattos fez anos dia 1º e eu não me lembrei... Mea culpa , mea culpa, mea maxima culpa.

Happy hour Fenix Bout

A Fenix Bout convida para um happy hour de apresentação da nova coleção nesta sexta-feira a partir das 19h.

Dança no Cultura Artística

O ginásio de esportes do Clube Semanal de Cultura Artística vai viver momentos de pura beleza e leveza nesta sexta-feira às 19h30: continuando a comemoração dos 150 anos, a Diretoria promove uma apresentação de ginástica rítmica com os mais de cem alunos da modalidade no clube juntamente com outras de dança de salão.

Programação de Primavera no Paulínia Shopping

O Paulinia Shopping convida para uma série de atrações que acontecerão em celebração à iminente chegada da primavera: a exposição A História da Moda do Século XX Através das Barbies, do jornalista, designer e produtor de moda Jorge Marcelo Oliveira, acontece no Hall da Fama, de 11 a 30 de setembro; a mostra fotográfica Ao Modo, do fotógrafo Touché, com direção executiva de Cristiane Fernandes, produção de moda de Jorge Marcelo Oliveira, Monalisa Bonatti, Kurlan Rogo, Leonardo Sodini e Tuti Esteves, maquiagem de Tandi Steinle, Claudio Veiga e Kurlan Rogo e cabelos de Fernando Gomes, também acontece no Hall da Fama (lado esquerdo), de 10 a 30 de setembro; arrematando, o Projeto Moda/Cinema, com exibição de filmes e debates sob curadoria de Jorge Marcelo Oliveira —os filmes escolhidos são Ladrão de Casaca (23), Bonequinha de Luxo (24), Os Embalos de Sábado à Noite (25), Hair (26), Blade Runner (27) e Priscilla, Rainha do Deserto (28)— acontecendo sempre às 19h30 no Espaço Cultural Paulinia Shopping. Em tempo: tudo grátis.

Palestras no CCBEU

Os English teachers mais antenados já estão esfregando as mãos e se preparando para um upgrade com Jack Scholes, da editora Oxford e Lívia Donnini e Luciana Platero, da editora Thomson, profissionais que estarão em Campinas amanhã e depois para ministrar palestras e discutir sobre diferentes metodologias de ensino de línguas estrangeiras. As palestras, abertas ao público, serão na unidade Cambuí do Centro Cutural Brasil-Estados Unidos (http://www.ccbeuc.com.br/).

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Trio Parada Dura

No auge do burburinho, este trio (Lucia Longatti, Erica Rüesch e eu) parava para tricotar os próximos passos do Show de Talentos promovido pela Mann-Hummel semana passada para seus mais de mil funcionários, quando foi flagrado pela sempre alerta lente de Sacha Ueda.

Lançamento de livro - Editora Terceiro Nome



Garage sale no Yázigi

O Yázigi (3875-0206) está trazendo para Indaiatuba uma verdadeira instituição norte-americana, a garage sale, quando as famílias reúnem na garagem da casa aquilo que não lhes interessa mais e vendem tudo a preços de feirinha —na promovida pelo Yázigi, o valor máximo será de R$50—, dia 15 das 9 às 15 h.

Septemberfest

Neste sábado, a partir das 19h, acontecerá no Pavilhão da Viber a 8ª SeptemberFest, reunindo as colônias alemã e suíça em torno de dança, música, comidas e bebidas típicas daquela região do mundo.

Lançamento de CD na Casa de Portugal

A Casa de Portugal de Campinas convida para o lançamento do CD do jovem músico português Pedro Mestre com o mineiro Chico Lobo dia 14 às 21h no Vila Roça (19 3287-4511). Mestre confecciona e toca a viola campaniça, considerada a mãe da viola caipira brasileira, e o show busca juntar, mais que duas violas, dois povos.
Completando o final de semana, dia 16 tem bacalhoada à portuguesa na própria sede da instituição (19 3252-5752) com apresentação do Rancho Folclórico da casa.

Seminário na USF

A Universidade São Francisco (www.saofrancisco.edu.br) promove dia 24 o seminário Integridade - Um Mercado em Crescimento, com os palestrantes Dr. Pierre Jean Everaert, presidente do Conselho Diretivo da Interbrew NV (dona da AmBev); Dr. Peter Rea, diretor do Departamento de Administração e professor de Administração da Baldwin-Wallace College, com titulações pela Ohio University, Bowling Green e University of Akron e Dr. Alan Kolp, Professor de Religião na Baldwin-Wallace College (e detentor da Moll Chair na Faith & Life da instituição), titulado no Guilford College e na Harvard Divinity School e Doutorado pela Harvard University.

Almoço Gaúcho

A Associação Beneficente São Francisco de Assis (3875-2690 3834-5179 3834-1145) promove dia 30 às 11h no Sítio Olho D'Água um almoço gaúcho, com o objetivo de obter recursos para a construção da “Casa de Apoio à Criança Lar da Bênção Divina Luz”. Vai ter costela no chão, arroz carreteiro, feijão tropeiro e muito churrasco, além da presença de cerca de 100 pessoas do Centro de Tradição Gaúcha da cidade de São Pedro (RS).

Simpósio Brasileiro Sobre Reabilitação Orofacial e Corporal Castillo Moraes

A fonoaudióloga Selma Domingues El Hage participando novamente do Simpósio Brasileiro Sobre o Conceito de Reabilitação Orofacial e Corporal Castillo Moraes (quarta edição) e do Simpósio Internacional Sobre Reabilitação (segunda edição), dia 1º de dezembro na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (3254-0342 / 3294-9764).

4ª Mostra Iguatemi de Arranjos Florais

O Iguatemi Campinas convida para a 4ª Mostra Iguatemi de Arranjos Florais, que abre dia 18 com coquetel às 19h30 no terceiro piso do shopping.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Gran Tropical Center

Renata Molina Diniz Tomitake, o marido Reginaldo Tomitake e a filha Lorena na inauguração da Gran Tropical Center, quinta passada.
Foto de Tania d'Ávila.

Dolce Vita

Hoje às 20 horas, como em todas as terças, vai ao ar pelo canal 28, na Nova TV Sol, mais uma edição de meu programa Dolce Vita, com uma pá de coisas interessantes. Domingo às 14h tem reprise deste terceiro programa.

Max Gehringer

O palestrante Max Gehringer, convidado pela Mann-Hummel para se apresentar para seus funcionários no 5º Show de Criatividade, quinta passada no Indaiatuba Clube.
Foto de Sacha Ueda.

Formando Herdeiros e Sucessores de Empresas Familiares

O Professor Rogério Yuji Tsukamoto, coordenador do Programa de Gestão de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas, promove em São Paulo depois de amanhã o curso Formando Herdeiros e Sucessores de Empresas Familiares. Informações: 11 3045-0528 ou www.gestare.com.br.

Encontro de Psicologia Transpessoal

Será realizado em Campinas, no Hotel Classic Monreale, nos dias 5 e 6 de outubro, o 2º Encontro de Psicologia Transpessoal com o tema Consciência e Sustentabilidade — Uma visão transpessoal. Informações e inscrições: 3258-6184 e 3251-6678.

Degustação de vinhos brasileiros no Grand Hyatt

O Eau, restaurante francês do Grand Hyatt São Paulo (11 6838-3207), promove depois de amanhã um jantar com degustação de vinhos brasileiros com a participação daqueles mais destacados neste universo, como Villa Francioni, Cave Geisse, Don Giovanni, Cave de Amadeu e Cavalleri, oferecendo uma muito interessante experiência sobre o terroir brasileiro e a evolução de nossos vinhos. O valor é de R$200 por pessoa e inclui os vinhos.

Crystal comemorativa da Festa do Peão de Indaiatuba

A Crystal está produzindo um milhão de latas iguais a esta em comemoração pela Festa do Peão de Indaiatuba, para comercialização na região.

Reiki Nível 2 no EH

O Espaço Holístico do Ser (3875-2117) promoverá dia 22 um curso de Reiki Nível 2 com a terapeuta Neuza Mori Sério, com o objetivo ensinar aos participantes a agir como canal de energias de amor e equilíbrio, obtendo, em retorno, o próprio equilíbrio.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Francisco Gomes Neto

O CEO da Mann-Hummel, Francisco Gomes Neto, comandando —literalmente e a caráter— o 5º Show de Criatividade no Indaiatuba Clube.
Foto: Sacha Ueda

Lúcia Helena Longatti

Linda, além de poderosa —em todos os sentidos— e competente, a gerente de talentos da Mann-Hummel, Lucia Helena Longatti, comandando o 5º Show de Criatividade, quinta no Indaiatuba Clube.
Foto de Sacha Ueda.

Erica Rüesch

Revelando a beldade por baixo do uniforme, a consultora de eventos da Mann-Hummel, Erica Rüesch, brilhando no 5º Show de Criatividade promovido pela empresa para seus mais de mil funcionários, dia 6 no Indaiatuba Clube.
Foto de Sacha Ueda.